O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
99 Compartilhado 49 Comentários

Review do LG G2: um smartphone quase perfeito!

No ano passado a LG apresentava ao mundo o LG Optimus G, um smartphone um pouco melhor que o Nexus 4, e também o Optimus G Pro, que com certeza roubou a cena do primeiro. Neste ano, a fabricante sul-coreana parece ter aprendido com os erros do passado e trouxe ao universo mobile um dos seus melhores smartphones: o LG G2. O dispositivo é quase perfeito e merece com certeza um lugar ao sol no mundo dos smartphones high-end Android. Confira o review do LG G2.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
3861 participantes

Avaliação

Prós

  • Tela de alta qualidade
  • Processador rápido
  • Câmera de qualidade
  • Design inovador

Contras

  • Auto-falantes mono
  • Barra de notificações caótica
  • IU da LG
  • Problemas com o reconhecimento da rede móvel 3G

LG G2 – Desenho & Qualidade de Construção

A LG resolveu inovar com relação ao projeto do G2. O que para muitos foi motivo de piada, acabou se mostrando um recurso muito funcional: os botões de "ligar" e "volume" na parte traseira.

LG G2 power
Decisão ousada e inteligente : Os botões na parte de trás da LG G2 fazem mais sentido do que muitos esperavam! / © AndroidPIT

Ontem, alguém tweetou que o botão do iPhone 5S terá um novo design. Quando li isso, ri muito. Talvez por não ter tido medo de ousar em relação ao desenho do G2, a LG mostra que smartphone bom é aquele que traz inovações concretas, não apenas reinvenções. Apesar da tela de 5,2 polegadas, o G2 possui um excelente grip, é um smartphone compacto, que traz as bordas laterais mínimas e aproveita muito bem a parte frontal para uso do display. Entre os últimos lançamentos do mercado, o G2 tem, provavelmente, a melhor relação entre exposição e área total.

Com relação à parte da frente, o LG G2 lembra um misto de Galaxy S4 e LG Nexus 4, a tela é ligeiramente levantado, de modo que podemos notar uma elevação nas bordas do aparelho. A parte traseira é de plástico e vem com uma textura sutil. Os botões de "volume" se encontram logo abaixo da câmera e, entre eles, está o botão de energia. Ao redor deste botão existe um LED que pisca quando o usuário recebe chamadas ou quando o despertador toca. Na parte da frente, bem ao lado do speaker do telefone, também existe um diodo emissor de luz para notificações de chamadas perdidas e outros eventos.

Não sou fã de dispositivos como o Xperia Z1 em termos de material, pois o vidro deixa o dispositivo muito pesado e escorregadio, além disso, é um imã para impressões digitais. E, apesar do alúminio do HTC One ser bem agradável, o plástico de dispositivos como o Galaxy S4 ou do LG G2 não são uma escolha ruim, especialmente porque não parecem aparelhos baratos.

A única coisa que me incomodou mesmo foram os alto-falantes mono na parte inferior do aparelho. É complicado ter um smartphone com um processador de última geração, mas com qualidade de som duvidosa. Se você usa o seu telefone inteligente para assistir a vídeos ou como um console para jogos, os alto-falantes serão um problema real, visto que o som será abafado por uma das mãos. Com relação à tecnologia Dolby para dispositivos móveis, ela funciona muito bem nos fones de ouvido, mas não nos alto-falantes.

LG G2 alto falantes
Ao contrário da HTC, a LG não investiu em alto-falantes stereo no seu carro-chefe! / © AndroidPIT

Atualizado em 12.11.2013 - Os auto-falantes ficam à direita, o microfone à esquerda! Logo, será melhor chamá-lo de o auto-falante.

LG G2 – Tela

O display também é uma obra-prima. As 5,2 polegadas do G2 oferecem uma resolução de 1920 x 1080 pixels (423 ppi), que é quase padrão nos atuais modelos top do mercado de smartphones.

lg g2 test 7
Display LCD IPS oferece melhor brilho que as telas LCD já presentes no mercado! / © AndroidPIT

O painel LCD IPS é brilhante e oferece bastante contraste, sem exageros em termos de saturação e representação de cores. Com relação ao uso na luz solar direta, o G2 respondeu bem e ainda ofereceu boa estabilidade do ângulo de visão. Em comparação com os demais smartphones com tela LCD do mercado, como Xperia Z1 e HTC One, podemos dizer que o G2 oferece melhor brilho.

LG G2 – Software

A LG G2 funciona em Android 4.2.2 e com a própria interface de usuário da LG. Existe uma série de novos recursos, mas visualmente não se nota muita diferença. Na realidade, o calcanhar de Aquiles é nitidamente o desenvolvimento do software da fabricante. Sinceramente, os ícones dos apps parecem ter sido planejados por uma criança, de tão mal feitos. Outra coisa que não me atrai é a barra de notificações: atalhos para funções, exposição de aplicativos QSlide, configurações da tela e som, configurações gerais e aí começam a aparecer as notificações de chamadas, capturas de tela, informação de atualização de apps, enfim, para uma pessoa visual, é o caos.

LG G2 review barra notificacoes
Uma boa saída para evitar esta quantidade de informação seria utilizar uma barra de menus e uma barra de notificações, à la Android stock! / © AndroidPIT

Confesso que não tenho muito a acrescentar sobre os aplicativos QSlide, todos eles são nativos do aparelho e, normalmente, existem opções melhores de terceiros. Outro recursos que a princípio parece bem interessante, mas que quando usado não se mostra funcional é o Slide Aside. Deslizando três dedos para a esquerda sobre a tela ativa, o usuário armazena até três aplicativos abertos e pode ativá-los com o mesmo movimento, mas para a direita. Neste sentido, a LG parece ter reinventado a função multitarefas do Android, mas de uma forma precária.

LG G2 Slide
Aplicativos QSlide (à esquerda); Recurso Slide Aside (à direita) / © AndroidPIT

Porém, não só de fiascos é feito o software da LG. O fato dos botões de volume e energia estarem na parte de trás do G2, fez com que a LG aprimorasse o desbloqueio da tela inserindo uma solução inteligente: agora, ao tocar duas vezes sobre a tela, o usuário ativa o dispositivo. O recurso se chama "Knock On" e também serve para desativar o display quando o usuário toca duas vezes em uma área vazia na barra de status ou na tela ativa. O recurso funciona muito bem e, independente de onde estiver o botão de energia, esta função deveria ser integrada como nativa do OS da Google, visto que torna o uso do telefone muito mais prático.

Também bastante úteis, os botões na tela, abaixo do visor, são personalizáveis. As teclas de toque frontal podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário, existem seis opções à disposição:

LG G2 botoes frontais gestos
À esquerda - botões frontais de toque selecionáveis; à direita - recursos de gestos! / © AndroidPIT

A LG já vinha concorrendo diretamente com a Samsung no quesito recursos de movimento. Logo, o G2 também vem com algumas funções de gestos que contam positivamente na experiência do usuário com o smartphone. Assim, para atender uma ligação, basta levar o smartphone ao ouvido, por exemplo. Além disso, estes recursos inteligentes garantem que a tela permaneça ligada enquanto você assiste a um vídeo ou lê um artigo, através de um sensor o smartphone reconhece que o usuário está olhando para o display do aparelho.

Pensando na privacidade do usuário, a LG inseriu o "Modo Convidado". Esta função é ativada por um padrão de desbloqueio específico e é muito útil para quando você precisa compartilhar por alguma razão o seu smartphone, mas não quer se preocupar com as suas informações pessoais, por exemplo. O melhor é que você pode decidir quais serão os aplicativos disponíveis neste modo, o limite é de 30 aplicativos.

E por fim, mas não menos importante, gostaria de falar do guia do usuário do LG G2. Quebrando completamente com a cara quadrada e didática dos guias de uso normal, este manual é facilmente acessado ao navegar entre as telas do dispositivo e ainda traz vídeos explicativos para determinados recursos do G2. Os vídeos estão todos em português.

LG G2 guia de uso
O guia de uso do LG G2 foi dividido em pequenos vídeos que explicam ao usuário como ativar e usar os recursos do aparelho! / © AndroidPIT

Vale ainda citar que o software reconhece imediatamente quando o usuário conecta o cabo USB ou mesmo os fones de ouvido ao dispositivo. Neste último, uma lista pipoca na tela com todos os aplicativos que podem ser usados com os fones. Esta função ficou conhecida como "Plug & Pop".

LG G2 – Performance

O G2 é equipado com o processador quad core Snapdragon 800, da Qualcomm. Este é um dos melhores chipsets do mercado mobile e, sem novidades, opera de maneira fluida e suave. Quando ativado, o G2 respondeu sem hesitação, pular de um aplicativo para o outro na função multarefas é rápido e sem engasgos, navegar usando tanto o browser nativo quanto o Chrome é super fluido e o lançador de aplicativos abre sem demora.

Apesar dos testes de benchmark não servirem como "tira teima", servem para dar uma base sobre a perfomance do hardware. E o G2 mostrou um excelente desempenho no teste de benchmark AnTuTu e bateu a marca dos 34 mil pontos. Mesmo que os dados entregues em benchmarks não reflitam a realidade dos usuários, eles são um indicador de desempenho que pode ser alcançado na prática.

lg g2 screenshots 4
No benchmark AnTuTu, o LG G2 deixa para trás smartphones como Galaxy S4 e HTC One (com processador menos potente). / © AndroidPIT

Porém, em termos de hardware, algo que incomodou um pouco foi a instabilidade da antena 3G do aparelho. Em pontos onde meu Xperia T sempre se saiu muito bem, o todo poderoso LG G2 mandou mal. Na realidade, tenho notado este comportamento em dispositivos com conexão 4G, pois o mesmo aconteceu com o Xperia Z Ultra, o Galaxy S4 e o HTC One. Porém, acredito que este problema possa ser evitado com um plano de dados LTE.

LG G2 – Câmera

A câmera do G2 faz realmente bom serviço quando o assunto são fotografias e vídeos. A lente possui 13MP e possui um estabilizador de imagem ótico que garante imagens nítidas, especialmente em condições de baixa luminosidade e mão trêmula.

lg g2 kamera 3
A câmera do LG G2 captura boas imagens mesmo em ambientes com pouca luz! / © AndroidPIT

Na semana passada, colocamos no ar um artigo comparando as câmeras do LG G2, do Xperia Z1 e a Cyber-shot QX10 da Sony, e a câmera do G2 teve seus pontos altos tabém, É claro que a câmera em modo automático falha bastante em lugares com muita iluminação, as imagens saem estouradas e fica difícil corrigí-las usando um software de edição. Quando abrimos as fotos no computador, temos uma ideia melhor do que quando enxergamos a imagem no visor de 5,2 polegadas do G2, mas no geral, a câmera não deixa a desejar.

lg g2 kamera 1
Em ambientes com muita luz, a tendência é termos ruídos na imagem. / © AndroidPIT

O software da câmera oferece diferentes modos, como "disparo e reparo", "disparo contínuo", "câmera dupla" e "panorâmica", por exemplo. A operação da câmera também é fácil e o botão de volume "menos" pode ser usado como obturador - o que é muito bom na hora de usar a câmera frontal - e também serve para ativar a câmera sem desbloquear a tela.

LG G2 – Bateria

Como já falei em reviews passados, se existe algo difícil de ser elogiado é a bateria que as fabricantes inserem nos seus dispositivos high-end. Isso não será diferente com o LG G2. Porém, a LG não foi tão econômica quanto a Samsung e lançou o G2 com uma bateria com capacidade de 3000 mAh. Esta autonomia unida à eficiência energética do Snapdragon 800 é certeza de um bom tempo de uso do parelho. O dispositivo aguentou praticamente um dia e meio de testes até precisar de uma recarga.

LG G2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 138,5 x 70,9 x 8,9 mm
Peso: 140 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 2,1 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.2.2 - Jelly Bean
Interface: Optimus UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
32 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,26 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Tirando os problemas com a skin da LG, o G2 é um dos smartphones mais modernos dos últimos tempos. A CPU e a GPU são de ponta, a tela é de primeira qualidade, a câmera também e a bateria está totalmente competitiva em termos de performance. Ainda não sabemos o valor que a LG pretende cobrar por este aparelho no Brasil. Na Europa, o preço de lançamento do novo carro-chefe da sul-coreana foi mais baixo que o do Galaxy S4, da Samsung - a versão de 32GB saíra por 649 euros, cerca de R$1.960,00. Agora, se levarmos em consideração que o antecessor do LG G2, o Optimus G chegou em abril por R$ 1.999, com um hardware mediano quando comparado ao G2, tenha em mente que o valor será acima dos R$2.000,00 com certeza.

Veredito Final

A LG convenceu com o G2. A empresa percorreu caminhos difíceis no final do ano passado, quando colocou três smartphones muito parecidos no mercado, mas com propostas completamente diferentes: LG Nexus 4, LG Optimus G e LG Optimus G Pro. Porém, a fabricante parece ter resolvido questões como design do dispositivo e o público que deseja atingir com o seu carro-chefe.

A escolha de tirar os botões das laterais e colocá-los na parte de trás fez com que a empresa se posicionasse a frente da concorrência por ter coragem de ousar e mudar a experiência do usuário com seus smartphones. Depois de dois dias de uso, parei de procurar o botão de energia nas laterais ou na parte de cima. Aliás, hoje me peguei tentando desbloquear o meu Nexus 7 com dois toques na tela do tablet. Nestes momentos é que percebo o quanto comandos automatizados alienam os usuários.

O Lg G2 é um smartphone quase perfeito, não fosse a ROM da LG ser ainda tão básica em termos de IU e os alto-falantes estarem posicionados em um lugar nada convencinal, o aparelho seria o smartphone com a melhor combinação do mercado mobile Android.

Ah, e caso você está se perguntando se o botão de energia á ativado com facilidade quando você coloca o dispositivo sobre uma superfície plana, saiba que isso é intriga da oposição, pois é impossível de acontecer, visto que o botão possui uma proteção curvada quase que imperceptível. A LG mandou bem na construção do G2!

E aí, você fica com o LG G2 ou passa? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

99 Compartilhado

49 Comentários

Escreva um comentário:
  • So faltou o slot para utilizar micro sd para aumentar a memória.

  • Eu tenho um g2, oq eu nao gosto nele: os microfones q são um horror e parece q a lg nunca conserta isso, a camera frontal poderia ser melhor, poderia ser estereo o som ja q quando foi apresentado a lg enfatizou muito o áudio do aparelho.

  • Comprei um LG G2 D805 em março de 2014 e o achei ótimo em comparado com o meu outro smartphone Samsung Galaxy Grand Duos GT-I9082. As diferenças são muitas mas ambos os aparelhos me satisfazem muito bem...Gosto de Tecnologia e procuro sempre me atualizar mas com moderação...Existem aparelhos fantásticos mas com preços muito elevados a nível de Brasil. Eu fiz uma ótima escolha em se tratando de aparelhos para o uso em meu dia a dia como Consultor Imobiliário em minha cidade...Preciso estar sempre a frente dos meus concorrentes e isso pode ter a certeza que estou mesmo. kkkkkk Eu recomendo o LG por se tratar de novidade e por estar equiparado com as grandes novidades mas como eu disse, com um preço muito abaixo dos seus concorrentes diretos...E tem mais, se vc comprar a vista como eu, vai ter um ótimo desconto que vale muito a pena. Boa sorte, fica aqui a minha dica.

  • fisso testes de display no meu G2 e a resolução deu q tá 1776x1080
    procede isso

  • Tenho um G2 e de longe é o melhor smartphone q ja tive... ótima camera, ótima tela, processador incrivel e o grande detalhe: ñ ferve como os concorrentes!

  • O que mt me incomodou foi o fato de no review ter sido falado com relação as fotos que são tiradas com mt intensidade de luz solar por exemplo, pelo que foi falado a foto não fica mt boa. eu acabei de comprar o G2 mas ainda ñ chegou e utilizo mt fotografia com incidência da luz do sol, eu atualmente tenho o LG P990 optmus 2x e as fotografias em alguns casos ele deixa a desejar. Será que o G2 tbm vai me desapontar nesse quesito?

  • Olá, ótimo artigo, o G2 é bem legal. Porém ouvi boatos de que a parte traseira dá a sensação de flacidez assim deixando uma ideia de que o aparelho não seja resistente. Isso realmente é verdade e atrapalha no manuseio ?

  • Comprei o LG G2 D803 32Gb nos EUA, lá funcionava normalmente o 3G e 4G. Voltei para o Brasil (Sao Paulo capital) e o mesmo nao funciona o 3G, troquei o chip, mudei de operadora e nada. Já nao sei mais o que fazer.

  • Esse lg é foda !! otimo smartphone ..pena que ainda muitas pessoas tem preconceito cotra a marca, eu tenho um lg optimus p500h ,realmente nessa época que lançaram esse smart a marca não era muito boa, pena qe as não acreditan na evolução de uma marca... so pra lembrar a Sansung ja foi bem fraquinha atigamente (na decada passada )i hoje ela é essa gigante ai considerada excelente marca

  • lg g2 eh um monstro vamos de frescura com Samsung.....soh vai vender mais q o LG Pq o povo compra pela marca......

  • Muito bom

  • eu acredito q o preço do LG G2 vai ser entre 2200 à 2500

  • É visto que o mercado de aparelhos top está cada vez mais disputado. A Sansung cresceu muito com o seu S2, S3,..e nesse nicho da linha “S” fez, merecidamente, seu “nome”, agregando qualidade, atualizações, desenvolvimento,.... fez o melhor para seus usuários. Falo sempre da linha Galaxy S... e não de todos os Galaxy, pois a Sansung não dá a devida atenção a todos seus modelos, por vários fatores (isso parece acontecer quando vejo alguns alucinados defendendo a Sansung) .....mas realmente para a Linha Galaxy S ela deu e dará atenção (é seu cartão de visitas). Mas estamos vendo, com a rapidez peculiar desse mercado, outras gigantes querendo fazer melhor, fazendo o que não faziam e entrando assim nessa disputa pra vencer. Estou vendo a Motorola melhorar muito, a Sony competindo (mesmo que muito focada apenas em hardware) e a LG como uma Fênix ressurgindo, inovando e ousando. Concordo plenamente com o Dan quando ele fala do Optimus G. Realmente, esse foi o aparelho que colocou a LG em um nicho que até então ela não tinha conseguido entrar. Falo como proprietário de um Optimus G, não sou técnico, mas meu sentimento como usuário desse aparelho é o melhor possível. E pelo que vejo, e estou acompanhando faz tempo, o G2 será minha opção de compra e meu voto para o melhor de 2013. Não sou um fã da LG, e muito menos tenho aversão a outras marcas (já usei aparelhos de várias) apenas busco ótimos aparelhos e quando faço isso faço com os olhos e mente abertos aceitando, se merecido for, as inovações....as renovações.

  • a lg ja e grande pequeno sao esses pensamentos atrazado.

  •   28

    Existia o "pena que é Motorola" até o lançamento do MotoX. Agora parece que a Motorola é a melhor fabricante do mundo, eu ainda não confio, mas reconheço o bom trabalho da Motorola na família Droid e no MotoX.
    A LG deixou de ser um "problema" com o Optimus G, com o investimento pesado nos mid-end da linha "L", o que precisa é acertar suas atualizações.
    Como disse alguns precisam de mudanças superficiais, uma mudança no logotipo faria esquecerem o passado, ou uma mudança de diretores, maquiagem é sempre o que o povo deseja.

  • engraçado falar da LG só pq e uma pessoa alienada e não acompanha a virada q esta fabricante esta fazendo !
    apresentar um argumento plausíveis q é bom nada! não gostava da LG e comprei um nexus si tivesse money compraria sem problemas pois ela mostrou ter mudado a sua mentalidade e esta ai o resultado o smartphone mais cotado pra ser o melhor do ano e da LG

  • Pena que eh da LG.

  • e tem certas opinioes que tem jogar no lixo porque nao servem para nada.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi