O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 121 Compartilhados 91 Comentários

Desenvolvedores priorizam o Android sobre o iOS, mas você está sendo beneficiado?

De acordo com o estudo da VisionMobile, referente ao terceiro trimestre de 2016, os desenvolvedores passaram a investir no Android como primeira plataforma em detrimento ao iOS. Na América Latina, por exemplo, o Android aparece com larga diferença como plataforma de escolha pelos desenvolvedores profissionais: são 38% para o SO do Google contra 15% para o representante da Apple. Mas, apesar destes números, será que realmente podemos nos sentir beneficiados quando o assunto são aplicativos de qualidade em nossos smartphones?

A pesquisa divulgada pela VisionMobile, da qual participaram 16.500 desenvolvedores de todo o mundo, mostra que na América Latina, Oriente Médio / Africa e Sudeste da Ásia estão os maiores potenciais de crescimento e lucro para a criação de apps. As razões para tanto estão diretamente ligadas à grande penetração do Android nestes mercados.

preferencia desenvolvedores sistema operacional mundo q3
Na América Latina, o Android é a primeira opção como plataforma de desenvolvimento / © VisionMobile; AndroidPIT

Mercados em desenvolvimento, como o brasileiro, veem uma contínua penetração de smartphones em detrimento ao uso dos chamados feature phones - celulares usados basicamente para fazer ligações e enviar SMSs. E o sistema operacional que domina o mercado nacional é o Android, e muito disso devido ao preço dos dispositivos que rodam o SO da Google.

Se olharmos para o resultado da recém-publicada pesquisa da Gartner, referente ao resultado das vendas de smartphones no terceiro trimestre do ano, fica claro o domínio do Android em relação a qualquer outro sistema operacional mundo afora. Enquanto o SO do Google teve um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, o iOS e outras plataformas móveis diminuíram sua presença no mercado:

Mais desenvolvedores investindo no Android, necessariamente, não significa um ecossistema melhor
Gartner research android ios comparison
Vendas mundias de smartphones para  usuários finais por Sistema Operacional em 2016 (em milhares de unidades) / © Gartner (Agosto 2016)

Outra coisa que precisa ser mencionada aqui é que o investimento em tecnologias móveis está crescendo. Para se ter uma ideia, apenas na América Latina, a previsão é de que se chegue a um total acumulado de 193 bilhões de dólares entre 2014 e 2020. As operadoras dessa região já investiram quase US$ 8 bilhões em licenças de espectro entre 2012 e 2015, principalmente para apoiar implantações 4G, de acordo com dados da pesquisa da GSMA.

Será que mais desenvolvedores envolvidos no ecossistema Android significa melhora?

Há seis anos, o site de rastreamento de aplicativos AppStore HQ criou um banco de dados de dados sobre desenvolvedores. Depois de verificar manualmente 4.500 entradas na Apple Store, ela comparou tais números com dados sobre desenvolvedores para Android. O resultado desta brincadeira confirmou que, para cada desenvolvedor Android, existam 4 para iOS.

CR
Camila Rinaldi
Para mudar a mentalidade dos desenvolvedores do Android, será preciso mais rigor da Google sobre o que pode e o que não pode ser disponibilizado na Play Store.
O que você acha?
279 participantes
50
50

Estamos em 2016 e, claramente, os números são bem diferentes dos de 2010. O Android já é o sistema operacional mais usado do mundo desde 2011 e, no ano passado, a plataforma passou a gerar mais lucros para os desenvolvedores do que o iOS. Enquanto o sistema operacional do robozinho verde foi responsável por 65,17% das impressões de anúncios nos aplicativos em 2015, levando 45,77% da receita de apps, o iOS, com participação de 22,34% nas visualizações de propagandas, pela primeira vez ficava atrás, com 45,44%.

Contudo, em relação ao lucro gerado pela venda direta de aplicativos, a App Store ainda continua a frente da Play Store.

Mas mesmo com todos estes números e estatísticas, alguns aplicativos ainda chegam primeiro para usuários do iPhone, que possui menos usuários. Neste ano, pensando por alto, o Prisma e o MSKRD chegaram primeiro para o SO da Apple; e o Gboard,  teclado do Google para iOS que permite usar o serviço de buscas a partir de um botão no teclado, nem deu as caras na Play Store. Aplicativos como o Clean Master e o PSafe continuam gerando desconfiança e insegurança entre os usuários, mas continuam disponíveis para download na Google Play Store. Por quê?

Bom, talvez a resposta para isso esteja no usuário, pois, no fim das contas, continuamos baixando aplicativos ruins e mal feitos, continuamos comprando smartphones com 1GB de memória RAM ou 8GB de armazenamento interno. Talvez para mudar a mentalidade dos desenvolvedores doAndroid, seja preciso mais rigor da Google sobre o que pode e o que não pode ser disponibilizado na Play Store.

Para se ter uma ideia, o processo de revisão de um aplicativo pela equipe da Play Store é, consideravelmente mais rápido do que o da App Store. Enquanto o time da Apple leve até dois ou três dias para analisar e colocar um novo app na loja, na Play Store isso pode ser feito em questão de horas. Tal pressa pode deixar aberta uma margem de falhas em relação à segurança e qualidade dos programas.

Acredito que a maioria de nós já percebeu que mais desenvolvedores investindo no Android, necessariamente, não significa um ecossistema melhor. Precisamos ser um pouco mais exigentes. 

Você concorda comigo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luciano Diniz há 3 meses

    Além da dificuldade em se baixar um App oficial na Play Store, o que me irrita são os comentários dos usuários, deveriam fazer um filtro, talvez até por idade. Quando eu era iOS olhava sempre os comentários dos App's para poder baixar, agora no Android é foda, cada comentário sem nexo do tipo: Só dou 5 estrelas se mudar a cor do App. A Larissa falou pra baixar e eu gostei. Ainda não testei, quando testar dou 5 estrelas........Afff serio mesmo, os feedback dos App's me brocham literalmente.

  • Andreu Vasconcelos há 3 meses

    Android é quantidade, enquanto iOS preza mais pela qualidade. Google é uma empresa relaxada, enquanto o dinheiro estiver entrando, o resto que se dane. Deixa até apps maliciosos entrarem na loja, por aí já se tem noção do controle de conteúdo que ela tem.

  • Steven Oliver há 3 meses

    [Desculpem o desabafo]Estou até com medo de comentar qualquer coisa aqui. Tem um bando de anencéfalos que, a cada comentário favorável a A ou B, te chamam de fanboy. Dois desses me chamaram de fanboy do WhatsApp, que por acaso eu detesto. Imagina se comento em favor do iOS ou do Android! Tá difícil fazer comentário com esse bando de gente chata achando que pode te rotular de fanboy e não consegue entender que existem mais opiniões do que o cérebro deles é capaz de elaborar.

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    Concordo Camilia.
    Ao mesmo tempo que houve um aumento de desenvolvedores comprometidos com o Android, ouve um aumento considerável na baixa qualidade dos aplicativos presentes na Play Store. A Google precisa melhorar o método de permissão e aceite para que um aplicativo faça parte do portfólio disponível na playstore.

    Excelente artigo.

    :-D

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    Torço para que não aconteça o que ocorreu com o Gizmodo aqui Girafinha, mas não estou vendo nenhuma ação e mobilização por parte da equipe do Androidpit afim de melhorar tal situação.

91 Comentários

Escreva um comentário:
  • É meio irônico falar de apps mal desenvolvidos para android sendo que o próprio Androidpit não possui nem material design e nem funções eficientes para o usuário aí fica evidente a situação em que estamos!!!!!

  • O maior problema do Android se chama Google, simples assim, ela permitiu a criação de lojas de terceiros, virou um Windows da vida que o cara pode fornecer programas e ensina a crackear tais programas validando eles, sem a necessidade de comprar, mesmo que o Android seja o maioral, os desenvolvedores tem mais lucro no IOS, pois os app só podem ser baixados lá, consumidos lá, no Android eles perdem muitos usuários para lojas de terceiros ou piratas, e a Google não faz nada para resolver isso, porém, este é mal da forma como o Android cresceu, como é permitido as fabricantes terem acesso total, isso facilita muita coisa. Irá continuar assim e pronto, se a Google tivesse o mesmo controle que a Apple tem, os desenvolvedores iriam caprichar mais.

    CAV

  • Uma das grandes vantagens do Android, é a liberdade de baixar a maioria dos apps gratuitamente, sendo que no IOS, a grande maioria é paga, e isso ajuda a aumentar o imenso lucro da Apple.

    Também concordo que o Google deveria fazer uma grande limpa na Play Store, pois há uma imensa lista de aplicativos genéricos, ou mal elaborados mesmo. Deveria haver uma fiscalização mais séria por parte do Google. Eu sei que a empresa dá muita liberdade aos desenvolvedores, o qual é bom, mas, seria bom, deixar apenas os apps legítimos na loja.

    Existem vários e bons aplicativos, inclusive para ganhar créditos no celular, só o Android tem, o MCent por exemplo, já ganhei mais de R$ 50,00 de créditos. Tem o SD Maid, aplicativo indispensável, para ajudar a manter o sistema em ordem. E ainda o excelente Calls Blaclist, ajuda a bloquear chamadas privadas, números em geral e SMS. Para mim, são apps indispensáveis, claro, na minha lista para usar o 3G / 4G, Opera Mini, faz um excelente trabalho na otimização dos dados.

    • As vezes, baixar aplicativos gratuitos não é vantagem alguma. Pois aplicativos grátis ou eles são entupidos de propagandas, os quais atrapalham o uso dele, ou cheios de coisas para comprar dentro do aplicativo, como por exemplo, novas funções e recursos, no IOS é pago, mais vem completo, é garantia, diferente do Android, onde o desenvolvedor corre o risco de uma loja pirata ou terceirizada oferecer o apk do aplicativo de graça.

  • Os aplicativos para o IOS tem melhor qualidade e são disponibilizados em primeira mão, enquanto os do Android estão sempre dando problemas e não tem todas as funções dos do IOS, como alguns exemplos o Snapchat e instragram, o primeiro é péssimo no Android e o segundo não tem todas as funções.
    O Android ainda tem um longo caminho para estar otimizado em todos os aparelhos como o IOS é.

  • Uma coisa que gosto no Android é que há mais apps que me são úteis do que o iOS, um SD Maid ou um Plus Messenger, por exemplo. Acho que cada loja tem seus prós e contras. Na AppStore, por exemplo, muitos apps são pagos, ainda que com funções simples e muitos têm semelhantes gratuitos na Play Store. Apps toscos, sem utilidade, mal intencionado nem precisa comentar. E assim como chegam apps primeiro no iOS, também vemos isso no Android, idem para os exclusivos.

    No mínimo gostaria de ver apps com a mesma qualidade e atenção dos desenvolvedores como vemos no iOS. Google deveria ser mais rigorosa com os apps que chegam na loja, começar apertando pro lado da verificação e depois se atentar pra usabilidade do app.

  • Esse site parece que joga contra o Android...

  • Apps que não conseguirem mais de 100 downloads em 4 meses deviam ser automaticamente excluídos. Isso evitaria muitos vírus e deixaria a Play Store com um portfólio mais enxuto e com mais qualidade.

    • correto

    • Seria melhor com a nota. Apps com nota baixa e/ou com poucas avaliações, deveriam ser excluídos.

    • Google nunca faria isso, lembre-se que a Google ama dizer que a loja tem uma imensa quantidade de aplicativos, isso é o chamariz dela, a Apple vem fazendo isso, removendo aplicativos com anos sem atualizar, sem ser baixado, sem melhorar, abandonados, mas a Google não faz isso, pois se fizer, acredito eu que a Google irá remover uns 20% ou mais de aplicativos.

    • Lewis, isso eu não concordo porque tem apps específicos. Por exemplo, um de medicina vai ser baixado por poucas pessoas, assim como um de engenharia aplicada a colunas de sustentação e etc. Existem apps que pegam um nicho muito pequeno de pessoas e são muito úteis para elas.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi