O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 313 Compartilhado 42 Comentários

Os melhores aplicativos de transporte: pra você nunca mais se perder nem se atrasar!

Atualizado: O aplicativo Leve-me foi adicionado à lista

Não importa em qual cidade você mora, os aplicativos de transporte oferecem alternativas para todos os usuários se locomoverem da melhor maneira. Para te ajudar ainda mais, reformulamos nossa seleção e adicionamos um novo app, o Leve-me, que está na categoria dos "Ônibus". Não deixe de conferir a seleção completa.

Pegue um atalho!

Os melhores aplicativos de transporte: Ônibus

Leve-me

Por mais que o Leve-me esteja na categoria de ônibus da nossa seleção, é preciso dizer que o app reúne informações de outros meios de transportes, como táxis, metrô e trem. Tudo o que você precisa fazer é definir uma rota entre dois pontos para que o Leve-me indique todas as opções viáveis de locomoção.

Os ônibus são exibidos em tempo real, enquanto que na categoria de táxis é mostrado um valor aproximado de quando custaria a viagem no trajeto selecionado. Se o usuário não quiser se atrasar, pode definir um lembrete para que o app lembre quando o ônibus estiver próximo.

androidpit leve me app trnapsorte
Interface do app Leve-me / © ANDROIDPIT

Existe também uma parte social dentro do app, que reune pontos obtidos pelos usuários que mais utilizam o Leve-me. Essas pontuações podem ser trocadas por alguns prêmios, como sorvetes, e ingressos, dentre outros. A conta do Facebook, quando conectada ao app, aumenta as possibilidades do usuário ganhar mais pontos. Estou utilizando o Leve-me atualmente, mas, infelizmente, o app só funciona na cidade de São Paulo. 

Baixar o Leve-me gratuitamente na Play Store

Moovit

O Moovit surpreende pela quantidade e precisão das informações. O aplicativo passou a fornecer horários de ônibus em tempo real para algumas cidades, facilitando ainda mais a vida dos usuários. Assim como qualquer aplicativo do gênero, as informações são fornecidas pelas companhias que administram as frotas municipais ou estaduais de ônibus, ou seja, as cidades atendidas pelo Moovit precisam ser consultadas previamente.

Eu já utilizei o Moovit em regiões metropolitanas e do interior, e obtive resultados precisos. A opção "A bordo" permite visualizar em tempo real o período estimado de chegada do ônibus em que você está até seu destino. É possível favoritar linhas de ônibus utilizadas frequentemente, além de oferecer feedbacks para o desenvolvedor sobre possíveis erros de informação.

moovittransbc
Moovit oferece informações em tempo real. / © ANDRODIPIT
Moovit: Transportes Públicos Install on Google Play

Citymapper

O Citymapper é uma das melhores opções de aplicativo de transporte público. Infelizmente, no Brasil ele só está disponível em São Paulo. Ele oferece uma interface muito organizada e um suporte completo. Por exemplo, se você pesquisar uma linha de ônibus, você pode ver exatamente onde os veículos estão, podendo assim se planejar melhor e evitar longas esperas no ponto.

Ele também conta com outras informações que podem facilitar a sua vida, como por exemplo sugerir qual a melhor seção do trem para você embarcar e assim já sair na escada adequada ao chegar no seu destino; ao fazer uma baldeação, ele também mostra na tela “Cidade” a situação das linhas de metrô e trem.

Quando você estiver perto do ponto de desembarque o aplicativo enviará um aviso sonoro se você o programar para tal.

Citymapper
O Citymapper mostra a rota da forma mais fácil para você chegar ao seu destino / © ANDROIDPIT
Citymapper: Metro & Comboios Install on Google Play

Trafi

O Trafi está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro. Seu diferencial é a utilização de algoritmos avançados para fornecer os melhores trajetos possíveis, sendo que o próprio app é definido como o “aplicativo de transporte público mais preciso do mundo”.

É possível escolher entre a rota recomendada, a mais rápida, a com menos caminhada e muitas mais. Ele também tem uma seção dedicada para bicicletas, indicando as estações de aluguel mais próximas e a disponibilidade em cada uma.

Ele traz uma interface muito agradável, simples e interativa permitindo a você postar fotos para alertar outros usuários sobre ônibus atrasados ou lotados. Você também pode baixar a tabela de horários dos ônibus para ter acesso mesmo sem conexão à internet.

Trafi
O Trafi conta com uma seção para encontrar estações de bicicletas, além do horário e rotas de ônibus / © ANDROIDPIT
TRAFI localize ônibus offline Install on Google Play

O aplicativo Cadê o ônibus?

O aplicativo Cadê o ônibus?, entrega informações sobre o transporte publico e condições de trânsito durante o trajeto informado. Em algumas cidades, é possível observar os pontos de ônibus que podem ser utilizados pelos usuários para o destino escolhido, ou seja, você saberá se o ônibus desejado passa ou não na rua em que você está.

Cadê o Ônibus?® Install on Google Play

Próximo ônibus

A cidade de Curitiba também possui um aplicativo específico. O "Próximo ônibus" informa os moradores da região sobre os horários de chegadas e partidas de diversas linhas municipais e estaduais. O usuário também pode favoritar os trajetos utilizados com mais frequência.

onibuscuritiba
Próximo ônibus Curitiba com informações regionais.  / © ANDROIDPIT
Próximo Ônibus Curitiba Install on Google Play

Muitas outras alternativas podem ser encontradas na Play Store; para isso, basta refinar sua pesquisa seguida pelo nome do estado em que você mora. Por exemplo: ônibus São Paulo. Alguns aplicativos oferecem informações para uma determinada cidade ou estado, contribuindo ainda mais para sua pesquisa.

Os melhores aplicativos de transporte: Metrô e trem

São Paulo Metro - Official

Algumas empresas que administram linhas de metrô e trem oferecerem aplicativos com informações úteis aos usuários. A CPTM, por exemplo, possui seu aplicativo oficial para o Metrô de São Paulo.

Além do mapa ferroviário, é possível verificar em tempo real a circulação de cada linha do metrô, com informações sobre atrasos de embarques e interrupções por motivos meteorológicos. O aplicativo ainda dispõe de telefones úteis aos usuários, como achados e perdidos e central para reclamações.

metrodesampa
Aplicativo oficial do Metrô de São Paulo. / © ANDROIDPIT
Metrô de São Paulo Oficial Install on Google Play

Metrô Rio

O Metrô do Rio de Janeiro também possui seu aplicativo próprio. O aplicativo oferece a função de rotas, localização e itinerário de linhas, mapa das estações, mapa do metrô e informações turísticas. Além de facilitar a locomoção de moradores, o aplicativo contribui com turistas.

metrodorio
Aplicativo oficial do metrô do Rio de Janeiro. / © ANDROIDPIT
MetrôFácil - MetrôRio Oficial Install on Google Play

Os melhores aplicativos de transporte: Automóvel particular

Waze

Indiscutivelmente, o Waze é a melhor solução para os motoristas, sejam particulares, taxistas ou motociclistas. O aplicativo pertencente ao Google funciona como uma espécie de rede social, com informações em tempo real fornecidas por seus usuários. O Waze alerta sobre trânsito, obras e lugares com problemas de circulação. O aplicativo ainda atua como GPS, fornecendo as melhores rotas para seus usuários.

wazeapptrans
Waze é a solução perfeita para os motoristas. / © ANDROIDPIT
Waze - GPS, Mapas e Trânsito Install on Google Play

Here

Há algum tempo, o Google Maps ganhou um concorrente à altura: o HERE, da Nokia. O aplicativo agora conta com uma versão para todos os smartphones Android rodando com Android 4.1 Jelly Bean ou superior e com pelo menos 1 GB de memória RAM (recomendado). O aplicativo possui mapas interativos de mais de 100 países para você baixar, salvar e usar offline. Suas informações e rotas são precisas e sua interface é extremamente simples e bem cuidada.

here
Um dos melhores GPSs do mercado é o Here. / © ANDROIDPIT
HERE WeGo Install on Google Play

Os melhores aplicativos de transporte: Táxi e transporte privado

Uber

O Uber é um aplicativo para pedir carros com motoristas - quase como um táxi ou uma carona paga, mas com a vantagem de que qualquer um (seguindo uma série de regras) pode se tornar um condutor. O Uber tem mais vantagens: ele pode ser pago diretamente pelo aplicativo com um cartão de crédito, com preços mais baratos e justos.

O aplicativo tem uma interface clara e simples, tornando-o muito fácil de usar. Os motoristas do aplicativo recebem avaliações dos usuários e elas podem ser vistas por qualquer um, assim como os detalhes do carro e identificação do profissional. Você também pode comparar os veículos e tarifas e utilizar códigos de desconto que o próprio dispositivo disponibiliza.

O App é completamente gratuito e está disponível para Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasilia.

Uber
Usar o Uber é realmente muito fácil / © ANDROIDPIT
Uber Install on Google Play

99Taxis

O 99Taxis facilita o trabalho de pedir um táxi: é só ativar o GPS do celular e encontrar o táxi mais próximo disponível, podendo chamá-lo pelo aplicativo. É muito fácil de usar: basta se cadastrar e selecionar a opção “Chamar Táxi” e confirmar as opções.

Logo a seguir, você recebe as informações sobre o seu pedido com o modelo do veículo, a placa e um número para entrar em contato com o motorista. Todos os Motoristas são cadastrados com documentos e foto para garantir a segurança do usuário.

O aplicativo é gratuito e disponibiliza também serviços de táxi acessível para cadeirantes em São Paulo.

99taxis
O 99Taxis oferece serviços de táxi para cadeirantes. / © ANDROIDPIT
99 Install on Google Play

Easy Taxi

O Easy Taxi deixa o trabalho de pedir um táxi muito mais fácil. Com ele é possível pedir um táxi através do aplicativo e acompanhar em tempo real o movimento do veículo para saber se o carro está próximo.

O aplicativo não tem mistério nenhum: basta se cadastrar, ativar o GPS do dispositivo e clicar no ícone de localização para que o aplicativo saiba onde você está. Se não for possível encontrar sua localização através do GPS, você pode inserir o endereço manualmente.

EasyTaxi
No Easy Taxi você pode ver todas as suas corridas / © ANDROIDPIT
Easy - viaje do seu jeito Install on Google Play

O aplicativo funciona no momento nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Bogotá, Lima, Santiago, Curitiba, Belém, Maceió, Kuala Lumpur, Lahore, Venezuela, Buenos Aires, Seul, Cidade do México, Manaus, Recife e Natal.

E aí, qual aplicativo de transporte você utiliza no seu Android? 

313 Compartilhado

42 Comentários

Escreva um comentário:
  • cittamobi tb é um bom app, mas até agora todos que testei pecam na precisão dos ônibus nos pontos

  • Uber .. Grande medo de um taxista ver 😂😂

  • Aqui na minha cidade não tem Uber e Táxis são fortuna, mas quando preciso de um uso o 99taxis, o app é bem prático dá uma média do valor da corrida, além das infos do taxista, e ao final da corrida uma nota digital é enviada ao seu e-mail.

  • aí o povo pega um desse na rua e ai seu celular já era

  • Aí né... Ficamos igual uns retardados nas ruas olhando pro celular, sem prestar atenção no trânsito, correndo risco de serem atropelados, ou atropelarmos os outros e você com seu smartphone de mais de 2 barões, exibindo ele para vir um assaltante e levar...

    Já acontece muito isso por conta do Whatsapp, agora a idéia de mais apps para tirar a atenção das pessoas em vias públicas.

    Não sou contra a idéia dos apps não, mas sim da forma que são usados pelo público. Vamos evitar o uso de aparelhos nas ruas ou em locais públicos onde o fluxo de pessoas são em grande massa, assim evitaremos várias situações desastrosas e os assaltos que crescem a cada dia por conta desses aparelhos eletrônicos.

    Ja repararam que em quase todos os sites de tecnologia, não há matéria sobre como preservar a sua integridade pessoal e física mediante ao uso de aparelhos eletrônicos em locais públicos. E idéias sobre a responsabilidade social, em relação ao uso de apps? Então... Fica aí uma dica!

    • Bom,quanto a questão de pauta nos sites levantada por você,acho interessante,porque querendo ou não,a insegurança é uma realidade por aqui,mas quanto a cercear o uso dos aparelhos ou aplicativos contidos neles por causa da falta de segurança,acho que é errado.Não devemos aceitar nosso estado atual de reféns do crime e limitar o nosso lazer em prol da violência,devemos é cobrar das autoridades por um serviço de qualidade,tanto em relação à segurança,quanto a saúde e todos os outros serviços públicos que nos são devidamente cobrados por meio de altos impostos.

      • Concordo, mas não digo para limitarmos o uso de nossos aparelhos nem apps, mas sim de termos responsabilidade de usarmos na hora que convém. Não só por motivo da criminalidade, mas como citado, precisamos prestar mais atenção quanto a importância das tarefas diárias que exigem de mossa concentração para às executarmos.

        Quantas pessoas morrem em acidentes de trânsito pelo uso indevido do celular ou smartphone, tanto falando quanto usando um aplicativo enquanto dirige. E também muitas pessoas perdendo seus empregos em um momento de crise desse, por conta de irresponsabilidade no trabalho por vício no uso das redes sociais. E mais exemplos que eu nem preciso citar...

        Talvez à interpretação dos leitores, eu posso não ter encaixado bem as palavras e tornou o texto meio que agressivo ao uso de nossos aparelho e apps, mas aqui segue uma explicação melhor.

  • Uso o Moovit para ir em vários locais aqui no RJ.. municípios vizinhos.. bairros afastados.. Uso a um bom tempo, já testei outros, porém nenhum supera a comunidade Moovit

  • Muito bom! Excelente conteúdo!.

  • Sou do RJ,e uso o moovit faz tempo.ele é bem preciso e ,como é colaborativo,a cada atualização melhora na precisão e riqueza de dados.

  • Muito interessante esses apps, muito mesmo.

  • Lista boa.

  • já testei app Metrô SP e é muito bom, uma mão na roda, digo, no trilho ahahahah

  • Já está funcionando aqui em recife o T81, concorrente do uber que será lançado para algumas outras capitais. No youtube o vídeo T81 aplicativo de transportes fala um sobre, inclusive com serviço de moto taxi e delivery. Bem que a equipe da androidpit poderia fazer um inbox para ver explicar como ele funciona na prática. Ótima matéria como sempre.

  • Não entendo o por que do Waze estar no Android com a interface gráfica antiga e no IOS estar com a nova a vários meses, o Google não deveria prestigiar mais o seu sistema operacional uma vez por ser proprietário do Waze?

  • 99 táxis e waze indispensáveis.

  • Tem o para ônibus cittamobi e o cittamobi acessibilidade, o primeiro é bem forte no nordeste, contando em algumas regiões com botão do panico e possibilidade de recarga de bilhetes de ônibus. O segundo é voltado para deficientes visuais, inclusive o desenvolvedor é cego.

  • Ops, já em relacão a GPS, fico com o Here também pela sua opção offline ser, bem de longe, melhor do que o Maps que é muito limitada e cheia de falhas. Fiz uma viagem para o Piauí, rodei para várias cidades com o Here e não me deixou na mão, percurso certo e ideal.

  • Gostei do Moovit, estou testando, para horários de ônibus, além de mostrar a distância até a parada.

  • Here Maps, o único útil pra mim!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi