O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
141 Compartilhados 62 Comentários

Cinco curiosidades sobre a Sony que você provavelmente não conhecia

A Sony se consolidou no mercado de smartphones com a linha Xperia. Contudo, a história da empresa vai muito além dos dispositivos móveis, visto que a marca japonesa tem um legado de anos de inovação. Alguns fatos sobre a Sony são até engraçado, enquanto outros são marcos históricos. Conheça a seguir as cinco principais curiosidades que provavelmente você não conhece sobre ela.

1. O nome Sony não tem origem japonesa

Quando ouvimos falar nomes como Mitsubishi ou Toyota, geralmente, associamos essas expressões ao país do sol nascente, o Japão. Alguns acham que Sony e Panasonic são empresas situadas nos Estados Unidos, ou em algum país de língua inglesa. Contudo, a Sony é 100% japonesa, embora seu nome não carregue a descendência do lugar.

O nome 'Sony' tem origem latina. A expressão vem do latim 'sonus', que significa 'som'. A empresa começou no ramo audiovisual - quem aí se lembra dos Walkmans? - e, aparentemente, o nome de origem no latim foi adaptado para que a expressão 'Sonu' pudesse ser pronunciada de forma uniforme em qualquer idioma - incluindo o Y.

2. Sony & Apple: não é um romance, mas é uma história agradável

Se olhamos para o passado da indústria da tecnologia, possivelmente esbarramos num nome importantíssimo para este mercado: Steve Jobs. O ex-CEO da Apple nunca escondeu sua admiração e interesse pelas criações da empresa japonesa. Jobs tinha um excelente relacionamento com um doa fundadores da Sony, Akiro Morita. A relação entre ambos influenciava diretamente os projetos que eram desenvolvidos tanto na Apple quanto na Sony.

Existem várias lendas e fatos que são contados sobre a "Sony & Apple". Uma dessas histórias é sobre um suposto funcionário da Sony que se escondeu dentro de um armário para não esbarrar com Jobs pelos corredores da empresa. O cara era suspeito de ser um infiltrado para ajudar dar uma 'mão amiga" aos companheiros americanos.

sony xperia z3 plus vs apple iphone 6 hero
Apple & Sony / © ANDROIDPIT

3. A Sony se recusou a criar um console com a Microsoft

Você é da época pré-Xbox? Então, você certamente deve lembrar que a Microsoft procurou um parceiro para viabilizar o desenvolvimento do console. A primeira tentativa foi com a Nintendo, mas a Big N não estava interessada em colaborar.

A Microsoft foi em busca da Sony que, como podemos notar hoje em dia, também não se mostrou interessada em desenvolver algo com a gigante americana. Nesta ocasião, o próprio Bill Gates foi pessoalmente falar com os japoneses. Depois das negativas, a Microsoft resolveu seguir seu rumo sozinha.

4. A Sony não inventou o conceito do áudio portátil

A idéia de um dispositivo de áudio portátil foi concebida pelo alemão Andreas Pavel, que desenvolveu o primeiro equipamento do gênero. Pavel criou o Stereobelt em meados dos anos de 1972, o nome do equipamento em alemão significa algo do tipo "cinto estéreo".

Na sequência, a Sony colocou no mercado o Walkman, que nasceu em 1979. O idealizador desse conceito, o Pavel, entrou com uma longa ação na justiça contra a marca japonesa, que foi vencida em 2003, quando o engenheiro alemão recebeu 10 milhões de Euros da marca e os royalties sobre as vendas do Walkman.

Pavel também cogitou processar outras empresas que enviam produtos semelhantes, como a Apple, com o iPod, mas abandonou essa idéia em 2005. O mesmo alegou que os processos demorariam demais.

androidpit google play music hero 03
Andreas Pavel antecedeu o Walkman com o Stereobelt / © ANDROIDPIT

5. A Sony fez de tudo para conquistar o James Bond

Seu nome é Band. James Bond. Ou melhor, Daniel Craig. Depois de cogitar abandonar a franquia de filmes do agente 007, da Sony Pictures, as negociações com o ator vieram à tona em 2015, envolvendo uma ação de marketing para alguns produtos da Sony. A ação publicitária para o tal produto renderia cerca de 5 milhões de Dólares ao ator.

Um outro e-mail, também vazado, a assessoria de Daniel Craig argumenta que não será possível o agente utilizar um telefone Xperia durante o filme. Segundo eles, James Bond usa apenas o melhor e, de acordo com o e-mail, os dispositivos da Sony não são os melhores. Felizmente, o acordo foi fechado e o ator vai continuar na franquia. Apesar do mal-estar, o Bond vai usar aparecer com um Xperia Z5 no próximo longa.

E você, conhece alguma história ou lenda sobre a Sony?

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • mesmo com muitos fans boy, trocar um Z5 premium por utro smartphone seria loucura

  • Outra história interassantíssima foi o fato dos executivos da Sony procurarem os executivos da Nintendo no Japão; na época o Super Nintendo dominava o mercado de consoles e os CEOS da Sony propuseram aos CEOS da Nintendo uma parceria na criação de um disk drive para o Super Nintendo, ou seja, o Super Nintendo passaria a aceitar cds com alta capacidade de dados, mas INFELIZMENTE o pessoal da Nintendo não adotou a ideia. Como de fato importa, os executivos da Sony resolveram então criar o seu próprio console que hoje é conhecido mundialmente como PLAYSTATION e olha só no que deu!.

  • Galera, a SONY já era! Empresa que esta falindo, não respeita mais os seus clientes antes considerados razão de existência.
    Eu fui um SONYMANIACO e depois de gastar uma fortuna em um telefone acima de TOP DE LINHA, um PREMIUM e vê-lo parar de funcionar sozinho sem nenhuma explicação, você percebe que a qualidade já era. Por isso que o James Bond não quis usá-lo.

    Você deve estar se perguntando sobre a assistência: A única assistência em SP-Capital não pode me ajudar!

    Mas nem tudo esta perdido. Foi o peso de papel mais caro da minha vida e a minha esposa gostou do espelhinho chique, de grife!

    Sony? Nunca mais! Z5 Premium, uma piada de mau gosto.

  • Tive vários produtos japoneses comprados desde 1973: Kenwood, TV Sanyo, Semp-Toshiba, TEAC, e atualmente: Panasonic (Technics) e hoje com duas excepcionais TVs de Plasma Top, vários produtos SONY, Oppo, Denon, Onkyo, etc. Sou do tempo em que aquelas japonesas, já estabelecidas no Brasil, tratavam o consumidor local com deferência extrema, atendimento 5 estrelas no pós venda e cujos muitos dos seus produtos ainda funcionam com perfeição na minha casa, a exemplo do CD player SONY 338ESD com quase 30 anos, e muitos outros mais.

  • Apenas uma correção supérflua, no segundo tópico, no final da terceira linha... "com um doa", não seria "dos"?

    Interessante artigo, uma pena Sony e Apple não se unirem. :D

  • Pessoal do Androidpit vamos corrigir os erros de digitação antes de postarmos as matérias?

  • A Sony era uma marca conceituada acima das demais. Porém se perdeu nessa década, infelizmente vai demorar para recuperar a credibilidade perdida.

  • Todo o retângulo de vidro e alumínio à prova d'agua na mão de um indindivíduo, e reconhecido de longe. O design da Sony ganhou o mercado pela sua discrição e elegância, tornando-se o Premium na simplicidade.

  • Lembrando que a Columbia Pictures é da SONY

  • SONY MARAVILHOSA

  • O preço de um Xperia é igual a pata de elefante: f*de com tudo! Tirando isso, a construção dos aparelhos é muito linda, mesmo usando o mesmo design há algum tempo. E a Xperia UI é a melhor, sem sombra de dúvidas!

  • Essa do Bond eu sabia. Agora, o relacionamento com o Jobs, não. É um "Jobs da vida" que falta no setor mobile da Sony pra parar com os inúmeros erros. Muitos não gostam dele, acham exagerado demais o quanto a mídia exalta o cara, mas temos que reconhecer que o iPhone só é popular hoje em dia, graças ao finado que reinventou o mercado de celulares.

  • Ai ui o James Bond só usa o melhor... Confesso que tenho uma grande tendência de simpatizar com marcas japonesas do ramo da tecnologia.

  • A curiosidade mais curiosa e interessante é a do James Bond.

  • O Daniel craig não vai mais fazer um filmo do JB, contra spectre foi o ultimo, mesmo que oferecessem caminhões de dinheiro a ele. Espero que coloquem o idris elba, o cara é excelente pro papel.

  • fiquei muito decepcionado com a sony,pois levei meu aparelho celular z3 dual para autorizada e eles danificarão meu aparelho fazendo com que eu perdese a garantia do mesmo e me acusarão dizendo que eu tinha levado o aparelho para terceiros e eu tinha perdido a garantia de ainda 5 meses ,,,muito triste uma empresa fazer ,agora estou ainda pagando ,meu aparelho nao funciona mais ,,nao liga ,,nao carrega , nada nada esta tudo apagado ,sendo que levei ele funcionando normal ,so era uma atualização do android que nao estava funcionando ,so isso

  • Se James Bond nao considera sony a melhor, qual seria?

    • Depende do critério adotado:
      Modinha: Apple
      Qualidade: Sony
      Vendas/popularidade: Samsung
      Custo benefício: Asus
      Clássico/estilo Google: Motorola
      Diferentão: Microsoft
      Tradição: Nokia(?) e BlackBerry
      Marketing pesado: LG
      Segurança: Solarin
      Resistência: CAT

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi