O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 60 Compartilhado 46 Comentários

Cyanogen recusa oferta de compra pela Google

A Cyanogen se transformou em uma corporação para poder desenvolver e distribuir o CyanogenMod, o que já começou a acontecer com o OnePlus One. Entretanto, a empresa não tem receitas, e para se manter, precisa realizar rodadas de financiamento. É o que está fazendo agora, e quer 1 bilhão de dólares dos investidores. Durante essa rodada, fontes internas disseram que Sundar Pichai teria feito uma oferta pela Cyanogen, para que esta fizesse parte do grupo Android. À essa oferta, a resposta foi "Não".

samsung cyanogenmod
E a resposta foi "Não". / © Samsung, CyanogenInc., ANDROIDPIT

A recusa teria sido pela vontade da Cyanogen de se manter independente do Android, e não ser absorvida pela Big G. É claro que a empresa continua precisando de receitas, por isso uma oferta da Google é sempre bem-vinda, já que mostra aos investidores que o negócio é bom. Além das rodadas de financiamento, a Cyanogen também teria fechado uma parceria com a indiana Micromax, para embarcar seu OS nos próximos smartphones da fabricante, possivelmente para concorrer com os telefones Android One.

A compra da Cyanogen pela Google seria uma péssima notícia para os fãs da ROM e para todos os donos de aparelhos que foram abandonados pelas suas fabricantes. Entretanto, se a empresa não conseguir criar um modelo de negócios sustentável a longo prazo, a ideia de criar um competidor de verdade ao Android (ainda que usando ele como base) desaparecerá e ficará restrita a quem conhece e sabe utilizar as custom ROM disponíveis.

Obrigado ao Hugo Castelani pela informação.

Quem ganharia mais comprando a Cyanogen?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Josué dos Santos J. 3/out/2014

    Gostei do Não da Cyanogen
    Pois isso deixa mais claro que pessoas com smartphone não atualizável possa ter uma esperança, parabéns a Cya!

  • Odilo Schmitt Neto 3/out/2014

    "espero que compre" ??? Cara vai virar um monopólio, com ctz a google não manteria todas as roms que a CM disponibiliza para aparelhos esquecidos. Deixar de lado as atualizações de um smart nada mais é que "forçar" o usuário a comprar um smartphone mais atual. Ta, vão falar nas especificações, mas a CM não faz um smart travado (por culpa da modificação da fabricante) rodar liso com seu sistema? A CM preza o usuário, faz com que ela deixe seu smart antigo, com um gás a mais pra voce não trocar e ficar com ele mais um pouco

  • Andinho 3/out/2014

    A CM é incrível ela da vida nova a muitos smartphones , exemplo , imagina um s3 com android L , e tantos outros modelos que já foram esquecidos pelos fabricantes , a google quer comprar pra acabar com ela , igual a microsoft fez com a Nokia.

  • Corsario 3/out/2014

    Daqui a pouco Zuckerberg resolve o problema deles

  • Johnny Ferreira 3/out/2014

    como vc é inocente cara, se a google comprar vai encerrar as atividades da cm

46 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acredito, que a jogada da CM do "NÃO" foi muito viabilizadora, pois isso mostra a força da própria empresa, que desenvolveu-se praticamente só, crescendo e se tornando uma empresa, e com o Belíssimo trabalho que veem executando, futuramente, tendo tudo para se tornar uma Big da categoria também... Outro fato que podemos enfatizar, é o interesse repentino da própria empresa Google, que mostra que o monopólio deles está "ameaçado" de certa forma, uma vez que de certa maneira obrigam os consumidores a não manter um aparelho por muito tempo, para que possa lucrar com a implementação de novas versões do SO. Nesse meio, podemos dar a exemplo o Facebook com o Whatsapp, onde o os acessos já estavam muito superiores a qualquer "Social Network" do momento, então o que fez o Facebook se sentiu de certa forma ameaçado e comprou o próprio Wats, com estrategia, uma vez que não posso ultrapassar meu concorrente uno-se a ele no caso o ato de compra, e isso sempre foi evidenciado e está sendo relatado com maior teor em nossos dias atuais, muitas concorrências e ideias, gerando ameaças e investimento, pela busca das melhoras e colocação no mercado.

  • Duvido q a google acabaria com a cyanogem é muito mais fácil dar continuidade em um trabalho já iniciado e com sucesso do que começar um projeto do zero e ainda botar o nome lá. E outra investir milhões simplesmente para fechar??

  • obs:( do mesmo jeito que vc nasceu vc consegue se manter no mercado a formula e a mesma do nascimento ) os caras querem ser únicos no mercado engraçado se eu não desprendesse meu moto g da nextel não teria atualizado ele nunca estaria ainda no kk 4.4.2 depois que fui pra cm de cara fui para 4.4.4 hoje uso a (PA) devido a rodar liso sem bugs e legs por enquanto mas em relação a vc ficar com aparelhos a mto ou pouco tempo vai de vc eu gosto de sistema funcional e tela grande só troco de smart por esses motivos parabéns CM e que as demais sigam o exemplo.

  • A compra da Cyanogen pela Google seria uma péssima notícia para os fãs da ROM e para todos os donos de aparelhos que foram abandonados pelas suas fabricantes.....

    Se isso acontecer, coitados dos proprietarios de aparelhos android fabricados pela LG kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Considero uma notícia um tanto quanto temerária, pois um "não" pode significar um "sim" posterior e após diversas represálias. Como todos já disseram, uma gigante do tamanho da Big G não se contentaria em ficar com esse "não" engasgado. Quando uma empresa do porte da Big G faz uma proposta a outra inferior, é sinal que está se sentindo lesada e pretende fazer de tudo para evitar que a concorrência comece a crescer. Resta saber por quanto tempo a Cyanogenmod resistirá e o que acontecerá neste espaço de tempo. Tomara que alguns investidores racionais apostem no potencial do projeto criado por Steve Kondik.

  • Se uma empresa feito a Google se interessando pela Cyanogem tem algo em especial que a Google tanto quer ou eliminar uma forte concorrente, isso me lembra também a Google com a Motorola, ela foi comprada pelas patentes que a Motorola tinha e por isso que a Google comprou e depois vendeu pra Lenovo, com um preço bem baixo, isso tem um jogo de interesses qual seria o real motivo desta proposta. Fica aí a pergunta.

  • Muito bom uso no meu Samsung Galaxy s2 com Android 4.4.4 sem bug nenhum!!!

  • Alguém aí me corrige, mas acho que saiu uma matéria dizendo que a Samsung e mais outras empresas não tavam querendo comprar a Cm.

  • esquecidos igual o Atrix que foi para o Android 2.3.6 e a motorola o deixou la mesmo, graças as custons estou na versão 4.2.2 JB...

  • O legal da Cm é estar livre das amarras das grandes corporações, continue do jeito que está, realizando esse ótimo trabalho!

  • certeza que a google iria fechar as portas da cm

  • o s2 parou no 4.0

  • Analisando as últimas compras da Google, ou ela iria fazer o mesmo que o Facebook fez com o Whatsapp, que manteve o mesma equipe que criou o app trabalhando nele ou iria manter a CM por mais ou menos 1 ano e depois iria descontinuar e encerrar as atividades da Cyanogen.

  • Sinceramente isto aí tá é confuso, ok que eles se transformaram em empresa, porém não tem receita, mas não querem vender pra Google, pessoal vamos ser sinceros, a Cyanogem realmente ajuda na hora de atualizar um smart pra um S.O. mais novo, mas até hoje jamais vi um site dizer que uma build da CM saiu mais estável, porque no geral ela é uma gambiarra de versões do Android, porém algumas com modificações e que no final das contas é bug pra tudo quanto é lado! Não adianta eles quererem uma grana violenta porque se olharmos pro cenário atual, somente a OnePlus e me parece que uma outra empresa xing ling que eu não lembro o nome, já usou a CM como sistema nativo! Então hoje a Cyanogem não pode ser considerada uma empresa ou corporação sólida, pra mim é apenas uma startup que vem se arrastando assim ao longo dos anos, não adianta querer taxar de outra forma, sei que vai aparecer fanboy me esculachando, mas esta é a realidade e não tem como mentir!

    • Cara, a snapshot CM11 é muuuito estável, uso a meses e não encontrei nenhum bug

      • Cara vc está equivocado. Defy e um exemplo motorola largou ele na 2.2 froyo.
        E tem cm dele 4.1 muito estável.
        Galaxy s2 tb não sei em qual versão parou pela samsung. Mais um colega q trabalha comigo tem ele com a 4.4 e roda super estável.
        Galaxy s2 lite trava muito depois da 4.1 da Samsung. Com a cyanogem11 roda bem mais fluido.
        cyanogem tem muita rom boa para uso. Principalmente para os aparelhos que são suportadas oficialmente por elas.

      • Mark depender das versões testes é foda mesmo (nightly e release), você nunca deve ter mexido em um smart com a snapshot, que é bem mais estável

      • Guilherme você tá equivocado, eu tive um S2 Lite e jamais teve uma CM estável, e pode ter certeza que já testei todas quando eu tinha ele, inclusive até as mais novas que saiu em setembro!

      • Até porque o S2 Lite não teve uma CM oficial mas sim de devs com Team Canjica, Maclaw e etc.

Mostrar todos os comentários
60 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi