Motorola Moto G (2014) — [Tutorial]Mais espaço na memória interna linkando aplicativos e OBBS para a Segunda Partição do Cartão SD.

  • Respostas:2
João L.
  • Posts no fórum: 17

02/05/2015, 20:00:01 via Web

Olá Galero, vou mostrar para vocês uma maneira de deixar os aplicativos instalando na segunda partição do SD de forma automática e também vou mostrar como colocar aqueles malditos e pesados OBBs na Segunda Partição também! Assim, terá muito mais memória interna <3. Bem, vamos lá.

Importante:

1.O Aplicativo Link2SD faz quase a mesma coisa então se quiser usá-lo e não souber como, eu postei nesse tópico como usar o L2SD:

http ://www.androidpit. com.br/forum/652123/motorola-moto-g-2014-como-usar-link2sd

O Motivo de eu usar esse método alternativo é que o Link2SD as vezes buga a partição um pouco, e as vezes ele nem cria links automático. Além disso muitas vezes eu tento remover os Links e ele simplesmente não deixa. Mas eu tenho mais de 250 aplicativos né, se você vai colocar menos deve dar menos problema né, sei lá.

  1. Tenha um NANDROID BACKUP pelo amor de Deus! Pois se der errado, VOCÊ PERDE TODOS OS APLICATIVOS. Não é brincadeira! Vamos mexer com a pasta "Data/app", "Data/Dalvik-Cache" e "Data/app-lib". Então, Cuidado!

  2. Se você usa o Link2SD e quer usar esse método, primeiro remova todos os Links(app/lib/internal data/dalvik)

Itens necessários:
Link2SD (Montar a Partição e mover aplicativos para a Memória Interna(A memória interna vira a segunda partição do cartão nesse método)
Root Explorer ou um outro File Manager que Crie Links(Vínculo) e altere permissões.
Cartão SD Particionado em FAT32(1ª Partição) e EXT4/F2FS(2ª Partição) de acordo com o seu tipo de uso, eu tenho um de 32GB e deixei 14GB Para aplicativos e OBB(2ª Partição). (Recomendo Cartão de 16GB+ Classe 8+, mas pega em qualquer 1)

Você pode usar o TWRP/CWM PHILZ/G PARTED para particionar.

FolderMount para montar as pastas OBB dentro da Segunda Partição do Cartão SD
Velocidade nos dedos(Para fugir dos múltiplos Force Close que você vai levar) e MUITA PACIENCIA

OK, Vamos começar.
Montando os Links automáticos de apps.

Primeiro, abra o Link2SD e a primeira coisa que aparece é ele te perguntando que tipo de formato está a Partição 2, selecione o que você usou na formatação. Eu usei F2FS pois além de mais rápida, é também o formato que o próprio Moto G usa para os aplicativos. Reinicie o Celular quando ele pedir.
Abra o Link2SD de novo, e vá nos 3 pontos no canto superior direito, e selecione info de armazenamento, se estiver marcando lá o peso e tals da "Cartão SD 2 Part" tá tudo certo, se estiver "Não montado" alguma coisa deu errado. Pode ter sido:
-Culpa de seu Root ou SuperSU
-Cartão SD mal-formatado
-Você selecionou o sitema de arquivos errado no link2sd e deve selecionar o certo selecionando os 3 pontos no canto esquerdo "Recriar Script de Montagem"
Deverá estar assim:
User uploaded photo
no meu caso a segunda parte já até acabou. :(

Se tudo tiver certinho, procure pelo Root Explorer ou o File Manager que você vai usar, mantenha pressionado o dedo sobre ele e selecione "Converter para Aplicativo de Sistema" e reinicie o Celular. Isso vai garantir que o aplicativo que você está usando para mover tudo não leve um Force Close.
Veja se o aplicativo não sumiu do celular e abra-o, Caso tiver sumido reinstale e repita até dar certo.

Dentro do Root Explorer clique alí em cima em "Montar R/W" e dê Root, entre na pasta DATA, dentro dessa pasta tem as 3 pastas que vamos mexer, são elas: App, App-lib e Dalvik-Cache. Vamos começar pela APP-LIB.

Pressione sobre a APP-LIB e selecione COPIAR, depois dentro dessa mesma pasta que você está tem uma outra com o nome de SDEXT2(Aliás esta é a sua segunda partição), entre nela e cole a pasta copiada. Tenha paciência. Feito isso agora vem a primeira parte de agilidade nos dedos pois se você for muito devagar vai ficar preso dentro de uma mensagem ou outra de force close.

(DICA)Leia primeiro e faça depois.

Bom, dentro da pasta SDEXT2, Pressione o dedo em cima da App-lib e selecione VINCULAR ESTA PASTA, Volte na pasta /Data(a anterior e cuidado não confundir com a outra data(Data/Data)! Lá apague a APP-LIB e clique em CRIAR LINK o mais rápido possível. Pronto!

Agora é a mesma coisa, idêntico, só que com a pasta DALVIK-CACHE, Copie ela para a SDEXT2, Pressione em cima dela, criar vínculo, volte e exclua a DALVIK-CACHE verdadeira e Crie o Link. Mais uma vez, cuidado com os Force Closes.

Se o celular reiniciar nessa parte, não tem problema, vai demorar um pouco pra ligar e talvez mostre "atualizando apps x
de x" ignore e continue.

Importante: Se você tiver excluído a "app-lib" ou "app"(Dalvik Cache não tem importância pois o celular revive ela das cinzas) e seu celular reiniciar antes de você clicar em "criar link" já era, Restaure seu Backup Nandroid e Tente de novo(ou desista hihi)

E por último, a mesma coisa com a pasta APP, Vá em /Data, copie a APP, cole na SDEXT2, crie vínculo, exclua a original na /Data e crie link, PORÉM agora vem um adicional, Vá na DALVIK-CACHE dentro da SDEXT2 e selecione todos os arquivos dentro dela clicando na caixinha do lado do nome de qualquer arquivo e depois clique no quadradinho com 4 quadradinhos dentro, na parte debaixo do root explorer, depois clique na lixeira. Faça isso rápido porque agora os force closes vão ser BEM PIORES. Logo após terminar Reinicie. Seu celular vai ficar Muiiiiitooo tempo na Bootlogo ou na Bootanimation, é normal vai parecer até Bootloop, Mas não desligue ou reinicie, logo depois que bootar ele vai mostrar "Atualizando Aplicativos x de x"

No final ficará assim:
Data/:
User uploaded photo

SDEXT2(ignore a pasta android, chegaremos lá depois):
User uploaded photo

Por favor, leia o OBS4. no final do 2º post.

Pronto galero, seu celular está linkando tudo automático <3 Mas agora vem os OBBs, coisa fácil.

— alterado em 04/05/2015, 13:27:34

Responder
João L.
  • Posts no fórum: 17

02/05/2015, 20:00:33 via Web

LINKANDO OBBS

Bom Galero, agora já não tem risco de dar problema não. Não aqueles de Bootloop e talz. <3

Abra o FolderMount e dê Root pra ele, alí em cima tem um símbolo de "MAIS", clique ali e você tem 3 coisas pra preencher.

Vá em nome e coloque o nome do aplicativo que vai ter o OBB linkado, por exemplo, "Jetpack Joyride"

Vá na opção debaixo "Orígem", você vai selecionar a pasta onde está o OBB, no caso do exemplo que fiz do Jetpack o OBB fica em Android/OBB/com.halfbrick.JETPACKJOYRIDE, entre na pasta do obb de seu jogo, selecione o sinal de correto alí no alto e pronto a orígem.
(Se ele se oferecer para criar uma pasta pra você clique em não.)

Agora minimize o FolderMount com o Botão Home, e vá no Root Explorer. Entre na pasta Data/sdext2 e crie uma pasta Android e dentro dessa pasta Android Crie uma pasta OBB.

Volte e pressione a Pasta Android, selecione permissões e marque tudo "leitura, gravação, executar, as 3 da linha do meio deixa desmarcado e as 2 la debaixo marque também.

Vá na pasta da memória interna onde está o OBB do jogo e copie para a pasta OBB dentro da sdext2. Ou seja, tudo que você fez foi passar o OBB da memória interna para o OBB da sdext2(Cartão SD Part2), que simpla não? Agora veja se as permissões da pasta que você copiou (no meu caso jetpackjoyride) está assim: "rwxrwxrwx" fica bem embaixo do nome da pasta, se tiver, ótimo, agora entre nela e veja se o arquivo dentro dela "xxx.obb" está assim: rw-rw-rw-, se estiver, ótimo se não, pressione a pasta onde está o obb do jogo e selecione Permissões e faça a mesma coisa que você fez com a pasta Android, só os 3 do meio fica desmarcado. Pronto, sempre que tiver uma pasta sem essas permissões certinhas você coloca elas, mas com o Root explorer é quase impossível ele colocar permissões erradas.
Ficará assim:
User uploaded photo

User uploaded photo

Lembra do Foldermount? Ele ficou minimizado lembra? Reabra ele por gentileza, Agora vá em Destino(que ficou faltando), selecione os 3 pontos na direita acima, selecione "/caminho", e agora você já até imagina né, vá até a pasta obb de seu jogo na sdext2 "Data/sdext2/Android/Obb/"(A pasta obb de seu jogo)" entre na pasta e clique no simbolo de correto em cima. Clique no simbolo de correto de novo e se perguntar alguma coisa sobre mover arquivos clique em não.

Agora clique no alfinete la embaixo para linkar todas as pastas que você já fez esse perrengue ou clique no alfinete do lado do nome da pasta para linkar somente ela, o outro com simbolo de bloqueio é so pra deslikar, Deslinkar não quer dizer que o arquivo vai voltar pro lugar, o jogo só não vai abrir mesmo. Se o ícone da agulha ficar verde parabéns. Se não ficar cheque o caminho de ambas Orígem e Destino e veja se a pasta realmente está na SDExt2
.
Agora você precisa fazer isso com TODAS as pastas que têm OBB dentro lá na memória interna, detalhe, tem pastas OBB lá que não tem nada dentro, nem perca tempo com elas. Depois clique na agulha do lado esquerdo embaixo e pronto. Sempre que ligar o celular precisa apertar essa agulha aí ;) ou pode ir nas configs do programa para deixar ele fazer isso no boot.

No final fica assim:
User uploaded photo

Pronto, os apps estão linkando sozinhos e agora você sabe colocar os obbs no SD Part2 <3

Obs. Também é possível limiar Datas pesados "Android/Data" com o foldermount

Obs2. As vezes alguns aplicativos e jogos se instalam no SD. Digo Sd part1 não sdext2, eu sei lá como, pra resolver isso abra o Link2SD, vá na opção de mostrar os aplicativos que estão No SD. (do lado do cadeado se o seu for free) marque todos os aplicativos e mova para a memória INTERNA. NÃO CRIE LINKS COM O LINK2SD JÁ TA AUTOMATICO, SE SEU LINK2SD ESTA ATIVADO A OPÇÃO LINKAR AUTOMATICO DESMARQUE.

Obs3. Se você ainda tiver bastante espaço na sdext2 e quiser espaço EXTRA na memória interna, faça aquele esqueminha lá da primeira parte de Copiar a pasta pra sdext2, criar vínculo, apagar a original e criar o link, mas dessa vez com a DATA/DATA, ela é uma das pastas mais pesadas, A minha está pesando 2,5gb! Só não linkei a minha pois minha Ext2 nem memória tem mais, como vocês podem ver no primeiro print no início do tópico, Só não estou com 10gb interno por causa dos 2,4gb do Real Racing de Data.

Obs4. Descobri um bug desgraçado do Link2SD que se você atualiza um aplicativo o Link2SD tenta relinkar automaticamente o próprio link mesmo essa praga estando desligado o linkar automaticamente, quebrando a app-lib do aplicativo, para resolver é simples. Desinstale o Link2SD <3. Mas se você o ama, basta congelar/desinstalar durante a atualização dos apps e depois reinstalar/descongelar. <3 Desculpi.

É, parece que dá trabalho mas é que eu explico muito mal, e vale a pena. <3
depois que linka o primeiro obb você vê que é ridículo.

Testado com XT1068 e XT1069, Stock ROM Kitkat.

— alterado em 04/05/2015, 13:26:51

Responder
João L.
  • Posts no fórum: 17

02/05/2015, 20:00:43 via Web

Ninguém me perguntou nada mas eu resolvi fazer um FAQ porque sei que vai ter essas perguntas.

FAQ.

P: O FolderMount já tem a função de mover para o SD automático ou até mesmo cria a pasta e move o obb sozinho pra o SD Part1, pra que mover o Obb pra dentro da sdext2?

R: Bom, a partição principal do Cartão SD é Fat32, que é Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais lenta comparada com a F2FS da memória interna do seu Moto G ou da sua F2FS/EXT4 formatada na sdext2, grande parte dos jogos dão um lag lascado porque quando você coloca o OBB na Partição 1 ela não tem a velocidade necessária pra o aplicativo usar o OBB, Exemplos disso:
Deemo, quando o gráfico tá no maximo da um delay e você erra muitas notas, Dynamix também.
Fotonica, onde o personagem buga no nada o tempo inteiro, talvez porque o cenário não carregue direito. Já que o jogo é todo poligonal.
Hungry Shark, se seu tubarão tem muitos "enfeites" dá uns fps spikes brabos.

P: Formatei meu cartão em F2FS e já veio mais de 500mb em uso, ué?

R: Nem reclame o meu ta consumindo 1,1GB Sem arquivos dentro, deve ser algo pra o sistema de arquivos funcionar direito, você pode colocar Ext4 pra dar uma melhorada, mas ainda vai consumir bastante.

P: No Link2SD quando clico para mostrar os aplicativos que estão no SD não aparece nenhum ou quase nenhum, ta certo isso?

R: Sim, se tiver algum aplicativo aí, passe ele para a memória interna.
Os aplicativos que ficam aí é que foram instalados metade na ext2 e metade na fat32, quando você move pra interno ele fica inteiro na sdext2

P: O Link2sd ainda mostra alguns aplicativos na memória interna.

R: Sim, ele está meio bugado, pra você ver é só analisar embaixo do nome do aplicativo o caminho de onde está instalado: "data/sdext2/app", ou seja, linkado.

P: E se acabar o espaço da sdext2? O que eu faço?

R: Vai passando os Obbs pro SD normal mesmo (part1)[Sacrificando memória SD fat32] ou pra memória interna[sacrificando memória interna] hsuahsua e se precisar mais ainda é só você mover uma das pastas que estão na sdext2 (app // app-lib // dalvik-cache) de volta pra Data/, (sacrificando memória interna).

P: Posso usar somente o método de colocar os obbs na Segunda Partição, sem linkar os apps?

R: Lógico que pode. Pule o primeiro post.

P: Posso usar só o método de linkagem de apps, sem linkar obbs?

R: Sim, pule o segundo post até a parte de "OBS."

P: Posso usar esse método de linkagem e não usar o foldermount,ao invés disso usar o GL to SD?

R: Sim, mas como eu disse a velocidade do Obb vai ser limitada pelo Fat32.

P: Muito bom, mas agora quero deslinkar os Apps, o que faço?

R: Recorte a pasta app e app-lib da sdext2 e cole na /Data, depois delete a Dalvik-Cache da sdext2 e da /data.

P: Muito bom, mas agora quero deslinkar os Obbs, o que faço?

R: Mova a pasta com o obb de seu jogo para a memória interna Android/Obb e vá no foldermount e pressione o nome do jogo e exclua. O Obb não será perdido.

P: As vezes aparece: Atualizando aplicativos x de x é normal?

R: Sim, as vezes aparece, as vezes não.

P: Tem vez que o celular demora pra sair da bootanimation/bootlogo o que faço?

R: Nada. Isso acontece quando você instala muitos aplicativos e não reinicia. Aconteceria a mesma coisa se você usasse o Link2SD.

Bom Galero, é isso aí, qualquer coisa to aí. Esse é meu primeiro tuto então, com certeza não tá muito bem feito mas tá bacana. Ué.

— alterado em 02/05/2015, 21:02:04

Luis Rafael Braga

Responder