Não consigo conectar meu NodeMCU com o aplicativo no Android studio via wifi

  • Respostas:1
joaotavares_
  • Posts no fórum: 1

03/08/2023, 23:30:30 via Web

Gente me ajudem pfvv
Estou fazendo meu TCC do técnico: um sistema irrigatorio controlado remotamente de qualquer lugar pelo celular.
Mas não consigo de jeito nenhum fazer a conexão do arduino NodeMCU no Android studio, não sei qual método seguir... Alguém tem algum comehcimento?

Responder
Ester Veríssimo
  • Posts no fórum: 15

05/08/2023, 17:54:52 via Web

Conectar um NodeMCU com um aplicativo Android via Wi-Fi pode envolver várias etapas, e existem várias razões pelas quais a conexão pode não estar funcionando corretamente. Vou apresentar algumas dicas para ajudá-lo a solucionar o problema:

Verifique a conexão Wi-Fi:
Certifique-se de que tanto o NodeMCU quanto o dispositivo Android estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Se eles estiverem em redes diferentes, a comunicação não funcionará.

Endereço IP correto:
O NodeMCU e o aplicativo Android devem estar usando o mesmo endereço IP para estabelecer a conexão. Verifique se o IP configurado no aplicativo é o mesmo do NodeMCU. Além disso, lembre-se de que os IPs podem mudar dinamicamente em algumas redes, portanto, é uma boa ideia usar algum mecanismo para atribuir um IP fixo ao NodeMCU (por exemplo, reservar um endereço IP para o NodeMCU no roteador).

Porta correta:
Verifique se você está usando a porta correta para a comunicação. Em geral, a porta 80 é usada para comunicação HTTP, mas você pode escolher outra porta se preferir.

Firewall e bloqueio de portas:
Verifique se o firewall da rede ou do roteador não está bloqueando a porta que você está usando para a comunicação entre o NodeMCU e o aplicativo Android.

Verifique o código do NodeMCU:
Certifique-se de que o código no NodeMCU esteja configurado corretamente para se comunicar com o aplicativo Android. Verifique se o servidor está ouvindo na porta correta e se não há erros no código.

Teste a conexão localmente:
Tente estabelecer uma conexão entre o NodeMCU e o aplicativo Android em uma rede local antes de tentar conexões remotas pela Internet. Isso ajudará a descartar problemas de rede e conexão.

Debugging e logs:
Use logs e mensagens de debug no código do NodeMCU e no aplicativo Android para entender melhor onde o problema pode estar ocorrendo.

útil?
Responder