O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
194 Compartilhado 39 Comentários

Review do SmartWatch 3: boas especificações, mas design deixa a desejar para relógio de mil reais

A Sony lançou o SmartWatch 3 durante a IFA 2014 e entrou no mercado de dispositivos vestíveis rodando com o Android Wear, o sistema operacional da Google para wearables. Ao contrário da Motorola ou da LG, os engenheiros da Sony já vinham da experiência de dois smartwatches anteriormente construídos pela fabricante com um software próprio. Entretanto, toda essa experiência não parece ter sido usada no desenvolvimento do SmartWatch 3. Depois de um tempo testando o relógio inteligente da Sony, posso dizer que, apesar do hardware estar no nível de dispositivos como o Samsung Gear Live e o LG G Watch R, o design deixa bastante a desejar. A frustração foi tamanha que, cinco meses depois, a companhia japonesa anunciou a versão em metal do SmartWatch 3 durante a CES 2015. Leia esta review e entenda porque o atual dispositivo vestível da Sony fica acima da média, mas pode decepcionar em muitos aspectos.

Avaliação

Prós

  • Processador competitivo
  • Não utiliza adaptador para carregamento
  • Leve
  • À prova d'água
  • GPS incorporado
  • Wi-fi embarcado

Contras

  • Design
  • Pulseira de borracha
  • Ecossistema de aplicativos ainda limitado
  • Não possui sensor de monitoramento dos batimentos cardíacos

Sony SmartWatch 3 – Data de lançamento e preço

O Sony SmartWatch 3 foi lançado em setembro de 2014 e acaba de ser anunciado no Brasil pela Sony. O relógio inteligente da fabricante japonesa pode ser encontrado no mercado nacional por R$999,00. Entretanto, em lojas online você pode adquirir o SmartWatch 3 por até R$800,00.

Sony SmartWatch 3 – Desenho & Qualidade de Construção

A primeira impressão que temos de um dispositivo é referente ao design do mesmo e, normalmente, ela pode influenciar positiva ou negativamente nas nossas escolhas. Quando coloquei os olhos pela primeira vez no SmartWatch 3 tive a sensação de que o forte do dispositivo passava longe do estilo. Quando tocamos no aparelho, a impressão é a de que a pulseira é barata e pode ser danificada com muita facilidade. No loja oficial da Sony, a empresa informa que o relógio foi confeccionado com os melhores materiais, mas na realidade ele é feito de borracha. Além disso, depois de usar o gadget por mais de 24 horas, o material usado na pulseira acumula sujeira e, porque está em contato direto com a pele, resíduos de pele acabam grudados no bracelete.

Sony smartwatch 3 review email
O estilo do SmartWatch 3 não agradará a todos! / © ANDROIDPIT

Outra característica nada prática é o mecanismo de fechos do SmartWatch 3. Ajustar o relógio no pulso é um pouco difícil no início e para um pulso relativamente pequeno como o meu, ou aperta ou fica frouxo. Não tive uma experiência muito confortável com ele. Vale ainda dizer que assim como a SmartBand, é possível remover o display do bracelete e, por isso, a fabricante teve que envolver a tela na pulseira, o que acabou deixando o dispositivo com uma aparência maior que as 1,6 polegadas da tela.

Sony smartwatch 3 review design
O mecanismo de fechos do SmartWatch 3 não é prático. / © ANDROIDPIT

Por um lado, pode-se dizer que a Sony mirou em um público voltado para a prática esportiva, pois apesar do design questionável, o SmartWatch é extremamente leve, 66 gramas, e possui incorporados sensores como acelerômetro, bússola, giroscópio e GPS, ideal para corredores e outros atletas. O SmartWatch 3 vem em cores como branco, preto, rosa e verde, no meu teste usei a pulseira preta e, como disse acima, ela ficou suja facilmente. Contudo, existem pontos positivos aqui também, aproveitei para testar o relógio para nadar e a pulseira de borracha não absorveu a água em nenhum momento e ainda secou rapidamente após sair da água. Além disso, o bracelete é compatível com o padrão de 22mm, porém, foi desenvolvido de forma inteira, assim, não apenas pulseiras bem específicas podem ser usadas nele.

Sony smartwatch 3 review traseira
O SmartWatch 3 não possui nenhuma espécie de conector na parte traseira, apenas uma proteção para o slot micro USB. / © ANDROIDPIT

Ao contrário do Asus ZenWatch ou do LG G Watch e G Watch R, o SmartWatch 3 não possui qualquer dock conector na parte traseira ou sensor no estilo do Gear Live, a única porta é para o slot micro USB e, devido ao fato de que o aparelho possui certificação de resistência à água e à poeira (IP68), temos uma proteção ao estilo daquelas que existem na linha de smartphone se tablets Xperia.

Assim como a grande maioria dos smartwatches, o mais recente relógio inteligente da Sony possui um botão na lateral direita para ativar e desativar a tela de forma rápida e, ao pressionar o mesmo longamente, você acessa o menu de configurações do dispositivo.

No fim, posso dizer que em termos de design e qualidade de construção, o SmartWatch 3 é um gadget contraditório, pois ao mesmo tempo em que as características enchem os olhos daqueles que buscam um dispositivo vestível para a prática esportiva, o wearable da Sony pode ser uma boa opção por ser leve, à prova d'água e recursos de hardware incorporados; para aqueles que buscam elegância, este não é o melhor dispositivo vestível presente no mercado.

Sony SmartWatch 3 – Tela

Como você já deve ter percebido, a tela do smartwatch da Sony é quadrada, fugindo da tendência circular introduzida pelo Moto 360 e pelo G Watch R. A tela possui 1,68 polegadas e uma resolução de 320 x 320p, com uma densidade de pixels de 269 ppi, que deixa o pequeno gadget com uma tela bem nítida e não oferece muitos problemas na hora de visualizar a tela sob luz direta do sol, característica da tecnologia LCD. Olhando para as imagens no display, posso dizer que a qualidade da tela é satisfatória, apesar do branco não ser puro como vemos nas telas da linha Xperia da Sony, e pender um pouco para o amarelo.

Sony smartwatch 3 review display
As qualidade das imagens no SmartWatch são satisfatórias, apesar do branco não ser puro. / © ANDROIDPIT

Aqui ainda vale mencionar que graças ao modo de luz ambiente você pode manter o dispositivo no modo de brilho automático e ainda reconhecer a ação na tela para trocar música ou as horas sem problemas quando está em ambientes fechados ou abertos. Entretanto, o que acaba sendo um pouco irritante é o fato da tela se acender sempre que levamos o punho na direção do rosto, mas para isso existe a opção "desativar" tela sempre ligada, mesmo que isso obrigue você a tocar no relógio sempre que quiser ver as horas ou fazer uma ação.

Sony SmartWatch 3 – Software

Desde o seu lançamento no Google I/O 2014 até hoje, o Android Wear vem sendo polido. Problemas com a precária economia de energia foram corrigidos com algumas atualizações do software, mas a chegada da versão 5.0.1 trouxe melhorias realmente significativas. Com o suporte para Wi-Fi e um ecossistema de aplicativos que vem crescendo consideravelmente, a plataforma para wearables da Google está cada vez mais funcional. Assim, dada a evolução das atuais funções e a chegada do Apple Watch ao mercado, 2015 pode ficar marcado como o ano em que os desenvolvedores da Google aperfeiçoaram o software.

Sony smartwatch 3 review app
O SmartWatch 3 funciona em conjunto com o App Android Wear e é emparelhado via Bluetooth. / © ANDROIDPIT

Assim como todos os demais smartwatches rodando com Android Wear, o relógio da Sony também funciona conectado à qualquer aparelho rodando com a versão Android 4.3 ou superior e que ofereça conexão Bluetooth. Uma vez conectado ao seu celular, você pode acessar a página da Google Play dedicada para aparelhos vestíveis e passar a usar as possibilidades do smartwatch. Diferentemente do Moto 360 e do Asus ZenWatch, a Sony não oferece um app complementar, como o Motorola Connect ou o ZenWatch Manager, por exemplo.

Android Wear - Smartwatch Install on Google Play

Ademais, o relógio pode ser usado para uma infinidade de ações, desde acessar as suas notificações, contar passos, fazer pesquisas ou atender o telefone, funciona como um controle de mídia e uma ferramenta de monitoramento das suas práticas esportivas.

Sony smartwatch 3 review recursos
Verifique os dados das suas práticas esportivas a partir do Google Fit, crie lembretes usando o Keep e controle suas mídias a partir do Google Play.  / © ANDROIDPIT

A partir da tela principal, que mostra a hora, a data e outras informações como pedômetro, previsão do tempo ou mostrador da bateria (de acordo com o tema configurado), se acessa facilmente as notificações recebidas deslizando o dedo de cima para baixo. Depois de visualizada a notificação, pode-se eliminá-la arrastando-a para a direita. Entre os recursos oferecidos por uma espécie de barra de status estão a possibilidade de (des)ativar os modos "Teatro" e "Luz Solar".

O software do SmartWatch 3 permite interagir com o gadget a partir de comandos de movimentos e de voz. Aliás, o grande destaque do dispositivo é permitir aos usuários enviar conteúdo através de comandos inteligentes de voz, recurso bastante conhecido dos usuários do Google Now.

Sony smartwatch 3 review musica audio
Controlar suas músicas a partir do SmartWatch 3 permite que você não precise acessar o aparelho para passar as músicas de um mesmo álbum ou mudar o volume. / © ANDROIDPIT

Desta forma, muitas das características da UI/UX do Moto 360 são inspiradas nos cartões do assistente de voz do Big G. Basta dizer que o SO gira em torno dos dados do usuário compartilhados a partir da conta do Google, usa a localização e envia notificações de serviços como Gmail, WhatsApp, Hangouts, previsão do tempo e outros aplicativos como Keep ou Duolingo, por exemplo. Na maior parte das vezes, a informação aparece quando você precisa, especialmente porque estamos falando aqui de lembretes que facilitam o cotidiano.

Sony smartwatch 3 review fit
Usando o relógio você monitora os dados dos seus exercícios! / © ANDROIDPIT

Uma característica do SmartWatch 3 que me chamou atenção é o fato de que o SmartWatch 3 possui o GPS incorporado, torna este wearable interessante para corredores pelo fato de que permite controlar a distância, a rota e o ritmo do percurso. Em outros dispositivos rodando com Android Wear ainda se faz necessários levar o celular para obter os dados de geolocalização.

Contraditoriamente, o SmartWatch 3 não possui um sensor de monitoramento cardíaco, o que pode acabar levando alguns esportistas a não escolher o gadget.

Sony SmartWatch 3 – Performance

Internamente, o SmartWatch 3 traz um processador quad-core, ARM Cortex-A7, girando na frequência de 1,2 GHz, em combinação com uma memória RAM de 512 MB e um armazenamento interno de 4 GB, o que torna possível instalar apps bem como transferir músicas diretamente para o aparelho. Como disse acima, o SmartWatch 3 possui sensores incorporados como o acelerômetro, giroscópio, bússola e GPS. Também vem com Bluetooth, usado para emparelhar com o seu smartphone ou em conjunto com os seus fones de ouvido.

Sony smartwatch 3 review slot microsd
Dispositivo vem com sensores incorporados e NFC. / © ANDROIDPIT

O fato do SmartWatch 3 ter antena Wi-Fi e NFC incorporado, faz com que ele esteja a frente de concorrentes como o Apple Watch e o Gear S.

Quando utilizei o SmartWatch 3 não tive nenhuma surpresa quanto ao desempenho do aparelho, algumas vezes ele apresentou lentidão e, claro, problemas com a conexão com o Wi-Fi do smartphone e com os comandos de voz. Assim, a experiência com o software foi muito similar com aquilo que tive com os demais wearables que testei, ou seja, ainda deixa a desejar com relação à integração hardware/software.

Sony SmartWatch 3 – Bateria

Apesar da Sony possuir os aparelhos com uma das melhores autonomias de bateria, a fabricante apenas reinventou a roda com o SmartWatch 3. Mesmo possuindo uma das maiores capacidades de energia do mercado, com 420mAh, o gadget até pode ficar ligado por mais de 24 horas, mas isso não é nem de perto uma opção satisfatória para um dispositivo usado em conjunto com um smartphone. Se você é um usuário mediano, poderá usar o smartwatch por até dois dias sem conectá-lo à tomada, mas se usar todas as possibilidades e recursos que o Android Wear oferece neste momento, terá que carregar o wearable sempre que chegar em casa.

Sony smartwatch 3 review configuracoes
A capacidade da bateria pode ser uma das maiores do mercado, mas ainda deixa a desejar enquanto experiência de uso. / © ANDROIDPIT

Quando testo um smartwatch, gosto de incorporar o mesmo ao meu dia-a-dia para oferecer uma visão muito parecida com aquilo que um usuário teria no cotidiano. Logo, não uso as funções apenas uma ou duas vezes para preencher os tópicos desta review. Assim, no meu teste tive a oportunidade de usar o GPS para registrar meus deslocamentos, verificar os próximos transportes até em casa, fazer inúmeras pesquisas usando o buscador do Google, receber e enviar mensagens via WhatsApp, ouvir minhas músicas usando o Google Play Music ou mesmo controlar o player do Spotify. Além disso, meu dia sempre começa com o diretor de conteúdo do site enviando uma série de e-mails antes mesmo de eu chegar à redação. Assim, prefiro deixar o celular no bolso e ler os e-mails a partir do relógio. Claro que a tela é extremamente pequena quando comparada às 5,2 polegadas do meu Xperia Z2, entretanto, me acostumei a fazer isso e acho muito prático.

Levando em consideração esta rotina, a bateria estava a beira da morte, senão morta, antes de eu chegar em casa. Com exceção dos finais de semana que acabava durando de um dia para o outro. Uma dica para fazer com que o gadget se mantenha com você um pouco mais de tempo nestes casos é ativar o "modo avião" do smartwatch, pois se você precisar usá-lo depois de algumas horas e estiver em trânsito (sem a possibilidade de ficar plugado à uma tomada) ainda terá chances.

Sony SmartWatch 3 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartwatch
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 36 x 51 x 10 mm
    • Peso:
    • 38 g
    • Tamanho da bateria:
    • 420 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 1,68 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • Ainda não disponível.
    • Tela:
    • 320 x 320 pixels (269 ppi)
    • Câmera frontal
    • Ainda não disponível.
    • Câmera traseira
    • Ainda não disponível.
    • Flash:
    • Ainda não disponível.
    • Versão do Android:
    • Android Wear
    • RAM:
    • 512 MB
    • Memória interna:
    • 4 GB
    • Memória removível:
    • Ainda não disponível.
    • Chipset:
    • ARM Cortex-A7
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 1,2 GHz
    • Conectividade
    • Bluetooth 4.0

Veredito Final

O SmartWatch 3 possui características de hardware que se sobressaem em comparação aos wearables presentes no mercado hoje, entretanto, peca muito no quesito design e experiência de uso visto que o Android Wear ainda não oferece suporte para recursos presentes no aparelho. Assim, mesmo estando acima da média, decepciona em um dos aspectos que considero chave para um dispositivo vestível: a aparência. Mesmo depois de testar o modelo com a pulseira em metal, ainda assim não consigo gostar das linhas de design do relógio inteligente da Sony.

Contudo, se você se identifica com o design do SmartWatch 3, leve em consideração que este é um dos modelos com um hardware competitivo por pelo menos mais um ano. Levando em consideração as melhoras que a Google vem fazendo com o Android Wear, pode-se dizer que a experiência com o software está melhor que na época de lançamento do relógio inteligente da Sony, especialmente agora que temos o suporte para Wi-Fi nativo do sistema.

E aí, você acha que o SmartWatch 3 é um dos grandes jogadores deste mercado de dispositivos wearable ou a Sony ainda tem muito que investir para elevar a qualidade dos seus relógios ao nível dos seus smartphones? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

39 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ola boa noite. Estou em Ferias nos EUA e achei seu Review buscando informações desse SmartWatch, tenho um Z2 tambem e estou querendo compra-la no site Amazon para ser entregue na casa de minha Sogra, onde estou agora. Particularmente gostei do deseign, pois gosto de relogios quadrados. Gostaria de saber se existe algum outro SmartWatch que funcione no Z2 melhor que esse, e que o preção tambem nao fique muito fora. Obrigado.

  • +Camila
    Eu, prefiro outro de especificações e design absolutamente brilhantes... O recém chegado Huawei Watch!
    Para mim, O Mais Bonito do mercado e único com vidro em cristal de safira, um Must Have!! ;-)

  • As configurações dele compensam o design simples, gostei, entre todos ficava com ele, pois os recursos e a duração de bateria importam mais no meu caso.

  • Olha a Camila sensualizando na foto... Linda!

  • Hummm sentih uma leve critica ao diretor de conteúdo TB.kkkkk

  • Quanto vc acha que custará o LG g watch?

  • Se existe um smartwatch lindo é o da Huawei. Me apaixonei por eles.

  • vcs elogiam a camila, concordo q ela é linda, mas ela tem poses de homem e acaba um pouco com o geito feminino o dela, ela devia fazer poses mais femininas, parece lésbica.
    (apesar de q meu comentário não tem muito a ver com a matéria kkkk)

    • Entrei aqui para elogiar a sexy imagem de capa do artigo e me deparo com esse comentário, tive que responder.
      É triste ver essas pessoas com tanta falta de senso de gosto e estética que são incapazes de identificar um estilo tão elegante quanto a Camila. Esse é um grande apelo e grande parte do charme dessa mulher, ela é elegante no sei jeito de vestir e ser. Sei que brinco bastante e isso pode até incomodar ela, mas não deixa de ter um fundo de verdade nas minhas brincadeiras.

      Agora uma dúvida, o relógio foi testado com a nova atualização do Wear?

  • Acho que praticidade é um ponto, mas design é outro ponto sim a considerar. As pessoas compram algo por visual também e muitos são conservadores, gostam de relógio redondo, estilo Rolex. Uso um LG G Watch (quadrado), me acostumei com Android Wear e sinto falta de sensor de batimentos cardíacos, deveria ser um padrão tendo em vista que o bolachão do Apple Watch também o possui. Curti muito o arredondado LG G Watch R embora não venha com Android Wear. Não gosto do Moto 360 só porque a tela é cortada embaixo. Ainda não encontrei um bom relógio que seja bom em tudo PRA MIM. Se houvesse um LG Watch R com o mesmo hardware, com várias pulseiras e com o Android Wear eu compraria...

  • Esse é feio..👎
    Para o público masculino continuo dizendo que os Watch R e Urbane são os mais lindos!!
    Gosto de modelos circulares e esportivos .. Para muitas pessoas esses gadgets são desnecessário.. pois para min que tenho problema cardíaco ele é fundamental..!!
    Não consigo ficar sem ele..

  • Ainda acho que a principal característica de um dispositivo desses é sua praticidade. O quanto ele pode ser útil no dia-adia, seja sozinho ou em conjunto com seu smartphone.
    Design? Ok, aparência é uma questão de gosto. Mas recursos e autonomia são mais importantes pra mim. Meu veredito é: vou esperar um pouco mais antes de considerar a compra de um smartwatch.

  • Eu discordo da Camila, eu pessoalmente gostei muito do design dele, é simples e prático sem aquelas extravagâncias que outras marcas fazem em seus designs. Realmente gostei

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi