O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Entrevista 163 Compartilhados 50 Comentários

Não deixe um aplicativo lhe dizer o que fazer, afirma desenvolvedor do SD Maid

Apps de sistema são realmente populares no Android. Todos procuramos por modos de fazer nossos smartphones trabalharem mais e melhor e muitos desses apps fazem afirmações muito interessantes. Um aplicativo gratuito que pode melhorar a vida da bateria e a performance do seu celular? Quem não gostaria disso?

Os aplicativos de otimização e limpeza estão instalados em milhões de aparelhos Android, ainda assim, nem todo mundo acredita nos benefícios deles. Matthias Urhan, o desenvolvedor de aplicativos que trabalha sob o pseudônimo "darken", conversou conosco sobre essas ferramentas. Matthias é o criador do app de limpeza SD Maid, e o chamei para falar sobre seu produto e quais as diferenças dele para os demais "limpadores".

AndroidPIT sytem cleaner 3
A interface do SD Maid / © AndroidPIT

Aplicativos de otimização de performance e bateria

Perguntei a Matthias o que ele pensa sobre aplicativos que dizem "otimizar a vida da bateria em 20%". O DU Battery Saver PRO, um app pago muito popular, diz que pode ajudar a conseguir" até 70% mais de bateria no seu Android", o Power Battery - Battery Saver, que é um dos 50 apps gratuitos mais baixados nos Estados Unidos, diz que consegue melhorar a vida da bateria em até 60%.

"Todo aplicativo que usa números concretos de melhora de bateria como anúncio é um monte de m**** na minha opinião", disse Matthias. "Você não pode simplesmente dizer 'a melhora será de 20% na vida da bateria', como isso funciona? Não funciona".

Perguntei se o mesmo poderia ser dito sobre números concretos de melhora na performance.

AndroidPIT sytem cleaner 6
Melhora de 430MB: a interface do Power Clean / © AndroidPIT

"Isso também não funciona. Você não pode dar números exatos para nenhum tipo de melhora [...], existem milhares de ROMs diferentes no Android. [Desenvolvedores de apps] simplesmente não podem dar números exatos", disse ele, "Eu seria muito cético, pois esses números são provavelmente inventados".

Também perguntei a opinião dele sobre a função de otimização desses apps, os quais dizem que você pode tocar em um botão e imediatamente acelerar o seu dispositivo. Matthias disse que, não pode comentar em termos específicos, se esses apps trabalham do modo como ele imagina que trabalham, isso poderia funcionar. Por um tempo.

Todo aplicativo que usa números concretos de melhora de bateria como anúncio é um monte de m****

"[O app pode acelerar o telefone] temporariamente, porque no momento em que você fecha todos os apps [...] e inicia outro, esse último rodará mais rápido", disse Matthias, "pode parecer, para o usuário, que o aparelho está rodando mais rápido, mas isso é apenas tempo emprestado, porque os outros apps voltarão a ser usados".

AndroidPIT clean up master 2 app screenshot 6
O Clean Master diz poder "limpar apps que drenam a bateria" / © AndroidPIT

Perguntei se ele acha que vale a pena usar apps com a função de limpeza de RAM.

"Não acho que limpeza de RAM traga qualquer benefício", disse. "A maioria das pessoas não entendem o quão inteligente é o gerenciamento de RAM do Android".

"Meu maior problema com esses apps, na verdade, [é que eles] pressionam os usuários [para que eles os utilize]", ele me disse. "Se eles dissessem, 'nós encerramos todos os apps momentaneamente', seria muito melhor".

Sobre o SD Maid e o que ele faz

Então, qual a diferença entre o SD Mais e as outras "ferramentas de limpeza"? Pra início de conversa, o SD Maid não tem um "botão de otimização". Ao invés disso, ele parece estar mais focado na remoção de arquivos. A função CorpseFinder do SD Maid procura e deleta arquivos que sobraram de apps que foram desinstalados, enquanto o SystemCleaner remove arquivos dispensáveis.

AndroidPIT sytem cleaner 2
A função CorpseFinder / © AndroidPIT

"[Os arquivos dispensáveis] são arquivos que não vão prejudicar nada caso sejam removidos e, caso sejam realmente necessários, serão recriados. São arquivos gerados [pelo app]", explicou Matthias. Em outras palavras, nada será deletado que não possa ser recriado automaticamente.

A maioria das pessoas não entendem o quão inteligente é o gerenciamento de RAM do Android

Matthias usou um app de música que pode salvar capas de álbuns como exemplo. Os thumbnails chegam a ocupar centenas de megabytes de espaço e podem permanecer no Android mesmo depois do app ser desinstalado. Matthias disse que, às vezes, isso é culpa do desenvolvedor do app: existem milhões de apps e nem todos são construídos com perfeição. Ocasionalmente, desenvolvedores podem deixar dados propositalmente, para o caso de o app ser reinstalado, por exemplo. Isso faz com que o app volte com todas as configurações e preferências prévias.

Para alguém que está ficando sem espaço de armazenamento, a oportunidade de remover centenas de megabytes em arquivos não usados pode ser muito útil, mas temi que esse app ocasionasse a remoção acidental de arquivos que o usuário quisesse manter.

AndroidPIT sytem cleaner 4
A função premium AppCleaner diz que consegue limpar 105MB de arquivos dispensáveis do Gmail / © AndroidPIT

"Eu tento fazer o app o mais seguro possível, mas nada é 100%. Você deve olhar para os resultados antes de deletar", diz Matthias.

Também perguntei se o SD Maid poderia oferecer melhora na bateria ou performance, como é sugerido pelas outras ferramentas de sistema. Matthias disse que qualquer benefício nesses aspectos seria apenas um efeito colateral do uso do SD Maid, e que ele não faz promessas a esse respeito.

Seria o SD Maid a melhor opção?

Parece que Matthias usa uma abordagem mais sutil na venda das qualidades do seu aplicativo do que os seus competidores em limpeza.

"Não acho que o SD Maid seja um app que você precisa usar religiosamente para que o seu dispositivo rode bem", Matthias me disse. Em vez disso, ele completa, o app é mais "uma ferramenta na sua caixa de ferramentas, que deve ser usada quando necessário, como quando você está sem espaço".

AndroidPIT sytem cleaner 1
O app 360 Battery Plus promete estender a duração da bateria em 3,3 horas com apenas um toque / © AndroidPIT

O SD Maid é, então, uma ferramenta fundamentalmente diferente de um suposto botão de melhora imediata da bateria e performance e resfriador de CPU. O SD Maid quer principalmente remover arquivos desnecessários que ocupam espaço no seu dispositivo, arquivos que usuários podem ter problemas em remover sem a assistência de um app.

Nesse caso, que conselhos Matthias tem para usuários que podem vir a adotar um app de limpeza do sistema?

Não deixe o aplicativo lhe dizer que o seu dispositivo não está seguro, está lento ou muito quente

"Independentemente do SD Maid, as pessoas [não] deveriam se deixar ser pressionadas a fazer algo pelos apps. Não deixe o aplicativo lhe dizer que o seu dispositivo não está seguro, está lento ou muito quente, ou que você deve fazer "isso" agora para que tudo fique bem. Isso não é bom para você ou para o seu dispositivo".

SD Maid - Limpeza de sistemas Install on Google Play

O SD Maid pode ser baixado gratuitamente na Play Store e você pode visitar a página do github para mais informações nas funcionalidades do app. Sobre os apps que tentam vender melhoras na bateria e performance anunciando números específicos, qual a sua opinião?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Dantas há 3 meses

    Em essência o que o cara quer dizer é "não será um app que fará tudo por você. O usuário, como a parte pensante da equação, precisa fazer escolhas. Para tal, precisará se informar. Quanto mais conhecimento você tiver, mais opções verá."

    Soluções fáceis geralmente não são as melhores soluções. E, por favor, não confundam "fácil" com "simples". "Fácil" é cair no chão, até sem querer isso acontece. "Simples" é como acender uma lâmpada. Pequenos mas específicos passos até o sucesso (iluminar o local).

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    Excelente entrevista, nada a acrescentar.
    Desde a versão 4.4 do Android que protejo seu gerenciamento de ram. A maioria não sabem como é e como funciona a ram no Android, assim criando a falsa de ilusão de que quanto mais ram livre melhor será o desempenho do smartphone. Tal ilusão é burra e sem fundamento, tais pessoas carecem de busca de conhecimento e estudo em minha opinião.

    Uso o SD-Maid desde sua versão beta no XDA, e assim que saiu na PlayStore fiz questão de adquirir uma licença, foi o único app que me trouxe reais benefícios.

  • Franco Luiz há 3 meses

    Na boa qual a real utilidade pra esses apps? pq namoral msmo a maioria pesa pra crl na ram e no processador a custo de que? de vc ter preguiça de ir em config/armazenamento/ limpa cache .. é isso? ant virus e inutil em android assim como esses apps d limpeza milagrosos

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    SDMaid é confiável Andreu, pode confiar, coloco minha mão no fogo por este app.

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    Primeiramente temos que esclarecer um pouco o uso da RAM Franco.
    No Android, todo app que foi executado recentemente permanece na memoria ram, para uma possível nova abertura do app, assim ele irá responder rapidamente as suas requisições.
    Quando este app fica em seu estado de "sleep", ele poderá ou não consumir processamento de acordo com seu nível que é escalonado pela OOM do android. A OOM do Android possuem 6 níveis de execuções, cada qual com seu nível de prioridade. Estes aplicativos que não monitoram constantemente o sistema geralmente tem sua prioridade reduzida, assim sendo os primeiros a saírem da ram quando o sistema requisitar.
    No caso do SD-Maid ele se encaixa nesta prioridade (empty), mas existe uma opção no SD-Maid no qual você pode optar por ele monitorar o sistema em busca de resíduos quando você remove um app, neste caso sua prioridade é aumentada, assim não o eliminando na memoria ram (hidden ou secondary server). Cabe ao usuário o uso consciente do seu smartphone.

    Vale salientar que aplicativos adormecido na ram não impactam no desempenho, o que impacta no desempenho são aplicativos em visible e secondary server. A falacia de que quanto mais ram livre no seu Android irá impactar no desempenho e no consumo energético é mito, aliás um mito burro por sinal.

50 Comentários

Escreva um comentário:
  • Aqui mesmo no androidPit, aprendi a limpar dados de armazenamento, em situações extremas WCP e reboot apos 7 minutos carregando a bateria.
    Matéria da Camila, salvo o engano.
    Depois disso...

  • Vi esta reportagem e resolvi testar. Coloquei no meu aparelho e foi incrível. Vocês não vão acreditar o que aconteceu depois que usei: NADA. É mais um app que não faz nada além do que o Android já faz.

    • Girafinha, o objetivo do app não é acelerar e dar mais desempenho ao seu android, mas sim de limpar o lixo e eliminar resíduos de aplicativos que não estão mais instalados.
      Pelo menos para mim ele é muito útil, pois automatiza uma tarefa que se levaria vários passos para se fazer manualmente, sem comprometer o desempenho.

  • Na minha opinião, o SD Maid é o melhor app de limpeza de arquivos disponível para o Android. Sou usuário do app desde 2012, onde comprei também a licença pra versão PRO.

  • Gostei da ferramenta SD Maid que parei de usar o coletânea e clean Master for Android. Parabéns ao desenvolvedor!!!

  • Primeiro o AndroidoPit faz várias matérias falando sobre vários apps de limpeza e otimização, depois faz um artigo dizendo que esses apps são uma mer... e diz que o SD Maind presta...
    Vai entender!

  • Muito bom as palavras do Matthias, realista e direito ao ponto com sua aplicação, diferente daqueles representantes desses "apps milagrosos" entrevistados anteriormente. Aqueles caras falaram, falaram e não disseram nada. Parece que não tinham conhecimento sobre smartphones ou eram apenas uns desonestos intelectuais mesmo.

    SD Maid é o melhor app que já usei nessa função de limpeza, vale cada centavo, fácil de usar e essencial pra qualquer aparelho. Sempre indico. Depois dessa entrevista só fiquei mais fã ainda desse app e do desenvolvedor.

  • Eu não uso essas porcarias de aplicativos que promete fazer limpeza e liberar mais memória é tudo marketing pra poder ganhar dinheiro. Só faz piorar o desempenho do Android, prefiro o SD Maid esse sim funciona de verdade.

  • la no começo, quando comecei a usar android, eu baixava essas paradas ai.. ma sdepois de entrar de cabeça nesse mundo, aprendi que TODOS esses APPS, são desnecessários, ainda não usei esse SD MAID... também não baixo qualquer coisa no meu aparelho........... FAZ ANOS que não uso AV no PC, por exemplo, muito menos usarei algo no smartphone, só deve ficar esperto com que instala.

  • Uso esse SD Maid há meses.
    Ele é muito bom mesmo.
    Tem um algoritmo de encontrar qualquer arquivo duplicado (mesmo com nomes diferentes) e permite que você escolha qual quer remover (mais recente ou mais antigo).
    Além de limpar arquivos inúteis e aquivos deixados por desinstalações.
    Uso e recomendo.
    Eu deixo configurado a tarefa automática dele para escanear todos os dias umas vez.

  • Concordo com o Matias , o usuário é que deve decidir , e by the way o SD Maid é um excelente app

  • Prefiro e uso o Ultimate Task Killer

    • O que "matar tarefa no úrtimo" poderia ter a ver com o SD Maid?

    • O cara nem leu a matéria, o que todo mundo sabe e a matéria retificou é que apps Task Killers são um monte de lixo inútil, só serve para uma melhora momentânea e rapidamente todos os apps forçados a fechar irão ser executados novamente pelo sistema. Prefere o Task Killer? Beleza, fica aí com seu efeito placebo.

  • Tirei do aparelho só faz ter propaganda e encher memória

  • É um pouco complexo, mas uso o C Cleanner, e de limpeza de memória funciona perfeitamente bem.

    • Sem dúvida, o Wipe Cache Partition, também é muito bom e ajuda a limpar cache no sistema.

      Usando CCleaner, SD Maid e Wipe Cache Partition, o sistema roda muito bem.

  • Excelente entrevista, nada a acrescentar.
    Desde a versão 4.4 do Android que protejo seu gerenciamento de ram. A maioria não sabem como é e como funciona a ram no Android, assim criando a falsa de ilusão de que quanto mais ram livre melhor será o desempenho do smartphone. Tal ilusão é burra e sem fundamento, tais pessoas carecem de busca de conhecimento e estudo em minha opinião.

    Uso o SD-Maid desde sua versão beta no XDA, e assim que saiu na PlayStore fiz questão de adquirir uma licença, foi o único app que me trouxe reais benefícios.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi