O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 649 Compartilhado 55 Comentários

Já imaginou poder baixar 18 filmes em um segundo usando o celular?

Na última quarta-feira (20/1), o Huffington Post publicou uma notícia em que levantou a possibilidade (leia-se rumor) de que o iPhone 7 teria suporte às redes Li-Fi. Sem muitos detalhes, o site disse apenas que essa nova tecnologia é 100x mais rápida que o Wi-Fi e poderia baixar até 18 filmes em apenas um segundo. Mas você sabe como o Li-Fi funciona?

Abreviação de Light Fidelity (ou Fidelidade de Luz, em português), o Li-Fi é uma tecnologia que usa ondas de luz para transmissão de dados, por meio de diodos emissores de luz (que você também conhece como LEDs) para fazer isso acontecer. Criado pelo pesquisador alemão Haral Hass, da Universidade de Edimburgo (Escócia), o Li-Fi consegue atingir velocidades que chegam até 1GB/s. No entanto, a empresa Estonia Velmenni já realizou testes em que essa tecnologia já alcançou incríveis 22GB/s.  

Acenda a luz para acessar a internet

A grande vantagem do Li-Fi em relação ao Wi-Fi é que ele utiliza lâmpadas de LED para transmitir dados (mantendo, claro, uma comunicação com o roteador), a partir de espectros eletromagnéticos contidos na luz.  Essas lâmpadas de LED conseguem executar o Li-Fi apenas quando estão ligadas, mas é possível regulá-las a partir de um dimmer, de modo que, mesmo quase apagada, mantenha suas funcionalidades.

Neste momento, a tecnologia consegue transmitir dados para até quatro smartphones em um mesmo ambiente, a distâncias que chegam até 10 metros. 

androidpit sony xperia z3 speed test
Seu smartphone baixará filmes em 4K em poucos segundos / © ANDROIDPIT

Vantagens sobre o Wi-Fi

Além da rapidez, outra grande vantagem do Li-Fi em relação ao Wi-Fi é que esse último usa ondas de rádio para transmitir os dados. Isso pode interferir em sistemas de navegação de aviões, por exemplo, ou em aparelhos de hospitais, o que limita sua utilização. Coisa que não acontece com o Li-Fi. Isso sem contar que o número de hardwares exigidos pelo Wi-Fi (antenas e receptores, entre outros) é bem maior, o que impacta no seu custo de uso. 

Fabricantes de smartphones já se movem 

Ainda que a chegada do Li-Fi ao grande público seja bastante improvável em um futuro próximo (e isso inclui o iPhone 7 citado no começo dessa matéria), as fabricantes de dispositivos móveis já estão se mexendo para que seus aparelhos futuros suportem a tecnologia.

LG, Samsung e outras grandes fabricantes (incluindo a Apple) olham com carinho para a plataforma e já devem ter alguns protótipos em desenvolvimento.

Sim, meus caros, nossos downloads ultra-rápidos em 4K estão próximos de se tornar realidade. No Brasil, nem tanto...talvez em uma Campus Party da vida...

Os comentários favoritos dos leitores

  • Tiarles Nagata há 11 meses

    Não vai adiantar nada essa tecnologia no Brasil... Nem o 4G ainda não está tão aperfeiçoado.

    Enquanto ouver essas velhas operadoras não vai mudar muita coisa.

55 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi