O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
70 Compartilhado 37 Comentários

Google I/O 2017: cinco coisas que todos os usuários devem saber

O Google I/O é a conferência do Big G voltada para os desenvolvedores. Contudo, todos os anúncios feitos por lá terão consequências práticas nas vidas de todos os usuários, mesmo aqueles que não são desenvolvedores. Por isso, resolvi separar três destaques que todos nós devemos ter em mente sobre o I/O 17.

1. O famoso machine learning

A aprendizagem automática ou aprendizado de máquina (em inglês: "machine learning") é o cérebro da inteligência artificial. Se esse mecanismo melhora, a inteligência dos assistentes virtuais se aperfeiçoará e, consequentemente, a experiência do usuário será melhor. Com assistentes virtuais eu quero me referir ao Google Assistant, a Bixby, a Alexa, a Siri e a Sense. Não apenas esse tipo de recurso ficará melhor, como também o Google Tradutor, por exemplo, que poderá gerar traduções melhores. É claro que o machine learning não se limita a isso, mas também poderá nos proporcionar descobertas novas.

Ainda nesse sentido da inteligência e aprendizado, um dos primeiros anúncios feitos por Sundar Pichai no Google I/O 2017 foi o Google Lens, que estará embarcado no Fotos e no Assistant. Com ele, o usuário só terá que apontar o celular para um rótulo, estabelecimento ou até mesmo uma flor para que todas as informações sejam exibidas. Outro ponto interessante aqui tem haver com o reconhecimento facial, que será capaz de identificar os rostos na imagem e sugerir o compartilhamento da mesma com o contato correto. Sinceramente, nossas vidas irá mudar.

google io 2017 031
Uma amostra do Google Lens / © Screenshot: AndroidPIT

2. O Google comprou briga com o Amazon Echo

Agora, falando sobre o Google Assistente, o assistente do Big G está preparado para competir com seu principal concorrente de mercado, o Echo, da Amazon. Finalmente, o projeto ganhará mais integração com serviços e conteúdos multimídia, como Spotify, Deezer e SoundCloud.

O Assistant conseguirá mostrar seu potencial quando melhor integrado aos smartphones, tablets, Android TVs e entre outros dispositivos que contam com plataformas de streaming. O suporte que o produto oferecerá será tão abrangente e integrado quanto o Echo. Infelizmente, o Home não estará disponível no Brasil neste primeiro momento. 

google io 2017 082
Google Home quer ser o melhor assistente do mercado / © Screenshots: AndroidPIT

3. Nossos smartphones serão mais seguros

Se nos próximos meses você decidir trocar seu smartphone ou então estiver pensando em comprar um novo, provavelmente terá a sorte de levar pra casa um smartphone com Android 8.0 O. 

A principal característica que estará presente na futura versão do sistema é o Google Play Protect, uma plataforma integrada ao Google Play que irá gerenciar aplicativos que podem causar problemas ao sistema. Outro ponto divulgado no Google I/O, além da segurança reforçada, é o melhor gerenciamento que o sistema fará para poupar bateria monitorando o comportamento dos apps.

4. VR será menos elitista

Um dos grandes anúncios da conferência foi a chegada de um óculos independente, que não precisará de um smartphone para funcionar. Isso vai além do que temos hoje com o Gear VR, o HTC Vive, o Oculus Rift e o PlayStation VR. Quebrar a dependência do óculos com o smartphone significa algo grande, que é a exigência de um dispositivo caro para seu funcionamento, o que é uma limitação para muitos usuários.

O Google também está dando uma resposta clara aos fabricante, que estão lançando produtos incompatíveis com a plataforma Daydream, ou então sem dar a devida importância a mesma. É como se o Big estivesse dizendo: se vocês não querem fazer, eu faço. Esperamos que com isso o novo investimento seja mais amplo e massivo, atingindo novos públicos, e não se espelhando no Google Pixel, que é um produto super caro.

AndroidPIT VR One Plus zeiss 3752
Óculos VR serão menos dependentes dos smartphones / © AndroidPIT

5. Google Fotos pode levar seu relacionamento ao divórcio

Não se deixe enganar pelo título engraçado, pois não é bem assim. Uma nova funcionalidade do Google Fotos (plataforma onde todos os dias são enviados 1,2 bilhões de fotos, segundo o Google), será capaz de criar álbuns físicos selecionados pelo Google, e que custarão entre 9,99 e 19,99 dólares, e que serão compartilhados/enviados para os contatos selecionados pelo usuário automaticamente.

google io 2017 112
Recurso do Google Fotos requer atenção / © Screenshots: AndroidPIT

O exemplo usado na conferência foi o seguinte: "pense num situação onde as imagens feitas com seu filho serão enviadas automaticamente a sua esposa". O Google quer estabelecer uma relação de confiança entre o usuário através de mecanismos e códigos que processam informações pessoais. Mas, e se por um erro, essas imagem forem enviadas a pessoa errada? E se o sistema não identificasse o destinatário correto? Este é um recurso interessante, mas requer nossa atenção.

Qual dessas novidades mais te chamou atenção?

70 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi