O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 562 Compartilhado 156 Comentários

O Motorola Moto X Play não possui GLONASS e Wi-Fi AC: O que muda?

Junto com o Moto G 2015, a Motorola lançou duas novas variantes do Moto X, o Moto X Play e o Moto X Style. O modelo chamado Play manteve o mesmo valor cobrado pelo Moto X 2013, e veio para equilibrar o custo/benefício na faixa de R$ 1.500, que está ligeiramente defasada no Brasil devido à ausência de um modelo Nexus há quase dois anos. Contudo, para manter o preço competitivo, a Motorola precisou cortar algumas tecnologias embarcadas no dispositivo, como o GLONASS e o Wi-Fi AC. Confira mais detalhes no artigo abaixo.

O Moto X é o único dispositivo no Brasil que ainda é comercializado com o preço de lançamento: R$ 1.500. Manter um dispositivo com o custo/benefício nesse valor é um desafio para a Motorola, principalmente com a instabilidade da economia nacional e a alta constante do dólar. Com essa faixa de preço, a empresa consegue tirar proveito da Lei do Bem, que concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, como a possibilidade de ter a alíquota zero de PIS e COFINS em celulares produzidos no país.

Moto X Play do AMOLED ao LCD TFT

Para o modelo Moto X Play, a Motorola precisou cortar algumas tecnologia embarcadas na versão anterior, além de trocar algumas características, como o painel AMOLED do Moto X 2014 pelo atual TFT. A mudança na tecnologia da tela pode ser a mais perceptível para os usuários, visto que o novo painel não tira proveito das notificações inteligentes oferecidas pelo Moto Tela. O LCD TFT conta com a retro-iluminação de LED para todo o painel, diferente do AMOLED, que não alimenta os pixels pretos com retro-iluminação. O gasto de bateria pode ser maior? Sim. Mas, esse gasto é menor devido à otimização do sistema Android com o hardware do dispositivo, algo que a Motorola vem realizando com êxito há certo tempo. Falamos mais sobre os diferentes tipos de tecnologia de tela no artigo abaixo:

motorola moto x front camera
Tela AMOLED do Moto X 2014. / © ANDROIDPIT

Moto X Play e a mudança do Wi-Fi AC

Além da mudança na tecnologia do painel, existem outros dois itens que não estão presentes no Moto X Play. A antena do Wi-Fi AC foi substituída pelo padrão N, que não oferece suporte para os roteadores de alta velocidade. O padrão 802.11AC, além de operar até 1.300 Mbps na frequência de 5 GHz, consegue propagar as ondas emitidas pelo roteador Wi-Fi de maneira mais uniforme e inteligente. Assim, uma pessoa que esteja a 10 metros do roteador receberá o sinal da mesma forma que alguém que esteja próximo ao aparelho transmissor.

Moto X Play e a ausência do GLONASS

O GLONASS, por sua vez, é o sistema de navegação por satélite que vem sendo desenvolvido pela Rússia desde 1976. O GLONASS é mais preciso do que o GPS americano, principalmente pelo fato que ter sido desenvolvido para fins militares. A quantidade de satélites que oferecem suporte ao GLONASS é ligeiramente igual ao do GPS, no entanto, ele é capaz de oferecer uma precisão e resolução maior, visto que os Estados Unidos limitam a capacidade de precisão de seu sistema. Essa mudança só será perceptível para os usuários que utilizam serviços e aplicativos de geolocalização, como o TomTom ou o Waze.

Essa novidade não faz diferença para outros aplicativos que possuem a finalidade de fazer "check-in", como o Facebook, Swarn e Foursquare. Ainda sim, a precisão fornecida pelo GPS é o suficiente para muitos usuários, embora aqueles mais exigentes, não poderão contar com uma coordenada de localização ainda mais precisa, principalmente em casos de viagens.

Por sim, o painel de TFT terá um consumo de energia maior em relação a tela do Moto X 2014, mas essa taxa de gasto não deve ser absurda, visto que outros dispositivos da Motorola que possuem telas LCD IPS entregam uma média de autonomia padrão. O painel TFT controla a emissão de luz e não interfere de forma alguma nas cores ou no ângulo de visão sendo, provavelmente, uma medida adotada  pela Motorola para redução de custo na fabricação do Moto X Play em grande escala. 

A decisão por retirar o suporte ao GLONASS e Wi-Fi AC também não deve ser uma medida de grande impacto, visto que ambas as tecnologias, principalmente o AC, ainda não estão muito difundidas entre os consumidores. Muitos usuários adquirem roteadores mais simples, ou até mesmo utilizam o equipamento locado pela operadora de internet e, raramente, se importam com a compatibilidade do dispositivo com a tecnologia presente no roteador. Mesmo com essas mudanças, os usuários poderão contar o serviço Moto Maker para os novos modelos, o que já é um grande diferencial entre os smartphones com a mesma faixa de preço.

E aí, essas mudanças fazem alguma diferença para você?

562 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jairo rios 10/ago/2015

    Acredito que esta " capadas" nao interfiram na boa usabilidade do gadget, mas......no aguardo de um review honesto.

  •   14
    SaintPios 10/ago/2015

    estou vendo muita gente reclamando de certas funções dizendo que a Motorola está no retrocesso. Isso nada mais é do que mimimi alheio. A evolução do Moto X 2 Gen é o Style. Quem deseja todos os recursos tecnológicos devem comprar ele. Agora os caras querem preço lá em baixo e funções á em cima..me ajuda ai né!

  •   32
    Islan Oliveira 10/ago/2015

    A XIAOMI pode até dominar, mas não com facilidade, pois mesmo que seja uma empresa com celulares excelentes, não tem a marca conhecida como a Motorola ou a Samsung e garanto que mais da metade dos brasileiros compra mais pela marca do que pelo hardware.

  • Marcos Fontes 10/ago/2015

    Na verdade o substituto no Moto X 2014 será o Moto X Style que virá mais caro que o antigo top de linha, o X Play nada mais é que um intermediário que veio com o nome (X) pra fazer os consumidores ligarem ele ao moto X 2014, a Motorola simplesmente lançou um intermediário com o preço do antigo top de linha da empresa (1499 do X 2014) achei uma jogada boa de marketing. Mas falar que ela conseguiu manter o preço do top no país, é mentira.

156 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boa noite pessoal acabei de comprar um MotoX Style e não estou conseguindo rotear a internet dele ligo o roteador e o outro celular conecta de boa mas fica sem internet e o meu MotoX Style fica com internet.

  • E na verdade se tu olhar na página da motorola diz que vem com A-GPS e GLONASS (Sem GPS) ou seja por isso muitos usuários estão tendo problemas de precisão, etc.O GLONASS (russo) é inferior ao GPS (Americano). Falou cacaca o autor do post.

  • Acho que vocês deveriam corrigir a matéria sobre o GLONASS, e também explicar aos usuários o que realmente significa não ter o padrão AC, pois estão fazendo tempestade em copo d'água.

  • Entendi agora pq o meu Moto X Play 32GB não funciona no wifi de casa. Tenho Internet de 120mb da NET com roteador da Motorola. Quando desligo o wifi funciona tudo rapidinho, com o wifi ele chega a conectar mas fica totalmente sem navegação. :(

    • Somente roteadores de alto padrão possuem tal função (AC), grande parte dos roteadores domésticos, como os que são fornecidos por operadoras só vem com os padrões mais básicos (B, N e G)

      • Então qual a solução para quem esta com esse problema do wifi da NET em casa? Vcs poderiam indicar algum roteador para colocar no lugar do roteador da Motorola que vem na NET?

      • Os roteadores fornecidos pela net são bem melhores do que outras operadoras porque eles trabalham com o padrão europeu docsis 3. Ja vem com wifi 5ghz e wifi padrão 802.11n.

      • Só entre nas configurações do seu roteador, e deixe o wifi somente 802.11n e de preferencia canal 6 ou 11. Isso deve resolver qualquer problema.

  • Quanto ao WIFI AC não sei dizer... não tive como testar ainda. Já em respeito ao GLONASS, vem sim!!! Há diversos APPs que mostram isso. Com o AndroiTS GPS Test fica evidente. Ele monta uma lista de satélites, Russos e Americanos. Abs!

  • Bom dia, Gostaria de saber se o MOTO X Play Possui de fato o Giroscópio?
    Pq se não tiver, não comprarei, pois pra mim é Essencial essa função Para o Sensor do Smart.
    Agradeço a quem puder me responder e Ótimo Feriadão a Todos!

  • só comigo que a bateria dele está mostrando na previsão de uso a metade do tempo que a motorola prometeu no anuncio ? ... ta certo que são estimativas, mas meu moto x 1gen tinha mais tempo estimado do que o play

  • Moto X Play possui suporte a rede GLONASS. Teste realizado com o app GPS Status & Toolbox

  • Segundo o fórum da motorola o Moto X Play tem sim Glonass. Alguns sites já estão corrigindo está informação!

  • Bruno afinal o Play tem ou não tem Glonass e Wi-Fi AC....

  • Vai ter ou não glonass ? So dependo de saber isso para comprar ele...Na minha opinião a Motorola
    fez uma puta cagada em dividir o Moto x. Se ela faz um moto X, com os recursos normais, mas essa
    bateria do Play, iria ser o mais vendido do Brasil disparadoooooo...

  • De acordo com esse site gsmarena (creio que seja confiável), nao tem wifi ac e glonass.

    • Bruno Salutes
      • Admin
      • Equipe
      13/ago/2015 Link para o comentário

      Iran, realmente o Moto X Play ano possui essas tecnologia. Antes de escrever o artigo eu consultei o manual do dispositivo e a Motorola pois, afinal, o produto é deles. O review sai nos próximos dias, fique ligado. ;)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi