O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 130 Compartilhado 20 Comentários

Focus: uma galeria simples de Francisco Franco

A maioria dos aplicativos de galeria de fotos para Android não apresenta uma experiência muito agradável. Com o Fotos, a Google trouxe mudanças que foram muito bem-vindas, entretanto o aplicativo ainda não é o mais amigável. Para solucionar esse problema, Francisco Franco lançou o Focus, uma galeria que promete a melhor experiência de usuário possível.

Quem faz root no seu Android talvez conheça Francisco Franco, de franco.Kernel, ele é responsável por vários apps de root. No Focus, ele se aliou com Liam Spradlin, do AndroidPolice, para entregar uma galeria simples e fácil de usar. A simplicidade é uma das palavras-chave do aplicativo: desde a tela inicial, todas as suas imagens podem ser vistas a partir de deslizamentos laterais. Assim como a maioria das galerias, as fotos estão divididas em pastas; ao entrar em cada pasta, elas ficam dividias por mês.

focus a
Página principal e visão de pasta. / © ANDROIDPIT

A simplicidade segue nas linhas Material Design do app e nas Configurações, que são apenas 4, dessas, duas só estão disponíveis no modo premium. Outra função muito importante e interessante são as tags, e possível tagear as suas fotos para facilitar a procura.

focus b
Simplicidade e algum Material Design. / © ANDROIDPIT

O Focus vem com 11 tags prontas (Art, Awesome, Family, Food, Friends, Fun, Me, Nature, Night, Pets e Travel), ao tagear as fotos, o aplicativo cria Coleções com cada uma delas. Também é possível adicionar outras no modo premium. Por R$12,11 (ou R$34,31, aso queria fazer uma doação aos desenvolvedores), o usuário recebe as custom tags, controle de coleções (dá para escolher quais coleções aparecerão na página inicial), um tema escuro, trancar a tela em uma imagem (bloqueando o deslizamento lateral), integração com os live wallpapers da Muzei e acesso prioritário às novas funções (como suporte ao Google Photos).

focus c
Tags e configurações de imagem. / © ANDROIPIT

O Focus só tem uma grande falha: não existem quaisquer ferramentas de edição de imagem. 

Desde o lançamento do Google Fotos, migrei todas as minhas imagens e vídeos para lá, então não pude testar o Focus com um grande número de arquivos. Entretanto, se o aplicativo incluir suporte à nuvem, certamente é um investimento que vale a pena, ainda que o sistema de tags manual signifique muitas horas marcando as milhares de imagens que tenho salvas. Infelizmente, tive problemas em realizar a compra da versão premium, por isso não pude testar certas funções.

O Focus está na versão 1.0.1, saiu do beta apenas ontem, ocupa cerca de 14MB de espaço, requer Android 4.1 ou superior e está disponível para download na Play Store.

Qual a melhor galeria para Android? O Fotos é suficiente?

130 Compartilhado

20 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi