O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 56 Compartilhado 46 Comentários

Entenda um pouco da história do Pokémon!

Sim, você já deve ter escutado falar sobre o Pokémon Go, aqui no site já falamos sobre o novo fenômeno da realidade aumentada pelo menos duas vezes nos últimos dias. Mas deixando de lado o conhecimento óbvio sobre o tema, você realmente sabe o que é o Pokémon?

Sim, o Pokémon surgiu do sonho de coletar insetos

Pokémon é uma criação japonesa. O responsável por isso, Satoshi Tajiri, foi inspirado pelo sonho de infância de colecionar insetos. O jogo em série foi desenvolvido pela Game Freak e lançado pela Nintendo. A época dourada do Pokémon foi o final dos anos 90, início do anos 2000, e começou com o Pokémon Red&Blue, que foi anunciado em conjunto com o Game Boy nos Estados Unidos, em 1998. Com o sucesso, o jogo foi lançado em outros países ao redor do mundo, como o Brasil.

KOTAKU pokemon red blue
Cada versão do primeiro jogo do Pokémon, a vermelha e a azul, traziam Pokémons exclusivos / © kotaku.com

O que diabos é um Pokémon?

O primeiro jogo era essencialmente RPGs (Role-playing games), no qual os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativas, incluindo aí cidades, florestas e vales. O país, chamado de Kanto, era habitado por criaturas estranhas e adoráveis, os Pokémons, os quais os jogadores deveriam capturar usando as Pokébolas e adicioná-los ao catálogo de insetos, treiná-los e fazerem com que eles lutassem. 

A moralidade de manter criaturas em presas dentro de pequenas bolas vermelhas e brancas e treiná-los para batalhas violentas e exaustivas é completamente ignorada no universo Pokémon.

O primeiro jogo Pokémon tinha 151 Pokémons espalhados por Kanto e usava a frase "gotta catch'em all" - traduzida para "temos que pegar" no Brasil - para motivar os jogadores a completar o seu Pokédex, uma espécie de enciclopédia com todos os Pokémons existentes. Capturar os Pokémons se tornou cada vez mais difícil nas sucessivas versões da franquia, que chegou a 720 Pokémons na sexta geração dos jogos.

Pokémon Go marca um passo colossal para a franquia

Embora a Nintendo temia que o conceito não teria apelo no mercado ocidental, foi um sucesso imenso, gerando um jogo de cartas colecionáveis e uma série de anime para a TV, que popularizou "Ash" e "Pikachu" como os rostos da franquia. O termo Pokémania surgiu para identificar todas as mercadorias relacionadas, filmes e brinquedos que apareceram, gerando milhões de dólares e lançando os Pokémons à estratosfera.

A demanda por novos jogos Pokémon praticamente não tem diminuído. Os últimos da série (Omega Ruby e Alpha Sapphire) foram lançados em 2014 e se tornaram o lançamento Pokémon mais bem sucedido do Reino Unido.

Pokémon Go

O conceito por trás do Pokémon Go começou como uma piada de 1º de abril, em 2014. A Niantic, que pertencia à Google à época, se uniu à Nintendo para criar um vídeo no YouTube que anunciava o Desafio Pokémon, uma procura baseada no Google Maps que premiaria os melhores caçadores com o título de Mestre Pokémon.

Essa brincadeira durou pouco, mas formou uma relação duradoura entre a Niantic e a Nintendo. A ideia de desenvolver um jogo Pokémon de realidade aumentada começou a tomar forma e, em 2015, a The Pokémon Company anunciou que a Niantic e a Nintendo estavam trabalhando juntas para produzir o Pokémon Go.

O jogo acompanha o movimento dos usuários através de seus avatares em um mapa do mundo real usando o GPS. Espalhadas pelo mundo estão as PokéStops, que podem ser utilizadas para se conseguir PokéBolas e outros itens, e ginásios, onde os jogadores podem treinar seus Pokémons.

Quando um Pokémon aparece no mapa, o jogador pode tocar nele na tela. Quando isso é feito, o Pokémon aparece em realidade aumentada, sobreposto à imagem vista pela câmera do smartphone, permitindo ao caçador arremessar PokéBolas nele até capturá-lo.

AndroidPIT pokemon go 8754
O Pokémon Go usa um mapa estilizado para mostrar o arredores / © AndroidPIT

Pokémon Go foi lançado nos Estados Unidos, Austrália, Japão e Nova Zelândia há pouco tempo e fez muito sucesso muito rápido. Histórias e notícias na internet contam sua escalada meteórica, acima do Tinder e a caminho do Twitter. Contos de enganos inocentes, roubos e acidentes também surgiram, tudo aumentando cada vez mais a publicidade e interesse sobre o jogo.

Os servidores da Niantic ficaram sobrecarregados pela quantidade de pessoas jogando Pokémon Go, o que acabou atrasando o lançamento internacional do jogo. Usuários da América do Sul, Ásia e Europa ainda esperam para poder jogar pelos canais oficiais.

AndroidPIT pokemon go 8840
Com o Pokémon Go você terá que fazer algumas caminhadas por aí. / © AndroidPIT

No momento, o jogo é um foco de atenção global e provavelmente um marco importante em games mobile, realidade aumentada e apps para smartphones. Se conseguirá manter e aumentar seu sucesso, apenas o tempo dirá, mas os Pokémons, desde seu início humilde de uma criança coletando insetos nos riachos e florestas do Japão rural, encontrou um caminho lucrativo, no qual o Pokémon Go representa um passo colossal para a franquia.

Você sabia que o Pokémon já é uma febre há 20 anos? Quando você teve contato com o Pokémon pela primeira vez?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Claudio O. há 6 meses

    Que diabos é um Pokémon?

    Pokémon é a contração de duas palavras em inglês, pocket (que significa bolso) e monster (que significa monstro). Assim, um pokémon é um "monstro de bolso", uma criatura fictícia popular em videogames e desenhos. O fenômeno Pokémon começou como videogame, do gênero RPG, criado por Satoshi Tajiri em 1996.

  • Deivis Schuman há 6 meses

    Estou aqui pensando, tentando achar algo pra escrever nessa matéria, mas não to conseguindo! Vou só escrever isso mesmo!

  • Yure S. há 6 meses

    Pokemon são alguns Fanboys do AndroidPit que ficam brigando pelas news

  • Phelipe Breves há 6 meses

    Instalei o jogo, capturei uns dez Pokémons e pá, o servidor caiu :'(

46 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi