O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
89 Compartilhado 37 Comentários

Um ano de Google Allo e Duo: o que mudou até aqui?

Já se passou um ano desde que o Google anunciou o Allo e o Duo. Estes apps chegaram ao Android com o objetivo de ser uma alternativa a serviços como o Hangouts, e também com a expectativa de gerar certa concorrência ao iMessage e o FaceTime, ambos da Apple. Será que a empresa de Mountain View mandou bem em suas criações? Vamos recapitular os principais destaques do Allo e do Duo nesses últimos meses.

Google Allo

Adesivos, Assistente em português e ferramenta do MSN

O Google investiu bastante em adesivos para o Allo, fechando parcerias com desenvolvedores e empresas locais para criação de figuras personalizadas, como o pacote especial de carnaval que foi liberado em fevereiro. Houve melhorias no suporte a GIFs animados e o Big G trouxe ainda algumas heranças do tempo do MSN Messenger, como o "gritar", que é uma versão mais ponderada do famoso "chamar atenção", sem fazer com que a janela do chat fique chacoalhando.

allo figuras google stickers
Gritar, adesivos e loja de adesivos do Allo / © AndroidPIT

O Assistant, ou Google Assistente em português, foi liberado no idioma local em dezembro do ano passado, visto que até aquele momento o mecanismo respondia apenas em alemão ou inglês. Junto com essa atualização a empresa otimizou o recurso de respostas inteligentes, que antecipa algumas expressões que o usuário pode usar para formular perguntas ou respostas, como "que lindo" ou "hahaha".

Faltam bots

É claro que o Google Allo precisa melhorar em diversos aspectos, visto que o aplicativo ganhou ao longo dos últimos meses diversas ferramentas de customização, como um pincel para imagens e uma ferramenta de cortar, semelhante ao WhatsApp. Entretanto, o Allo fica atrás do Telegram no que diz respeito aos bots, que é o mecanismo do futuro em mensageiros mais evoluídos, presente também no Facebook Messenger.

google allo bot desenho
O bot @lucky e as ferramentas de desenho do Allo / © AndroidPIT

O Assistente é o que podemos chamar de "o principal bot" do Allo e responsável por seu ecossistema, mas ele não é o suficiente para expandir as possibilidades do app e também, em alguns casos, não consegue convencer muitos usuários. O segundo bot que o Allo ganhou foi a @lucky, que envia GIFs animados de acordo com o que usuário pedir, como "estou ansioso", onde o resultado será uma imagem engraçada de alguém fazendo careta de ansiedade. É um bot que distrai, mas não deveria ser o único.

Google Duo

Chamadas por voz chegaram

O Google liberou, e primeiramente no Brasil, as chamadas por voz no Duo, que é o aplicativo de videochamadas da empresa. Como disse no início do artigo, o Duo é o concorrente do FaceTime, que é outro app dedicado a esta funcionalidade. O app da Apple faz chamadas por voz e vídeo, logo, faltava uma opção no Duo para quem quisesse economizar mais dados de internet.

AndroidPIT google duo test 7976
Interface do Google Duo / © AndroidPIT

Picture in Picture

Além das chamadas por voz e vídeo, poucas melhorias foram feitas no Duo nos últimos meses. Recentemente o aplicativo ganhou a função Picture in Picture (PiP ou PIP), que funciona apenas com o Android O. Com este recurso, o usuário consegue exibir uma miniatura flutuante da vídeo-chamada em andamento sobre os demais apps abertos. Restrito a poucos testadores betas, o Google ainda não informou quando essa função chegará a outras versões do SO.

google duo pick picture
Recurso de vídeo-chamada flutuante do Duo / © AndroidPIT

O que vem por aí?

Google Allo e Duo mais integrados

Novas versões do Google Allo (11.0+) indicam que será possível iniciar uma chamada de vídeo dentro do Allo, ou uma conversa por texto a partir do Duo. Dentro de um chat de mensagens, por exemplo, será possível clicar no botão de chamada por vídeo para fazer uma ligação ao contato desejado pelo Duo. A chamada não acontecerá no Allo em si, mas o usuário será direcionado ao Duo.

Allo para web

Segundo Nick Fox, vice-presidente de produtos do Google, dentro de até dois meses a versão para web do Google Allo deve ser liberada para todos os usuários. Essa opção trará um fôlego a mais para o mensageiro, que é bastante útil, e se tornará mais prático a partir dessa nova opção. 

Google Desktop Allo
Interface do Google Allo para web / © Droid Life

Por fim, gostaria de deixar minha opinião a respeito da usabilidade de ambos os apps, principalmente o Allo. Digamos que sou #Alloteam, visto que venho utilizando o app desde a liberação do Assistente em português, em dezembro, mesmo não sendo meu mensageiro principal. De fato, o app evoluiu bastante, mas continua ofuscado dentro do Android.

O Google precisa tirar o Hangouts da vista do usuário comum para tentar garantir maior visibilidade ao Allo, o que pode ser um êxito questionável. O simples fato do aplicativo ser nativo não faz dele um sucesso, até porque esse tipo de app depende de uma base de usuários para dar certo. Por mais interessante que o Google Assistente seja dentro do Allo, acredito que ele não será suficiente para garantir seu merecido lugar ao sol. Provavelmente, o Assistant fará mais sucesso como assistente virtual à parte do que integrado ao Allo.

Outro ponto que me chama atenção é a divulgação feita pelo Google, que por muitas vezes fica restrita a existência dos adesivos, como se o usuário só procurasse por esse tipo de "comunicação". No próprio Google I/O 2017 não tivemos anúncios sobre o Allo ou o Duo, embora eles tenham aparecido por lá como coadjuvantes para outras novidades, o que foi um pouco estranho, visto que no ano passado eles foram um dos principais anúncios da conferência. 

O que você acha do Allo e do Duo? Já usou ou usa algum desses apps?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Denis há 1 mês

    "O que você acha do Allo e do Duo?" - Acho que esses dois apps deveriam ser um só desde o início. "Já usou ou usa algum desses apps?" - Não.

  • Agnaldo Carmo há 1 mês

    Se o whatsapp ficasse bloqueado pela justiça tipo 1 ano acho que o allo teria uma chance de implacar...Pq se depender do pessoal sair da zona de conforto pode esquecer.

    E ainda tem o telegram...

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
89 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi