O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 391 Compartilhado 74 Comentários

Seu próximo Android não terá tantos aplicativos do Google pré-instalados!

Google Play Games, Google Play Livros, Google+, Google Quiosque: qual foi a última vez que você abriu um destes aplicativos? A partir de agora, as fabricantes já não são mais obrigadas a trazer tais aplicativos pré-instalados em seus smartphones Android. Mas será que isso realmente significa que você não terá mais bloatwares ou apenas não terá estes bloatwares?

A suíte de aplicativos que a Google obrigava as fabricante a trazer pré-instalados em seus dispositivos para poder usar a plataforma Android já não faz mais parte do contrato de parceria entre a gigante das buscas e as OME's. E, a princípio, isso significa que você será dono de um pouco pedaço maior do armazenamento interno do celular que comprou! Será?

google plus android bloatware
Desativar não é desinstalar! / © ANDROIDPIT

Tudo começou com a chegada dos novos smartphones Moto X Play e Galaxy Note 5 ao mercado em agosto. Muitos usuários notaram que o aplicativo do Google+, por exemplo, já não vinha embarcado nestes dois aparelhos. Até então estava sendo sugerido (pela milésima vez) que este era o fim da rede social da Google. Contudo, o pessoal do Android Central esclareceu que, apesar de existir um rastro de vida humana no G+ (incluíndo a minha pessoa), a questão aqui é muito maior, pois recentes alterações das regras que as fabricantes precisam seguir para obter a aprovação do Google para usar uma versão do Android já permitem que certos aplicativos não tenham mais que ser instalados de forma obrigatória, tais como

  • Google Play Games
  • Google Play Livros
  • Google+
  • Google Quiosque
  • Google Earth
  • Google Keep

É claro que todos os aplicativos estarão disponível para download através da Play Store e terão o suporte de atualização da Google. Enfim, como deveria ser desde o princípio. Contudo, será mesmo que as fabricantes irão diminuir o número de aplicativos embarcados nos seus smartphones ou será que isso fará com que Samsung, Sony e companhia aproveitem para oferecer mais "aplicativos exclusivos" para você? Vale lembrar que, mesmo com a otimização da TouchWiz nos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, a Samsung trouxe serviços da Microsoft embarcados, como o OneDrive, e outros três aplicativos pré-instalados desnecessários: Facebook, Instagram e WhatsApp!

AndroidPIT Samsung Galaxy S6 one drive
OneDrive da Microsoft já vem pré-instalado e não pode ser desinstalado nos novos Galaxy. / © ANDROIDPIT

Ainda não existem informações sobre se está nova regra valerá para os atuais aparelhos presentes no mercado, ou apenas para os futuros. Ao que tudo indica, apenas para os que começam a chegar a partir deste mês às lojas.

E aí, quais aplicativos da suíte da Google você vai agradecer não ter mais? Quais outros aplicativos presentes no seu smartphone você removeria agora se pudesse?

391 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

74 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi