O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
518 Compartilhado 104 Comentários

IFA 2017: o que podemos esperar este ano?

A IFA 2017 está chegando! A maior feira de tecnologia da Europa começa em setembro, sendo o principal evento das maiores fabricantes de diferentes tipos de tecnologias. O evento começa em alguns meses, mas já temos alguns rumores sobre o que podemos esperar dessa edição.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
789 participantes

O que é a IFA?

A IFA acontece sempre em Berlim, na Alemanha, e tradicionalmente no Messe ExpoCenter. Neste ano, teremos a feira durante os dias 1 e 6 de setembro, embora os portões abram mais cedo para a imprensa. O local comporta cerca de 240 mil visitantes e até 1.800 expositores.

A IFA se iniciou em 1924 e foi interrompida em 1939, devido ao início da segunda guerra mundial. Em 1950 o evento foi retomado. No passado, a IFA foi um evento bienal, mas desde 2005 passou a ser anual. No ano de 2003 a feira bateu seu recorde e se consagrou como a maior feira de eletroeletrônicos do mundo, com 273 mil visitantes e 1.000 expositores. Haviam 2,8 bilhões de dólares em produtos expostos. Cerca de 6.800 jornalistas de 78 países acompanham a IFA - o AndroidPIT é um deles.

Tendências que podemos esperar da IFA 2017

A conferência de imprensa dos organizadores da IFA, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril, em Lisboa, nos deu uma prévia sobre o que podemos esperar do evento deste ano. Segundo Christian Göke, CEO da Messe Berlin, local onde a IFA irá acontecer, a feira deve inovar no seguintes aspectos, conforme comentado pelo executivo: "nós acreditamos que está na hora do consumo ganhar roupa nova, e que as fronteiras entre o mundo físico e o digital estão embaçadas."

Segundo Göke, o consumo está abrindo as portas para dispositivos ligados ao bem-estar, ao automotivo, a realidade virtual e aumentada e também para a Internet das Coisas. Logo, podemos esperar por uma ampla gama de categorias ligadas à experiência e também aos assistentes virtuais. Microsoft, Intel, HP e Harmon Kardon devem contribuir com anúncios e colaborações neste sentido. Podemos esperar por:

  • Alto-falantes sem fio e dispositivos Hi-Fi que são capazes de reproduzir áudios em alta definição sem perdas
  • Realidade Aumentada e Virtual, incluíndo fones de ouvido e câmeras 360 graus
  • Altifalantes sem fios, auscultadores e dispositivos hi-fi capazes de reproduzir áudio sem perdas
  • Mais concorrência entre os assistentes virtuais
  • Novos tipos de wearables que monitoram funções vitais do corpo

IFA 2017 rumores sobre anúncios

Escolha um fabricante

Samsung

Galaxy Note 8

Os rumores de que o Note 8 será anunciado na IFA 2017 são fortes, inclusive, o diretor da feira, Jens Heithecker, é um grande fã dessa idéia. Segundo ele, a Samsung será a responsável por um dos grandes eventos por lá, e que a IFA seria o melhor lugar para a chegada do novo Note. 

A marca tem o desafio de enterrar de vez o fiasco que foi com o Galaxy Note 7. Além deste modelo, é esperado que a empresa traga novidades para outras áreas, além de outros smartphones.

AndroidPIT samsung galaxy note 7 review 7466a
Galaxy Note 7 lançado na IFA 2016 / © AndroidPIT

Galaxy X

Alguns rumores sugerem que a Samsung deve anunciar um novo celular com tela dobrável, que seria o Galaxy X. O engenheiro de telas da empresa, Kim Tae-woong, comentou no mês passado que essa tecnologia é viável para a marca, mas que sua produção em grande escala deve acontecer em meados de 2019. É esperado que ao menos o protótipo seja exibido em setembro.

Bixby

A Bixby pode estar no centro das atenções da IFA 2017. O assistente presente nos Galaxy S8 ainda não disse ao certo a que veio, então essa pode ser a oportunidade que a empresa precisa para apresentá-lo novamente com mais detalhes. É esperado que novos idiomas sejam liberados junto com os comandos por voz, que estão ausentes em vários países.

hello bixby
Bixby pode ser reapresentada na IFA 2017 / © AndroidPIT

Samsung Gear S4

Na IFA do ano passado a Samsung apresentou o Gear S3, o relógio que combina funções fitness da Gear Fit 2 e é compatível com o iOS. Com o Android Wear 2.0 liberado, é esperado que a Samsung apresente algo voltado para seus usuários, tendo como base o Tizen ou até mesmo o Android.

Headset AR ou Gear VR 3, mas não uma nova Gear 360

O vice-presidente da Samsung Electronics, Dr. Sung-Hoon Hong, comentou recentemente que a empresa pensa em lançar um fone de ouvido integrado a tecnologia de Realidade Aumentada, compatível com o Gear VR, lançado com o note 7 no ano passado. Vale lembrar que a Gear 360 foi lançada junto com os Galaxy S8 e não deve receber uma sucessora até a IFA, logo, a Samsung deve investir em outros acessórios para tornar esse sistema mais integrado.

Huawei

A Huawei trouxe novidades na última IFA, que foram o Nova e o Nova Plus, além do tablet MediaPad M3, com tela de 8,1 polegadas e alto-falante da Harmon/Kardon. Pouco tempo depois, durante a CES 2017, a marca lançou dois topos de linha, o P10 e o P10 Plus, então é esperado que a marca lance modelos básicos ou intermediários nesta IFA.

AndroidPIT huawei p10 7935
Huawei P10 foi lançado durante o MWC / © AndroidPIT

Sony

O Xperia XZ Premium, anunciado durante o MWC 2017, em março, sequer chegou a inúmeros países, mas a Sony deve anunciar modelos que são suas versões "inferiores". São esperados um tablet, e novos aparelhos, como o XZ1, o XZ1 Compact e o novo X1.

AndroidPIT sony xperia xz premium 9440
Xperia XZ Premium ainda nano chegou em vários países / © AndroidPIT

HTC

A HTC deve lançar ao longo de 2017 entre seis e sete smartphones, onde já podem ser descontados desse cálculo o HTC U Play, o HTC U Ultra e o HTC U11. No ano passado a marca usou a IFA para introduzir um modelo mid-range, o HTC A9s, e para este ano são esperados novos modelos intermediários.

Lenovo

A IFA do ano passado foi o palco para a chegada do Moto Z Play e o tablet Yoga Book. Para essa edição é esperado que a marca traga novidades básica, como os novos Moto E4 e Moto E4 Plus, este último com bateria de 5.000 mAh. A empresa pode lançar ao menos 11 modelos com a marca Moto, então lançamentos não irão faltar.

AndroidPIT lenovo moto g5 plus 0951
Moto G5 foi lançado no início do ano / © AndroidPIT

Asus

A Asus pode apresentar o novo relógio ZenWatch 4, que será o sucessor do modelo de terceira geração lançado na IFA 2016. Também é esperado que a Asus apresente o Zenfone 4, que deve ser lançado entre maio e junho oficialmente, além de outras novidades no segmento intermediário. 

Qual lançamento você está mais ansioso para conhecer?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre a IFA 2017. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo. 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Daniel S. Fonseca há 1 dia

    Acima de tudo espero um Note 8 bombástico.. rs embargado com Bixby, mais as novidades da ASUS e Huawei, e é claro a infinidade de variantes da Lenovo na linha moto.

  • Kaique Iglesias há 11 meses

    Sem dúvidas seria lindo se a Samsung apresenta-se o Note 7 Edge, tal como a linha note sempre foi superior a linha S, então com certeza veremos o melhor dispositivo de 2016, claro, na minha opinião.

104 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
518 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi