O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
47 Compartilhado 23 Comentários

Review preliminar do Huawei Watch: o mais customizável dos smartwatches! (Atualizado com preço e bateria)

A Huawei acaba de anunciar o seu primeiro smartwatch rodando com Android Wear durante o MWC 2015. O Huawei Watch possui 1,4 polegadas, uma tela AMOLED e é o primeiro smartwatch com tela de cristal de safira rodando com Android Wear. Durante o evento de lançamento tive a oportunidade de usar o aparelho e ele surpreende pelo design, ainda lembra muito o Moto 360, mas melhorado. Atualização: Reveladas informações sobre preço e capacidade de bateria do Huawei Watch. Para mais informações, continue lendo os tópicos "Data de lançamento e Preço" e "Bateria".

Melhor oferta: Huawei Watch

Melhor preço

Huawei Watch – Data de lançamento e preço

O dispositivo foi anunciado durante evento da fabricante no MWC 2015, no dia 1º de março, e chegará ao mercado apenas no meio do ano. Atualização: De acordo com loja online na Alemanha, o Huawei Watch já pode ser comprado entre 349 e 399 euros, em valores aproximados em reais seriam de R$ 1.155,00 e R$ 1.320,00.

Huawei Watch – Desenho & Qualidade de Construção

O grande destaque do Huawei Watch é o fato de ser personalizável do hardware ao software. O relógio é elegante e vem em um formato clássico, ou seja, circular, assim como o Moto 360, G Watch R e o Watch Urbane. Nas mãos ele é muito leve e, para o meu pulso que é pequeno, o relógio não pareceu desproporcional; ele é grande para um relógio, mas no tamanho quase que ideal para um smartwatch.

Ao redor da tela temos uma moldura que evita a refração das imagens e que foi visto pela primeira vez no G Watch R, da LG. Entretanto, neste ponto é preciso dizer que é quase impossível não ver referências dos relógios inteligentes da Motorola e da LG no Huawei Watch. Talvez por isso, a fabricante chinesa tenho adicionado um botão físico ao aparelho posicionado próximo a parte superior direita e não no centro, pois no modelo que testei, isso teria feito com que ele tivesse praticamente o mesmo design do Moto 360, mas melhorado.

huawei watch handson 4
O Huawei Watch possui um frame ao redor da tela. / © ANDROIDPIT

O botão físico do Huawei Watch não oferece muito mais que os que temos hoje nos dispositivos rodando com Android Wear, ou seja, quando pressionamos rapidamente a tela do aparelho é ativada e desativada, e com um toque mais longo você acessa o menu de configurações.

Aqui é preciso dizer que o Huawei Watch é o relógio com o maior número de opções de design no mercado, são cinco diferente modelos que variam as pulseiras entre o uso de aço e couro. E o padrão das pulseiras é de 18mm. Além disso, vale dizer que o aparelho possui características mais parecidas as de relógio clássico devido ao fato de que as pulseiras estão conectadas ao monitor usando uma espécie de suporte e não entram diretamente na caixa do aparelho, como no caso do dispositivo vestível da Motorola.

huawei watch handson 1
O Huawei Watch vem com um sensor para monitorar os batimentos cardíacos dos usuários e possui suporte para as pulseiras! / © ANDROIDPIT

Por fim, vale dizer que o Huawei Watch se sente bem no punho e é realmente elegante, e com o grande número de opções disponíveis os usuários terão chances ainda maiores de adaptarem o aparelho ao seu estilo.

Huawei Watch – Tela

A tela do Huawei Watch é feita de cristal de safira, material extremamente resistente e usa a tecnologia AMOLED e é circundada por uma carcaça de aço anti-corrosivo de 316L (material que não causa nenhum tipo de alergia). O dispositivo vem com uma tela de 1,4 polegadas, circular, com resolução de 400 x 400p e densidade de pixels por polegada de 286 ppi. O que me chamou a atenção é que ao contrário daquilo que vemos na tela do Moto 360, por exemplo, o display do smartwatch da Huawei é reto e para evitar qualquer tipo de refração das imagens e as bordas são seguidas por uma moldura muito parecida com aquela que temos no G Watch R, por exemplo. O que torna a experiência de imagem muito boa.

Claro que tive a chance de testar apenas um modelo do dispositivo, mas os demais também partilham das mesmas características de construção da tela.

Outro detalhe da tela do Huawei Watch é que o padrão do diâmetro do dispositivo é de 42mm, comum em relógios clássicos. Assim, este é o único gadget que possui tal característica no mercado de smartwatches mundial.

Huawei Watch – Software

O Huawei Watch roda com Android Wear, na versão 5.0.2, e funciona em conjunto com o aplicativo desenvolvido pela Google para suporte à plataforma. Assim como nos demais dispositivos rodando o SO da Google, você poderá fazer pesquisas por voz, acessar os dados do seus exercícios físicos usando o Google Fit ou controlar o volume das músicas do seu player. Apesar do ecossistema de aplicativos ainda muito deficiente, apenas alguns serviços podem ser usados por completo como o WhatsApp, Facebook ou Hangouts, por exemplo.

Um dos destaques do software do Huawei Watch é sem dúvidas o grande número de mostradores que os designers da Huawei disponibilizaram no relógio. Ao todo, os usuários poderão optar entre 40 diferentes mostradores, o que coloca a fabricante acima das suas concorrentes.

Huawei Watch – Performance

O Huawei Watch vem com o processador da Qualcomm, girando a 1,2GHz, possui 4GB de armazenamento interno e 512MB de memória RAM. Infelizmente, não pude utilizar o dispositivo por muito tempo, porém olhando para as especificações técnicas do relógio inteligente da Huawei é possível dizer que ele está na média dos que temos hoje no mercado, ficando atrás apenas do Watch Urbane. O dispositivo ainda vem com um sensor de seis-eixos (six-axis), o que faz com que o aparelho consiga distinguir entre subidas, corridas, caminhadas ou se você está andando de bicicleta, bem como tem barômetro e um microfone próprio.

Levando em consideração apenas a tabela de especificações, é possível dizer que o Huawei Watch fará um bom trabalho enquanto estiver no seu pulso. A minha experiência com o aparelho foi curta e o mesmo não podia ser usado em conjunto com o meu smartphone, mas a performance do dispositivo me pareceu bastante rápida e sem problemas que tenham me chamado a atenção.

huawei watch handson 2
O Huawei Watch à esquerda é mais discreto e elegante do que o G Watch R (direita). / © ANDROIDPIT

Huawei Watch – Bateria

Atualizado: Com relação à capacidade de bateria, a Huawei compartilhou as informações sobre este recurso um pouco mais tarde. O Huawei Watch possui apenas 300 mAh de capacidade de bateria. O que faz com que o tamanho da caixa do relógio seja realmente muito grande, mesmo com uma bateria tão inferior. Devido ao fato de que na parte traseira temos os conectores para o carregamento da bateria, o Huawei Watch terá um adaptador, assim como o Gear Live e G Watch.

Huawei Watch – Especificações Técnicas

Sistema Android Wear
Tela 1,4 polegadas, 400x400 pixels, AMOLED, 286 ppi
Processador  Qualcomm APQ8026 1.2GHz
RAM 512 MB
Memória interna 4 GB
Bateria 300 mAh
Conectividade Bluetooth 4.0/4.1
Dimensões 42mm de diâmetro, 11,3 mm de espessura
Peso Não informado
Preço Não informado

Veredito preliminar

O Huawei Watch, em um primeiro teste, me pareceu um dos smartwatches mais elegantes do mercado de dispositivos wearable. O fato da fabricante ter se debruçado sobre as características de personalização do aparelho tanto em relação ao hardware quanto ao software, faz com que o Huawei Watch se destaque na multidão.

Como tenho testado um grande número de smartwatches nos últimos dois anos, posso dizer que a fabricante chinesa pode ter fabricado os modelos mais elegantes que já vi. Entretanto, quando olhamos para a capacidade da bateria e o preço do aparelho, as qualidades do relógio inteligente da Huawei ficam menores, pois apenas elegância e personalização não bastam para tornar um gadget o melhor da sua área.

E aí, o que você achou do Huawei Watch? Vale a pena o investimento? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

47 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

23 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi