O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
297 Compartilhado 50 Comentários

Os principais recursos do iOS 8 já existem no Android

Depois do anúncio do iOS 8, ontem, uma coisa precisa ser dita: o sistema operacional da Apple parece muito melhor. O motivo disso é que os desenvolvedores, executivos e designers da Apple pararam de julgar os recursos do Android e passaram a copiar a plataforma da Google. Pelo menos é o que parece, visto que muitos dos novos recursos do iOS 8 já existem para Android. Saiba como encontrar eles.

ios android ipod nexus teaser
Referências ao Android não ficaram apenas restritas ao palco do Keynote do WWDC, pelo contrário, o novo iOS 8 traz recursos vistos há mais de ano no OS da Google! / © ANDROIDPIT

Antes, é preciso dizer que a equipe de Tim Cook sabe muito bem como tornar suas plataformas fechadas. Durante o keynote da conferência para desenvolvedores pude perceber que mais do que nunca os fãs da Apple precisam ter um iPhone, um iPad e um Mac para tornar o uso entre seus dispositivos mais eficiente. Mas isso não é inteligente, pois vivemos o tempo das plataformas e serviços abertos. Assim, seria mais esperto dar mais liberdade ao usuário e não obrigá-lo a pertencer à massa.

Há onze meses, a novela foi a mesma, Tim Cook subia ao palco, falava mal da concorrência, era aplaudido e depois, em conjunto com a sua equipe, apresentava aquilo que outras empresas já haviam tornado viável e ainda por cima chamava tudo de seu. Na apresentação do iOS 7, as diferenças em relação à UI do Android 4.2.2 foram mínimas, como você confere no meu compartativo entre o Android 4.2.2 e iOS 7, e desta vez não foi diferente.

"Hey, Siri!"

Grande parte da apresentação da nova versão do OS da Apple soava como um "dejà vu", mas um dos mais óbvios foi o "Hey, Siri". É impossível não associar o comando ao nosso conhecido "Ok, Google!". Porém, como se isso não fosse suficiente para fazermos referência ao Google Now, agora os usuários do iPhone e do iPad já não precisam mais encostar nos dispositivos para dar um comando, basta fazê-lo por voz. Bem-vindos ao universo "touchless", mas fiquem sabendo que para este recurso funcionar nos smartphones e tablets da Apple, é preciso que os mesmos estejam conectados a uma fonte de energia.

it teaser
Usando o Google Now, o recurso "Ok, Google" já está disponível em diferentes idiomas! / © AndroidPIT
Google Install on Google Play

iCloud Drive

Juro que quando o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, anunciou o iCloud Drive, a primeira coisa que pensei foi em uma integração entre o serviço de nuvem da Apple e o da Google, mas não era bem isso. Agora, o iCloud pode ser usado para armazenamento e sincronização automática das imagens capturadas com o celular na nuvem da Apple, algo que a Google já adicionou há algum tempo no Android. Além disso, existem apps de terceiros, como o Dropbox que oferece uma capacidade de armazenamento cumulativa ou paga.

Google Drive atualizacao
Salvar dados na nuvem já faze parte da filosofia do Android desde o início dos tempos! / © Google
Google Drive Install on Google Play Dropbox Install on Google Play

Teclado Preditivo

Sem dúvidas, os usuários de dispositivos que rodam iOS devem estar muito felizes com a possibilidade de predição do novo teclado a partir de agora. Uma característica que já existe para Android desde 2012 pelo menos, através do aplicativo Swiftkey que já era capaz de prever não só a palavra que o usuário digita como a próxima palavra que você vai digitar.

Swiftkey g plus
A ideia por trás do Swiftkey foi adicionada apenas agora ao iOS. © ANDROIDPIT

Além disso, a Apple resolveu finalmente abrir espaço para que teclados virtuais de terceiros sejam utilizados pelos desenvolvedores para que os mesmos criem seus aplicativos usando outras opções. É deste tipo de liberdade que sente falta a plataforma da empresa de Tim Cook e, talvez, recursos como Swype sejam integrados aos próximos aplicativos para iOS.

Swype Keyboard Trial Install on Google Play

Saúde

S-Health, LG Health, HealthKit... chamem do que quiser, mas todas as plataformas já possuem seus monitores das informações vitais dos usuários. Acontece que nenhum dos serviços lançados com dispsoitivos rodando a plataforma Android se mostraram precisos, dificilmente a primeira versão do Health da Apple o será. Assim, nada de novo nesta área, apenas a adição de mais uma recurso que é tendência e chegou aos smartphones pelas mãos da Samsung.

google fit 2
Fabricantes como a Samung já oferecem aplicativos para monitoramento das atividades físicas dos usuários há algum tempo. A Google já anunciou o serviço como nativo do Android L. / © Google/AndroidPIT
Contador de Calorias Install on Google Play Moves Install on Google Play

Widgets

O iOS 8 já oferece suporte para widgets, porém ainda estão limitados à central de notificação da plataforma. Com isso, a tela inicial continua restrita aos ícones não inteligentes de aplicativos. Isso mesmo, no Android os usuários contam com ícones inteligentes, o que também chamamos de widgets, e foi uma inovação na época de lançamento do OS do robozinho verde.

widgets android
Widgets são aplicativos inteligentes utilizados por usuários Android desde a primeira versão do OS. © ANDROIDPIT

Conclusão

Pegando por último o exemplo da introdução de Widgets à central de notificação do iOS, os engenheiros da Apple continuam relutantes com relação a oferecer ícones inteligentes à UI dos seus dispositivos. Os mesmos enchem a boca para falar que usuários do Android estão mudando para iOS porque buscam uma melhor experiência com o sistema operacional e os seus dispositivos móveis, entretanto, estão integrando recursos já conhecidos do sistema operacional da Google descaradamente, oferecendo apenas uma nova roupagem ao serviço e dizem que entregam uma melhor experiência. Será mesmo?

Acredito que não, pois em um OS onde a interação com os serviços da plataforma através da barra de notificações foi recém atualizada para que os usuários respondam e-mails, mensagens ou façam chamadas a partir dela, não me parece um sistema que entregue uma experiência superior que a do Android.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Carlos Leite 3/jun/2014

    eu sou ex-usuário iPhone (aliás, ainda tenho e, adoro o meu iPad) e, posso dizer sem medo de fanboyzisse: a Apple está no prejuízo e, a sua arrogância está finalmente parando de embaçar a sua visão para isso ... concordo com o artigo! Os recursos "novos" do iOS representam a admissão velada de que é um erro tentar criar o seu próprio mundo (vesgo, por sinal) e achar que apenas ele é bom! Quem diria, a Apple copiando o robozinho e, felizmente entregando pros seus usuários o que já temos de bom ... não vou mais me incomodar com comentários de Apple boys negando (a evidente) cópia, afinal de contas eles começam a ter boa experiência que já conhecemos, mas certamente a sua cegueira vai continuar turvando o já esquálido bom senso ... vida longa e próspera para o iOS e para o Android e, que continuem se enfrentando e inventando coisas legais para todos nós! :-)

  • LUIZ CARVALHO 3/jun/2014

    meu amigo, eu t respondo quem tem a ultima versão do Android: são os aparelhos que são compatíveis ao preço de um iPhone 5, obviamente um galaxy Y vai estar atualizado, igual um iPhone 3 também está, agora olha pra um Nexus 5, Nexus 4 ate mesmo o seu moto X, dentre infinitos outros. falar que Android é fragmento sem analisar os fatos, é se mostrar alienado pela industrial e pela mídia da maçã, fragmentado e ultrapassado, estão os aparelhos de baixo custo e de empresas que não tem respeito ao consumidor (ex. Samsung), os aparelhos que são de responsabilidade do google (como os Nexus e os Google Play edition) estão todos atualizados assim como os. aparelhos que estão na responsabilidade da Apple. então, vamos tirar o amor do coração e vamos começar a enxergar os fatos e ver que tudo que acontece com as gigantes, nos todos ganhamos.

  • Douglas Charles Cunha 4/jun/2014

    Só não curti seu comentário porque você desmereceu demais o Moto X, talvez porque não conhece ou não tenha possuído um.
    O Moto X não custa a metade de um iPhone 5 e oferece muito mais que ele, muito mais que o iOS 8 oferecerá, muito mais que o Nexus 4 oferece.
    O Moto X está atualizado. Aliás ele é atualizado praticamente ao mesmo tempo do Nexus, lembrando que a versão 4.2.2 chegou primeiro ao Moto X, uma semana antes da linha Nexus.

  • Carlos Leite 3/jun/2014

    amigo, entendo e respeito o seu ponto de vista, mas pense apenas no valor que pagou pelo seu iPhone 5 em relação ao que pagou pelo Moto X. Você vai me responder que não tem a mesma câmera que tem no iPhone, o q eu concordo terminantemente, mas e quanto ao resto? ele está realmente devendo ou você ainda não se deu a chance de provar o q ele tem de bom? A fragmentação é sim um problema, mas o aumento da participação do Android no mercado de apps (que foi visivelmente ignorado na apresentação de ontem) mostra que o mercado já nem vê isso como problema mais ... o que a Apple mostrou ontem não tem a ver apenas com nova versão de software, mas com abertura de tecnologia e de opções para que seus usuários possam realmente escolher vendo as opções, coisa que não é possível quando se está sob confinamento ... eu trabalho com desenvolvimento mobile e, tenho familiaridade com ambas as plataformas, portanto posso dizer que a arrogância da Apple é a principal causa da sua perda de terreno pro Android - FATO - (o que é ruim para nós, consumidores), mas abrir os olhos para o que outros fazendo e, oferecer procurando oportunidade de melhorar ao invés de rotular como cópia é a escolha certa ... estou confiante que a Apple está retomando o caminho e, quem sabe um dia num volto a comprar um iPhone ... mas ainda quero ver se isso num foi apenas um suspiro de bom senso ...

50 Comentários

Escreva um comentário:
  •   28

    A matéria foi tendenciosa hein rsrsrs mas foi bom saber quem copia agora

  • Estou muitissimo satisfeito com o Sistema Android, visto que cobre todas às minhas necessidades e, desse modo, não há nenhum propósito em mudar de plataforma. Estou felicissimo com meu S4.

  • Finalmente algum artigo que leio e que não glorifica a maçã mordida. O android tem seus defeitos assim como o iOS. Se os da maçã preferem apoderar-se daquilo que já está em uso e chamar de "nosso", é porque sofrem pressão por não criarem o inventarem como quando entraram no mercado.

  • Hugo Castelani , cara esse seu comentário foi uma tremenda bola fora sua (para fora do estádio), no caso sobre as atualizações, você não pode dar isso como realidade a todos os smartphones que usam android (na minha opinião ninguém teria esse problema, mas tem gente que cisma de ser escravo de operadora e/ou desenvolvedora do smartphone), pois alguém pode vir e dizer, qual aparelho de 2010 da Apple terá o IOS 8? Agora existem androids de 2010 rodando Kit Kat, modificado, o android é um sistema aberto por isso, você não pode usar como prerrogativa o medo do user em acessar o root do seu android e instalar custon roms, sacou? A culpa não é do android se o tratam como um windows, ou até mesmo um IOS a espera de operadoras e desenvolvedoras... pois que tem um nexus dá risada disso que vc falou... agora mesmo vazou um beta de um update e um cara com um nexus em modo root pode instala-lo, antes mesmo da estréia, diferente de IOS e windows phone que você tem que esperar Apple e Microsoft liberarem oficialmente...

    Só há um problema no android que todos já sabem, como é o OS que está na dianteira é o mais visado por babacas que querem aparecer e se dizem harkers, sendo que como android é uma distro linux só tem um real problema em relação a isso (não existe essa besteira de vírus rebootar o android, ou trava-lo), mas sim os spywares, mesmo assim com qualquer programa firewall (esse sim necessário, não essas besteiras de antivirus) você sabe quais programas estão acessando a sua net e controla se podem ou não...

    • Jovem, você deu uma ótima palestra sobre o assunto, mas sabia que o desdém do Hugo foi pelos gadgets da Apple? Sinto muito, mas poderia ter escrito menos sobre o nada que você o contradisse...

      • O tanto que escrevi foi uma palestra para ti? Então qualquer livro na sua visão é uma enciclopédia de mais de mil páginas, não? (Só segui a proporção). Creio que você não leu o que escrevi, entre vírgulas destaquei:

        "Hugo Castelani , cara esse seu comentário foi uma tremenda bola fora sua (para fora do estádio), -no caso sobre as atualizações-"

        Exatamente sobre isso que ele falou:

        Christiano Albuquerque há 1 dia
        Com relação ao aplicativo de saúde, a grande vantagem é unir vários outros dentro do mesmo. E não ter um para cada gedget. O Android tem tudo, OK, - mas quantos usuários mesmo estão usando a última versão dele-???


        Acho que faltou a ti ler e interpretar corretamente o que ele falou e o que eu escrevi, só comentei essa passagem dele, mais nada, compreendido?

  • Isso ae Camila! É uma pena que uma boa parte dos usuários Android não sabem aproveitar o OS as fundo, por isso que a maioria pensam que o iOS é melhor que o Android. Sabe de nada, inocentes!

  • A herança da Apple é o IPad, o resto é resto.

  • Onde consigo o papel de parede da primeira foto que está no Nexus 5?

  • Amigos, não sei se é ignorância minha ou não tive a oportunidade de desfrutar de tal recurso... mas ainda não vi o recurso de responder e-mails, mensagens ou fazer chamadas pela central de notificações no Android, tenho um MotoG e não sou fanboy de nenhum dos dois eco-sistemas, (sempre gostei da Maça e quando entrei no mundo do robozinho não me arrependi e percebi que a luta entre as duas é valida, já que o Android vem crescendo a anos e se tornando líder de mercado) mas a questão é que não vi isto nativo no Android.. e muito provavelmente a Apple diz que tais recursos são seus, pois estes são nativos da plataforma.. e no Android a maioria das melhores ferramentas do Android são de excelentes desenvolvedores e não nativas. Posso estar me equivocando em alguma coisa.. mas pra quem esta de "fora" da briga entre plataformas ainda não vi isto no kitkat.

  • eu sabia que a apple ia se humilhar para google,so um bobão compra iphone tão caro e inferior ao android.No mercado existe varios aparelhos superiores e com o preço mais barato de que iphone,ex:moto x,lg g2,nexus 5.iphone e lixo so ainda tem vida so nos estados unidos.

  • Sera que vai sai Atualização para Motorola Razr I xt890 versão 4.2.2 estou esperando a quase um ano afffs, todos só falam que vai sair e nada disso acontecer por acaso vcs estão de brincadeira???

  • Eu vi a conferencia e achei impressionante como todos acharam a melhor coisa do mundo as "novidades", o Android já tem a maioria das funções a anos, as unicas coisas que realmente me chamaram a atenção foi o novo layout do mac, onde eles se utilizaram a ideia da microsoft em deixar a area de trabalho limpa e os programas na start bar, onde eles usaram o termo " deixar seu mac limpo, com um belo papel de parede que se parece com um quadro", e vc digita o que vc quer na busca, o sistema é o mesmo do Win8.1, porém é mais limpo.

    outro fato é o de poder mecher nos apps e ligação pelo mac, isso é incrível e realmente o Android deveria ter.

    outro ponto que o iPhone ganhou vantagem é na nova linguagem e o uso do Mental, isso vai ter uma melhora muito boa nos apps e jogos em MESES ou ANOS

  • Salve Camila Rinaldi! Essa conclusão de matéria roubou meu coração!

  • Moto X não precisa de estar carregando. Pobre Apple.

  •   14

    "ai"os

  • Apenas complementando , a Apple esta apenas seguindo os passos da MS , aonde o moto integração entre dispositivos celulares , tabletes e PCs esta bem mais adiantado do que a google

    • A integração existe e até o momento existirá, apenas nos equipamentos da Apple. Então, a vantagem será apenas para usuários de sistemas da maçã. Se fosse com qualquer sistema operacional ou smartphone, aí sim a Apple teria dado um grande salto.

  • Realmente , o tchan de real inovação por parte da Apple não existe a algum tempo , o que é lamentável , pois freia também a concorrência , em breve Android , iOS e WP serão mais do mesmo , fato muito ruim para nos consumidores.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi