O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 1.829 Compartilhado 648 Comentários

Os 10 smartphones Android com a melhor câmera do momento

Faz tempo que os nossos smartphones se tornaram os substitutos naturais das câmeras digitais portáteis. Apenas os profissionais e aficcionados por fotografia ainda carregam uma câmera. O resto dos mortais tiram fotos com o celular. Tendo isso em mente, atualizamos nossa seleção com três smartphones que possuem ótimas câmeras, são eles: Zenfone 3Moto Z e Xperia XZ. Não deixe de conferir a lista completa.

Destacar mudanças recentes

Sobre nossas escolhas para essa seleção

Antes de passar à nossa lista, gostaria de mencionar alguns critérios e conceitos básicos a serem levados em consideração antes de escolher uma câmera. Os conhecidos megapixels são importantes para uma boa foto, mas não são tudo. Eles devem vir acompanhados de um bom sensor, uma boa lente, processamento da imagem, etc.

Na hora de examinar as especificações de uma câmera, também é preciso avaliar a abertura máxima, que nos indica a quantidade de luz que pode entrar no nosso sensor (f/2.0 ou f/2). O tamanho desse sensor influi, por sua vez, no rendimento em condições de baixa luminosidade e num menor alcance dinâmico. Quanto menor for o número que acompanha o “f”, maior será a abertura da câmera.

Por fim, uma das características mais difíceis de serem comprovadas no papel é o processamento da imagem. Muito importante no caso das câmeras digitais, é ela que faz com que um dispositivo sem grandes especificações no quesito fotográfico produza fotos melhores do que outros aparelhos superiores no papel.

Opinion by Bruno Salutes
Os megapixels são importantes para uma boa foto, mas não são tudo.
O que você acha?
50
50
5836 participantes

O processador de imagem tem a tarefa de reduzir o ruído das fotos, suavizar os pixels, aplicar os filtros de cor nos fotodiodos, etc. A melhor foto, dessa forma, vai depender do trabalho conjunto de muitos componentes e, claro, da habilidade do fotógrafo, além de as câmeras apresentarem melhores resultados em certas condições.

Todos os smartphones da nossa seleção são vendidos no Brasil. Se você estiver interessado em dicas para tirar as melhores fotos com o seu Android, não deixe de conferir o artigo abaixo:

Asus Zenfone 3

A Asus tem aprimorado bastante as câmeras de seus smartphones, desenvolvendo, inclusive, um modelo dedicado ao nicho dos fotógrafos amadores, que é o Zenfone Zoom. O Zenfone 3 não é uma referência em câmera, mas pelo preço em que o produto é comercializado no Brasil, podemos dizer que ele compete em pé de igualdade com o Moto G4 Plus. A qualidade das fotos é boa, com bons níveis de nitidez e cores equilibradas.

A empresa investe bastante modos de cenas para o software de câmera dos seus smartphones, e o Zenfone 3 vem com uma série de truques que ajudam a melhorar as fotos em diferentes tipos de ambientes e iluminações. O sensor de 16MP tem abertura f/2.0.

AndroidPIT asus zenphone 3 1980
Asus Zenfone 3 / © AndroidPIT

Moto Z

A câmera do Moto Z possui 13MP e captura fotos com qualidade acima da média. O sensor Sony IMX230 não é melhor do mercado, até porque o do Moto Z Force consegue ser superior. Contudo, como estamos falando de modelos vendidos no Brasil, temos que reconhecer que este dispositivo é um topo de linha em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito a sua câmera.

Com relação a câmera, o Moto Z é superior ao Moto G4 Plus, que falamos mais a seguir. A abertura da lente de f/1.8 é boa para capturar imagens em ambientes com baixa luminosidade e ainda manter o nível de ruído equilibrado, ou quase imperceptível, dependendo das condições da cena.

AndroidPIT lenovo moto z review 3561
Moto Z / © AndroidPIT

Sony Xperia XZ

A câmera do Xperia XZ é superior a do iPhone 7 e também a do Xperia Z5, embora fique atrás do Galaxy S7, do Google Pixel e do seu irmão Xperia X Performance. O sensor de 23MP tira fotos com qualidade acima da média, conta com estabilização óptica e é formado por um conjunto de três lentes. A abertura do sensor é de f/2.3, mas, devido a abertura angular de 24mm, a sensibilidade da lente é equivalente a f/2.0.

É uma câmera excelente para diferentes tipos de ambientes, até menos em condições de baixa luminosidade. O software da Sony conta com um recurso de rastreamento de objetos, permitindo que o foco esteja fixo em coisas que estejam se movimentando no cenário, como animais, por exemplo.

AndroidPIT sony xperia xz 0447
Xperia XZ / © AndroidPIT

Moto G4 Plus

A câmera do Moto G4 Plus, de 16MP, é o ponto mais alto do aparelho. A Lenovo pensou em vários aspectos e recursos que pudessem valorizá-la. O software faz parte dessas mudanças, visto que agora é possível contar com um modo manual cheio de recursos avançados. O dispositivo é atualmente a melhor opção no segmento intermediário para quem procura qualidade de câmera.

O site DxO Mark, especializado em análise de câmeras e lentes da indústria mundial, classificou a qualidade das fotos tiradas com o Moto G Plus entre uma das melhores disponíveis nos aparelhos atuais¹, à frente do iPhone 6S, iPhone 6S Plus, e outros aparelhos considerados premium, que custam o dobro do valor.

lenovo moto g4 plus software camera
O Moto G4 Plus possui a melhor câmera no segmento intermediário / © ANDROIDPIT

Asus Zenfone Zoom

A Asus conseguiu embutir no Zenfone Zoom um zoom óptico de 3 níveis, além de uma lente com estabilização mecânica. O sensor do aparelho possui 13 MP, fabricado pela Panasonic, e o conjunto é composto por 10 lentes de 28-84 milímetros desenvolvida pela Hoya. 

Outro detalhe é que a objetiva da câmera não é expansível, assim como acontece com modelos semelhantes, como é o caso do Galaxy Câmera (Galaxy Zoom). A abertura de lente é de f/4,8 podendo chegar em até f/2,7. Mas tudo dependerá da distância focal entre a lente e o objeto. A qualidade das imagens são boas. O zoom do aparelho é o melhor da categoria.

zenfonezoombackfinal
O Zenfone Zoom tem o melhor zoom da categoria / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z5

O sensor do Xperia Z5, o Exmor RS, possui 23MP e um autofoco super rápido de 0,03 segundos. Somado a isso, temos o que a Sony chamou de "Estabilizador de imagem híbrido", o que deve ser entendido como metade digital e metade ótico, mas no final os resultados serão consequência do software e não do hardware. Essa tecnologia é muito funcional e diminui bastante a tremedeira nos vídeos capturados com a câmera do Xperia Z5.

Além disso, temos o já usual modo HDR, o excelente equilíbrio de branco e o mínimo de ruído na imagem em condições de baixa luminosidade. Por fim, as imagens do Z5 também foram escolhidas pelos nosso leitores no teste cego da câmera dos carros-chefe realizado no site.

review xperia z5 PT traseira
Xperia Z5 / © ANDROIDPIT

LG G4 e G5 SE

A câmera do LG G4 possui um sensor de 16MP, mas o que realmente impressiona aqui é a abertura focal f/1.8 e o estabilizador de imagem OIS 2.0. Em outras palavras, o que você precisa saber é que a câmera do LG G4 capta mais luz e também oferece uma boa margem de uso do hardware para aqueles que possuem as mãos um pouco mais trêmulas, evitando imagens borradas em imagens e vídeos.

Em comparação com o G5 SE, temos o mesmo sensor de 16MP e algumas melhorias, como um ângulo com abertura de 135º, que proporciona muito mais detalhes e profundidade nas cenas.

Com duas câmeras na parte traseira, uma delas traz um ângulo de .135º o que proporciona muito mais detalhes e profundidade nas cenas. Uma tem resolução de 16MP e a outra de 8MP. As fotografias capturadas a partir de ambos os modelos ficam mais equilibradas, sem colorações amarelas ou azuis apresentadas por algumas câmeras disponíveis no mercado. Simplesmente uma das melhores câmeras já integradas a um smartphone. 

AndroidPIT lg g4 vs g5 camera 0878
G5 SE (esquerda) e G4 (direita) / © ANDROIDPIT

Galaxy S7 e S7 Edge

A câmera dos novos dispositivos entregam um sensor de 12 MP. Nítidas melhorias foram adicionadas no Galaxy S7, Galaxy S7 Edge. Esses modelos contam com Estabilizador Ótico de Imagem (OIS), HDR em tempo real, lente f/1.7, e modo especial para fotos com pouca luz (que une diversas imagens para melhorar sua qualidade).

O software conta com poucas cenas e modos para captura já que a Samsung deu prioridade para funcionalidades mais úteis e que estejam acessíveis de forma mais dinâmica ao usuário.O modo seletivo é um dos grandes destaques desses dispositivos, realizando o foco somente no objeto selecionado. Além disso, a Samsung resolveu usar o botão da "home" para algo funcional e, ao clicarmos duas vezes sobre ele, a câmera é ativada a partir da tela de bloqueio.

AndroidPIT samsung galaxy s7 edge camera
A câmera do S7 e do S7 Edge são sensacionais / © AndroidPIT

Moto X Style

A câmera do Moto X Style ficou entre as 6 melhores nos testes realizados pelo site DXOMark. Foi o primeiro dispositivo Moto a alcançar essa posição. Esse resultado é justo, visto que realmente a câmera do novo top de linha da Motorola é ótima. O Moto X Style possui uma câmera traseira de 21 MP (5344 x 4008 pixels), acompanhada por um flash de LED dual-tone (CCT), e abertura f/ 2.0.

Os resultados obtidos com a câmera do dispositivo são excelentes, com bom balanço de cor, exposição e nível de detalhamento. O modo noturno reduz as imagens para 3 MP, mas realiza um trabalho satisfatório entregando fotos com poucos ruídos e borrões. O software de câmera do Moto X Style faz o pós-processamento de maneira muito satisfatória.

androidpit moto X Style 6
O Moto X Style possui uma das melhores câmeras do mercado / © ANDROIDPIT

Galaxy Note 5

"A câmera do Note 5 é fantástica", diz o nosso cameraman Toni. No metrô, no elevador ou contra a luz, a câmera do Galaxy Note 5 não deixa nenhum profissional na mão. Sobretudo as funções de controle de luz e foco são excepcionais. Dessa forma, é possível filmar ou fotografar pessoas bem de longe. Clicando longamente no motivo, aparecerá a bolha "AF/AE lock".

androidpit samsung galaxy note 5 10
O Note 5 faz fotos perfeitas / © ANDROIDPIT

Também as imagens mais convencionais mostram que a câmera do Note 5 está entre as melhores do mundo mobile. Detalhes são representados de maneira muito fiel, mesmo quando fotografamos à mão livre no modo automático. Como é típico da Samsung, as cores são apresentadas de maneira um tanto fria. Uma ou outra foto podem exigir trabalho posterior. Confira fotos de teste no review do dispositivo (link abaixo):

Qual outro aparelho você incluiria nesta lista?

1.829 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

648 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi