O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
15 Compartilhados 1 comentário

CES 2013 é palco para Qualcomm anunciar os chips Snapdragon 800 e 600

A International CES 2013 ficará marcada por diferentes tendências, mas, ao que diz respeito à hardware e tecnologia mobile, os processadores que prometem chegar ao mercado neste ano estão blindados da mais alta tecnologia que poderíamos supor conhecer até o momento e podem ser considerados os grandes donos da festa. Tanto é que a Qualcomm apresentou a sua nova geração de processadores mobile - Snapdragon 800 e 600 quad-core - que introduzem uma nova tecnologia de conectividade, performance e serviços de localização. Sejam bem-vindos ao futuro da do mercado de dispositivos móveis Premium!

Qualcomm Snapdragon 800

O processador Qualcomm Snapdragon 800 foi desenvolvido para embalar telefones celulares premium e dispositivos de computação, o que o veremos em breve rodando o sistema dos smartphones Android que carregamos no bolso. Por dentro do Snapdragon 800 existe uma família de peças da Qualcomm: como a CPU Krait 400, a GPU Adreno 330, Hexagon v5 DSP e o modem 4G LTE Cat 4.

Para se ter uma ideia, o atual processador top da Qualcomm é o Snapdragon S4 Pro que embala dispositivos como o Google Nexus 4 e o LG Optimus G, dois aparelhos com grandes especificações, certo? Já o Snapdragon 800 vem como a próxima grande coisa da marca e, se podemos afirmar que o Nexus 4 possui um dos melhores processadores presentes no mercado neste momento, podemos ainda não saber qual será o dispositivo que vai tomar o lugar dele, mas o chip que ele carregará já me parece bem definido.

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 800 entregará 75% mais perfomance que o Snapdragon S4 Pro. O que não é pouca coisa! O Snadragon 800 também coloca a Qualcomm na tecnologia de 28nm (nanômetros) de alta performance para celulares (também chamado de High Performance for mobile - HPm) o que fará com que você calcule muita informação utilizando baixa potência, economizando assim energia.

Com o Snapdragon 800 teremos a CPU Krait 400 em quatro configurações, o que em outras palavras significa que existem 4 núcleos em um único chip, cada um deles trabalhando em uma frequência de até 2.3GHz. Estamos falando de processadores multi-core, onde cada núcleo é usado somente quando você precisa dele e todo o sistema é construído para poupar energia sempre que possível, enquanto você tem picos de processamento de dados sendo realizados.

O Snapdragon 800 também traz 2x32bit LP-DDR3 a 800MHz com memória de banda larga de 12.8GBps e Hexagon DSP V5 para suporte de qualidade superior de ponto flutuante, expande instruções multimídia para o desempenho de baixa potência e multi-tarefas dinâmico. Para tanto, utiliza a recente tecnologia de localização IZat, que traz um sistemas de rastreamento múltiplo para um sistema que é de alto desempenho e extremamente preciso.

Esta tecnologia está pronta e pode embalar tanto aplicativos para automóvel quanto para pedestres no futuro. Assim, você será capaz de se conectar por meio da futura rede móvel 4G, Advanced Carrier Aggregation e ambos os modos mundiais (GSM, 32G, 2G, CDMA...) e multi-banda de apoio - USB 3.0, Bluetooth e suporte para medida de rádio FM.

No universo de mídia, o Snapdragon 800 é capaz de reproduzir, capturar e exibir vídeo UltraHD. Vídeo UltraHD, para os não iniciados, é quatro vezes a densidade de pixels de 1080p - o Snapdragon 800 também suporta monitores de até 2560 × 2048, bem como Miracast sem fio para streaming de vídeo em 1080p HD - isso vai funcionar bem com o Android 4.2 Jelly Bean e superiores, um sistema operacional que suporta também a tecnologia sem fio padrão Miracast streaming.

Este processador também trabalha com áudio HD multicanal com DTS-HD, bem como a tecnologia Dolby Digital Plus. O suporte para câmera também é uma promessa já que o Snapdragon 800 trabalha com dupla Image Signal Processors (ISP), esta nova união traz um processamento de imagem ainda melhor para um SoC Qualcomm.

A família de processadores da Qualcomm Snapdragon 800 foi anunciada nesta semana como sendo de amostragem e é esperada para estar "em dispositivos comerciais" na metade de 2013. Outra novidade, foi o Snapdragon 600, outro processador da próxima geração que tem muitas das grandes características do Snapdragon 800, mas com uma velocidade de clock um pouco menor e alguns componentes diferentes.

Qualcomm snapdragon 600

O Snapdragon 600 é esperado para fazer parte de dispositivos móveis de alta gama no segundo trimestre de 2013, portanto, muito possivelmente, um pouco mais cedo do que o seu associado um pouco mais potente, o Snapdragon 800. Com o Snapdragon 600, a Qualcomm montou um processador feito para entregar "performance até 40% melhor" do que a entregue com o processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro e informou que também utilizará baixo consumo de energia.

Este SoC trabalha com uma CPU Krait 300 quad-core com clock de até 1,9GHz por núcleo e se acopla a nova e veloz GPU Adreno 320, bem como oferece suporte para a memória LPDDR3. O Snapdragon 600 também traz melhorias na arquitetura de todo o sistema, bem como recursos de conectividade e opções.

Unindo os processadores da Qualcomm, Snapdragon 800 e 600 quad-core, e os já apresentados Tegra 4 quad-core da Nvidia e o ainda misterioso Hisilicon K3V3 da Huawei, podemos nos preparar para os mais quentes dispositivos inteligentes de todo o sempre em 2013! Você não acha?

Imagens: Qualcomm

Fonte: Qualcomm

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi