O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
554 Compartilhado 151 Comentários

IFA 2017: o que podemos esperar este ano?

Atualizado: Lenovo, Sony e LG

A IFA 2017 está chegando! A maior feira de tecnologia da Europa começa em setembro, sendo o principal evento das maiores fabricantes de diferentes tipos de tecnologias. O evento começa em alguns meses, mas já temos alguns rumores sobre o que podemos esperar dessa edição. Atualização: os últimos rumores e destaquem dizem respeito a LG, a Sony e a Lenovo.

Destacar mudanças recentes

O que é a IFA?

A IFA acontece sempre em Berlim, na Alemanha, e tradicionalmente no Messe ExpoCenter. Neste ano, teremos a feira durante os dias 1 e 6 de setembro, embora os portões abram mais cedo para a imprensa. O local comporta cerca de 240 mil visitantes e até 1.800 expositores.

A IFA se iniciou em 1924 e foi interrompida em 1939, devido ao início da segunda guerra mundial. Em 1950 o evento foi retomado. No passado, a IFA foi um evento bienal, mas desde 2005 passou a ser anual. No ano de 2003 a feira bateu seu recorde e se consagrou como a maior feira de eletroeletrônicos do mundo, com 273 mil visitantes e 1.000 expositores. Haviam 2,8 bilhões de dólares em produtos expostos. Cerca de 6.800 jornalistas de 78 países acompanham a IFA - o AndroidPIT é um deles.

Tendências que podemos esperar da IFA 2017

A conferência de imprensa dos organizadores da IFA, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril, em Lisboa, nos deu uma prévia sobre o que podemos esperar do evento deste ano. Segundo Christian Göke, CEO da Messe Berlin, local onde a IFA irá acontecer, a feira deve inovar no seguintes aspectos, conforme comentado pelo executivo: "nós acreditamos que está na hora do consumo ganhar roupa nova, e que as fronteiras entre o mundo físico e o digital estão embaçadas."

Segundo Göke, o consumo está abrindo as portas para dispositivos ligados ao bem-estar, ao automotivo, a realidade virtual e aumentada e também para a Internet das Coisas. Logo, podemos esperar por uma ampla gama de categorias ligadas à experiência e também aos assistentes virtuais. Microsoft, Intel, HP e Harmon Kardon devem contribuir com anúncios e colaborações neste sentido. Podemos esperar por:

  • Alto-falantes sem fio e dispositivos Hi-Fi que são capazes de reproduzir áudios em alta definição sem perdas
  • Realidade Aumentada e Virtual, incluíndo fones de ouvido e câmeras 360 graus
  • Altifalantes sem fios, auscultadores e dispositivos hi-fi capazes de reproduzir áudio sem perdas
  • Mais concorrência entre os assistentes virtuais
  • Novos tipos de wearables que monitoram funções vitais do corpo

IFA 2017 rumores sobre anúncios

Escolha um fabricante

LG

A LG anunciou os novos LG Q6, LG Q6+ e LG Q6a durante um evento prévio da IFA 2017, em Berlim. Todos os modelos pertencem à categoria dos intermediários e, diferentes de qualquer outro smartphone mid-range, trazem a nova proporção 18:9 para além do universo de dispositivos high-end.

A LG ainda não divulgou o preço dos novos aparelhos da série Q6, mas afirma que os modelos estarão disponíveis a partir de agosto na Ásia. Depois, teremos o lançamento na Europa, América Latina e América do Norte. A LG no Brasil ainda não se manifestou sobre este anúncio. Todos os detalhes você confere no artigo abaixo:

lg q6 vs g6
Novo intermediário da LG (esquerda) traz proporção 18:9 para além do G6 (direita) em 2017 / © AndroidPIT

LG V30

Segundo o perfil do Evan Blass no Twitter, a LG deve apresentar o V30 durante a IFA. Além de trazer recursos e características premium, o novo dispositivo deve ser o primeiro da série LG V vendido internacionalmente. A empresa sul-coreana não os vende em vários países da Europa e também das Américas, e isso deve mudar com a chegada do V30.

É esperado que o modelo traga tela dupla e processador Snapdragon 835. Vazamentos apontam ainda 4GB de RAM e construção em alumínio. Não sabemos ao certo se a LG irá usar no V30 o padrão de tela 18:9.

Samsung

Galaxy Note 8

Os rumores de que o Note 8 será anunciado na IFA 2017 são fortes, inclusive, o diretor da feira, Jens Heithecker, é um grande fã dessa idéia. Segundo ele, a Samsung será a responsável por um dos grandes eventos por lá, e que a IFA seria o melhor lugar para a chegada do novo Note. 

A marca tem o desafio de enterrar de vez o fiasco que foi com o Galaxy Note 7. Além deste modelo, é esperado que a empresa traga novidades para outras áreas, além de outros smartphones.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7466a
Galaxy Note 7 lançado na IFA 2016 / © AndroidPIT

Galaxy X

Alguns rumores sugerem que a Samsung deve anunciar um novo celular com tela dobrável, que seria o Galaxy X. O engenheiro de telas da empresa, Kim Tae-woong, comentou no mês passado que essa tecnologia é viável para a marca, mas que sua produção em grande escala deve acontecer em meados de 2019. É esperado que ao menos o protótipo seja exibido em setembro.

Bixby

A Bixby pode estar no centro das atenções da IFA 2017. O assistente presente nos Galaxy S8 ainda não disse ao certo a que veio, então essa pode ser a oportunidade que a empresa precisa para apresentá-lo novamente com mais detalhes. É esperado que novos idiomas sejam liberados junto com os comandos por voz, que estão ausentes em vários países.

hello bixby
Bixby pode ser reapresentada na IFA 2017 / © AndroidPIT

Samsung Gear S4

Na IFA do ano passado a Samsung apresentou o Gear S3, o relógio que combina funções fitness da Gear Fit 2 e é compatível com o iOS. Com o Android Wear 2.0 liberado, é esperado que a Samsung apresente algo voltado para seus usuários, tendo como base o Tizen ou até mesmo o Android.

Headset AR ou Gear VR 3, mas não uma nova Gear 360

O vice-presidente da Samsung Electronics, Dr. Sung-Hoon Hong, comentou recentemente que a empresa pensa em lançar um fone de ouvido integrado a tecnologia de Realidade Aumentada, compatível com o Gear VR, lançado com o note 7 no ano passado. Vale lembrar que a Gear 360 foi lançada junto com os Galaxy S8 e não deve receber uma sucessora até a IFA, logo, a Samsung deve investir em outros acessórios para tornar esse sistema mais integrado.

Lenovo

A Lenovo já divulgou a data em que acontecerá seu evento durante a IFA. A marca chinesa se apresentará no dia 31 de agosto, um dia antes do início oficial da feira, que coincidentemente é a mesma data escolhida pela Sony. Com relação aos lançamentos, são esperados novas versões dos modelos Vibe K6, K6 Power e K6 Note e também o sucessor do Yoga Book.

A fabricante não deve fazer nenhum anúncio relacionado a Motorola durante a IFA, uma vez que a empresa tem um evento marcado para o dia 25 de julho, em Nova Iorque, onde deve ser apresentado o novo high-end Moto Z2.

lenovo vibe k6 traseira
Vibe K6 Note pode ganhar sucessor este ano / © AndroidPIT

Huawei

A Huawei trouxe novidades na última IFA, que foram o Nova e o Nova Plus, além do tablet MediaPad M3, com tela de 8,1 polegadas e alto-falante da Harmon/Kardon. Pouco tempo depois, durante a CES 2017, a marca lançou dois topos de linha, o P10 e o P10 Plus, então é esperado que a marca lance modelos básicos ou intermediários nesta IFA.

AndroidPIT huawei p10 7935
Huawei P10 foi lançado durante o MWC / © AndroidPIT

Sony

O evento da Sony na IFA 2017 está marcado para o dia 31 de agosto, um dia antes da abertura oficial da feira, que vai do dia 1 ao dia 6 de setembro. No último ano, a Sony apresentou neste mesmo evento o Xperia XZ, atual topo de linha da marca e que ganhou algumas variantes no início deste ano, sendo o Xperia XZ Premium o modelo premium e o Xperia XZs uma variante com hardware atualizado.

Alguns rumores indicam que a empresa japonesa deve anunciar três novos modelos, o G8341, o G8441e o G3423. O primeiro deve ser um novo topo de linha, enquanto o segundo provavelmente é sua versão menor, conhecida também como Xperia Compact. Já o terceiro segue uma numeração utilizada para identificar dispositivos Xperia intermediários, ou seja, este deve ser um novo integrante da séria Xperia XA.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9440
Xperia XZ Premium ainda nano chegou em vários países / © AndroidPIT

HTC

A HTC deve lançar ao longo de 2017 entre seis e sete smartphones, onde já podem ser descontados desse cálculo o HTC U Play, o HTC U Ultra e o HTC U11. No ano passado a marca usou a IFA para introduzir um modelo mid-range, o HTC A9s, e para este ano são esperados novos modelos intermediários.

Asus

A Asus pode apresentar o novo relógio ZenWatch 4, que será o sucessor do modelo de terceira geração lançado na IFA 2016. Também é esperado que a Asus apresente o Zenfone 4, que deve ser lançado entre maio e junho oficialmente, além de outras novidades no segmento intermediário. 

Qual lançamento você está mais ansioso para conhecer?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre a IFA 2017. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo. 

554 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Raul Pereira há 1 semana

    Acredito que esse é o momento da LG voltar ao páreo contra as outras com o V30, esse smartphone terá que ser MUITO BOM para apagar o fiasco do G5 e a recepção fraca em vendas do G6. Eu particularmente não duvido do potencial desse smart, o que me deixa duvidoso como sempre são as decisões de mercado da LG, ela acertou no G6, mas errou no preço que é igual ao de carros-chefes como o S8, msm trazendo o chip do ano passado. Muito provável que o V30 seja muito bom, mas não chegue a todos os mercados (os anteriores não chegaram ao Brasil), deixando novamente uma lacuna contra as principais concorrentes que lançam seus produtos de forma global. Se ela não lançar aqui no Brasil, ficará o G6 para concorrer com S8, Note 8 e iPhones 7s, 7s plus e o "hypado" iPhone X, 8, Special Edition ou sei lá qual será o nome. Isso tudo pra não falar de smartphones tops de linha do ano passado muito ainda requisitados pelo público que são: S7/S7 edge e iPhones 7/7plus... Pra mim já é uma batalha perdida pra LG, o G6 não suportará essa concorrência sozinho em mercados que o V30 não chegar, agora SE chegar em todos... Aguardando cenas dos pxs capítulos.

  • Victor Lima há 2 meses

    vamos aguardar pra ver oq vai ser mostrado

  • Daniel S. Fonseca há 2 meses

    Acima de tudo espero um Note 8 bombástico.. rs embargado com Bixby, mais as novidades da ASUS e Huawei, e é claro a infinidade de variantes da Lenovo na linha moto.

  • Igor Henrique há 1 semana

    Ai Sony, CHEGA
    XZ PREMIUM o Android mais rapido do mercado já basta

  • Nanderson Tavares Ormindo há 1 semana

    Raul, o problema é que a LG todo ano tenta corrigir seus erros do ano passado, acerta num quesito e piora em outro e no final, os aparelhos ficam esquecidos e desvalorizados rapidamente. Para amantes, que gostam de a cada 2 a 3 meses trocarem de aparelhos para testarem uma novidade a LG é uma excelente oportunidade, pela velocidade da queda dos preços com a insatisfação dos usuários.

151 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi