O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
103 Compartilhados 58 Comentários

10 dicas de uso para o Xperia Z3 e Xperia Z3 Compact

Aproveitando a ocasião do lançamento dos dispositivos Xperia Z3 e Xperia Z3 Compact no Brasil, separamos as melhores dicas para os felizes proprietários de um desses dispositivos. Confira abaixo.

IMGL1135 2
Sony Xperia Z3 (esquerda); Sony Xperia Z3 Compact (direita). / © ANDROIDPIT

1. Equalizador de som

Se você não gosta da qualidade do som ao escutar música com os alto-falantes ou com os fones de ouvido, dê uma olhada no equalizador do dispositivo. Para isso, vá até Configurações > Som > Configurações de áudio > Efeitos de som > Equalizador.

Lá você poderá ajustá-lo de forma manual ou escolher uma das configurações pré-determinadas, como Jazz, Soul, Reforço de baixos, etc.

xperiaequalizador
Ajustes no equalizador podem melhorar a qualidade de som. / © ANDROIDPIT

2. Mudar a tela de início

Sempre que clicar no home button, você é direcionado para a tela de início do dispositivo. Nem todos sabem que é possível mudar e personalizar essa tela. Para isso, basta clicar longamente em algum ponto da tela de início. Ela ficará então menor, e você verá não apenas a tela de início como as laterais também. Para escolher a sua nova Home, clique no símbolo de casa do canto superior esquerdo da tela.

xperiatelabloqueio
Escolha a sua tela de bloqueio no Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

3. Teclado Swipe nativo

Mais que uma dica, este é um recurso nativo que nem todos conhecem. Quando escrever uma mensagem de SMS, por exemplo, você não precisa clicar em cada letra individualmente, bastando deslizar o dedo pelo teclado (swipe) até que a palavra se forme. Essa é uma maneira bem mais veloz de formar as palavras, e mesmo que não passe o dedo por todas as letras, o teclado quase sempre “entende” a palavra que você deseja digitar.

xperiaswipe
O teclado Swipe é nativo do Z3 e do Xperia Z3 Compact. / © ANDROIDPIT

4. Teste de funções

No app do discador, você pode digitar *#*#7378423#*#* para chegar a uma janela em que se testa praticamente todas as funções do aparelho. Se, por exemplo, não sabemos se o flash funciona, podemos testá-lo neste menu. Ideal para saber identificar os eventuais problemas do dispositivo.

sony tricks 4
Infelizmente, este menu só está em inglês. / © ANDROIDPIT

5. Eliminar ícones da barra de notificações

Para a maioria não faz sentido remover os ícones da bateria, Wi-Fi e relógio, mas conheço pessoas que gostam de deixar a parte superior do smartphone o mais limpa possível. Para isso, basta ira a Configurações > Personalização > Ícones da barra de status. Uma vez nesse menu, podemos escolher o que aparece ou não em nossa tela.

xperiaicones
Personalizando a barra de status do Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

6. Bater para ativar

O Knock On da LG é a inveja de todas as fabricantes, e a Sony decidiu copiar a função em seus carros-chefe. Para ativá-la, basta ir a Configurações > Tela e selecionar “Toque para acordar”. Assim, poderemos ativar o dispositivo com duas batidas na tela apagada. Além de ser mais prático, seu botão de energia não ficará gasto pelo uso intenso.

7. Gestos de ampliação

Muito bem pensado para pessoas com problemas de visão, que precisam ampliar bastante a tela. Para isso, vá até Configurações > Acessibilidade > Gestos de ampliação. Dessa forma, poderemos ampliar qualquer tela para ver com zoom o que precisarmos. Ao ativá-lo, o recurso apresenta um tutorial que explica muito bem o seu uso.

8. Equilíbrio de branco na tela

Se não gostar do equilíbrio de branco padrão, você poderá mudá-lo. Sinceramente, acho a configuração-padrão a ideal, mas podemos variar de vez em quando. Para isso, vá a Configurações > Tela > Equilíbrio de branco. Em seguida, você poderá tocar nas barras e experimentar a gradação até achar a que mais lhe agrade.

xperiabranco
Ajustando o equilíbrio de branco do Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

9. Sensibilidade do microfone

Se, por exemplo, estivermos num lugar com muito ruído ambiente, será melhor se tivermos uma menor sensibilidade do microfone, para que a pessoa com quem falamos possa nos escutar mais claramente. Para isso, vá até Configurações > Som > Configurações de áudio > Sensibilidade do microfone. Em seguida, escolha o grau dependendo do ambiente em que estiver.

xperiamicrofone
Ajustando a sensibilidade do microfone. / © ANDROIDPIT

10. Gravar a tela

O Xperia Z3 traz a opção de gravar a tela do celular de forma nativa. Ao pressionar o botão de energia para desligar o aparelho, ao lado da opção "Capturar tela", temos o recurso "Gravar tela". O Nexus 5 também já traz a opção de forma nativa desde o anúncio do Android 4.4, porém é bastante complicada de usar e, até o momento, precisávamos de aplicativos de terceiros e acesso root para gravar as ações na tela dos demais smartphones Android. Acesse o artigo do link abaixo para mais detalhes:

Xperia z3 gravar tela funcao
A opção pode ser encontrada junto ao atalho para desligar o dispositivo. / © ANDROIDPIT

Conhece mais dicas de uso do Xperia Z3 e do Xperia Z3 Compact? Compartilhe conosco nos comentários!

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • Nas gravações de video em stereo da pra perceber que a qualidade do microfone superior é melhor que o inferior. Isso leva uma diferença tanto no volume quanto na qualidade dos canais de gravação. O microfone inferior distorce mais e deixa mais agudo o som das gravações. É o segundo z3 que tenho e os dois com mesmo problema.

  • Ola, como faço para ativar a notificação em que avisa que a tampa de vedação esta aberta?

  • O meu Xperia Z3 compact para de tocar a música sozinho ou quando não para de tocar no foninho e toca no alto falante.. Oque eu faço?

  • Tenho um Z3 Compact, situação: eu to com ele belezinha aii cai alguns pingos de agua na tela dele e esses pingos mexe na tela muda as coisas e talls, eu quero tirar isso da agua mexer no toch do celular tem como isso, quando cair agua na tela dele a agua se escorrer não mudar nada ?

  • Meu amigo tem um Z3 e nós tiramos fotos excelentes com ele na piscina. A tela apagava quando tocavamos nela. Para fotos submersas soh utilizavamos o botão lateral. Comprei um compact pra mim pq não gosto de aparelhos mto grandes , e pela primeirs vez fizeram um irmão menor que não perde em.configuração. Estou muito satisfeita até então

  • Pessoal gostei muito do xperia z3 compact porém vejo muitas reclamações sobre a resistência do aparelho e sobre o lollipop.Estou na dúvida entre ele e o LG G3,eai o que me recomendam?

  • Comprei um z3 e posso afirmar! Um super smartphone!!!

  • Tenho um z3 compact e acho o aparelho incrível, prefiro ele do que o Iphone 5, mas me ocorreu um problema e quero compartilhar: Costumo correr ouvindo música e entrou suor na entrada de fone de ouvido estragou o dispositivo. Então cuidado ao usar o z3, ele é a prova d'agua mas não a prova de suor, depois disso acabei comprando um fone sem fio, pois a assistencia da Sony não tem na minha cidade e teria que mandar por correio e esperar uns 15 dias pra devolverem.

    • Achei um tanto Interessante seu comentário, mas se pensar bem suor é salgado...logo a presença do sal foi crucial nesse ponto.

    • Ola, Fernando... Comigo aconteceu a mesma coisa... Porem, quando fui tentar conectar o celular com o headphone bluetooth, o celular n encontra o mesmo. Sim, ele tem suporte pra celulares... Mas o dito celular nao encontra ele na lista de bluetooth... Eh um philips;;; Estou desesperada e ja nao sei pra onde correr....

  • O que significa o simbolo que é um Z na horizontal geralmente ao lado do Bluetooth???
    Valeu!!!

  • O que significa o simbolo que é um quadrado com tipo um Z só que na horizontal? Ao lado do Bluetooth?

  • Comprei um xperia Z3 compact, porque as críticas são optimas, mas deparei-me com uma realidade bem diferente:

    1. Bateria: duração máxima de 15 horas, com utilização normal. O iphone 6 aguenta quase o dobro, apesar dos artigos da internet dizerem o contrário (recentemente comprei o iphone 6). Quando utiliza aplicações pesadas como o GPS, mesmo ligado ao carregador ele descarrega mais rápido do que carrega, o que é muito frustrante. Positivo é o Wi-Fi ligar automaticamente quando encontra uma rede já registrada e desliga quando não houverem redes conhecidas por perto, o que ajuda a poupar energia.

    2. CPU 2.4Ghz quadcore: na realidade ele vai oscilando entre 300 MHz e os 2.4 Ghz, aprensentando uma velocidade média de 800 MHz até atingir os 50ºC, a partir daí só oscila entre 300 MHz e 1.2 GHz, baixando a velocidade média para uns 500 MHz. Acima dos 56ºC ele não corre nenhuma aplicação, inclusive gravação de filmes pela câmera. Isso signica que em jogos é bem mais lento do que um iphone 5 (menos fps) e vc só consegue usar aplicações mais pesadas durante 20 min, no máximo. O CPU só se revela rápido quando abre e fecha aplicativos e navegando na internet, além disso só se estiver num local com temperatura ambiente inferior a 20ºC vai conseguir eliminar o problema dele desligar por causa da temperatura.

    3. Câmera 20 M: inutil, dado que a qualidade é igual a uma foto de 8 M, a diferença é que ocupa mais espaço. Também é difícil conseguir uma foto bem focada. Como positivo tem imensas configurações manuais. Mas mesmo configurando o melhor possível, as fotos automáticas do iphone são muito melhores é bem mais rápidas de tirar.

    4. Serviço pós-venda: rezem para o celular não dar problemas porque o serviço pós-venda da sony é inexistente. Não sei o que aconteceu nos últimos anos, pois no passado já teve um óptimo serviço.

    5. Á prova de água: experimentei 2x a 30cm de profundidade e a tela ficou toda preta. Liguei no carregador, desliguei e liguei de novo e voltou ao normal. Acho que dá para usar no duche, mas mergulhando por completo acaba por entrar um pouco de humidade, mesmo com as tampas todas fechadas.

    6. Tela: ao contrário do que li nas revistas, a qualidade da tela é das melhores que já vi e o tamanho do celular e acabamentos são perfeitos.

    7. Android: o Android só ganha para o IOS para quem programa e customiza o celular, para o utilizador normal achei o IOS bem mais simples e fácil de utilizar. Também notei diferença nos aplicativos que apresentam melhor funcionamento no IOS do que no Android. Exemplo: o GPS waze no iOS permite ouvir música e as instruções do navegador em simultâneo no rádio do carro. No Android, você precisar optar: ou escuta a música ou escuta o navegador.

    O xperia z3 compact é lindo de morrer e, no papel, as características são top! Infelizmente a realidade é bem diferente! Ainda estou esperando o dia em que um celular tenha as características que o xperia z3 compact promete.

    • o IOS sempre foi mais simples que o Android, olha meu amigo tem um Z3 e sim ele faz todas as especificações que diz.

    • Eu tenho um z3 tela 5.2 e nao tive esses problemas, rodo varias aplicações e ele nem menos se esquenta, nao sei se muda alguma coisa por ele ser italiano mas creio que nao

    • Tenho o z3 compact e a bateria tem durabilidade excelente comigo, talvez eu use menos o meu aparelho. Adorei o aparelho, recomendo a compra, gostei mais dele do que do Iphone 5. O único problema que me aconteceu foi entrar suor (costumo correr ouvindo música) na entrada do fone de ouvido e estragar o dispositivo, entao como na assistencia tecnica é precária (mandar por correio pra outra cidade e demorar 15 dias pra arrumar) preferi comprar um fone NFC e correr com ele. Então cuidado, ele é a prova d'gua sim mas não a prova de suor.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi