Samsung Galaxy S3 mini — [TUTORIAL]Resolvendo problema do Galaxy S III Mini (GT-I8190L) sem Internet

  • Respostas:10
Vinícios Alves
  • Posts no fórum: 3

13/06/2013, 16:14:41 via Web

Pois bem... normalmente isso se dá, quando se há falta de experiência, principalmente com smarts da Samsung.

Costumeiramente e para uma maior estabilidade, fazemos wipe no celular pra instalar novas ROM's e infelizmente, eu por exemplo, acabei dando wipe em uma pasta que não devia, a pasta MODEMFS. Ela é vital para o celular, assim como a EFS, onde ficam armazenamos dados vitais do celular, como por exemplo, o IMEI.

Deletar a pasta MODEMFS, fará com seu celular não reconheça o chip ou simplesmente, não reconheça a BASEBAND do seu aparelho, mostrando no lugar "XXXX" e o claro, não vai acessar a internet da operadora.

O que fazer para contornar esse problema? Simples!

Ter certeza de que possui ROOT no aparelho, de que tenha um Root Explorer que acesse a pasta raiz do seu aparelho, baixar o arquivo NV.DAT e copiar para a pasta /modemfs/PERM/PROT do seu s3 mini e reiniciar o aparelho.

Se o seu problema é o mesmo que o meu e acho impossível ser outro tão parecido, sua baseband será reconhecida e você poderá voltar a usar a tão ruim, internet das nossas operadoras de celular, rs.

Boa sorte com seu aparelho e por favor, rs, passe a tomar mais cuidado. ^^

Links:

Rootear o aparelho: goo.gl/UOZ3r
ES File Explorer File Manager: goo.gl/V5EUQ
NV.DAT: goo.gl/s3fCx

#EDIT ----------------------------------

[Este era o tópico original, que agora, também contém a solução]

Fala galerinha do mal, blza?

Então... recentemente adquiri um s3 mini e como sou velho de casa com o Android, logo taquei root e custom rom, mas o problema que sou novato com a Samsung e nem imagina pra que servia o Modem nele, já ele aparecia nas opções do CWM. Então o que fiz? Formatei e me caguei.
Já procurei inúmeras soluções pra isso, mas nada vai fazer voltar a funcionar além da restauração do EFS/Modem.

Peço encarecidamente, que alguém faça backup do EFS e Modem do seu aparelho, sendo ele o GT-i8190L (I8190LUBAMB1).

Tendo root no aparelho, só é necessário fazer o seguinte no Terminal Emulator ou via ADB:

1su
2dd if =/dev/block/mmcblk0p11 of=/storage/extSdCard/efs.img
3dd if =/dev/block/mmcblk0p12 of=/storage/extSdCard/modemfs.img

Caso você não use JB, no lugar de /storage/extSdCard/, você provavelmente deverá colocar, /sdcard/external_sd/.

Feito isso, os 2 arquivos de backup gerados, estarão na pasta raiz no seu cartão sd.
Peço que faça upload deles e poste aqui, por favor.

Alguém pode me ajudar? ^^

— alterado em 15/06/2013, 21:34:12

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

14/06/2013, 17:37:31 via Web

olá, bem vindo ao fórum, tomara que alguém te responda logo, vamos aguardar valeu as dicas.mas reisntalando a rom tu não conseguiu recuperar o modem?

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Vinícios Alves
  • Posts no fórum: 3

15/06/2013, 01:53:03 via Web

Obrigado por se preocupar, amigo.
Os dev's do XDA resolveram o problema pra mim, mas infelizmente, não posso postar o link (anti-spam) do tópico.

Seguinte... tudo se deu devido a falta de uma arquivo chamado NV.DAT que se encontra na pasta /modemfs/PERM/PROT do s3 mini. (Infelizmente também não posso postar o link do arquivo)

Caso alguém caia aqui e se interesse pela solução, procure por "[Solved] Backup ModemFS (GT-I8190L)", no Google e achará o link, mas caso não
encontre, me mande uma MP, pois, acredito que o fórum irá me enviar um e-mail notificando e passarei o arquivo.

Novamente, obrigado. -_-

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

15/06/2013, 14:42:00 via Web

Vinícios Alves
Obrigado por se preocupar, amigo.
Os dev's do XDA resolveram o problema pra mim, mas infelizmente, não posso postar o link (anti-spam) do tópico.

Seguinte... tudo se deu devido a falta de uma arquivo chamado NV.DAT que se encontra na pasta /modemfs/PERM/PROT do s3 mini. (Infelizmente também não posso postar o link do arquivo)

Caso alguém caia aqui e se interesse pela solução, procure por "[Solved] Backup ModemFS (GT-I8190L)", no Google e achará o link, mas caso não
encontre, me mande uma MP, pois, acredito que o fórum irá me enviar um e-mail notificando e passarei o arquivo.

Novamente, obrigado. -_-
olá, faz um tutorial explicando como tu resolveu teu problema e se precisar deixar algum link pra baixar arquivos, deixa com espaços que eu edito depois, mas faz o tutorial, pois acho que vai ajudar muitos.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
videl
  • Posts no fórum: 1

04/08/2013, 22:14:00 via Web

me chamo carla, tenho sansung s3 mini pirata, replica, clone ou sei la o nome, está com o problema de ligações, se alguem me liga o telefone toca faz barulho normal, mas ao atender, eu nao escuto a pessoa e talvez a pessoa nao me escuta, e quando vou faze uma ligação, nao sai nem o som/tom de discagem, fica completamente mudo, o que posso fazer pra resolver isso ? ficarei eternamente grata a quem puder me ajudar, se alguem tiver a solução do problema, por gentileza me ajude, meu email é: videl_ms@hotmail.com, aguardo respostas, grata.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

06/08/2013, 01:10:59 via Web

videl
me chamo carla, tenho sansung s3 mini pirata, replica, clone ou sei la o nome, está com o problema de ligações, se alguem me liga o telefone toca faz barulho normal, mas ao atender, eu nao escuto a pessoa e talvez a pessoa nao me escuta, e quando vou faze uma ligação, nao sai nem o som/tom de discagem, fica completamente mudo, o que posso fazer pra resolver isso ? ficarei eternamente grata a quem puder me ajudar, se alguem tiver a solução do problema, por gentileza me ajude, meu email é: videl_ms@hotmail.com, aguardo respostas, grata.
olá, bem vinda ao fórum, infelismente , replicas não tem o que fazer, nem root se consegue fazr neles, talvez se tu resetar ele resolva o teu problema, mas se não resolver, não tem o que fazer , lamento.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Igor Soares
  • Posts no fórum: 1

08/02/2014, 22:13:36 via Web

é facil na efs vc tem q primeiro recontruir o arquivo contido dento da efs/imei abre o arquivo com o editor de texto e coloca da seguinte forma

echo xxxxxxxxxxxxxxx > .imei
chown radio.radio .imei
chmod 555 .imei

no lugar do xxxxxxxxxxxxxxx vc coloca o imei contido no adesivo atras do celular em baixo da bateria sen o /
depois do feito vc entra na pasta efs/FeactoryApp/ e abre o arquivo feactorymode com editor de texto
dentro vc apaga o q esta escrito e coloca ON com letra maiúscula e sua efs esta recontruida é só reiniciar o
smart já a parte do moden eu nao sei te diser como arrumar

— alterado em 08/02/2014, 22:15:35

Responder
Claudio Alves
  • Posts no fórum: 1

18/05/2014, 22:53:52 via Web

Amigo me manda o arquivo meu s3 mini não encontra rede

Responder
Gabriel Fila
  • Posts no fórum: 4

09/07/2014, 21:13:44 via Web

Igor Soares

é facil na efs vc tem q primeiro recontruir o arquivo contido dento da efs/imei abre o arquivo com o editor de texto e coloca da seguinte forma

echo xxxxxxxxxxxxxxx > .imei
chown radio.radio .imei
chmod 555 .imei

       no lugar do xxxxxxxxxxxxxxx vc coloca o imei contido no adesivo atras do celular em baixo da bateria sen o /
       depois do feito vc entra na pasta efs/FeactoryApp/   e abre o arquivo feactorymode com editor de texto
  dentro vc apaga o q esta escrito e coloca ON com letra maiúscula e sua efs esta recontruida é só reiniciar o 
        smart já a parte do moden eu nao sei te diser como arrumar

Mano, pelo que você disse eu encontrei o erro, o meu arquivo onde fica o IMEI não tem nada escrito, copiei esse texto e colei no arquivo que estava em branco, mais quando reiniciei o telefone para aplicar as alterações, volto na pasta e o arquivo está sem nada escrito outra vez, fiz as permissões do jeito certo (rw-r-r), mais porque ele não salva as alterações? Podem me ajudar por favor?

Responder
Luiz Antonio Calzavara Junior
  • Posts no fórum: 2

30/06/2015, 23:40:03 via Web

Boa Noite

Tenho um s3 mini replica o Bp i9300 a um tempo atras eu fiz a restauração de fabrica nele dai os dois imeis tinham sumido.
Hoje fiz o Root nele normal e consegui colocar os imeis novamente( que estao no verso do aparelho) mas quando coloco o chip(tim) nada acontece ate sem o chip, nem aparece o icone na barra superior mostrando o sinal ou a ausencia dele, tudo no telefone funciona menos isso e se coloco o chip e tento ligar aparece escrito: Sem Sim, ou erro de sim

alguem ja passou por isso ou pode me ajudar? vou precisar deste aparelho e ele funciona tudo menos o chip!

Por favor

Grato

Luiz

Responder
Luiz Antonio Calzavara Junior
  • Posts no fórum: 2

01/07/2015, 21:37:23 via Web

Boa tarde
Caso não seja o local correto para a pergunta peço desculpas pois não estou encontrando solução.
tenho um celular replica do s3 mini o bp i9300, a um tempo fiz a restauração nele e então os números de imei sumiram, ok consegui colocar de novo mas agora o ícone de sinal da operadora não aparece mais na tela e se coloco chip ele nem acusa que nada se tento ligar aparece a mensagem sem sim ou erro de sim, nas opções de gestão de sim nas configurações não da para entrar pois esta mais escuro que as outras funções.

Por favor se alguém puder me ajudar serei muito grato

Luiz

Responder