O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 32 Compartilhado 41 Comentários

Dicas de uso do Google Nexus 6

Uma das vantagens de trabalhar num site que recebe os dispositivos antes dos outros: podemos preparar as dicas de uso com antecedência! Assim, quando você abrir a caixa do seu Nexus 6, já contará com conselhos para otimizar a sua experiência com o aparelho. Veja abaixo como tirar o melhor proveito do novo carro-chefe do Google.

nexus 6 verschenken 01
Confira aqui as melhores dicas de uso do Google Nexus 6. / © ANDROIDPIT

1. Redimensionar o teclado

Não é segredo para ninguém que o Nexus 6 é grandalhão. Todo esse tamanho traz também desvantagens, principalmente quando queremos usar o teclado com apenas uma mão. Felizmente, o Swiftkey possui uma função de redimensionar o teclado e movê-lo para o canto da tela, tornando a digitação com uma mão bem mais fácil. Para isso, instale o SwiftKey, selecione-o como teclado padrão, ative o teclado e clique longamente na tecla com o ícone do app para visualizar as opções de redimensionar.

Teclado SwiftKey Install on Google Play
swiftkey
Redimensionando o teclado. / © ANDROIDPIT

2. Configurar notificações prioritárias

Você já deve saber que no Nexus 6 é possível visualizar suas notificações mesmo se a tela estiver apagada. Essa função é excelente, mas muitas dessas notificações não são indispensáveis, servindo apenas para chamar sua atenção sem motivos.

Em "Configurar > Som e notificação" você pode selecionar a opção Notificações de apps e bloquear ou priorizar as mensagens de cada aplicativo que tiver baixado. Uma função extremamente útil.

notificacaoapps
Configurando as notificações. / © ANDROIDPIT

3. Trocar o app de mensagens

O Hangouts não agrada a todos. Se for o seu caso, você pode experimentar o novo app de mensagens do Google, chamado Messenger. Ele tem um visual simples e bem colorido, em consonância com a nova linha de design do Google. O Messenger pode ser configurado como aplicativo padrão com apenas alguns cliques. Basta ir a “Configurar > Redes sem fio e outras > App de SMS padrão” e mudar do Hangouts para o Messenger (ou para o seu serviço preferido).

appmensagem
Trocando o app de mensagens. / © ANDROIDPIT

4. Limitar o acesso dos convidados

Uma das novidades introduzidas pelo Android 5.0 Lollipop foi o modo de convidado, além da possibilidade de ativar diversas contas no mesmo Nexus 6. Talvez essa função seja mais útil num tablet, mas não custa saber como ela funciona. Para configurá-la basta selecionar o ícone com um homenzinho azul (ou a própria foto) no menu de configurações rápidas e clicar em “Adicionar usuário” ou “Adicionar convidado”. Este último terá obviamente um acesso mais limitado aos serviços. O modo de convidado pode ser útil também no caso de o dispositivo ser utilizado por crianças.

modoconvidado234
Configurando o modo convidado. / © ANDROIDPIT

5. Fixar a tela

Outra novidade introduzida com o Android 5.0 Lollipop impede que qualquer outra pessoa mexa em seus arquivos quando você quiser mostrar-lhe apenas uma tela. Ativando essa função em “Configurar > Segurança > Fixar tela”, você limita o acesso a apenas uma tela no menu de aplicativos abertos (o botão direito em forma de quadrado). O convidado só poderá visualizar o que você selecionou.

bloqueiotela
Fixando a tela no Nexus 6. / © ANDROIDPIT

6. Mudar as cores da interface

Inverter as cores da interface não tem utilidade prática, mas pode tornar a UI bem mais agradável para todos que não gostaram do Material Design, caracterizado por fundos brancos. Entrando em "Configurar > Acessibilidade", você poderá escolher a opção “inversão de cores”. Você verá a transformação do menu das configurações, que mostrará caracteres brancos num fundo preto. Essa é a maneira mais rápida de conferir um novo visual ao seu Nexus 6.

invertercores
Invertendo as cores da interface. / © ANDROIDPIT

7. As opções de desenvolvedor

Os usuários avançados do Android já sabem o que são as Opções de Desenvolvedor. Trata-se de um menu oculto que permite o acesso a algumas funções mais complexas, permitindo alterar e personalizar o sistema num nível mais profundo. Muito cuidado com esse menu. Algumas configurações não devem ser alteradas. Para saber como mexer nele com segurança, acesse o artigo abaixo:

desenvolvedornexus6
Acessando as opções de desenvolvedor. / © ANDROIDPIT

8. Ativar o Daydream

O Daydream é uma interessante função que serve de salva-tela para o seu Nexus 6. Ele permite que você escolha as imagens ou os apps a serem visualizados quando a sua tela estiver em descanso. Essa função é ativada apenas quando o smartphone estiver recarregando. Ela permite que você receba suas notificações normalmente. Você a acessa em “Configurar > Tela”.

daydreamnexus6
Configurando o Daydream no Nexus 6. / © ANDROIDPIT

9. Modo de economia de bateria

O Nexus 6 tem o carregamento turbo e nada menos do que 3.220 mAh de capacidade. Mesmo assim, você ainda pode ativar o modo de economia de energia para que a maioria dos dados em segundo plano sejam bloqueados, bem como as vibrações. Ele é, portanto, ideal para quando seu Nexus 6 tiver de 15 a 5% de energia restante. Para configurar esse modo, vá até “Configurar > Bateria > Menu”.

baterianexus6
Ativando a economia de bateria no Nexus 6. / © ANDROIDPIT

10. Conferir uso de dados

O Nexus 6 oferece uma maneira rápida para checar seu uso de dados (idela para planos limitados). Para isso, vá até o menu de Configurações e clique em uso de dados. Essa opção também mostra avisos ou limites que você tiver configurado, e em “mais configurações” você poderá acessar a página de uso de dados nas configurações do Android.

usodedados
Conferindo o uso de dados no Nexus 6. / © ANDROIDPIT

11. Usar o Smart Lock

A função Smart Lock oferece no Google Nexus 6 um recurso inteligente ao ícone do cadeado da tela de bloqueio, que permite mudar temporariamente o bloqueio de tela seguro (PIN, padrão, senha) por um simples toque. Veja mais detalhes sobre esse recurso no artigo abaixo:

bloqueiotela
A função só pode ser usada quando você estiver conectado a um dispositivo confiável / © ANDROIDPIT

Conhece outras dicas de uso para o Google Nexus 6? Conte-nos nos comentários abaixo!

Os comentários favoritos dos leitores

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
32 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi