O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
76 Compartilhado 84 Comentários

Galaxy S5 vs. Nexus 5: briga de gente grande

Hoje assumi a intimidante tarefa de comparar a última criação do Google, o Nexus 5, com o melhor que a Samsung tem a oferecer até o momento, o Galaxy S5. Sou um proprietário satisfeito do Nexus 5, mas também usei bastante o S5 da redação, portanto as minhas opiniões se baseiam num uso prolongado de ambos os dispositivos. Como sabem, a rivalidade Nexus/Samsung é quase tão forte quanto a rivalidade Android/Apple, mas vamos deixar a subjetividade de lado e pesar as vantagens e desvantagens objetivas de cada aparelho.

AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 teaser
© AndroidPIT

Design e acabamento

Quando falamos de qualidade de acabamento, ambos os celulares são equivalentes: eles são bem feitos e possuem as suas vantagens. Apesar do visual questionável, gosto da parte traseira emborrachada do Galaxy S5, e o plástico emborrachado do Nexus 5 também não ficou livre de críticas. De fato, o Nexus 5 foi criticado por ter o visual simples demais, quase entediante, e o Galaxy S5 recebeu críticas por ser feio. Concordo com essas opiniões em certo grau. O S5 é um pouco mais largo e maior do que o Nexus 5, mas sua tela também é maior. A parte inferior frontal de ambos é parecida, mas a Samsung integrou seu conhecido botão físico que também serve de scanner de impressões digitais no S5. Ambos os aparelhos têm um LED de notificações.

AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 speakers
© AndroidPIT
AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 edges
© AndroidPIT

O S5 tem uma moldura frontal de plástico prateado; a moldura do Nexus 5 é bem estreita, e o dispositivo é mais arredondado nas laterais, o que lhe confere um visual mais leve. Ambos os dispositivos têm as entradas nos mesmos lugares, mas o S5 possui um IR blaster e tampas à prova d’água na entrada de USB da parte inferior. O Nexus 5 tem o alto-falante e o microfone na parte inferior. O S5 tem o alto-falante integrado na parte traseira. A Samsung optou por posicionar a sua câmera (de lente quadrada) na parte central da carcaça, com o sensor de frequência cardíaca e o flash logo abaixo dela. O Nexus 5 traz a sua lente de câmera redonda e o flash para o canto da carcaça. Ambas as câmeras são ligeiramente elevadas. Se eu tivesse de escolher um aparelho com base no seu visual, escolheria o Nexus 5. Se outros fatores entrarem em cena, como a memória expansível por microSD, a bateria removível e a resistência à água, o Galaxy S5 passa a ser a escolha ideal.

AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 bezels
O Galaxy S5 (esquerda) tem uma tela Super AMOLED; o Nexus 5, uma IPS+ LCD. O S5  tem um botão físico/scanner de digital e botões capacitivos; o Nexus 5 tem apenas botões na tela. / © AndroidPIT

Tela

Ah, a épica batalha entre as telas de LCD contra as de AMOLED… O Galaxy S5 tem um display Super AMOLED de 5,1 polegadas, e o Nexus 5 conta com uma tela IPS+ LCD de 4,95 polegadas. Ambos possuem a mesma resolução (Full HD, 1.920 x 1.080 pixels), mas a tela ligeiramente menor do Nexus 5 lhe dá uma densidade de pixels maior (445 ppi) se comparada à do S5 (432 ppi). Como de costume, o display da Samsung é super-brilhante, oferecendo grande contraste e saturação. O Nexus 5 não oferece concorrência em termos de brilho ou cor, mas tudo depende do seu gosto por cores saturadas. A tela do Nexus 5 tende um pouco para o rosa, ao passo que o S5 é um pouco mais frio. Acho que a leitura é mais fácil no S5, mas sua representação de cores é um tanto saturada para o meu gosto.Por ser visualmente mais vibrante do que o Nexus 5, apesar de não me agradar pessoalmente, o S5 também ganha nesse quesito.

nexs5
A TouchWiz da Samsung (esquerda) e o stock Android, com outro wallpaper, do Nexus 5 (direita). / © AndroidPIT

Software e Interface de usuário

Já aviso desde já: gosto do stock Android. Por isso escolhi um dispositivo Nexus. Via de regra, considero que o bloatware e funções inúteis de software que a Samsung põe em seu sistema tornam a TouchWiz extremamente lenta, mesmo em sua nova e retrabalhada versão. Dito isso, o S5 apresenta diversas opções que o stock Android não tem. Portanto, se você gosta de muitas funções nativas, o Nexus 5 irá parecer bem limitado. Isso também significa, porém, que ele é bem mais rápido do que o S5.

nexs52
A TouchWiz oferece mais funções na barra de notificações (esquerda), e o stock Android é mais minimalista (direita). / © AndroidPIT

A barra de notificações do Nexus 5 é bem simples e minimalista se comparada à do S5. Como quase sempre, nessa área o S5 oferece mais opções do que o Nexus 5. O mesmo ocorre com as Configurações Rápidas: o S5 tem uma grande lista de botões redondos e o Nexus 5 traz uma divisão em telhas retangulares. A Samsung permite que você organize os aplicativos na gaveta de apps como quiser, ao passo que o Nexus 5 apenas os lista em ordem alfabética. Nas Configurações, o Nexus tem uma lista de opções clara, e o S5 faz uso de ícones redondos e coloridos em subcategorias que podem ser expandidas (você também pode optar por uma visão em lista na TouchWiz).

nexs53
As configurações da nova TouchWiz (esquerda) e as configurações do stock Android (direita). / © AndroidPIT

No que diz respeito às funções integradas, o S5 conta com um monitor de frequência cardíaca e com o app S Health, para exercícios e controle da saúde. Também está presente o scanner de digital, para mais um nível de proteção e segurança, além do incrível Download Booster e do Modo de baixo consumo de energia. A Samsung adicionou a home screen Minha Revista, com notícias selecionadas ao estilo do Flipboard (o Nexus 5 tem uma tela de início dedicada ao Google Now, que também pode ser acessado no S5). Se compararmos funções, o S5 ganha em quantidade e variedade. Se, no entanto, você procura um sistema mais ágil e leve, que por isso também recebe as atualizações mais rapidamente, então a sua escolha deve ser o stock Android.

AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 display
O Galaxy S5 (esquerda) e o Google Nexus 5 (direita). / © AndroidPIT

Hardware

O Nexus 5, deve-se destacar, foi lançado meses antes do que o Galaxy S5, e a diferença se faz notar. O último carro-chefe da Samsung veio com um processador melhor, com um clock mais rápido. Mesmo sendo mais “velho” o Nexus 5 ainda é mais rápido justamente pelo peso da TouchWiz. As boas funções do S5 vieram acompanhadas de opções para muitos completamente inúteis, como o scanner de digitais e o monitor cardíaco. Um ponto muito positivo do Galaxy S5 é a performance da sua bateria, além do fato de ela ser removível. Devido a todos esses motivos, e apesar de ser um pouco mais lento, o Galaxy S5 fatura o quesito de hardware.

Especificações técnicas

  Samsung Galaxy S5 Google Nexus 5
Sistema Android 4.4.2, TouchWiz Android 4.4.4, stock Android
Tela 5,1 polegadas, Super AMOLED, 1.920 x 1.080 pixels, 432 ppi 4.95 inch, IPS+ LCD, 1,920 x 1,080 pixels, 445 ppi
Processador Quad-core Snapdragon 801, 2,5 GHz Quad-coreSnapdragon 800, 2.3 GHz
RAM 2 GB 2 GB
Memória interna 16 / 32 GB + microSD 16 / 32 GB
Bateria 2.800 mAh, removível 2.300 mAh
Câmera 16 MP / 2,1 MP 8 MP/ 1,3 MP
Conectividade GSM, HSDPA, LTE Cat 4, Bluetooth 4.0, IR blaster, NFC, USB 3.0, dual-band Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac GSM, HSDPA, LTE Cat 4, Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0, dual-band Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
Dimensões 142 x 72.5 x 8.1 mm 137.9 x 69.2 x 8.6 mm
Peso 145 gramas 130 gramas
Extras Sensor de digital, HDR em tempo real, vídeo 4K, monitor de frequência cardíaca, resistência à água e poeira (IP67) Atualizações rápidas
AndroidPIT Galaxy S Nexus 5 camera
O Galaxy S5 (esquerda) tem uma câmera de 16 MP, e o Google Nexus 5 (direita), uma câmera de 8 MP. / © AndroidPIT

Câmera

O S5 tem uma ótima câmera de 16 megapixels, com mais modos e opções de configuração do que a média dos carros-chefe. O resultado são imagens claras, coloridas e nítidas. E aqui chegamos ao calcanhar de Aquiles do Nexus 5, que sofreu com problemas na câmera desde o primeiro dia do seu lançamento. Sua performance, contudo, melhorou bastante com as atualizações do Android e com a nova Google Câmera. Ainda assim, o sensor de 8 megapixels não pode competir com o autofoco da Samsung, suas numerosas configurações e modos. Na maioria das condições de luminosidade, o Nexus 5 apresenta bons resultados, mas não são bons o suficiente para superar a resolução e as opções de filtros do S5.

Nota: as imagens na galeria foram tiradas no máximo de resolução em cada dispositivo, produzindo uma razão de aspecto diferente. Coloquei as imagens no mesmo tamanho para mostrar os mesmos detalhes.

Conclusão

Como proprietário e fã do Nexus 5, tenho obviamente uma predileção pela experiência do stock Android, mas acho que ficou bem claro que em todos os quesitos analisados o S5 se mostrou um aparelho superior. Posso aceitar um sistema mais lento com a TouchWiz, além de desativar ou ignorar as funções de que não gosto. Nem todas as funções de hardware são realmente necessárias no S5, mas o básico foi feito muito bem. Algumas delas são essenciais, como o microSD, que nunca aparecerá num dispositivo Nexus. Da mesma forma, há aspectos do Nexus que a Samsung nunca poderá reproduzir, como uma interface ágil e updates rápidos.

O ponto forte do Nexus 5 é mesmo a sua relação custo/benefício. Trata-se de um smartphone de ponta, sem penduricalhos ou funções inúteis, por um preço bem razoável. Se velocidade, preço, ausência de bloatware e atualizações rápidas forem importantes para você, então fique com o Nexus 5. Se, por outro lado, as funções de software nativas, os extras de hardware, a câmera e a bateria são fatores decisivos para a sua escolha, não hesite em ficar com o Galaxy S5. Apesar de adorar o Nexus 5, a presença de uma entrada para microSD, uma bateria melhor, uma câmera com resolução melhor e a resistência à água são argumentos bem fortes a favor do Galaxy S5. Ainda não troquei de barco, mas uma Google Play Edition do S5 pode me convencer.

Qual dos dois aparelhos você compraria?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Matheus Velasques 14/jul/2014

    Nexus 5, precisamos nem ler o artigo!

  • Joao Paulo Pereira dos Santos 14/jul/2014

    eu compraria um Nexus 5 ,a Samsung abandona muito rápido seus aparelhos no que diz respeito à atualização!

  • Giovane Zanetti 15/jul/2014

    Existe maneiras mais educadas e menos ofensivas para expor o contraponto da questão sem deixar de ser firme em sua manifestação. Tenhamos consideração ao outro antes de expor um texto como o seu. A propósito, se tem alguma coisa que não é legal não é o texto do artigo e sim o seu.

  • Victor Matheus 14/jul/2014

    eu mesmo já fui um forte defensor do ideal nexus, mas hoje não mais. Imagina se nós dependêssemos só da google para adicionar novas funções? a barra de comandos rápidos é uma coisa que a Samsung trouxe para o android, nas primeiras versões da touchwiz, trazendo isso do sistema que rodava nas linhas corby e star. IR para controlar outros aparelhos não tem até hoje nos nexus. Multijanelas para melhor aproveitamentio de telas grandes? mesmo a função já existindo, a google não incorporou até hoje. duplo toque para acender, criação da nokia, trazida para o android pela lg, função simples, que ajuda a economizar o botão power, até hoje não é padrão. nexus é bom? é ótimo, mas não é essa maravilha toda não

  • Vitor M.
    • Mod
    15/jul/2014

    por favor! não volte a comentar palavras de baixo calão e desrespeito!

84 Comentários

Escreva um comentário:
  • Particularmente prefiro o Galaxy S5. Não me vejo usando outro aparelho que não ofereça os recursos que a Samsung disponibiliza em seus tops de linha, que para mim são bastante úteis, até indispensáveis. Sei que a TouchWiz tem suas desvantagens, a começar por esse bloatware que poderia ser descartável. Não gosto da interface do android puro por questões de estética. Gostei bastante da interface do S5, é tanto que instalei uns mods no meu S3 para deixar parecido. O Nexus 5 é muito bom, é bastante rápido e flúido, mas são só essas duas vantegens que ele possui. Atualizações, isso é relativo. Vejo muitos "morrendo" por causa de atualização, se o seu aparelho não receber é o fim do mundo. ¬¬ Atualizações são ótimas, trazem novidades em relação a desempenho, funcionalidades, etc... mas a maioria dos aparelhos não recebem nem todas as novidades que o sistema oferece, porque ficam restrito aos aparelho recém lançados com o novo software ou os mais tops. Então você vai ter um aparelho atualizado, mas não vai usufruir de tudo que o novo software poderia oferecer. Isso não é grande vantegem! Se quer ter tudo que o sistema pode oferecer, melhor trocar por um mais recente. Sei que não é todo mundo que está disposto, mas isso vai do gosto e da condição de cada um. O meu mesmo já ficou defasado, mas nem por isso me desesperei. Quando puder compro um S5. De certo fato ele é melhor que o Nexus 5 em termos de capacidade e desempenho do hardware. O problema é que o S5 roda um software pesado, mas roda com eficiência. Não como a do Nexus que é mais simples. Se o S5 rodasse com a mesma versão de android puro, ele daria de 10x0 no Nexus.

  • O botão do S5 não funciona como um scanner de digital, essa função encontra-se na tela, de maneira bem porca, diga-se de passagem ¬¬

    • Desculpa mas o mundo ainda não dispõe de toda essa tecnologia!
      o leitor é realmente no botão home,do mesmo jeito que ocorre no iphone 5s!

  • S5 sem dúvida

  • Já escolhi, e fiz a mesma escolha do Kris Carlon, Nexus 5, a mais racional na questao custo/benefício, s3m dizer a rapidez de atualizações.

  • Boa tarde, assisto regularmente seus videos, mas não consegui encontrar uma forma de interagir com o setor técnico pra tirar uma dúvida.
    Tenho um Galaxy s4 GT-I 9500, o "octa"-core, na minha opinião é um excelente celular, dificilmente trava, não me deixa na mão com nada que preciso, porém, a samsung lança vários aparelhos e estou ciente o processador está no mínimo a duas gerações atrasado( me refiro ao snapdragon 800 e o 801). Minha preocupação é da samsung abandonar o s4 como fez com o s3 nacional; a touchwiz mesmo ja ficou muito melhor no s5 e pelo visto o s4 nao a receberá. É certo que eu poderia ficar sossegado com o s4 como está, mas vendo as atualizações do software, obvio que ficamos na vontade de ter o software mais recente do android. Eu pergunto a opinião de vcs pq não posso ficar me dando ao luxo de trocar de aparelho, tenho em vista que no s4 foi pago mais de 2 mil reais, qual a opinião do canal quanto a troca do s4 pelo s5, vale a pena ou é fogo de palha?
    Meu e-mail é williangabrielcruz@gmail.com .
    Aguardo ansioso pelo contato.
    Abraço

    • Tenho um S4 mas é o i9505. na minha opnião não compensa não..

      Eu vou ficar com o meu mais um tempo e depois vou decidir entre o Note 4, S6, Nexus 6 e o Moto X+1 que provavelmente em menos de 1 ano já devem estar disponivel no mercado.

    • Olá

      VC pode perguntar no fórum, rapidamente responderão sua dúvida.

  • Essa imagem que você colocou tem uma skin no Nexus 5? Caso seja poderia nos passar onde adquirir? Nunca acho case nem skins legais para usar no meu Nexus 5

  • Eu ia de S5 pois tem mais opções de personalização, Android puro é muito sem graça e sem personalidade como eles mesmos disseram, o único que vale a pena e a variação do Android stock que tem no Moto X. E sobre o N5 ser mais rápido, acho relativo pq o S5 e rápido o suficiente na minha opinião, já mexi em um e não vi muita diferença para o Android stock.

  • EU comprei um Nexus 5 e a unica ressalva que faço é com relação aos botões de volume e energia,
    Parem ser frouxos,não passam segurança,parece que a qualquer momento você vai apertar e eles vão cair.

  • Sinceramente não vejo razão nessa nóia por atualizações constantes em S.O. Eu tive um S3, fui atualizar (e eu não sou leigo) resultado...o celular foi ficando cada vez pior...Hoje tenho um S4 4g com 4.3 e não atualizo jamais...nunca travou...uso de memória em media 850mb...com 3g ligado e Bluetooth em tempo integral a bateria dura pelo menos 24 a 28 horas... Se um s.o. é bom...qual a razão de ficar trocando, atualizando...o que traz essa atualização de ganho real ? Eu não vi... esse negocio de comparar celulares deveria seguir um padrão obvio entre aparelhos da mesma "altura" Eu sempre acompanho as noticias daqui...mas os comentarios dos fanboys é que mata !!!!

    • Em sua maioria atualizações são fundamentais em um S.O.
      Com elas vem as correções de bugs, fragilidades no sistema... De diferente mesmo, só veremos no android L, com a nova integração total do ART, e melhor gerenciamento de GPU, além do visual totalmente remodelado..

      • Falou tudo, Bruno.

      • Concordo com você, mas isso para pessoas que não são ligadas em técnologia, não faz diferença.

      • Faz diferença sim. Mais segurança, correção de travamentos (que atrapalham até o mais simples dos usuários), etc...

      • Vc não entendeu o que eu quis dizer, eu concordo com vc, eu também gosto de estar atualizado e sei dos beneficio de uma atualização, mas a grande maioria de usuarios android não sabem ou não se importam.

        Já teve varias vezes de amigos vir perguntar: " O que é esta mensagem de atualização que fica aparecendo no meu celular? para que serve esta atualização?"
        Ou seja se o cara não recebesse a notificação de atualização via OTA, provavelmente ele nunca iria atualizar o Smart dele.

        Mas concordo plenamente com vc, afinal se não tivesse necessidade não existiria atualização....

  • Desde 2009 eu utilizo iPhone, e nunca me arrependi.. mais esse ano eu quis experimentar o android puro e optei pelo Nexus 5... Definitivamente é o melhor android do mercado... Só de ter atualizações garantidas e ser totalmente fluido ja é um fator para se considerar, e alem disso tudo é um dos melhores custo/beneficio do mercado. Android pra mim só se for da linha NEXUS!!!

  • Lag até pra abrir o discador é inadmissível num aparelho de mais de 2000 reais, aliás preço alto esse que se paga por um monte de funções inúteis e bloatwares porcos da Samsung. Mas vai de gosto e necessidade mesmo, derrepente tela, sensores "exóticos", câmera "de celular" melhor e alguns minutos a mais de bateria fazem realmente a diferença para o Galaxy. Agora se quiser desfrutar do sistema Android na essência, sem frescuras e com todo seu potencial de fluidez e estabilidade (usuários da Samsung jamais saberão o que é isso), só tenho a declarar uma coisa: NEXUS 5.

    • Apesar do N5 ser a melhor opção disponível no Brasil e inclusive não vejo outro smartphone que possa concorrer com ele por aqui, pude detectar algumas inconveniências nele, quando aperto para abrir o teclado de chamadas, algumas vezes a parte que era para aparecer o discador fica em branco, fazendo com que eu tenha que sair e entrar de novo para que ele apareça, outro problema que o N5 possui é quanto ao seu microfone, dêem uma pesquisada rápida no google sobre N5 e problema no microfone, que vocês irão constatar que ele veio com um problema de fábrica e a última inconveniência que pude perceber é que apesar do Android ser puro, raramente, porém aparece, aquela tela que diz ''o aplicativo parou'', entretanto apesar de todos esses poréns, afirmo que o N5 foi o melhor smartphone que já usei até hoje.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi