O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 339 Compartilhado 102 Comentários

Bloatware no Android e a posição exemplar da Motorola

Na semana passada, pedimos a sua participação numa petição contra bloatware no Android. Na nossa opinião, ninguém gosta de apps pré-instalados que não podem ser apagados em seus smartphones. O bloatware é um problema que infesta o mundo Android, mas felizmente existem empresas que não seguem essa prática. Vamos ver o que a Motorola tem a dizer sobre o bloatware?

Nem toda fabricante bem-sucedida precisa encher nossas gavetas de apps inúteis para ganhar um dinheiro extra. Entramos em contato com a Motorola para perguntar por que a empresa não desenvolve mais aplicativos próprios para pré-instalação. A resposta é simples e exemplar.

moto e vs moto g camera
A Motorola conseguiu achar o equilíbrio, e seus apps nativos não interferem com a experiência do Android puro. / © ANDROIDPIT

Com exceção dos Google Apps, que as fabricantes são obrigadas a instalar, a Motorola embarca poucos aplicativos selecionados em seus aparelhos. Esses apps são realmente úteis. O Migração nos ajuda a transferir dados de um aparelho para o outro novo, o Assist possibilita a resolução de todo tipo de problemas com o dispositivo, e o app Moto é uma reunião de serviços e funções que muitas vezes chegam desorganizados em outras fabricantes.

Perguntamos para a Motorola norte-americana sobre sua política de apps pré-instalados, e a resposta foi clara: a Motorola não quer quase nada entre o usuário e a sua experiência com o Android puro, inclusive eventuais apps nativos: “O sistema operacional não fica escondido por trás de interfaces inúteis que desperdiçam recursos valiosos e retardam o sistema. Isso significa também que os dispositivos Moto não chegam sobrecarregados com versões alternativas a serviços mobile do Google que não podem ser apagadas”.

motovozmotoxstyle
Os serviços da Motorola no Moto X Style. / © ANDROIDPIT

Isso nos leva a um ponto importante: se os dispositivos Android já vêm com os serviços do Google, do ponto de vista do usuário não faz sentido encher o dispositivo com duplicatas pouco interessantes que não podem ser removidas. Modificações visuais exageradas e aplicativos pré-instalados tornam o sistema mais lento, dificultam e atrasam o processo de atualização do dispositivo para a versão mais recente do Android.

Só nos resta esperar que as outras fabricantes sigam o exemplo da Motorola e de empresas como a OnePlus, e você pode ajudar assinando a nossa petição. Bloatware, fora do Android!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Abdhiel 10/set/2015

    Chorei de rir com o povo comentando q odeia bloatware com base nos galaxys y da vida, nunca sequer viu um s6, g4 q sem seus bloatwares não teriam destaques como câmera, suporte a leitor de digitais (presente no android puro apenas no futuro android m), entre tantos benefícios... Ok, são sistemas mais pesados, mas tem hardware pra aguentar. Agora a pessoa quer economizar e depois a culpa é do android, da samsung, da lg...

  • Fellipe Paz 10/set/2015

    Seu ponto de referência e um Galaxy Y duos e um S duos? Sério isso?

  • Bruno Dionizio 10/set/2015

    Sem hipocrisia galera vamos usar de exemplo a asus também. do que adianta o zen fone 2 na versão topo possuir 4gb de ram se e infectado por aquela zen ui carregada de bloatware ...

  • Douglas 10/set/2015

    Não somente so neste "partido",mas também todos os demais políticos/partidos/sindicatos que participaram direta ou indiretamente,de uma política que nunca daria certo e,olha essa crise começou a muito tempo atrás..Digo bem antes do plano real..
    Mas voltando ao tema do post,bem que poderiam ter menos app's,ao menos que tenham alguma funcionalidade..

102 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
339 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi