O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
640 Compartilhado 99 Comentários

Review do Galaxy Note 4: o melhor entre os melhores

O Galaxy Note 4 é, sem dúvida, o melhor smartphone da Samsung até o momento. Na quarta geração da série Note, a Samsung aperfeiçoou a linha de uma maneira que as outras fabricantes nem sequer sonham em fazer. Para cada erro que a Samsung comete na série Galaxy S, a companhia parece se redimir na série Note, tornando-a a verdadeira vitrine da Samsung. Confira todas as potencialidades do Note 4 na nossa review do Galaxy Note 4 abaixo.

Avaliação

Prós

  • Tela excelente
  • Ótima bateria
  • S Pen e seu software
  • Interface melhorada
  • Ótima câmera

Contras

  • Preço alto
  • Muito grande para alguns

Samsung Galaxy Note 4 – Desenho & Qualidade de Construção

A qualidade de construção do Note 4 é impecável. Já critiquei a Samsung e sua escolha de materiais no passado (notadamente o plástico), mas o Note 4 consegue o equilíbrio perfeito entre o metal e o policarbonato. A borda de alumínio introduzida com o Galaxy Alpha encontra seu verdadeiro lar no Galaxy Note 4, em que parece menos chamativa e combina com o tamanho e aspecto premium do dispositivo. Ele é um pouco maior e mais espesso do que o Note 3, e um pouco mais pesado, mas nada que atrapalhe.

samsung galaxy note 4 back camera

Review do Galaxy Note 4: O Note 4 traz bordas de metal. / © ANDROIDPIT

O aspecto geral do aparelho é bastante sofisticado. O botão de início também ganhou uma camada prateada, além da lente da câmera, do flash e do sensor de frequência cardíaca na parte traseira, bem como a S Pen. Os paralelismos visuais causam um efeito geral impressionante.

Até mesmo a tampa de plástico imitando couro é mais discreta e bem feita. Apesar de não gostar particularmente dela, é certamente a melhor imitação de couro que já vi num dispositivo da Samsung, possibilitando um manejo bem agradável. A tampa traseira é removível e dá acesso ao cartão SIM, ao microSD e à bateria removível.

samsung galaxy note 4 teaser04
Review do Galaxy Note 4: ele é um pouco mais longo do que o seu antecessor. / © ANDROIDPIT

Os botões estão em seus lugares usuais, mas os de volume se inspiram nos botões do Galaxy Alpha. Na parte superior estão o infravermelho, o microfone e a entrada para fones de ouvido, que é circundado por uma moldura de metal. O botão de energia fica à direita, o volume está à esquerda. A parte inferior traz um par de microfones, uma entrada para USB 2.0 e a entrada da S Pen.

samsung galaxy note 4 bottom micro usb s pen
Review do Galaxy Note 4: A parte inferior traz a entrada para micro USB, dois microfones e a entrada da S Pen. / © ANDROIDPIT
samsung galaxy note 4 top headphone jack
Review do Galaxy Note 4: A parte superior traz o infravermelho, um terceiro microfone e a entrada para fones de ouvido. / © ANDROIDPIT

A parte traseira se parece com a do Galaxy S5, com a lente da câmera levemente elevada, ao lado do sensor de frequência cardíaca e do flash de LED e o alto falante na parte de baixo. Ainda esperamos que a Samsung integre o alto-falante na parte frontal do aparelho em dispositivos futuros.

Android lollipop
Review do Galaxy Note 4: o aparelho traz algumas das melhorias de design do Galaxy Alpha. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note 4 – Tela

Este é o melhor display que a Samsung já integrou a um dispositivo. Com efeito, arrisco-me a dizer que se trata da melhor tela que eu já vi. Normalmente, não gosto da alta saturação de cores dos displays da Samsung, mas a tela AMOLED QHD (2.560 x 1.440 pixels) de 5,7 polegadas beira a perfeição. E, naturalmente, pode ter suas configurações ajustadas de acordo com as preferências de cada um.

samsung galaxy note 4 top closeup
Review do Galaxy Note 4: O display QHD em toda a sua glória. / © ANDROIDPIT

Ela é incrivelmente nítida, super brilhante e com um contraste fantástico, sua visibilidade em ângulos inclinados é muito boa e sua densidade de pixels é de impressionantes 515 ppi. Quem não gostou da tela QHD do LG G3 deve conferir o Galaxy Note 4. Todas as telas deviam ser feitas assim.

Samsung Galaxy Note 4 – Características Especiais

As funções do Galaxy Note 4 giram em torno da S Pen. O principal motivo para comprar um Note sempre foi o uso das funções multitarefas possibilitado pela S Pen, e os recursos da caneta inteligente foram ampliados no Note 4. Quando a S Pen é removida do seu slot, a janela do "Comandos Aéreos" é automaticamente ativada, fornecendo atalhos para o Lembrete de Ação, Seleção Inteligente, Clipe de imagem e Escrita na tela. (A janela do "Comandos Aéreos" também pode ser ativada pelo pequeno botão da S Pen.)

samsung galaxy note 4 s pen close up
Review do Galaxy Note 4: A S Pen do Note 4. / © ANDROIDPIT

O Lembrete de Ação abre um pequeno bloco de notas. As anotações feitas por você podem ser ligadas a serviços como o discador, os contatos, o email, o navegador, os mapas e mais. O reconhecimento da escrita à mão é excelente, e você pode “colar” a sua nota na tela de início exatamente como um post-it. Você pode até mesmo escolher escolher qual das duas pontas da S Pen quer usar, a de plástico ou borracha (incluídas na caixa do dispositivo).

Note4spen
Review do Galaxy Note 4: As funcionalidades da S Pen estão melhores do que nunca. / © ANDROIDPIT

O Seleção Inteligente ativa uma pequena janela retangular em qualquer tela e salva conteúdos (inclusive metadados) para salvar ou compartilhar. O Clipe de Imagem é uma ferramenta de edição de imagens bastante útil, com a qual você pode dar o formato que quiser às fotos.

Android lollipop
Review do Galaxy Note 4: A S Pen torna o aparelho especial. / © ANDROIDPIT

O Escrita na tela faz o que sugere: você pode fazer notas no alto da sua tela atual. Será feita uma captura de tela da página e você será direcionado a uma barra de ferramentas de edição. Existem opções para o tipo de caligrafia, espessura da letra e cor. A S Pen otimizada agora reconhece a velocidade, a pressão e o ângulo de escrita.

A S Pen também pode ser usada como um mouse em seu computador. Se você passar a caneta sobre um elemento da tela, verá uma prévia da função, e também é possível selecionar seções de texto pressionando o botão da S Pen para destaque. Um pequeno menu de ação aparecerá para que você possa copiar a seleção, compartilhá-la, buscar por ela na internet, procurar certa palavra no dicionário, etc. Quanto mais você usa a S Pen, mais percebe a sua praticidade.

Android lollipop
Review do Galaxy Note 4: O escaner de digital é integrado ao botão de início do Note 4. / © ANDROIDPIT

O Note 4 tem outras funções especiais além da stylus. O criticado sensor de frequência cardíaca do Galaxy S5 tem aqui o seu retorno. Ele funciona, mas ainda é um pouco lento e impreciso. O escaner de impressão digital integrado ao botão de início também está presente no Galaxy Note 4, mas foi otimizado e funciona melhor do que no S5.

O dispositivo tem um total de três microfones, que podem ser usados em conjunto para o cancelamento de ruídos, mas também para a otimização de gravações. Com eles, um som pode ser isolado e a voz de uma gravação fica mais clara e compreensível, por exemplo.

note4interface
Review do Galaxy Note 4: A TouchWiz finalmente ganhou um visual uniforme no Galaxy Note 4. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note 4 – Software

O Galaxy Note 4 vem com a interface TouchWiz e Android 4.4.4. Quando vi o novo visual da TouchWiz no Galaxy S5, ele me pareceu pouco coerente. Esperava que a Samsung “limpasse” a UI no Note 4, e não me decepcionei.

O menu de configurações não tem mais os círculos coloridos, optando agora por uma lista mais discreta. Apenas a seção no alto dedicada às Configurações Rápidas representa um indício da interface prévia. As seções agora tem cores uniformes, o que dá um aspecto geral bem melhor.

note4config
Review do Galaxy Note 4: A parte de notificações tem informações demais, mas a TouchWiz nunca foi tão bonita. / © ANDROIDPIT

A tela de início do Flipboard encontra-se à esquerda, mas pode facilmente ser eliminada se você não gosta do serviço. Aliás, ele ainda pode ser bastante lento durante a ativação. O S Health, claro, ganha uma posição central e pode ser usado para monitorar seus exercícios, frequência cardíaca, número de passos e outros dados.

note4interf
Os aplicativos recentes receberam um visual de Android 5.0. À direita, as configurações de tela do Galaxy Note 4. / © ANDROIDPIT

A Samsung recentemente incluiu o botão de aplicativos recentes à linha Galaxy, substituindo o botão de menu prévio. O menu de apps recentes mostra os aplicativos como cartas posicionadas verticalmente, e lembra muito o visual do Android 5.0 Lollipop. Um clique longo no botão de aplicativos recentes ativa um gerenciador da tela de início, para mudanças de wallpapers, seleção de widgets e configurações da home screen. Clicando duplamente no botão de início ativa o S Voice (que é melhor desativar de imediato) e um clique longo ativa o Google Now.

Android lollipop
Review do Galaxy Note 4: Uma das funções da S Pen: o Smart Select. / © ANDROIDPIT

Um clique longo no botão de “Voltar” ativa uma lista de atalhos com pequenos ícones flutuantes que podem ser movidos e editados. Eles se transformam em bolhas se você precisa mudar de tela. Também é possível transformar um app atual num mini app deslizando o dedo diagonalmente de um canto, mas apenas para apps que oferecem suporte para a função. Você também pode mudar o tamanho das janelas, mas as proporções são limitadas, o que diminui o potencial dessa função.

A função de multijanelas também foi ampliada: agora, os aplicativos podem ser levados diretamente da visão geral de apps recentemente abertos para uma das multijanelas. Isso facilita o uso dessas opções, mas como antes, funciona apenas com aplicativos de sistema do Google e da Samsung.

Android lollipop
O Galaxy Note 4 dá um baile de benchmark nos outros dispositivos.  / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note 4 – Performance

O Galaxy Note 4 é super rápido, mas a TouchWiz ainda consegue deixá-lo lento de vez em quando. Um exemplo é o serviço do Flipboard. Tirando isso, o Note 4 não decepciona quando o assunto é performance.

O Snapdragon 805 quad-core a 2,7 GHz com 3 GB de RAM da nossa versão é muito rápido e potente, igualando-se ou superando qualquer outro smartphone, e obtendo resultados impressionantes de benchmark. Também há a versão Exynos 5 octa-core (5433) do Galaxy Note 4, que é ainda mais potente.

No uso diário, você não irá notar atrasos ou engasgos no Galaxy Note 4, com exceção de lags ocasionais na ativação de um app ou ao retornar para a tela de início. Jogos de alta resolução e outras tarefas pesadas são executadas com facilidade pelo Note 4 e sua generosa RAM. Nosso modelo, contudo, tem a tendência de se aquecer muito durante a execução dessas tarefas.

Android lollipop
Review do Galaxy Note 4: A câmera traseira traz finalmente a estabilização ótica de imagem. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note 4 – Câmera

O Note 4 adiciona a estabilização ótica de imagens ao seu sensor Sony IMX240 de 16 MP, uma função pela qual estávamos esperando há algum tempo. A câmera é ótima, mas pode produzir imagens com muito ruído por vezes, algo que não se podia pensar de um high end da Samsung. Veja as imagens de teste abaixo e julgue por si mesmo:

Link para a galeria

A câmera fotografa bem à luz do dia, como seria de esperar e os macro shots são ótimos, bem como a reprodução de cores. Com pouca luz, as imagens não são perfeitas, mas ainda assim os resultados são bons, com o OIS realmente aumentando a nitidez, embora o ruído da imagem ainda se faça sentir, às vezes até mesmo em cenas internas capturadas durante o dia.

A câmera do Galaxy Note 4 tem apenas quatro modos pré-configurados: o automático, para selfies, o foco seletivo e o Panorama. Você pode baixar muitos outros modos de dentro da interface da câmera, incluindo favoritos como Esportes e Fotos de Comida, para todos que gostam de Instagram. Você também pode usar o botão de volume para tirar fotos, gravar vídeos ou regular o zoom, mas ele não funciona como um botão de atalho para a câmera.

Samsung Galaxy Note 4 – Bateria

O Note 4 possui uma bateria de 3.220 mAh, que pode não parecer muito para um dispositivo com QHD e uma tela desse tamanho, mas como a LG nos mostrou no caso do G2, um display de 2K não significa necessariamente que a bateria será prejudicada. A tecnologia LucidLogix da Samsung faz maravilhas para a bateria. Com a tela no brilho máximo e sem ativar o modo de economia de energia, o Note 4 teve 9 horas de tela acesa em meu teste.

O dispositivo também conta com o Modo de Baixo Consumo, apresentado pela primeira vez no Galaxy S5. Ele funciona tão bem quanto o predecessor, reduzindo radicalmente as funções do dispositivo para que a bateria ganhe uma significativa sobrevida. Por fim, o Galaxy Note 4 também conta com uma função de carregamento rápido. Ela dá 50 % de capacidade em apenas meia hora de carregamento.

samsung galaxy note 4 back open
Review do Galaxy Note 4: A bateria removível. / © ANDROIDPIT

Preço e disponibilidade

O Samsung Galaxy Note 4 estará disponível a partir do dia 8 de novembro, mas já é possível encontrar o phablet em pré-venda no varejo nacional. O preço sugerido pela Samsung é de R$ 2.899,00. Vale dizer que com o Note 4 também foi lançado o Gear S, o novo smartwatch da Sammy chega às lojas no dia 8 de novembro ao preço de R$ 1.499,00.

Vídeo hands on do Samsung Galaxy Note 4

Samsung Galaxy Note 4 – Especificações Técnicas

Dimensões: 153,5 x 78,6 x 8,5 mm
Peso: 176 g
Tamanho da bateria: 3220 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 3,7 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4 - KitKat
Interface: TouchWiz
RAM: 3 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S)
Samsung Exynos 5 Octa (SM-N910C)
Número de núcleos: 4 (SM-N910S)
8 (SM-N910C)
Velocidade máx. 2,7 GHz (SM-N910S)
1,9 GHz (SM-N910C)
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

Este é o smartphone que todos esperavam da Samsung. Todos os seus aspectos foram otimizados: as especificações técnicas são excelentes, as mudanças do design foram precisas, a bateria e a câmera não decepcionam, e por fim, a TouchWiz nunca teve um aspecto tão bom. E claro, a S Pen continua representando a razão de ser do Note 4.

Se você sempre quis ter um dispositivo da série Galaxy Note, este é o ideal. Quase tudo no Note 4 é essencial, e quase tudo foi feito extremamente bem. O dispositivo está quase livre de bloatware e funções ou configurações inúteis. Seu preço não será convidativo, mas se couber no seu orçamento, o dispositivo não vai decepcioná-lo.

samsung galaxy note 4 back top
Review do Galaxy Note 4: o melhor lançamento da Samsung em 2014. / © ANDROIDPIT
640 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Agnaldo Pereira Reis 27/out/2014

    A ignorância é a raiz de todo sofrimento humano, respeito sua opnião sobre não pagar mais que 1.800 em um celular, agora dizer que só um completo idiota pra pagar 3 mil em um celular demonstra que você tem um nivel de intelecto bem inferior pra poder ter um celular desse, aprenda a respeitar pra ser respeitado, se o preço esta salgado pra você ou não quer comprar por qualquer outro motivo respeite quem quer adquirir esse excelente aparelho.Comentário

  • Silvio Rogério 3/set/2014

    #imlovenote4
    Com certeza o Note 4 será o melhor dispositivo do ano em sua categoria. Incomparável.

99 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi