O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
27 Compartilhado 132 Comentários

Design ou bateria: o que você procura em um smartphone?

Poucas fabricantes de Android comercializam menos de duas séries de smartphones por ano. Existem inúmeros modelos disponíveis à venda para todos os gostos e, aparentemente, estamos vivendo na época do design vs. bateria. Essa questão já foi bastante comentada na época do lançamento do iPhone 6 e dos Galaxy S6, mas voltou à tona esse mês com os recentes lançamentos da Motorola.

O mercado de smartphones não anda em alta em comparação com seus tempos áureos, então é comum que as marcas ao redor do mundo reforcem seus portfólios oferecendo opções para todos os estilos e orçamentos. Vou usar como exemplo para esse artigo a Motorola, que era uma a empresa que comercializava até pouco tempo atrás três linhas de smartphones que serviam diferentes tipos de usuários.

Era possível encontrar no Moto X, no Moto G e no Moto E uma experiência com o software semelhante, com durabilidade de bateria decente nos três e também uma boa construção de design. Isso está bastante diferente agora que a empresa resolveu apostar mais nesses grupos de usuários com exigências de distintas, ou seja, o hardware é bem parecido entre os produtos, enquanto a proposta de uso já muda um pouco mais.

AndroidPIT moto family 5180
Modelos da Motorola eram mais enxutos e consistentes em hardware / © ANDROIDPIT

O fato mais integrante aqui é que o design e a bateria já não andam mais lado a lado entre os produtos da marca. O Moto C Plus e o Moto E4 Plus, por exemplo, custam menos de mil reais e contam com baterias grandes, bem ao contrário do Moto Z2 Play, que é o intermediário premium. No caso do Z2 Play, a bateria foi colocada em segundo plano este ano, e isso aconteceu em prol de um design mais sofisticado.

Atualmente, design e bateria não andam mais lado a lado

Notem que o modelo médio da marca regrediu em comparação com um modelo de entrada nesse aspecto, uma vez que a empresa entendeu que existe um público maior naquela faixa de preço que se importa mais com a bateria. Há três anos, contudo, o Moto Maxx chegava com proposta diferente, sendo um produto caro e com bateria generosa. A Motorola apostou em baterias ainda nas série Style e Play, até mudar de foco com a chegada do Moto Z. De modo resumido, o que a marca fez foi uma dança das cadeiras entre design e bateria.

Como disse mais acima esse não é um problema da Motorola, mas sim o momento atual do mercado, onde as novidades giram em torno de recursos, e quem escolhe a melhor opção para si mesmo é o usuário. É claro que linhas mais enxutas e consistentes sempre são melhores, mas, se você estivesse procurando por um novo smartphone hoje em meio a tanta variedade, escolheria por bateria ou design?

Design ou bateria: o que você procura em um smartphone?

 

27 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

132 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi