O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
212 Compartilhados 33 Comentários

Google reinventa a câmera em 360° com novo app

Quantas fotos em 360° você já capturou na vida? Quantos Snaps você já fez? Quantas vezes você usou um dispositivo de realidade virtual? Se a resposta para essas perguntas mostraram que você ainda está engatinhando quando o assunto é VR, não se preocupe, pois o pessoal do Google Labs quer tornar a sua interação com imagens em 360° muito mais fácil e acessível.

Usando o novo aplicativos de câmera 360° do Google, chamado de Sprayscape, você poderá montar rapidamente fotos em 360° a partir de qualquer smartphone que contenha um giroscópio. Algumas variantes da linha Moto G, por exemplo, não contêm este sensor, logo, não podem usar o Sprayscape.

Qualquer smartphone que contenha um giroscópio

Para usar o app, basta pressionar a tela na hora em que a câmera apontar para a imagem que você deseja capturar, como mostra o GIF abaixo. A experiência de uso lembra bastante a captura de imagens em apps como o Snapchat e o Boomerang do Instagram.

sprayscape gif 2
Pressionando a tela, você captura os pontos da imagem que seja mostrar na foto / © Android Developers

Como isso é possível?

A mágica acontece na GPU do seu smartphone. Quando você pressiona ou toca a tela, a câmera processa as imagens em 60 frames por segundo. Essas imagens então são transformadas pela GPU que adiciona um sombreado. Es mesmo sombreado pode ser visto quando você está usando o app, e é capaz de manipular a projeção 2D da câmera para um esfera em 360°.

Quando você salva um "scape", uma imagem panorama plana é armazenada nos dados de aplicativos. Quando você compartilha este "scape", essa imagem plana será automaticamente transformada em uma esfera, podendo ser movida, inclinado, no seu dispositivo.

O Google quer transformar os nossos smartphones em câmeras 360°

A experiência com os "scapes" salvos no seu smartphone será a mesma proporcionada pelas histórias Spotlight, da Motorola, nas quais você precisava se mover para acompanhar o desfecho da história.

Claro que o Sprayscape não oferece a melhor qualidade em termos de fotografias, visto que é um aplicativo experimental e, no fim, essa não é a ideia. O pessoal do Google Labs pretende muito mais difundir a maneira como lidamos com a realidade virtual, mas em vez de usar dispositivos próprios para tanto, como a Gear 360, quer transformar os nossos smartphones em câmeras 360°. Logo, ao baixar o app, não vá esperando fotos com resolução extraordinária.

Como baixar o Sprayscape no seu Android

O Sprayscape é exclusivo para Android (isso mesmo) e já está disponível na Google Play. Para baixo o Sprayscape no seu samrtphone clique aqui.

E aí você está usando o Sprayscape? O que achou?

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi