O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
100 Compartilhado 39 Comentários

Por que você deveria se preocupar com o Internet.org?

Se você está lendo este artigo no AndroidPIT certamente faz parte do grupo de pessoas que não consegue ver o mundo sem a internet. E as empresas de tecnologia buscam cada vez mais conectar e manter as pessoas online, das mais variadas formas. E um dos projetos mais famosos do setor é o Internet.org, idealizado pelo Facebook. Mas até quanto isso é bom?

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
1481 participantes

O Internet.org foi apresentando originalmente por Mark Zuckerberg - fundador do Facebook -  em 2013, quando estimava-se que um terço da população ainda não tinha acesso à grande rede. Porém, por trás do objetivo nobre de levar conexão para mais pessoas, há questões que devem ser levadas em conta aqui, principalmente em relação à privacidade. Isso porque permitir que uma única empresa controle não só o que você faz na internet, mas também a sua própria conexão, pode ser algo meio assustador.

É claro que a conexão não é fornecida exclusivamente pelo projeto da Facebook, que usa parceria com empresas locais para alavancar o Internet.org. Mas, no final das contas, é ele quem propicia à conexão. O projeto em si também conta com parcerias de outras grandes empresas do setor, mas é encabeçado pela rede social mais popular do mundo.

Em tempos em que a discussão sobre a privacidade na internet e dos dados armazenados em dispositivos eletrônicos está ocupando manchetes mundo afora, aceitar que uma única empresa controle seus serviços e sua conexão de rede é algo preocupante. Isso porque a ação pode dar margem para que essa empresa passe a ser pressionada ainda mais pelas autoridades - principalmente aquelas não são conhecidas exatamente por seus valores democráticos - para a criação de uma forma de acesso privilegiado aos dados dos usuários.

AndroidPIT privacy 1
A privacidade na rede vem causando grandes debates entre empresas e autoridades / © ANDROIDPIT

Atualmente, o Facebook é responsável por tomar boa parte de nosso tempo conectado e, mesmo que você diga que não usa a rede social, não se esqueça que ele também é dono do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. O próximo passo pode ser a sua conexão a internet como um todo.

A prova de que toda a infraestrutura do Facebook está cada vez mais presente em nosso cotidiano pode ser vista no último domingo, durante o evento UNPACKED, promovido pela Samsung para apresentação do Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge. Nele, Mark Zuckerberg subiu ao palco para discursar sobre como o Facebook e a Samsung estão empenhados em alavancar o seguimento da realidade virtual.

unpacked 2016 002
Zuckerberg surpreendeu o público ao subir ao palco no evento de lançado do Galaxy S7 / © ANDROIDPIT

É óbvio que o Internet.org tem seus pontos positivos, pois fornecer conexão à internet para países sem esse tipo de infraestrutura é fundamental, já que propicia o acesso a informações, conhecimento e entretenimento. Mas resta saber como esse amontoado de informações será usado pelas empresas no futuro. Principalmente pelo Facebook. 

E você, o que acha de iniciativas como a Internet.org do Facebook?

100 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Élisson Diones 24/fev/2016

    Parabéns ao AndroidPIT por esta matéria. Assuntos relacionados à Governança da Internet são pouco discutidos em sites de tecnologia, por incrível que parece.

    Sobre o Internet.org: Ao meu ver, o Facebook tenta mascarar suas verdadeiras intenções por trás dessa propaganda de "internet grátis para todos". A Internet não tem limite, já esse projeto do Facebook vai impor restrições de acesso a sites e/ou conteúdos. Basicamente as pessoas vão ter acesso ao conteúdo que o Facebook quiser, o que é tendencioso já que com isso a empresa terá grande poder persuasivo sobre as pessoas que usam o serviço, além de ir contra os princípios da Net Neutrality (Neutralidade da Rede).

  • Diniz 24/fev/2016

    A Matrix está se tornando realidade.

39 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi