O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
195 Compartilhado 118 Comentários

Quantum GO vs. Asus Zenfone 5: dois dispositivos que tiraram a faixa de intermediários da mesmice!

A gama média de smartphones não é mais a mesma do que há três anos atrás. Depois do Motorola Moto G 2013, muitos fabricantes precisaram se reinventar e oferecer opções atraentes para os novos usuários exigentes. O Zenfone 5 marcou a estréia da Asus no Brasil e, diga-se de passagem, chegou em boa hora e com bom preço. Quase um ano após o lançamento do Zenfone 5, a Quantum conseguiu surpreender à todos com o lançamento do Quantum GO, que sacudiu a faixa de intermediários que estava começando a cair na mesmice. Confira o nosso comparativo entre esses dois dispositivos a seguir.

Quantum GO vs. Zenfone 5: Design e acabamento

O acabamento de ambos os dispositivos são distintos, desde os materiais utilizados até a abordagem visual utilizada por ambos os fabricantes. O Quantum GO se parece com um dispositivo mais premium, com acabamento em alumínio nas laterais e parte traseira composta tolamente em vidro Gorilla Glass 3. O dispositivo é sólido e apresenta uma construção impecável, sem emendas em suas arestas e pegada confortável. O Quantum GO, basicamente, é um bloco unibody em vidro com bordas em alumínio.

frentequantum
Acabamento frontal do Quantum GO. / © ANDROIDPIT

O Zenfone 5 é totalmente construído em policarbonato emborrachado, com visual elegante e pegada aderente. O dispositivo da Asus possui a tampa traseira removível, embora essa opção seja viável apenas para o gerenciamento de cartões SIM e microSD, visto que a bateria é fixa no disposto. O Zenfone 5 possui os botões capacitivos em sua parte inferior ao invés dos virtuais (dentro da tela). A Asus entrega um modelo visualmente bonito, resistente e ergonômico, apesar do seu tamanho maior em relação ao Quantum GO.

zenfonefrontdoisreview
Acabamento frontal do Zenfone 5. / © ANDROIDPIT

Quantum GO vs. Zenfone 5: Tela

Ambos os fabricantes optaram por uma resolução HD (720 x 1280 - 294ppi) e 5 polegadas de tela para os seus respectivos dispositivos. O Quantum GO possui um painel AMOLED, com cores vívidas e contraste e equilibrado. Os ângulos de visão são excelente e, assim como a parte traseira, a parte frontal do dispositivo é totalmente protegida com o Gorilla Glass 3.

O Zenfone 5, por sua vez, entrega um painel LCD com tecnologia IPS, com cores e contraste equilibrados. A experiência visual não é tão imersiva como no painel AMOLED do Quantum GO, mas o nível de nitidez e temperatura das cores são equivalentes. A Asus oferece o Splendid, um assistente que calibra as cores exibidas no painel em três modos: vívido, equilibrado e natural.

telascompasusquantum
Tela do Quantum GO (à esquerda) e Zenfone 5 (à direita). / © ANDROIDPIT

Quantum GO vs. Zenfone 5: Software

Ambos os dispositivos rodam com Android Lollipop, mas em versões diferentes. O Quantum GO sai de fábrica com o Lollipop 5.1.1 e sem mudanças visuais implementadas pela Quantum, visto que algumas funcionalidades de software foram embarcadas por intermédio de aplicativos. O fabricante já confirmou que o dispositivo será levado para versão mais recente do Android assim que possível.

androidquantum
Android Lollipop 5.1 rodando no Quantum GO. / © ANDROIDPIT

A versão atual do Android no Zenfone 5 é a Lollipop 5.0, que roda sob a interface do usuário Zen UI. A skin proprietária da Asus é repleta de recursos e oferece uma abordagem visual bem diferente do Android puro. O software da empresa roda liso no dispositivo, mesmo com alguns processos da Zen UI rodando em segundo plano.

telainicialzenfonecincoreviewdois
Lollipop 5.0 rodando no Zenfone 5. / © ANDRODIPIT

Quantum GO vs. Zenfone 5: Desempenho

A versão topo de linha do Quantum GO é embalada pelo processador MediaTek MT6753 (64 bits), octa-core a 1,3 GHz, com 2 GB de memória RAM DDR 3. A GPU que equipa o modelo é a Mali-T720P3 a 450 MHz. O Quantum GO é comercializado em versões com 3G e 4G dual-SIM e, com suporte para o LTE nos dois slots. Essa versão possui 32 GB de armazenamento interno, que pode ser expandida até 32 GB através de um cartão microSD. O software roda liso e sem engasgos, todas as animações do sistema são reproduzidas de maneira fluida e sem congelamentos. 

O Zenfone 5 é embalado pelo processador Intel Atom Z2560 dual-core de 1.6 GHZ, com 2 GB de memória RAM. O processador da Intel faz uso da tecnologia Hyper Threading, que converte virtualmente os núcleos do processador fazendo com que o dual-core integrado ao modelo tenha o mesmo desempenho de um quad-core. Todas as variantes do Zenfone 5 trazem 2 GB de memória RAM por padrão, fazendo com que o desempenho entre essas versões não seja muito diferente. A GPU do modelo é a PowerVR SGX 544MP2 que, aliada ao processador e a memória interna, consegue rodar o sistema de maneira lisa e sem engasgos. 

quantumvszenfone
Quantum GO (abaixo) e Zenfone 5 (acima). / © ANDROIDPIT

A perfomance obtida com ambos os dispositivos é equivalente, entretanto, o Quantum GO se mostra mais veloz em algumas situações. Lançar e retornar aplicativos no multitarefa é feito de forma quase instantânea tanto no Quantum GO como no Zenfone 5. Com relação ao armazenamento, o usuário atingirá no máximo 64 GB no Quantum GO (interno + expansível), e 80 GB com o Zenfone 5 (interno + expansível), com prós e contras levando em consideração aplicativos que não podem ser remanejados para o cartão microSD.

Quantum GO vs. Zenfone 5: Especificações técnicas

Abaixo você pode conferir as especificações técnicas do Zenfone 5 e do Quantum GO, em suas versões mais robustas.

  Quantum GO (4G + 32 GB)

ASUS Zenfone 5 (16 GB)

Sistema operacional Android 5.1 Lollipop Android 5.0 Lollipop
Tela 5 polegadas 5 polegadas
Tecnologia de tela AMOLED LCD IPS
Resolução HD (720 x 1280 pixels) 294 ppi HD (720 x 1280 pixels) 294 ppi
Processador MediaTek MT6753 (64 bits) Intel Atom Z2560 (32 bits)
Núcleos 8 2
Velocidade máxima 1,3 GHz 1,6 GHz
RAM 2 GB 2 GB
GPU Mali-T720MP3 a 450MHz PowerVR SGX 544MP2
Armazenamento 32 GB + microSD até 32 GB 16 GB + microSD até 64 GB
Dual-SIM 2G/3G ou 4G/4G 2G/3G
TV Digital 1Seg (320×240 pixels) Não possui
Bateria 2.300 mAh 2.050 mAh
Peso 115 gramas 145 gramas
Dimensões 14,5 x 7,15 x 0,65cm

148,2 x 72,8 x 5,5 mm

Quantum GO vs. Zenfone 5: Conclusão preliminar

Ambos os dispositivos entregam uma perfomance excepcional com bons recursos integrados ao software, seja em forma de aplicativos como no Quantum GO, ou através de recursos nativos no sistema como é o caso do Zenfone 5. O preço pode ser um ponto de decisão para muitos usuários, entretanto, acredito que a escolha por um ou outro pode estar mais relacionada ao design e ao fabricante, visto que não temos uma diferença de preços exorbitantes.

A versão mais parruda do Quantum GO que, por sinal, é a que utilizamos neste comparativo custa R$ 899 na loja virtual da Quantum. O Zenfone 5, por sua vez, sai por R$849,00 diretamente na Loja da Asus em sua versão mais completa. Ainda estou realizando testes com a bateria do Quantum GO, assim como a câmera do dispositivo, e atualizei com meu veredito final em breve. Inicialmente, pelo acabamento, design e perfomance meu voto fica com o Quantum GO.

E aí, qual é o seu dispositivo favorito desse comparativo?

 

Este artigo será atualizado com novas informações em breve!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Arthur Goulart 8/set/2015

    Tô orgulhoso de ver uma empresa nacional brigando fortemente com a concorrência mundial... Esse Quantum Go pra mim é a mais grata surpresa de 2015.

  • Vinicius 8/set/2015

    quantum mais concorrência melhor !

  • Eliaquim lima 7/set/2015

    Qualquer bateria é melhor que a do zenfone 5....

  • Antonio 8/set/2015

    Pois é a Motorola já conseguiu oque queria, se estabelecer no mercado, agora ela pode subir o preço que a grande massa vai continuar comprando seus produtos, o público que ela conquistou no segmento intermediário é o público mais leigo que acha que o mundo gira em torno do moto g, e a Motorola já percebeu isso, e vai subir os preço que esse público vai continuar comprando, pelomenos até apareçer outra febre no mundo dos smartphones.

  • Fran Alves 8/set/2015

    Desculpas asus mais iria fácil fácil fácil fácil fácil de quantum

118 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi