Android 12 Developer Preview 2 [Março/2021]

  • Respostas:0
Camila Rinaldi
  • Admin
  • Equipe
  • Posts no fórum: 379

18/05/2021, 13:18:04 via Web

O segundo grande update do Android 12 para desenvolvedores trouxe algumas mudanças em relação à primeira prévia. Isso já era esperado, claro. É claro que as mudanças mais visíveis são referentes à interface do usuário, como a mudança nas cores do sistema e o tom mais claro do modo escuro.

Algumas funções que apareciam apenas no código do Android 12 agora estão disponíveis, como o uso do aparelho com uma mão. Abaixo, você confere as principais novidades da DP2:

Segurança: a DP2 traz uma nova permissão para evitar que um aplicativo sobreponha janelas sobre outros aplicativos, aumentando assim a segurança do sistema. Agora, em vez dessa sobreposição, as janelas serão ocultadas sempre que um aplicativo estiver visível. Além disso, tivemos a atualização dos controles de visibilidade das notificações. Agora, um aplicativo de mensagens, por exemplo, precisa de autenticação antes de excluir uma mensagem ou marcá-la como lida.

Cantos arredondados: com a segunda prévia do Android 12, os desenvolvedores receberam mais controle sobre a UI do sistema. A mudança parece pequena, mas vai permitir que os aplicativos sejam adaptados perfeitamente à tela, pois terão os detalhes absolutos de cada canto arredondado.

Melhorias do recurso Picture-in-Picture (PIP): já é possível redimensionar a janela dos aplicativos abertos no modo PIP. Usando um gesto na tela da borda esquerda a borda direita, você aumenta ou diminui a janela na tela inicial. Me pareceu bem pertinente quando usado com o Google Maps, pois ajuda a visualizar detalhes rapidamente.
image

Atualizações na API de aplicativos dedicados: dispositivos vestíveis como smartwatches e pulseiras de fitness precisam de um aplicativo dedicado para gerenciá-los e o Google quer tornar o reconhecimento e conexão a tais aparelhos mais fácil, finalmente. Para tanto, introduziu à Developer Preview 2 uma nova API (CompanionDeviceService). Com isso, o sistema desperta o aplicativo sempre que o dispositivo companion associado estiver próximo. O sistema mantém o serviço vinculado sempre que o dispositivo está próximo e notifica o serviço quando o dispositivo entra e sai de alcance ou é desligado.

Camila Rinaldi
Head of content

Seja o primeiro a responder