Motorola Moto G (2014) — Cartão SD formatado no Android 6.0 para funcionar como memória interna

  • Respostas:8
André Alves Ledo
  • Posts no fórum: 8

24/07/2016, 20:04:44 via Web

Boa tarde a todos. Tenho um Moto G 2ª geração, XT1068, e formatei um cartão Sandisk micro sdhc 16gb uhs-i para funcionar como memória interna. Nos menu configurar - armazenamento e USB, o cartão aparece, e o telefone mostra o total de memórias - a usada e a disponível - perfeitamente, porém quando conecto o aparelho ao PC via USB (depuração USB está ativa, e MTP também), o PC só mostra a memória interna do aparelho, que já tem pouco espaço disponível. Quero conectar o aparelho ao PC para transferir arquivos, principalmente arquivos MP3, mas não consigo, porque não consigo acessar a memória disponível do cartão. Quanto ao PC, está tudo normal, e os drivers USB estão todos atualizados. Alguém pode me ajudar? Abraços a todos.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

26/07/2016, 13:49:10 via App

André Alves Ledo

Boa tarde a todos. Tenho um Moto G 2ª geração, XT1068, e formatei um cartão Sandisk micro sdhc 16gb uhs-i para funcionar como memória interna. Nos menu configurar - armazenamento e USB, o cartão aparece, e o telefone mostra o total de memórias - a usada e a disponível - perfeitamente, porém quando conecto o aparelho ao PC via USB (depuração USB está ativa, e MTP também), o PC só mostra a memória interna do aparelho, que já tem pouco espaço disponível. Quero conectar o aparelho ao PC para transferir arquivos, principalmente arquivos MP3, mas não consigo, porque não consigo acessar a memória disponível do cartão. Quanto ao PC, está tudo normal, e os drivers USB estão todos atualizados. Alguém pode me ajudar? Abraços a todos.

Eu respondi sobre isso nesse tópico aqui → https://www.nextpit.com.br/forum/685469/motorola-moto-x-play-mover-aplicativos-para-cartao-sd-android-m

Mas basicamente quando você une as duas memórias o normal é ficar apenas uma mesmo, pois a outra vai ser só para apps, mas leia o tópico pra tirar dúvidas

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
André Alves Ledo
  • Posts no fórum: 8

26/07/2016, 19:29:31 via Web

Obrigado, Ader.

Não sei se entendi bem, mas pelo que li, eu não poderei usar um cartão SD formatado como memória interna para armazenar arquivos transferidos de um PC (mesmo porque o PC não lê mais o arquivo formatado no Android Marshmallow). Se eu quiser fazer isso, só formatando o SD como portátil. É isso? Se sim, é um sistema de vantagens e desvantagens, não? Não entendo muito, mas parece-me um tanto tosco...

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

27/07/2016, 01:02:28 via App

André Alves Ledo

Obrigado, Ader.

Não sei se entendi bem, mas pelo que li, eu não poderei usar um cartão SD formatado como memória interna para armazenar arquivos transferidos de um PC (mesmo porque o PC não lê mais o arquivo formatado no Android Marshmallow). Se eu quiser fazer isso, só formatando o SD como portátil. É isso? Se sim, é um sistema de vantagens e desvantagens, não? Não entendo muito, mas parece-me um tanto tosco...

Em tudo há vantagens e desvantagens, sempre.

Você só deve formatar como interno quando você quiser instalar muitos, muitos apps mesmo ou o seu dispositivo tenha pouca memória interna.

A desvantagem do uso desse modo é que você soma as memórias para uma delas ser apenas de apps e cache e a outra com os seus dados (músicas, arquivos, vídeos, fotos e pastas de apps).

No meu Style uso formatado como interno porém os meus dados estão migrados para o SD de 32GB e a interna só com os apps, se eu precisar eu posso mover apps inteiros para o SD, quando é feito essa formatação apenas a memória de seus dados (interna ou migrado para o SD) fica disponível para uso (só vai aparecer uma memória quando plugado no PC).

E confirmando o que você falou, sim! Formatado como portátil você tem as duas memórias separadas e podendo guardar dados nas duas mas sem a possibilidade de ter apps na externa. Eu torço bastante pra esse sistema evoluir cada vez mais e chegar em algo que some e permita usar os dois, meu sonho!

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
André Alves Ledo
  • Posts no fórum: 8

04/08/2016, 16:30:50 via Web

Ader,

quando conecto o celular ao PC Windows, a informação sobre a memória limita-se à interna:

"INTERNO - 1,04 LIVRES DE 5,50 GB"

Já na tela do smartphone, eu obtenho outra informação (menu CONFIGURAR - ARMAZENAMENTO E USB):

"8,37 GB USADOS DE 22,1 GB

SISTEMA OPERACIONAL ANDROID - 2,49 GB

INTERNO - 3,92 GB USADOS DE UM TOTAL DE 5,51 GB

CARTÃO SD SANDISK - 1,95 GB USADOS DE UM TOTAL DE 14,21 GB"

Isto posto, em se tratando de memória disponível para arquivos (músicas, vídeos, imagens etc.), qual é a informação que eu devo considerar? Quanto eu realmente posso usar?

Muito obrigado pela paciência. Infelizmente não consigo postar fotos aqui, por conta do mecanismo de prevenção ao spam do site.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

05/08/2016, 05:36:37 via App

André Alves Ledo

Ader,

quando conecto o celular ao PC Windows, a informação sobre a memória limita-se à interna:

"INTERNO - 1,04 LIVRES DE 5,50 GB"

Já na tela do smartphone, eu obtenho outra informação (menu CONFIGURAR - ARMAZENAMENTO E USB):

"8,37 GB USADOS DE 22,1 GB

SISTEMA OPERACIONAL ANDROID - 2,49 GB

INTERNO - 3,92 GB USADOS DE UM TOTAL DE 5,51 GB

CARTÃO SD SANDISK - 1,95 GB USADOS DE UM TOTAL DE 14,21 GB"

Isto posto, em se tratando de memória disponível para arquivos (músicas, vídeos, imagens etc.), qual é a informação que eu devo considerar? Quanto eu realmente posso usar?

Muito obrigado pela paciência. Infelizmente não consigo postar fotos aqui, por conta do mecanismo de prevenção ao spam do site.

Pelo o que eu entendi, a sua memória interna está certa, pois repare que no Smartphone ele fala sobre o espaço usado, e no windows ele fala sobre espaço livre.

Sobre o seu armazenamento externo, pelo o que eu entendi você formatou como interno e o cartão sd está pra apps né?

Mas como eu falei anteriormente, acredito que a melhor opção é você usar o interno como apps e o sd como seus arquivos, logo, você precisa tocar no seu cartão sd e nele tem os 3 pontinhos, lá existe a opção de migrar dados.

Os seus arquivos da memória interna serão enviados ao SD e os apps do SD ficarão apenas na interna e se você precisar de mais espaço pra instalar, você conseguirá mover eles para o SD.

Como o Android uniu as memórias e você não usou a opção migrar, apenas a memória interna está aparecendo no Windows, quando você migrar os seus dados do jeito que eu falei, no Windows vai aparecer apenas o seu SD e nos gerenciadores de arquivos também

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
André Alves Ledo
  • Posts no fórum: 8

08/08/2016, 18:25:20 via Web

FUNCIONOU! Obrigado!

Só estou preocupado agora com os dados do cartão antigo...não consigo encontrar um aplicativo/programa para Windows que leia cartões SD formatados em um dispositivo Android.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

08/08/2016, 19:57:40 via App

André Alves Ledo

FUNCIONOU! Obrigado!

Só estou preocupado agora com os dados do cartão antigo...não consigo encontrar um aplicativo/programa para Windows que leia cartões SD formatados em um dispositivo Android.

Aí que tá jovem, não há como pois pelo o que eu li, ali tem uma criptografia e formato proprietário, logo, o Windows não vai reconhecer, nem esquenta com isso que essa limitação é do Android, não é um problema de fato, entende?

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
André Alves Ledo
  • Posts no fórum: 8

08/08/2016, 22:00:56 via Web

Puxa, mas eu gostaria muito de poder colocar as mãos nos arquivos daquele cartão, e no smartphone ele já não funciona mais...uma pena...

Responder