O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
23 Compartilhado 19 Comentários

Review do Lenovo Yoga Tab 2 Pro: projetor salva o tablet mediano

À primeira vista, um tablet equipado com um projetor parece uma grande novidade, mas uma ideia limitadora. Depois de passar vários dias com o Yoga Tab 2 Pro, minhas primeiras impressões mudaram. Confira abaixo o nosso review completo do Lenovo Yoga Tab 2 Pro para saber se vale a pena ter um dispositivo com essa função.

Avaliação

Prós

  • Projetor
  • Ótimos alto-falantes
  • Boa duração da bateria

Contras

  • Câmera fraca
  • Interface pouco intuitiva
  • Design estranho

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Desenho & Qualidade de Construção

O Lenovo Yoga Tab 2 Pro tem um nome longo e um design incomum. Ele tem a carcaça de alumínio e conta com a base arredondada e mais grossa, típica da Lenovo, onde fica a bateria extra-grande.

Nessa base espessa também estão localizadas duas das funções mais interessantes do Yoga Tab 2 Pro: um projeto Pico e um suporte que pode sustentar a base durante a digitação ou para assistir a vídeos ou filmes. Você pode até mesmo pendurá-lo na parede.

lenovo YOGA Tablet 2 side
O Lenovo Yoga Tab 2 Pro é muito fino, bem grande e conta com um projetor. © ANDROIDPIT

O tablet é bem grande, mas pesa pouco menos de um quilo (0,94 Kg). Considerando que ele é do mesmo tamanho de muitos laptops atuais, o peso é muito bom. A parte frontal da base conta com dois alto-falantes estéreo JBL de 1,5 Watts, e a tela é circundada por uma larga moldura preta. Uma câmera completa as funções da parte frontal, juntamente a um sensor de luz ambiente.

No lado esquerdo, logo acima da base, estão os botões de volume , a entrada para USB 2.0 com OTG e uma entrada para fones de ouvido. Um botão de energia exageradamente grande foi integrado a um lado da base, e o projetor fica no outro. O lado direito conta com um único botão para ligar e desligar o projetor.

lenovo YOGA Tablet 2 Pro side
A base conta com uma grande bateria.© ANDROIDPIT

Na parte traseira do Yoga Tab 2 existe um botão perto da lente do projetor. Ele serve para abrir um suporte do tablet. Ele possibilita que o dispositivo fique inclinado como uma tela de laptop. Além disso, existem uma câmera, um botão regulador do foco e um subwoofer de 5 watts na parte superior central da traseira.

O Yoga Tab 2 Pro tem um ótimo visual, mas quanto mais você o usa, menos gosta do seu design. Tudo parece posicionado de uma maneira estranha. Quando seguramos o tablet com uma mão, é quase impossível não tocar na lente da câmera, e quando tiramos uma foto é provável que iremos encher a lente do projetor com impressões digitais.

lenovo YOGA Tablet 2 back
A parte seccionada se vira, tornando-se um suporte para o tablet.. © ANDROIDPIT

Preço e disponibilidade

A apresentação mundial do Lenovo Yoga Tab 2 Pro foi em outubro de 2014. O site brasileiro da empresa já possui uma página do dispositivo. Entramos em contato com a Lenovo Brasil, e nos foi informado que ainda não há prazo de chegada do tablet no país, mas que será breve. Seu preço sugerido será de R$ 2.799,00. Trata-se do único Yoga Tab 2 a rodar com Android e contar com um projetor.

lenovo YOGA Tablet 2 Pro on the wall
O Lenovo Yoga Tab 2 Pro também pode ser pendurado na parede. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Tela

As especificações do Yoga Tab 2 Pro incluem uma tela IPS LCD de 13,3 polegadas e QHD. Mesmo com uma resolução de 2.560 x 1.440 pixels, a tela enorme faz com que a densidade de pixels não seja a ideal: apenas 221 pixels por polegada. Trata-se da mesma densidade do primeiro Nexus 7.

O display de LCD em si é muito bom; as cores são vivas e claras, com boa visibilidade em ângulos inclinados. É fácil identificar pixels individuais a olho nu, por isso não espere imagens super nítidas neste tablet.

lenovo YOGA Tablet 2 Projector
A função mais legal do Yoga Tab 2 Pro: o projetor. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Características Especiais

O principal diferencial do Yoga Tab 2 Pro é o projetor integrado à sua base. A imagem projetada por ele é muito boa, apesar da sua baixa resolução (WVGA or 854 x 480).

Projetei um filme de dois metros de largura em formato 16:9 na minha parede de 4 metros. Apesar de o filme se passar quase que exclusivamente à noite, a qualidade da imagem me impressionou. O regulador de foco ajuda a melhorar a nitidez. A resolução pode não ser a melhor, mas a experiência geral é mais do que satisfatória.

lenovo YOGA Tablet 2 Pro 4
Apesar da baixa resolução, a imagem projetada é boa. © ANDROIDPIT

Ter a opção de projetar o que quiser em qualquer superfície plana é ótimo. Não há necessidade de cabos, projetores ou quaquer tipo de add-on: o Yoga Tab 2 Pro está sempre pronto para uma apresentação, um jogo projetado ou uma sessão de cinema, onde quer que esteja.

Dito isso, apesar de o Yoga Tab 2 possuir correção de Keystone automática (uma distorção da imagem comum em projeções), ela não pareceu funcionar bem para mim. Pude ver as tentativas de correção, mas elas raramente resultaram num retângulo perfeito.

lenovo YOGA Tablet 2 full back
O suporte para o tablet funciona. © ANDROIDPIT

Achei o suporte um pouco estranho. Precisei apoiar o dispositivo em diversos objetos para achar o melhor ângulo para projetar na minha parede. Além disso, se pendurado num único prego ou gancho, o tablet pode se inclinar, pois a abertura é bem grande.

AndroidPIT Lenovo Yoga Tab 2 Pro home screen
A tela de início do iPad, quero dizer, do Yoga Pad 2 Pro. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Software

O software do Yoga Tab 2 se parece muito com o iOS, sem gaveta de aplicativos e com ícones dos apps bem parecidos com os da Apple. A interface roda de maneira bastante suave, mas tende a ser um tanto lenta. O tablet no momento roda com o Android 4.4.2 KitKat.

A gaveta ativada deslizando o dedo de baixo para cima substitui de maneira geral o que o Android coloca nas Configurações Rápidas: nela você tem acesso a vários ajustes e opções como o Bluetooth, Wi-Fi, GPS, Modo Avião e brilho.

AndroidPIT Lenovo Yoga Tab 2 Pro command center
Um centro de comando parecido com o da Apple é mostrado deslizando o dedo de baixo para cima na homescreen. © ANDROIDPIT

Essa gaveta também possui funções específicas da Lenovo como um atalho para o projetor, um botão para captura de tela, o Smart Switch da Lenovo (que ajusta as configurações do display dependendo de como você estiver usando o tablet: segurando-o, pendurado, sobre o suporte, etc.) e o áudio Dolby.

O Yoga Tab 2 Pro também possui uma espécie de de mini-gaveta de aplicativos, acessada pelo pequeno botão do canto inferior esquerdo. Ele ativa uma espécie de lista de aplicativos para acesso rápido para multijanelas. Ao deslizar o dedo de cima para baixo, você abre uma janela de notificações um tanto esparsa, com um atalho para as configurações - mas apenas as configurações das notificações. Estranho.

lenovo YOGA Tablet 2 INTERFACE
O menu das configurações é o único elemento família do Android na interface. © ANDROIDPIT

Nas configurações, o menu parece mais familiar, com um arranjo de tela dividida. Algumas coisas que você poderá notar são a falta de NFC e capacidade de tethering (o Yoga Tab 2 Pro não conta com um cartão SIM, embora tenha um slot de expansão da memória interna por microSD).

Teremos seções dedicadas para ajustar o desempenho do projetor, o som (o Yoga Tab 2 Pro vem com Dolby e processamento de áudio Wolfston, e a qualidade do som é realmente muito boa), perfis de multiusuário, power off automático, um gerenciador de energia e o modo de multijanela.

AndroidPIT Lenovo Yoga Tab 2 Pro multi window
O modo multijanela é bom, mas você não pode mudar o tamanho das janelas de apps./ © ANDROIDPIT

O Yoga Tab 2 Pro também vem com alguns apps pré-instalados como o Skype, Facebook, Twitter, Kindle e Evernote, mas esses são aplicativos que você instalaria de toda forma. A Lenovo também conta com seus aplicativos nativos a bordo: SYNCit, SHAREit, CLONEit e Sketchpad. Eles são úteis, mas também podem ser facilmente substituídos por serviços semelhantes da sua preferência.

lenovo YOGA Tablet 2 intel inside
O Lenovo Yoga Tab 2 Pro roda com um Intel Atom CPU. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Performance

Este é o lugar onde o Yoga Tab 2 Pro começa a cair (não por falta de um suporte). O hardware não impressiona de cara como no caso de muitos tablets high-end. Apesar de a Lenovo não colocar o Yoga Tab 2 Pro oficialmente na categoria de um tablet high-end, a presença da palavra ''Pro'' em seu nome parece insinuar o contrário.

O tablet é embalado por um processador Intel Atom Z3745 quad-core de 1,86 GHz, com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Isso é bom o suficiente para um tablet familiar, mas não espere jogar games pesados de maneira satisfatória ou usá-lo como um tablet de trabalho. Claro, o tamanho da tela faz com que ele seja ótimo para planilhas e outras tarefas relacionadas ao trabalho, mas ele simplesmente não tem poder suficiente no processador para uma multitarefa rápida. Contudo, se usar o Yoga Tab 2 Pro para tarefas como procurar em seu álbum de fotos, postar em redes sociais e ler e-mails, então este tablet será suficiente. 

lenovo YOGA Tablet 2 Projector camera
Um subwoofer JBL e uma câmera de 8 MP estão na parte traseira. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Câmera

Este é outro ponto fraco do Yoga Tab 2 Pro. A câmera principal de 8 MP é capaz de tirar fotos regulares, mas tem problemas em condições não-ideais de luminosidade. Pouca luz e céu nublado já fazem a câmera do Yoga Tab 2 Pro produzir fotos com ruído. A precisão de cor é muito boa, sem inclinar-se para a supersaturação, mas o foco é um dos mais lentos que já vi no Android. Não há um modo HDR, mas temos o macro, o modo panorama e para fotos noturnas, além de alguns controles e configurações manuais.

AndroidPIT Lenovo Yoga Tab 2 Pro camera
Apesar de a performance da câmera ser fraca, o app da câmera tem algumas funções interessantes. © ANDROIDPIT

Este é mais um ponto em que o tamanho do tablet se torna um problema: é realmente muito difícil segurar o tablet, tocar na tela para focalizar numa determinada área e, em seguida, apertar o botão do obturador sem se atrapalhar ou quase deixar cair o dispositivo. Claro, você pode simplesmente rodar o tablet em 180 graus para que a câmera fique no topo, mas isso é completamente contrário à maneira como costumamos usá-lo no resto do tempo.

lenovo YOGA Tablet 2 Pro 3
O projetor do Yoga Tab 2 Pro não devora a bateria. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Bateria

Uma das melhores especificações do Yoga Tab 2 Pro é a bateria. Com 9.600 mAh, ela é grande o suficiente para suportar essa tela QHD enorme durante um uso moderado por mais de dois dias. Com o brilho em 100%, tive 5 horas e meia de tela constantemente ligada, sem qualquer função de gerenciar energia ativada. Com alguns ajustes nas configurações de energia, 50% de brilho no display e usando o projetor moderadamente, ganhei mais três ou quatro horas, mas nunca cheguei perto das 15 horas alegadas pela Lenovo.

lenovo YOGA Tablet 2 side finger 1
Como um tablet familiar para reprodução de mídia, o Yoga Tab 2 é muito bom. © ANDROIDPIT

Lenovo Yoga Tablet 2 Pro – Especificações Técnicas

Peso: 948 g
Tamanho da bateria: 9600 mAh
Tamanho da tela: 13,3 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (153 ppi)
Câmera frontal 1,6 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels
Versão do Android: 4.4 - KitKat
RAM: 2 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Intel Atom
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,86 GHz
Conectividade Bluetooth 4.0

Veredito Final

O uso que você faz de um tablet determinará se irá gostar ou não do Lenovo Yoga Tab 2 Pro. Se quiser um grande display colorido, boa bateria, ótimos alto-falantes, muitas funções interessantes de software e a incrível capacidade de projetar tudo que desejar a qualquer hora e em qualquer lugar, então este é um ótimo tablet para você. Como um dispositivo básico para multimídia, o Yoga Tab 2 Pro é mais do que adequado.

Se a sua idéia de tablet inclui um display extremamente nítido, especificações para alta performance e jogos de alta resolução e ultra-portátil, este não é o dispositivo para você. O projetor é ótimo, a duração da bateria é bem longa e existem algumas características boas de software, mas a interface lenta e pouco intuitiva, a câmera pobre e o desempenho mediano tiram pontos desse tablet belo e inovador.

23 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi