Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Qual cartão microSD comprar?

Camila Rinaldi (tradução)
10
principiantes

Depois de comprar um smartphone e se familiarizar com o aparelho é hora de tirar o melhor proveito dele. Para tanto, uma das melhores opções é comprar um cartão microSD para o seu Android, assim, você pode armazenar dados tanto na memória interna quanto na externa. Porém, com tanta variedade de cartões microSD no mercado, pode ser um pouco complicado ter que optar por apenas um deles, por isso, na nossa seção Android para Principiantes desta semana, vou ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Os primórdios do cartão SD

"SD" significa "Secure Digital" e refere-se a um formato de cartão inventado pela Panasonic, mas foi desenvolvido pela SanDisk e Toshiba Corporation em 2000. Esta união criou a Associação de Cartões SD com o objetivo de estabelecer normas para estes cartões de memória para melhor aplicação em dispositivos portáteis.

Os cartões SD começaram a chegar ao público em 2001 utilizados especialmente em câmeras digitais, smartphones, computadores portáteis, consoles, PDA e outros. A combinação de tamanho pequeno (32 x 24 x 2,1 mm) com boa resistência tornaram-se uma forma muito prática para armazenar memória.

Existem vários modelos, baseados principalmente em dois tipos de velocidades: a velocidade de operação normal e outro de velocidade superior, logo, oferecem taxas de transferência de dados superior. Não vou me aprofundar muito neste assunto, pois pode causar confusão, por isso, vou abordar simplemente as opções microSD, SDHC e SDXC compatíveis com a maioria dos atuais dispositivos Android do mercado.

A propósito, não confunda o SD interno para o cartão SD, muitas pessoas acreditam que o SD sempre se refere a memória externa, mas, na realidade, também é usado para mencionar o disco rígido.

Cartão microSD

É simplesmente uma placa SD menor (15 x 11 x 1 mm) e, por conseguinte, ideais para smartphones e outros dispositivos portáteis do mesmo estilo. Ele tem uma capacidade de 128 MB à 2 GB e funciona com qualquer leitor de cartão. Esta capacidade de armazenamento no momento é mínima, talvez por este motivo a utilização deste cartão vem diminuindo com o tempo.

sony mobile jelly bean
Os cartões SD estão se tornando cada vez menores. / © Tkgd2007 - Wikimedia

Cartão SDHC

O "HC" adicionado ao nome referem-se a "High Capacity", portanto, alta capacidade. Seu tamanho permite-nos controlar melhor as transferências de arquivos grandes. Sua gama de capacidade varia de 4 GB à 64 GB. Este tipo de cartão são os mais comuns hoje em dia. O único inconveniente é que eles não são compatíveis com os leitores de SD mais simples como os lançados antes de 2008.

Cartão SDXC

"XC", neste caso, refere-se a "Extended Capacity", ou seja, capacidade expandida. Este tipo de cartão é o que oferece a maior capacidade de armazenamento que varia de 64 GB à 2 TB (2000 GB). Estes cartões são compatíveis com unidade e dispositivos SD, SDHC e SDXC.

Tipos de velocidades

Os cartões microSD normalmente têm um número, por exemplo, no cartão que vemos na imagem abaixo, temos um "4". Isto se refere à classe de velocidade. Este número abrange os pares de 2 à 10 e corresponde à transferência de velocidade mínima garantida com suporte para os cartões SDHC ou SDXC. Assim, o 2 quer dizer que funciona a uma velocidade de pelo menos 2 MB por segundo, a classe 4 a 4 MB/s, e assim por diante. Considero que para o uso diário com um Android, a classe 6 seja suficiente.

Smarphones gartner research
© Richard Huber - Wikimedia

Como usar o cartão SD

É muito simples. Você precisa apenas inserir o cartão na ranhura/slot específico do seu smarpthone e aguardar até que o dispositivo reconheça o acessório. É aconselhável inserir e remover o cartão com o smartphone desligado. Não tente nunca forçar o encaixe do cartão, pois há sempre uma maneira de inseri-lo facilmente.

No cartão SD você pode armazenar dados, imagens, aplicativos e muito mais. Em outro artigo da seção Android para Iniciantes eu explicou como fazer o procedimento. De qualquer forma, eu prometo fazer um novo tutorial explicando este processo de forma ainda mais objetiva. Se o dispositivo não permite transferir aplicativos para o cartão SD, tente utilizar programas como o Link2SD (com root) ou App2SD (sem root).

Em suma, escolher um cartão SDHC ou SDXC de capacidade de armazenamento entre 16 ou 32 GB, irá depender da sua necessidade de uso. A marca não é um dos pontos mais importantes, mas tente permanecer entre os mais confiáveis ​​(ScanDisk, Kingston, PNY...). Tente evitar cartões de gama baixa, porque não são confiáveis ​​e você pode acabar perdendo os seus dados. Se você quiser uma das maiores capacidades e optar por um SDXC, certifique-se antes de que seu smartphone é compatível com este formato.

Obs.: Abaixo você confere alguns tópicos do nosso Fórum relacionados ao tema.

Tópicos relacionados

Continue a conversa aqui!

Comentários

Escreva um comentário:
  • André De Souza Ribeiro 15/mai/2013 Link

    Sandisk Micro SD - 32GB (Class 10) - R$ 63 (DealExtreme) - China

    Sandisk Micro SD - 32GB (Class 4) - R$ 88,31 (Kabum) - Brasil

    0
  • Fagner Pires 16/mai/2013 Link

    "Assim, o 2 quer dizer que funciona a uma velocidade de pelo menos 2 MB por segundo, a classe 4 a 4 MB/s, e assim por diante"
    Acredito estar errada essa informação pois sao vendidos no Mercado Livre diversos cartões MicroSD (clase 10) que chegam a 30MB/s ... Conclui-se que o numero nao significa a velocidade que é alcançada pelos MicroSD.

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 16/mai/2013 Link

    Oi +Fagner Pires, é o seguinte, na frase anterior, é dito o seguinte:

    "Este número abrange os pares de 2 à 10 e corresponde à transferência de velocidade mínima garantida com suporte para os cartões SDHC ou SDXC."

    Logo, fique atento para o fato de que este número indica a "velocidade mínima" garantida, por isso, um cartão Classe 10 pode chegar à 30MB/s...

    Obrigado por expor esta questão aqui!

    0
  • Ricardo Dias Martins 16/mai/2013 Link

    Só um alerta: CUIDADO com cartões FALSIFICADOS!!! Eu comprei um SAMSUNG MicroSD 32GB Class 10 na embalagem (que parece ser original da Samsung) mas, além de falso, a velocidade de transferência não atinge nem a de um Class 4 !!! MUITO CUIDADO!!!

    0
  • Fagner Pires 18/mai/2013 Link

    +Camila eu que agradeço por esclarecer isso... Muito interessante e importante abordar esses assuntos...
    Gosto muito de suas matérias e adimiro o conhecimento que tem em tecnologia...
    Abrccsz* ;)

    0
  • Kabé Pinheiro 27/mai/2013 Link

    Excelente artigo, simples e objetivo. Qual a fonte Camila?

    0
  • Oliney Fernandes 26/jun/2013 Link

    Eu não vi nada aqui no site sobre Tablets somente sobre telefones (Smartphones), as coisas aqui desse site aplicam-se a Tablets?

    Comprei um Tablet Philco 7A-B111 A4.0, penso em comprar um cartão para assistir vídeo aulas. Daí quando fui comprar na loja a mulher disse que para tablet e o tamanho de 32GB não era recomendado, era melhor comprar de outra classe???? Eu não entendo. A minha memória interna é de 8GB, só que para instalar aplicativos é só 1GB. Era bom se tivesse um manual para estudar sobre essas coisas.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Asz57o5FA2UsGbrFsRxxL0rJ6gt.;_ylv=3?qid=20130624075226AAN5ATu

    Faz muita diferença a classe do cartão para armazenar os aquivos (TABLET)?

    0
  • Leandro Heancio 4/jul/2013 Link

    Achei o artigo desatualizado e impreciso. Esclareceu alguns conceitos, mas poderia ter sido melhor. Abraços.

    0
  • Rodrigo Vidal 17/out/2013 Link

    bela explicacao ah adorei esse app nos mantem informados do mundo android

    0
  • Leticia Turbiani há 10 meses Link

    Qual cartão de memória é o melhor para o celular Samsung Y Duos?

    0