O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
11 min para ler 415 Compartilhado 175 Comentários

WhatsApp fora do ar? Conheça algumas alternativas ao mensageiro

Mesmo que o seu mensageiro seja o melhor do mundo na sua opinião, você pode se surpreender com o que existe na Play Store. Abaixo, você vai conferir 11 aplicativos de mensagens que irão deixar você conectado com nossos amigos e família. Confira!

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
657 participantes

Telegram: a escolha do leitor

O Telegram é o grande competidor do Facebook Messenger, possui recursos avançados e há muito tempo já deixou o WhatsApp comendo poeira quando o assunto é evolução de serviços. O app conta com diálogos codificados, chats seguros e mensagens que se autodestroem, no melhor estilo Snapchat.

A interface e as funções do telegram são bem semelhantes às do WhatsApp e, além da segurança, os usuários contam com a possibilidade de transferir arquivos de até 1,5 GB. O serviço ainda oferece a chance de criar grupos com até 5.000 pessoas.

Mas a melhor função deixei para o final: você pode usar o Telegram em dispositivos múltiplos, inclusive o seu computador. Olhando todas as possibilidades que o Telegram oferece é até difícil acreditar que o app seja grátis e sem publicidade, não?

AndroidPIT Telegram emojis famous people stickers 0516
O Telegram um dos aplicativos de mensagem que mais evoluiu nos últimos anos / © AndroidPIT
Telegram Install on Google Play

Facebook Messenger: o aplicativo para massificar os bots

Quando o assunto são assinantes, o Facebook Messenger fica atrás apenas do WhatsApp. São 900 milhões de pessoas acessando diariamente o mensageiro do Facebook, seja de forma independente ou dentro da própria rede social.

É fato que o serviço teve seus momentos baixos entre 2014 e 2015, especialmente quando o Facebook obrigou os usuários a usarem o serviço em conjunto com a rede social. Essa crise também está relacionada ao fato da rede social não saber ao certo o que fazer com os dois maiores mensageiros do mercado embaixo do seu guarda-chuva.

Contudo, em 2016 vemos um grande investimento do Facebook no seu aplicativo de mensagens instantâneas. Além do investimento em chamadas de voz e vídeo entre contatos, agora o recurso já é possível, em menor escala, também em grupos de até 50 pessoas.

Contudo, o grande investimento no Facebook Messenger veio a ser divulgado no início de abril, com a chegada dos chamados bots. Serviços automatizados por robôs e que devem facilitar e muito a compra e a venda de produtos e o consumo de informações através do app. Apesar do Telegram também contar com tal recurso, nada se compara ao número de desenvolvedores usando a API da loja de bots do Facebook.

AndroidPIT IT facebook messenger 1444
O investimento em cima do Facebook Messenger pode torná-lo extremamente útil... no futuro / © AndroidPIT
Facebook Messenger Install on Google Play

Hangouts: o melhor para conferências em vídeo e em tempo real

Não vou negar que o Hangouts é o mensageiro que acredito ser o mais completo e com a melhor interface entre todos os apps que coloquei nesta lista. Apesar do fato do Google estar puxando o uso do serviço como qualquer outro da sua gama de produtos, senti um profundo desgosto pelo fato da gigante das buscas não oferecer mais o seu uso de forma intuitiva em conjunto com o Google+.

O uso do Hangouts é basicamente uma mistura de todos os serviços listados acima e o Skype. Através deste app não é apenas possível falar de forma gratuita, mas também paga. Afinal de contas, não é sempre que você terá internet, certo?

Além de oferecer o serviço de mensagens instantâneas, o Hangouts possui um plugin para exibição de conferencias em vídeo ao vivo através do YouTube.

androidpit google hangouts hero 2
O Hangouts passou por inúmeras mudanças e é um dos serviços mais completos / © AndroidPIT
Hangouts Install on Google Play

Skype: o mensageiro clássico

O Skype é o mensageiro clássico, aquele que aparece em comerciais na televisão. O serviço é da Microsoft e foi uma das primeiras plataformas do gênero a chegar ao mercado. O Skype poderia ser o aplicativo mais popular desta lista não fosse ter permanecido na Era Jurássica por muito tempo.

Como muitos outros serviços bons da Microsoft, o Skype demorou muito para chegar redondo para dispositivos móveis e acabou pagando o preço ao perder espaço para plataformas mais simples, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Depois, o que o serviço ainda tinha de exclusivo acabou com o lançamento do Hangouts pela Google.

Contudo, no meio corporativo, o uso de chats via Skype dentro da empresa ainda é muito comum. Tanto é que toda a comunicação instantânea do AndroidPIT é feita via Skype no computador. Visto que o software para PC ainda é uma dos melhores.

Contudo, quando falamos de serviços de mensagem gratuitos para uso corporativo em trânsito, o Skype ainda perde espaço para o WhatsApp, Hangouts e Hip Chat. O motivo é simples: alto consumo dos recursos do celular, como memória e energia, mesmo tendo passado por uma melhora significativa nas últimas atualizações.

skype messenger app
O mensageiro clássico / © AndroidPIT
Skype Install on Google Play

Viber: o serviço prodígio

E se o Skype não deu conta do recado, o Viber não teve medo de começar errando e hoje possui um grande número de usuários. O serviço de mensagens instantâneas logo no início já soube a que veio: chamadas de voz... independente da qualidade.

O Viber foi a plataforma para a primeira ligação gratuita de muitos usuários do Android. Uma das melhores alternativas ao Skype na época do seu lançamento, o Viber permite que você faça chamadas gratuitas além da função de chat e envio de mensagens.

Contudo, de um ano para cá o Viber realmente se estabeleceu como uma boa alternativa ao Skype, pois teve uma melhora considerável na qualidade das suas chamadas. Tanto é que investiu fortemente no Brasil para chegar até os usuários que fazem chamadas entre móvel e fixo, oferecendo centenas de promoções neste sentido.

Ao contrário do WhatsApp, o Viber já oferece videochamadas e, nesta semana, também passou a adotar a criptografia das conversas trocadas entre os usuários da plataforma.

viber messenger app
O Viber foi um dos primeiros serviços de mensagem a trazer o recursos de chamadas de voz / © AndroidPIT
Viber Install on Google Play

Snapchat: o terror de quem tem mais de 25

Se você estava achando esta lista cheia de nomes conhecidos, talvez o Snapchat possa surpreender ou porque você possui menos de 25 anos, ou pelo contrário. Sim, este também é um app popular, mas o que o torna único é a capacidade de entendimento do uso do aplicativo e da sua função social.

Faça uma experiência: ensine sua mãe ou o seu pai a usar o WhatsApp, em seguida mostre como usar o Snapchat. Qual será o resultado? O Snapchat é uma plataforma dinâmica, que usa mensagens e imagens, bem como vídeos que se autodestroem em segundos. Sim, você pode fazer um screenshot do conteúdo que aparece na tela, mas quem enviou saberá.

Por fim, o público do Snapchat é realmente jovem e já desenvolveu uma nova forma de comunicação que, com todo respeito, já não condiz com aquilo que a massa consome no Facebook e companhia. Aliás, este serviço já vem sendo considerado como o porta-voz do atestado de estagnação do Facebook.

AndroidPIT Snapchat app icon teaser 1
Rápido e Instantâneo: não tente se você não puder compreender / © AndroidPIT
Snapchat Install on Google Play

ZapZap: o produto nacional

E é claro que para cumprir com o sistema de cotas da nossa lista tínhamos que ter um produto nacional: o ZapZap. O nome surgiu, evidentemente, em cima do apelido carinhoso da nação para o WhatsApp. Além disso, os desenvolvedores do app criaram o serviço com base no código do Telegram. Assim, o nosso brasileirinho da lista é um misto de Telegram com WhatsApp.

Para ser ter uma ideia, o ZapZap é o 10º aplicativo mais baixado no Brasil quando o assunto é mensageiros gratuitos. Logo, muito cuidado ao dizer que ninguém usa. Estes são dados da consultoria App Annie.

Entre os recursos que se destacão no ZapZap temos grupos temáticos, mural de postagens, canais com até mil usuários, chamadas de voz e transmissão de vídeo ao vivo. Além disso, o serviço é simples de usar, mesmo com um número de recursos acima da média.

O ZapZap usa a nuvem do Telegram, oferece suporte para GIFs em qualquer smartphone e os usuários também podem compartilhar documentos e planilhas de forma ilimitada. Agora, pasmem, o ZapZap chegou aos bots antes mesmo do Messenger do Facebook.

Androidpit on the smartphone with hearts jess and sergio 1817
O ZapZap é produto nacional e usa o código do Telegram / © AndroidPIT
Zap Zap Messenger Install on Google Play

IMO: super leve quando o assunto são chamadas de vídeo

Outro app que realmente impressiona pelo crescimento nos últimos tempos é o IMO, que aparece em 3º lugar em downloads na Google Play Store nacional quando o assunto é aplicativo para o envio e recebimento de mensagens instantâneas.

O uso do app é fácil pelo fato de que você já conecta através de outras contas, tais como Facebook, Hangouts e Skype, por exemplo. Além disso, o app é bastante simples e intuitivo. Não posso negar que o app é bem simples, ams o WhatsApp também o era e agora possui 1 bilhão de usuários. Tem que ter algum motivo, certo?

No IMO também é possível realizar ligações gratuitas.

Androidpit on the smartphone with hearts 1817
O IMO é o terceiro app de mensagens gratuitas mais baixado no país / © AndroidPIT
imo Chamada de Vídeo & Chat Install on Google Play

WeChat: faça videochamadas em HD

O WeChat possui uma grande variedade de opções de personalização, chamadas VOIP, configuração de notificações e sincronização de contas na nuvem. A segurança também é um ponto forte do WeChat, que tem até mesmo a autenticação de contatos através de PIN, QR Code e e-mails, não se limitando apenas ao número do telefone como o WhatsApp.

O WeChat ficou muito popular após o anúncio da cobrança do serviço do WhatApp, visto que era um boa alternativa gratuita e segura para se comunicar em movimento. Um dos destaques do WeChat são as videochamadas em alta-definição (HD).

A interface do WeChat é limpa e intuitiva e existe um sistema inteligente de localização que permite ao usuário descobrir e conversar com quem está por perto, na mesma rua, quadra ou a poucos metros.

AndroidPIT best messenger apps 2
WeChat também permite fazer chamadas em HD / © AndroidPIT
WeChat Install on Google Play

WhatsApp: utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas

O WhatsApp começou como um aplicativo simples e rápido para o envio de mensagens gratuitas, que não ocupava muita memória e nem gastava tanta bateria. O aplicativo ganhou escala mundial tão rápido que fez com que uma das maiores contas do mundo não hesitasse em comprar para si o serviço.

Assim, de aplicativo de mensagens independente, o WhatsApp passou a produto do Facebook. O aplicativo possui recursos avançados de segurança, como a criptografia de ponta-a-ponta, chamadas gratuitas de voz e chats em grupo e privado.

O grande destaque do WhatsApp é o grande número de pessoas que usam o serviço. Minha mãe usa, meu pai usa, até a avó de muita gente. O aplicativo se mantém bastante básico quando comparado com outros serviços de mensagem desta lista. No entanto, isso é o que faz dele um dos aplicativos mais baixados do mundo.

AndroidPIT preset horizontal nexus 5 Whatsapp
O WhatsApp cresceu muito rápido e se tornou o app de mensagens mais usado no mundo / © AndroidPIT
WhatsApp Messenger Install on Google Play

Bom, fazendo um apanhado geral na minha experiência com mensageiros, só nesta lista utilizo pelo menos quatro aplicativos no meu Android: WhatsApp, Hangouts, Snapchat (para fins de pesquisa apenas) e Skype. Mas já tive uma experiência com os primórdios do Facebook Messenger, o Viber e o Telegram. E você?

Google Allo: o mais inteligente

O Allo é o serviço de mensagens do Google. Uma vez instalado, o Allo pede o seu número de telefone e o endereço de e-mail. Ele também solicita que você faça uma selfie para completar o seu perfil. Automaticamente, este último se integrará ao perfil que você já tem no Google para assegurar que o Assistant funcione corretamente.

A base de todas as funções do Allo está, claro, nas conversas. É possível criar chats em grupo, assim como notas de voz. Além disso, o Google criou uma grande quantidade de stickers para expressar diferentes emoções ou estados de humor. O Google Assistant é a peça-chave do Allo.

É possível acessar o Assistant de duas maneiras: você pode utilizar uma janela de conversação privada com o próprio assistente e perguntar o que quiser, com a resposta trazida em poucos segundos. Por enquanto, se você perguntar em português, a reação será uma busca no Google. Mas, se você tem certo domínio do inglês, o nível de interação com a funcionalidade será bem mais efetivo.  Existe também um segundo bot, o @lucky, que exibe GIFs animados.

google allo update tela dividida
Interface do Allo / © AndroidPIT
Google Allo Install on Google Play

Qual destes serviços é indispensável para você no dia-a-dia?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas opções de aplicativos de mensagem para Android. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os comentários favoritos dos leitores

175 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
415 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi