Motorola Moto G (2014) — Recuperar dados do cartão de memoria.

  • Respostas:9
Emanuel Marques
  • Posts no fórum: 9

10/08/2016, 18:06:09 via Web

Galera, eu sou novo aqui no fórum. Não sei se postei na área certa e também pesquisei bastante no fórum e não encontrei um problema como o meu . Eu tenho um Moto G2 com Android 6 e coloquei o cartão SD de 32 GB nele e fiz uma formatação para que o cartão formasse uma partição única com sistema principal. Logo menu avisa que ele não ficaria acessível para outros sistemas. Isso é uma opção do sistema assim que você coloca.
A questão o aparelho deu problema e depois foi corrigido porém agora não aceita mais este cartão. Ele pede para formatar o cartão e fazer configuração de novo só que se eu fizer isso vou perder meus dados gravados nele.
O cartão de SD não é acessível no Windows 7 ou 10. Apareci a mensagem para formatar. Nenhum programa que encontrei para Windows consegue acessar ele.
A minha intenção é recuperar meus dados. Penso que a partição no cartão SD esteja em ext3/ext4.
As alternativas que penso:
1-Formatar pelo Windows e depois tentar recuperar. Porém é necessário saber se os programas para Windows conseguem recuperar dados de partição ext3/ext4 formatadas em NTFS.
2-Acessar o cartão por alguma distro Linux já que ele está formatado pra ext3/ext4.
3-Usar alguma distro de recuperação de dados.
4-Algum programa que funcione no Windows que possa usa-lo para formatar em ext3/ext4 e usa-lo para recuperar os dados na nova partição ext3/ext4.
Gostaria muito da ajuda de vocês. O celular está 100%.

Responder
Luís Carlos
  • Posts no fórum: 12

10/08/2016, 18:43:48 via Web

Olá, Emanuel.

O fórum está bloqueando os nomes dos softwares: "Por favor confira o seu post de novo, ele precisa de uma mudança antes de ser publicado. A sua contribuição apresenta conteúdo não autorizado.", erro mais desnecessário está para nascer. Mas vou tentar ser claro.

Sem formatar vai ser difícil recuperar algum arquivo, mas tem uma solução. Como a gente sabe, nenhum arquivo é excluído verdadeiramente das mídias de gravação (HD, SD, etc.), então, você faz o seguinte.

  1. Formate o Cartão SD
  2. Não utilize ele de forma alguma
  3. Conecte o celular com ele em algum computador (Com Windows, por favor.)
  4. Utilize o software: Rem0Recover
  5. Busque a partição do SD no software
  6. Recupere seus arquivos

Caso não consiga com o Remo, utilize o FreeUndel-et. Ele não é especifico para android mas é útil.
Pronto, arquivos resgatados. (OBS. Possa ser que os softwares não consigam resgatar todos os arquivos.)

Esperando Retorno

Att, Luís.

— alterado em 10/08/2016, 18:46:30

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

10/08/2016, 19:10:34 via App

Emanuel Marques

Galera, eu sou novo aqui no fórum. Não sei se postei na área certa e também pesquisei bastante no fórum e não encontrei um problema como o meu . Eu tenho um Moto G2 com Android 6 e coloquei o cartão SD de 32 GB nele e fiz uma formatação para que o cartão formasse uma partição única com sistema principal. Logo menu avisa que ele não ficaria acessível para outros sistemas. Isso é uma opção do sistema assim que você coloca.
A questão o aparelho deu problema e depois foi corrigido porém agora não aceita mais este cartão. Ele pede para formatar o cartão e fazer configuração de novo só que se eu fizer isso vou perder meus dados gravados nele.
O cartão de SD não é acessível no Windows 7 ou 10. Apareci a mensagem para formatar. Nenhum programa que encontrei para Windows consegue acessar ele.
A minha intenção é recuperar meus dados. Penso que a partição no cartão SD esteja em ext3/ext4.
As alternativas que penso:
1-Formatar pelo Windows e depois tentar recuperar. Porém é necessário saber se os programas para Windows conseguem recuperar dados de partição ext3/ext4 formatadas em NTFS.
2-Acessar o cartão por alguma distro Linux já que ele está formatado pra ext3/ext4.
3-Usar alguma distro de recuperação de dados.
4-Algum programa que funcione no Windows que possa usa-lo para formatar em ext3/ext4 e usa-lo para recuperar os dados na nova partição ext3/ext4.
Gostaria muito da ajuda de vocês. O celular está 100%.

Sinto te informar mas seus arquivos já estão perdidos, pois ao formatar como interno, os dados são encriptados segundo o que eu li, mas o caso é que se o smartphone no qual você fizer o procedimento de unir as memórias for formatado sem o cartão SD, só formatando de novo pra usar novamente o cartão, mas os dados não voltam segundo uns testes recentes meus.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Emanuel MarquesLuís Carlos

Responder
Luís Carlos
  • Posts no fórum: 12

10/08/2016, 21:18:10 via Web

Há ferramentas para esse tipo de situação. O Remo, por exemplo, é programado especificadamente para recuperar cartões SD.

Emanuel Marques

Responder
Emanuel Marques
  • Posts no fórum: 9

10/08/2016, 22:09:11 via Web

Luís Carlos "Há ferramentas para esse tipo de situação. O Remo, por exemplo, é
programado especificadamente para recuperar cartões SD."

Poderia me explicar mais sobre esse programa!?

Responder
Luís Carlos
  • Posts no fórum: 12

10/08/2016, 22:59:31 via Web

Então, ele é um software que auxilia na recuperação de arquivos apagados.

Era pra conter uma imagem, mas... Para prevenir o spam, os novos usuários não podem postar links para sites externos. Então, pra poder entender melhor, dá uma procurada no Google imagens: Rem0 Recover Android

Isso de corromper os cartões de memória é batata, acontece com todo mundo. Então, uma "galerinha da pesada" (y) decidiu fazer um software que ajudasse a gente a recuperar os arquivos de uma forma fácil e rápida. O software é bem simples de mexer, como você vê na imagem.

Emanuel Marques

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

11/08/2016, 01:29:13 via App

Luís Carlos

Então, ele é um software que auxilia na recuperação de arquivos apagados.

Era pra conter uma imagem, mas... Para prevenir o spam, os novos usuários não podem postar links para sites externos. Então, pra poder entender melhor, dá uma procurada no Google imagens: Rem0 Recover Android

Isso de corromper os cartões de memória é batata, acontece com todo mundo. Então, uma "galerinha da pesada" (y) decidiu fazer um software que ajudasse a gente a recuperar os arquivos de uma forma fácil e rápida. O software é bem simples de mexer, como você vê na imagem.

Como ele vai recuperar se a participação está encriptada?

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Luís Carlos

Responder
Luís Carlos
  • Posts no fórum: 12

11/08/2016, 07:07:46 via Web

O software é desenvolvido para isso. O Cartão SD não é encriptado, ele é uma mídia de armazenamento comum. Se fosse encriptado não poderíamos acessar os dados fora do celular com outro aparelho ou adaptador para computador, por exemplo.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

11/08/2016, 13:03:10 via App

Luís Carlos

O software é desenvolvido para isso. O Cartão SD não é encriptado, ele é uma mídia de armazenamento comum. Se fosse encriptado não poderíamos acessar os dados fora do celular com outro aparelho ou adaptador para computador, por exemplo.

Jovem, perceba que ele tá dizendo que formatou o cartão sd como armazenamento interno, logo, o Android afirma que os dados não podem ser lidos em outro lugar que não seja o aparelho que você formatou, logo... Você não está diante de um armazenamento não encriptado.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Emanuel Marques
  • Posts no fórum: 9

16/08/2016, 17:57:53 via Web

Realmente eu testei de tudo e não deu certo! O jeito foi formatar mesmo. :'(

Responder