O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 131 Compartilhado 80 Comentários

Tenha as melhores funções do Windows 10 mobile no seu Android

Está mais do que na hora de os usuários do Windows 10 Mobile encararem os fatos: a Microsoft não conseguiu entregar atualizações e funções para se manter no nível do iOS e do Android. Talvez um dia ela consiga criar uma alternativa viável ao Android, mas não agora. Dito isso, nem todas as funções do sistema são ruins. Escolhemos as melhores funções que o Windows 10 Mobile oferece e o que o Android oferece de parecido.

A notícia boa é que a Microsoft se deu conta há muito tempo que não ia conseguir uma base suficientemente grande de usuários para competir no mercado, então decidiu transformar as características únicas do seu sistema em características não tão únicas assim.

Com isso, você consegue encontrar todos os apps de produtividade padrão (email, documentos, ferramentas, etc.) disponibilizados para sistemas além do da Microsoft. No entanto, existem outros aspectos e funções do OS que usuários do Android podem testar.

Cortana: o assistente pessoal do Windows

Como a Microsoft não exclui plataformas móveis rivais, você pode facilmente baixar e usar a Cortana no Android, embora seja mais limitado do que no Windows, então talvez não faça muito sentido. Possivelmente você tenha no novo app de mensagens da Google, o Allo, uma experiência bem mais interessante.

O principal motivo para instalar Cortana no Android é se você for usuário do Windows 10 no seu computador; assim você receberá lembretes no PC e telefone sobre reuniões, eventos, localização… Também dá para usar o PC para responder a chamadas perdidas no telefone por SMS.

No final, Cortana para Android é muito boa em organizar e saber o que acontece na sua vida e compromissos, mas não é muito útil se você quiser controlar o seu hardware. Ligar/desligar o Bluetooth, por exemplo, não é algo que pode ser feito. “Ela” vai te contar piadas quando solicitada, se você gostar desse tipo de coisa.

AndroidPIT Apps 10
Você pode usar Cortana no Android, mas talvez você não queira / © AndroidPIT
Cortana Install on Google Play

Mapas: a Microsoft se perdeu

A Microsoft tinha um bom sistema de mapas com o HERE Maps e o Bing Maps juntos nos aparelhos Windows Phone (7-8.1). Desde a aquisição da Nokia, a Microsoft perdeu fôlego.

É verdade que os primeiros Nokia Windows Phone eram péssimos, o app de mapas da Nokia, depois chamado de HERE e, finalmente, de HERE WeGo, era uma boa opção. A base das funções do HERE ainda existem no app de mapas do Windows 10 Mobile, mas a própria HERE anunciou que não vai refazer todo o desenvolvimento do app para o Windows 10 porque não vale o investimento.

A empresa não acha isso do Android. Para quem quer uma alternativa ao Google Maps, o HERE WeGo com certeza é uma opção que vale a pena conferir. Ele possui opções para chamar um táxi, com estimativa de tarifa e funções de carona também. Definitivamente vale a pena conferir.

androidpit maps for names 1
O HERE WeGo para Android é uma ótima alternativa ao Google Maps / © AndroidPIT
HERE WeGo Install on Google Play

Continuum: uma experiência fluída em que o seu telefone também é o seu PC

Ainda que ter todos os apps e serviços seja legal, a única característica que o Windows 10 Mobile pode se gabar é a abordagem aparelho-agnóstica que construiu nos últimos anos. isso é, a abordagem de software que releva o dispositivo que esteja sendo usado. Essa função fica sob o nome “Continuum” e funciona equipando uma plataforma única seja qual for o dispositivo usado.

Isso quer dizer que os desenvolvedores precisam fazer poucas (ou nenhuma) modificações nos seus apps para que funcionem em diferentes plataformas. Para os usuários, o Continuum permite colocar o telefone em um dock com tela e, essencialmente, ter um PC em qualquer lugar.

AndroidPIT e reading 0887
Continuum: a melhor característica do Windows 10 Mobile / © AndroidPIT

O Ubuntu OS, da Canonical, é a única plataforma que se abre na direção de funcionar em qualquer tipo de dispositivo, infelizmente é outra carta fora do baralho nesse mercado. Isso deixa um espaço aberto gigantesco, até que a Google ou a Apple anunciem suas soluções para o problema.

Os rumores sobre o projeto Andromeda da Google contam de algo que finalmente uniria o Chrome e o Android, mas ainda não tivemos qualquer anúncio sobre isso. Entretanto, existem algumas alternativas para solucionar essa questão.

Olhe para as nuvens

O Android possui vários apps multi-plataforma, mas se você está atrás de uma experiência de usuário tranquila entre o uso do seu PC e celular, a melhor aposta é usar serviços que oferecem suporte a ambos. Provavelmente você usa um serviço de email ou de documentos que é baseado na nuvem, ou ao menos tem acesso fácil a um deles.

Ainda que a segurança seja algo a considerar quando se considera serviços na nuvem, usá-los para todas as necessidades é extremamente conveniente.

Uma abordagem híbrida

Outro modo de solucionar esse problema é usando a versão modificada do Android, o Remix OS da Jide no seu desktop. É algo entre o Chrome OS e o Android.

remix os 05
O Remix OS pode ser baixado para o seu antigo PC ou comprado pré-instalado no Remix Mini / © AndroidPIT

No entanto, essa solução apresenta vários problemas, já que por não ser oficial, vários apps ficarão feios e esticados. Mesmo assim, vale a pena dar uma checada, já que o Remix oferece as funcionalidades do Continuum com a base do Android. Além disso, o OS pode ser baixado gratuitamente e vem de fábrica no Remix Mini. Obviamente, não espere muito da capacidade de um hardware que custa 79 dólares (250 reais).

Dual-boot

Uma opção boa e simples de dual-boot é o Maru OS (embora agora ele esteja limitado ao Nexus 5), que proporciona uma experiência muito similar ao Continuum, liberando o uso de dois OS no mesmo pacote. Com ele, você tem o Debian Linux e o Android em um único dispositivo, ainda que não possibilite o mesmo nível de conveniência do Continuum.

maruos
A opção dual-boot do Maru deixa que o Debian Linux para desktop rode no seu dispositivo móvel / © Maru OS

MotoMods

Se você tem um Motorola Moto Z (ou está lendo isso em um futuro próximo com seu dispositivo compatível com MotoMods), pode conferir o add-on OneCompute, que deixa você ter boa parte das funções do Continuum. De acordo com a Motorola, ele entrega uma experiência sem atrasos ou travamentos quando você coloca o telefone no dock, além de ter  portas USB e uma HDMi para a televisão.

Em resumo, é na verdade uma opção proprietária que pode ser comparada com o Continuum e o Remix OS, mas com a vantagem de se usar apenas um aparelho. Isso significa apenas uma atualização pode vez para os apps, para o sistema, etc.

AndroidPIT lenovo moto z review 3589
Moto Snap JBL do Moto Z / © AndroidPIT

Certamente é muito conveniente, porém, se você já migrou seu serviços, conteúdo e arquivos para a nuvem, talvez não algo tão necessário.

A outra vantagem de um sistema de dock/Continuum é a possibilidade de usar mais de um app na mesma tela. É claro que o Android já consegue fazer isso (mais ou menos), mas sem um tela grande, não existem muitos benefícios para o usuário médio.

Sem as opções acima, a multi tela ainda é limitada no mundo real. Nenhuma das alternativas citadas aqui te dá a verdadeira experiência que o Continuum pode prover, mas conseguem chegar perto.

Aparência: os Live Tiles têm suas vantagens

É difícil admitir, mas a tela inicial do Windows 10 Mobile é muito bonita e prática, e não existem launcher para Android que consigam simular a experiência sem custar “caro”.

Opinion by Ben Woods
A tela inicial do Windows 10 Mobile é mais simpática do que a do Android stock.
O que você acha?
50
50
582 participantes

Se você quer muito ter algumas das funções e características dos Live Tiles no seu telefone, pode experimentar o ‘Win 10 Launcher’, mas saiba que ele toca anúncios com áudio sem aviso prévio. Outra opção é o 10+, mas ele tem um problema similar com anúncios da Amazon. Os Live Tiles oferecem algumas vantagens sobre os widgets do Android, mas nada que faça valer a pena aguentar esses anúncios.

Honestamente, existem muitos launchers maravilhosos para Android que melhoram ou alteram o modo que o sistema se apresenta e funciona que se você estiver entediado com o stock, usar outros que ativamente irritam com anúncios mostra uma dedicação irracional aos Live Tiles.

AndroidPIT e reading 0878
Os Live Tiles são inegavelmente úteis / © AndroidPIT
Win 10 Lançador Install on Google Play

Conclusão

Você pode ter notado um certo tema comum aqui. Existem características e funções que são exclusivas do Windows, mas quando o Andromeda (ou qual for o nome do sistema operacional convergente da Google) chegar, a melhor delas desaparecerá. A Microsoft não vai desistir de seus sonhos móveis, mas até que consiga convencer os fabricantes que esse sonho é algo que vale a pena investir, não conseguirá decolar.

Isso não quer dizer que você não deva aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

Quais outras características e funções do Windows 10 Mobile que você gostaria de ver no Android?

131 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Victor Hugo Novais Lima há 5 meses

    Windows 10 é bem elegante na verdade mas a falta de apps acaba com o sistema

  • Maicon Bruisma há 5 meses

    Eu devo ser o único idiota no mundo que acredita que o duopólio Apple vs Google é ruim. E olha que android ja é quase monopólio. De um lado um sistema fechado e deveras limitado, onde suas informações estão pouco seguras, mas pelo menos nao caem na mão de qualquer um; do outro um sistema com sérios problemas de gerenciamento, onde a segurança quase inexistente cada vez mais se torna lenda, onde suas informações são números e você é o produto. Pelo menos no Windows Mobile só faltam apps, mas o que é seu não cai na mão de quem quiser pegar.

80 Comentários

Escreva um comentário:
  • Os usuários do Travoid tenta a todo custo destruir o Windows,já não basta nós tirar o direito de ter um app do youtube. Microsoft fez um app perfeito do youtube e o google com inveja retirou da loja,parabéns google incompetente.
    Não queremos usar essa porcaria que explode e pega fogo.
    Android nunca será maior que Windows.
    Google nunca vai ser a Microsoft.
    Não adianta Windows 10 é eterno,Windows é eterno.
    Google tem medo,só sabe boicotar o Windows.
    Cortana é tão superior que canta todos os hinos de todos os clubes.
    Google nunca vai fazer isso e lembrando que quantidade não é qualidade.
    1 bilhão de apps sendo que 70% é lixo.

  • Gostei do GPS here, porém uma vez me perdi, ele me jogou em uma rua de barro sem saida, sorte que eu tinha o Waze!

  • Eu não teria abandonado meu Lumia guerreiro se não fosse pela falta de sucesso do sistema da Microsoft com apps de terceiros.

  • Eu gosto da cortana, usei a siri e ela sempre me compreeendeu bem mesmo com todas limitações. Espero que logo possa instalar a cortana em PTBR no meu s7

  • Acho engraçado as pessoas ficarem comentando que a interface do Windows mobile e enjoativa, mas a Apple usa no Iphone aquela mesma interface cheia de ícones quadrados desde do primeiro modelo, sem contar que no IOS so da para mudar o papel de parede da tela inicial e tela de bloqueio, ou seja, e um sistema bonito também, mas dos três e o que tem menos personalização e mesmo assim o Iphone vende muito e tem usuarios fieis ate hoje, isso não faz sentido, era para esses usuarios já terem enjoado faz tempo da interface do IOS, pelo menos no Windows 10 mobile, você ainda consegue fazer algumas modificações na interface, igual o Android, faz e logico que no Android as modificações são praticamente infinitas, comparada a de outros sistemas como Windows e IOS, mas, ta ai uma coisa que eu não consigo entender nesses usuarios de smartphones, tudo e questão de gosto pessoal de cada pessoa, tem gente que curte os ícones do Android e IOS e tem gente que curte as Live tiles do Windows mobile e assim, cada um no seu quadrado, gosto não se discute eu mesmo uso Android e de vez em quando enjoo dos ícones e instalo um Launcher totalmente diferente desse padrão do Google.

  • Até aceito o AndroidPiT falar de iOS, mas desse Windows horrível. Nem usuários gostam desse sistema. Nem a Microsoft

  • Eu tenho os três sistemas em mãos e não consigo ver uma vantagem que vale a pena ter um smartphone com Windows, a aparência é muito enjoativa e monótona, as funcionalidades são bem básicas frente ao Android com suas milhões de possibilidades, os apps Microsoft e integração Windows tem tudo no Android e ios, fora o círculo vícioso que é a falta de apps e usuários e os apps de muito péssima qualidade e o sistema pouco estável e cheio de bugs, eu particularmente não vejo motivo algum pra ter um smartphone Windows nesse momento.

  • Desktop: Windows (apesar de preferir Mac ou Ubuntu)
    Tablet: iPad
    Smartphone: Android

    Cada um reina a sua maneira

  • O que eu gosto no windows 10 mobile é que você pode utilizar a sua conta do onedrive para guardar as suas músicas e poder reproduzi-las em vários dispositivos, iOS, Android, XBOX, PC, e pelo fato do app do groove conseguir fazer playlist personalizada de acordo com o que você tem na sua biblioteca, desconsidere esse ponto caso o play music faça isso também.
    Gosto do Maps do windows 10 mobile porque você pode baixar uma região sem precisar ficar selecionando uma área. E acho legal a ideia dos desenvolvedores fazerem o aplicativo apenas uma vez precisando apenas de algumas alterações para rodar no HoloLens, Xbox, PC, tablet e mobile, e a respeito do android no pc, não se trata de levar um SO mobile para o pc, se trata do mobile já ser o pc substituindo o mesmo.

  • O Windows não vingou e até hoje não entendo muito o motivo. O sistema, além de lindo, era super funcional e fluido. :\

    • não facilitaram a vida dos desenvolvedores, simples..

      E usuários de iOS compram apps, os de android, em sua maioria, pirateiam, o WP não caiu no gosto de nenhum desses dois grupos..

    • Microsoft.

    • Por causa dos apps, o sistema em si, é realmente mais fluido e melhor que o concorrente, só olhar essa materia, todos as alternativas da materia sao ruins demais, coisa que ninguem usaria, A cortana só esta ali por causa da interaçao com pc, o here maps este sim era incrivel no WM, mas a base deles fui unificada com o Bing Maps que nao deixa a desejar em nada para o o antigo Here, o Continnum nem se fala, o que o editor postou ali nem se compara. E as lives tile fara com seu android acabe a bateria em menos de 10 horas.

  • Cara, na boa, quanta asneira meu!
    Sou usuário android desde sempre e a dois anos me aventurei no WM e suas palavras não condizem com a realidade de um usuário ativo.
    Recentemente vendi um S6 e adquiri um 950, cara, sem chance para o seus comentários.
    As Tiles que todos reclamam são as mais interativas existentes em SO Mobile, e extremamente personalizáveis e funcionais.
    O SO oficial com W10 passa longe da experiência dos ditos "legados" derivante de 8.1. Quem nunca usou não sabe o que é.
    Compre um 950, 650, e veja larga diferença de SO. Falta app e isso é fato, falta app básico, alguns tem que melhorar a qualidade urgentemente, melhorar funções e bugs de vários apps. Esse é o único problema do SO. De resto, filhão, chora, aceita, O SO W10 veio forte para ficar e logo logo teremos muito mais novidades. (Sendo realista, quando digo logo pode não ser tão logo assim, chuto 2018).
    Comparar SO ggogle com W é piada. Esperar que a google crie um SO no nível Windows, cara, senta e espera. SO é Windows e por mais problemas que tenham é o que temos de melhor e sem chance para os demais. (Não que eu goste disso).
    Here no google é horrível, bugadão, erra em 2 KM em várias situações. Waze? Piada!!! O melhor ainda é o Maps, o mais certeiro do android.
    Serviços da Google na nuvem passa longe de ser algo organizado e usável de tal maneira que você confie em suas aplicações. Quer um exemplo disso? Viu a receita da MS que saiu essa semana? Viu onde ela mais se destacou? Nuvem.
    Cortana: use em inglês e verá a diferença de usabilidade entre Google Now, Assitent, Siri. Recém saiu mais uma conquista da Cortana, a MS e seus engenheiros conseguiram se equipar ao ser humano em contagem de erros em transmissão direta.

    Cara, sou fã de android, sempre usei e logo vou comparar outro. Mas serviços do Google, esquece, só leigo usa. Quem conhece um pouco sequer sobre serviços do gênero, sabe a força que a MS tem e porque ela detém 90% do mercado mundial em PC.

    O android sempre estará em primeiro lugar no mercado, pode ter certeza, pois ele é feito para a massa e não para pessoas que requerem serviços de qualidade e confiabilidade. (Quando digo massa, me refiro as pessoas que não usam celular para outros fins além de jogos, sanp, coisas mais básicas. Não estou diminuindo a massa, só separando a usabilidade que sabemos que tem em qualquer segmento).

    Android não é ruim, nada ruim, sempre usei e com problemas ou não sempre usarei mas não tapo o sol com a peneira.

    • Falta de apps não é o principal problema: ainda falta também muita qualidade no que tem sido feito. Veja a câmera, que era um dos pontos fortes e hoje, embora tenha excelente qualidade nos tops de linha, conta com um software de baixa qualidade, com pós processamento lento (o famigerado "aplicando toques finais") e péssima usabilidade (melhorou um pouco na questão da usabilidade com a mais recente versão).

      Somente poucos meses atrás implementaram o recurso de panorama, e ainda assim o funcionamento é ruim, exigindo um extremo controle sobre o movimento do aparelho. A loja ainda não acertaram a mão. São comuns lentidões, erros e mesmo a exibição do volume de dados a ser baixado não funciona direito (demora para iniciar o download, o valor total muda várias vezes e a barra de progresso não acompanha corretamente). Enquanto isso no Android 7, com o novo JIT, a instalação e atualização de apps é muito mais rápida.

      Os erros do Here se devem em grande parte aos mapas, que são os mesmos do Windows. Tenho como hobby a edição de mapas, e é comum encontrar vias desconectadas no Here. No entanto, é o que tem um dos sistemas mais bacanas de edição e é meu preferido para navegação também no Android.

      Quanto aos serviços do Google, não procede que "só leigo usa". Se marketshare significa que algo é ruim, então o W10M é o que? Já usei Azure e hoje estou com o Google Cloud. Funciona muito bem! Tem uma interface muito mais prática de usar, bem organizada. Criar servidores SQL com replicação e importar suas bases existentes é lindo de tão simples. Mas, além de fácil, é tudo muito confiável - tanto que se fazem piadinhas na internet nas raríssimas vezes que algum serviço da Google tem um downtime de grande escala.

      Além disso, o Google Apps for Work (G Suite) é muito usado por empresas de todos os tamanhos. Claro que a Microsoft leva vantagem com o Office, Skype for Business e outros recursos mas, ainda assim, dizer que "só leigo usa" os serviços da Google é desconhecer o mercado. Aliás, o Google Cloud terá um datacenter em SP no ano que vem, botando pressão sobre a Microsoft LATAM, já que tem serviços bem conhecidos, igualmente confiáveis e mais acessíveis que o Azure.

      O W10M é excelente, sem dúvida, mas precisa de um olhar mais atencioso da Microsoft se quiser conquistar os desenvolvedores e alcançar os rivais. Ao invés disso, a empresa deixa todos numa escuridão sem saber o que esperar do futuro e diminui o lucro dos poucos desenvolvedores que restam, como o famoso Rudy já reclamou algumas vezes.

      • Cara pega um Lumia 950 ou ate mesmo o antigo 1020, tire uma foto com ele e compare com Iphone ou Galaxy. Segundo usuarios reddit, as pessoas geralmente pede que se use o smartphone do amigo com 950 xl, ao inves de seus Galaxy S7 ou Iphone 7.

    • manoloo quanta bosta num comentário só.... como vc conseguiu??

      • Ele não falou nenhum mentira, quem inventou inverdades foi o rapaz da matéria. Windows 10 é um único sistema e pronto, em aparelhos que já vem com ele, ele funciona perfeitamente, e até mesmo nos chamados legados, ele funciona perfeitamente. O problema é aplicativos, mas isso vem sumindo aos poucos, criar um sistema único, unificado, é o caminho certeiro, por isso a Google esta criando o seu, ela sabe que não pode manter 4 S.O funcionando, o Android possui 4 versões, um para Smartphone/Tablet, outro para TV, outro para Relógio e outro para Carro, no caso do Windows 10 não, e a Microsoft tornou o sistema serviço, todo mês os aparelhos com Windows 10 seja Desktop/Notebook/Tablet e Mobile recebem atualizações com correções de erros, melhorias entre outras coisas, coisa que no Android leva 4 meses, 6 meses para acontecer. Exemplo, o Android 7.0 veio com alguns Bug, a Google só irá resolver no Android 7.1 e pronto, e terá que esperar meses para isso. Sem mencionar que o Android a cada atualização fica fragmentado, fica pesado e as promessas da Google em menor consumo de RAM, bateria não se cumpre.

        E ele não mentiu sobre os aplicativos e serviços da Google, o sistema em nuvem mais usado é o da Amazon e o Azure da Microsoft, além de serem melhores, oferecem mais coisas. O OneDrive é superior ao Google Drive, trás coisas que a Google vem trazendo agora. Office é superior, me fale um aplicativo de escritório da Google que barra o Office? Na realidade a Google te força usar os serviços dela, no máximo que você pode fazer é desativar o aplicativo, mas ele continua lá, roubando memória interna. Até mesmo o Outlook é superior ao GMail...

      • KKKKKKKKKKKKKKKK

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi