O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 163 Compartilhado 38 Comentários

Cansou dos Gapps? Então veja as melhores alternativas aos aplicativos do Google

Sabemos que os aplicativos do Google para Android estão entre os melhores serviços da plataforma: Gmail, Google Maps, Hangouts, Chrome e companhia foram bem projetados e contam com várias funcionalidades úteis. Mesmo assim, eles não agradam a todos. Se estiver procurando as melhores alternativas aos aplicativos do Google, confira a nossa lista abaixo.

Aqui escolheremos os melhores serviços de terceiros que você pode baixar como substitutos aos Gapps. Mesmo se depois de experimentá-los você quiser voltar aos aplicativos desenvolvidos pelo próprio Google, ao menos saberá o que a concorrência tem a oferecer.

Mailbox em vez do Gmail

Se não consegue se adaptar ao Gmail e ao recente Inbox, então vale a pena experimentar o Mailbox. Esse serviço organiza bem as suas mensagens, que você poderá acessar de maneira simples e rápida. Ele inclui muitas funções como deslizar para arquivar e a “snooze”, que desde então foi copiada por outros aplicativos (incluindo o Inbox by Gmail).

androidpit mailbox
O Mailbox aprende com os seus hábitos. / © ANDROIDPIT
Mailbox Install on Google Play

Além disso, o Mailbox consegue aprender com o seu comportamento, gravando gradualmente os tipos de mensagens que você passa mais tempo lendo e quais emails você descarta rapidamente. O mailbox, contudo, ainda não conta com uma versão da interface para web (apenas um serviço Beta para Mac se quiser usá-lo no desktop).

HERE Maps em vez do Google Maps

O Google Maps é um aplicativo muito útil, com funções importantes sendo integradas em intervalos curtos pelos desenvolvedores de Mountain View. Com o HERE Maps da Nokia, contudo, ele recebeu um concorrente à altura. O HERE foi criado pela equipe de programadores da Nokia depois que a companhia foi comprada pela Microsoft.

here samsung galaxy s5
O HERE Maps é uma ótima alternativa ao Google Maps. / © ANDROIDPIT
HERE WeGo Install on Google Play

O que esse serviço de mapas oferece? Para começar, um suporte offline excelente em todo o mundo, um serviço mais eficiente para dividir seus locais salvos em categorias, e um layout que torna o seu uso bem simples. Ele também conta com uma opção integrada para compartilhar a sua localização atual com um grupo selecionado de pessoas. Em suma, um serviço muito eficiente!

Dropbox em vez do Google Drive

O Google Drive é um aplicativo multifacetado que possui muitas funções diferentes, mas se você o usa para sincronizar arquivos entre dispositivos e computadores, então o Dropbox é uma ótima alternativa. O Dropbox também é capaz de fazer o backup de todas as suas fotos e vídeos na nuvem, tornando-se também uma alternativa ao Google Fotos.

Dropboxparaandroid
O Dropbox sincroniza seus dados de maneira eficiente. / © ANDROIDPIT
Dropbox Install on Google Play

No que diz respeito aos Docs, Sheets e Slides, (agora separados do Google Drive), o Word, Excel e PowerPoint da Microsoft são alternativas satisfatórias, A Microsoft tem longa experiência do ramos de suítes desses tipos de serviços, e finalmente está usando sua experiência para oferecer boas alternativas aos dispositivos móveis.

Evernote em vez do Google Keep

O Evernote na verdade faz muito mais do que o Google Keep. Dessa forma, se você sempre achou o serviço de notas do Google um tanto limitado, experimente essa alternativa: ela funciona em praticamente todos os dispositivos móveis e plataformas de desktop, mantendo todas as suas anotações sincronizadas entre dispositivos.

androidpit evernote
Evernote mantém todas as suas anotações num único lugar. / © Evernote
Evernote Install on Google Play

A própria natureza do aplicativo permite que você o use da maneira que achar melhor: adicionar notas, documentos, lista de afazeres, links da internet, fotos e mais, além de opções muito úteis de marcar e compartilhar integradas. O aplicativo principal é grátis, mas você pode fazer um upgrade com funções extras.

Spotify em vez do Google Play Music

Se você estiver disposto a pagar a mensalidade do Spotify, terá nele um serviço mais evoluído do que o Google Play Music. Todas as funções do Play Music também estão presentes no Spotify. POr exemplo, você pode importar seus arquivos de MP3 do seu computador para o serviço e em seguida sincronizá-los com todos os seus dispositivos.

spotifycomparativoatualizado
A interface do Spotify é bonita e intuitiva. / © ANDROIDPIT
Spotify Music Install on Google Play

Além disso, existe o catálogo com milhões de faixas para streaming, que não deixa nada a desejar se comparado ao Google Play Music All Access. O Spotify também tem a função de sugerir playlists baseadas em gêneros, ao passo que a versão mais recente do app consegue inclusive combinar os ritmos das músicas à sua velocidade numa corrida.

Facebook Messenger em vez do Hangouts

Em termos de difusão entre múltiplos dispositivos e plataformas (do desktop ao Android e iOS), é difícil não pensar no Facebook Messenger como uma alternativa ao Google Hagouts (supondo que a lista de contatos seja a mesma). O Messenger se tornou um app independente do Facebook há algum tempo, com funcionalidades próprias.

facebook mapa
O FB Messenger está se tornando uma verdadeira plataforma. / © ANDROIDPIT
Facebook Messenger Install on Google Play

Mozilla Firefox em vez do Chrome

O Chrome tem muitas vantagens óbvias, mantendo seus dados principais sincronizados com o desktop. Contudo, vale a pena explorar alternativas. Assim como no Windows e no Mac, o Firefox é uma das melhores opções da Google Play Store, trazendo consigo algumas funções úteis numa interface simples e intuitiva.

Firefoxparaandroid
O firefox é uma boa alternativa ao Chrome. / © ANDROIDPIT
Navegador Firefox Install on Google Play

O Firefox faz um bom trabalho, permitindo que você gerencie seus sites favoritos e sincronizando informações (como senhas de sites) do navagador do desktop, e também existe um bom número de add-ons disponíveis. E o mais importante: ele é rápido de se usar e carrega páginas de forma célere mesmo em conexões mais lentas.

163 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bruno de Queiroz Matos 22/jun/2015

    " O HERE foi criado pela equipe de programadores da Nokia depois que a companhia foi comprada pela Microsoft."
    O Here não foi criado pela Nokia depois que a Microsoft a comprou, já tinha há muito tempo!

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi