O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
53 Compartilhado 57 Comentários

Review preliminar do Sony Xperia E4g: hands-on com o concorrente do Moto E

Com o Xperia E4g a Sony inicia uma ofensiva para conquistar o mercado dos smartphones de entrada, e com isso inaugura uma forte concorrência ao Moto E. Tive a chance de testar brevemente o dispositivo, e neste hands-on você poderá ler as minhas primeiras impressões sobre ele.

Prós

  • Tela
  • Performance

Contras

  • -

Sony Xperia E4g – Data de lançamento e preço

O preço do Xperia E4 no Brasil é de R$ 615 através da loja oficial da Sony. A pré-venda inicia-se dia 18/03 e as entregas estão previstas a partir do dia 25/03. A tecnologia 4G não está presente no modelo comercializado por aqui, sendo essa característica exclusiva do modelo europeu.

Sony Xperia E4g – Desenho & Qualidade de Construção

Já à primeira vista fica claro que se trata aqui de um smartphone da Sony, pois o Xperia E4g segue a linha de design OmniBalance. Na lateral direita temos o botão de energia de alumínio, mas os cantos e a parte traseira é bem mais arredondada do que os outros Xperia. Isso me agrada, pois otimiza a ergonomia do aparelho. A tampa traseira é removível, e atrás dela temos a entrada para os cartões SIM e de microSD. A bateria do Xperia E4g, contudo, é fixa.

sony xperia e4 gsim sd
O Xperia E4g também terá uma versão dual SIM. / © ANDROIDPIT
sony xperia e4 g headphone jack
Para um Xperia, até que o E4g é bem arredondado. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia E4g – Tela

A tela do Xperia E4g tem 960 x 540 pixels de resolução e 4,7 polegadas de diagonal. Isso lhe confere uma densidade de pixels de 234 ppi, e apesar de no papel a tela do dispositivo ser pior do que a do Moto E, que tem a mesma resolução e 4,3 polegadas de diagonal, a diferença na prática não podia ser maior: as cores são mais claras e melhor representadas no aparelho da Sony, e a visibilidade em ângulos inclinados é assim otimizada.

sony xperia e4 g screen
Para um smartphone dessa categoria de preço a tela é impressionante. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia E4g – Software

No Xperia E4g roda o Android 4.4.4 KitKat, ou seja, não é a versão mais recente do sistema operacional. Quem já teve um smartphone da Sony nas mãos reconhecerá a interface de imediato. A Xperia UI é felizmente magra de bloatware e se diferencia pouco do stock Android. Isso é uma vantagem especialmente para smartphones de entrada, o que nos leva ao próximo quesito.

Sony Xperia E4g – Performance

O Xperia E4g vem embalado por um processador quad-core da MediaTek com uma frequência de 1,5 Gigahertz. Acompanhando-o encontramos 1 GB RAM e uma performance muito fluida e ágil. Em meu breve teste não percebi atrasos ou engasgos do aparelho, e a experiência de usuário é realmente impressionante para um smartphone dessa categoria de preço.

sony xperia e4 g corner
O design arredondado otimiza e ergonomia do Xperia E4g. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia E4g – Câmera

A câmera traseira possui 5 megapixels, e o sensor frontal conta com 2 megapixels. As fotos tiradas pelo Xperia E4g são satisfatórias para o uso cotidiano, mas não devemos esperar nenhum milagre neste quesito, pois em alguma coisa a Sony precisava economizar. Como eu disse, contudo, para fotos esporádicas pode-se usar a câmera sem problemas.

sony xperia e4 g back
A câmera do Xperia E4g é satisfatória. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia E4g – Bateria

A capacidade da bateria do Xperia E4g é de 2.300 mAh. Como pude testar o smartphone brevemente até agora, ainda não posso emitir a minha opinião sobre a duração da sua bateria. Com um uso moderado, contudo, ela resiste o dia todo. Porém usuários avançados podem se decepcionar.

Sony Xperia E4g – Especificações Técnicas

Dimensões: 133 x 71 x 10,8 mm
Peso: 135 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 4,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 960 x 540 pixels (234 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels
Câmera traseira 5 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4.4 - KitKat
Interface: Xperia UI
RAM: 1024 MB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD
Chipset: MediaTek MT
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1
HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

O Moto E da Motorola deve se cuidar, pois o Xperia E4g oferece mais por um preço justo. Sobretudo o display claro e nítido com cores melhores e melhor visibilidade em ângulos inclinados já é razão suficiente para deixar o Moto E de lado e comprar um Xperia E4g.

53 Compartilhado

57 Comentários

Escreva um comentário:
  • gente estou em duvida entre dois celulares o galaxy s4 mini e o xperia e4 qual vocês me recomendam

  • Fanboys da Samsung que nunca tocaram num sony,ate meu celular mais fraco(xperia E1 dual) é melhor que muitos Samsungs que além de serem ruins,sao feios em design,quem nunca usou um Z3 nao sabe o que é um celular de verdade.Samsung que nao tem un player decente,Fanboys se acham melhores com seu Samsung do que eu com meu sony 👍😎

  • A Sony costuma fazer aparelho feio, mas esse eu tenho que concordar... É o recordista em feiura!!! Deuzulivre!!!!

  • Eu tinha o mesmo preconceito com a mediatek que a maioria tem. Depois de pesquisar mto sobre um smartphone barato e bom e com uma bateria que me atendesse bem, descobri o Blu Life Play 2. E posso dizer que nenhum smartphone abaixo dos 800 reais até hj me atendeu tão bem quando esse. Não tenho nada pra defender ou ser fanboy. Só quero compartilhar minha satisfação com um produto que me atendeu melhores que outros de marcas consagradas.

    •   29

      Você é prova do que defendo em muitos lugares João Vitor, a MediaTek esta produzindo produtos tão bons quantos ao da qualcomm e as vezes até melhores, e conseguimos ter um produto que não decepciona pagando pouco. Muitos no Brasil vivem do passado e por isso ainda tem preconceito, mas enfim, nós que não temos mais preconceito estamos ganhando e muito com isso, e eles só tendem a perder.
      ^^

      • Só espero que ela seja transparente em todos os quesitos, como atualizações de drivers para novas atualizações possam ser feitas rapidamente. E mais clara em sua arquitetura, modelo e funções. Seria ideal tbm mudar a nomenclatura de forma a ser mais conhecida mundialmente, uma jogada de marketing e publicidade ótimos.

  • Se não me engano, essa versão é menor,no site da Sony, o Xperia E4 Dual,possui 5"

  • Se não me engano, essa versão é menor,no site da Sony,o Xperia E4 Dual,possui uma tela de 5"

  • Esse processador é melhor do que o Snapdragon 410 64 Bits do Moto E 2015????????????????????????????

    •   29

      Sim.
      O processador usado pelo Xperia E4G é o MT6732.
      Na verdade esse processador é muito parecido com o Snapdragon 410, ambos possuem suporte tanto a 32 bits quanto a 64 bits, ambos são Armv8-Cortex A53 e ambos foram construído em 28nm.
      Mas o processador da Mediatek leva vantagem por possuir um clock maior e possuir uma GPU Mali-T760MP2 que é muito superior a GPU Adreno 306 utilizado pelo Snapdragon 410.
      A GPU Adreno 306 chega a 24.3 GFlops.
      A GPU Mali-T760MP2 chega a 34 GFlops.

  •   29

    Enfim um excelente smartphone.
    - Excelente processador(muito acima do Snapdragon 400 que equipa a maioria dos mid end de hoje em dia).
    Prós:
    - Camera satisfatória para a categoria.
    - Ram o suficiente para uma excelente experiencia.
    - Boa mémoria interna com suporte a micro SD, só nos resta saber se vai ter suporte nativo a App2sd.
    - Bom conjunto de conexões.
    - Design diferenciado.

    Contra:
    - A tela deixa um pouco a desejar pela sua resolução, para os menos exigente não fará diferença, mas para os mais exigentes poderiam ter adotado uma resolução HD de 720 x 1280 pixels para ter uma excelente densidade de pixel. A Sony ainda não aprendeu.

    Enfim um excelente smarphone, só espero ver o preço, pois se ele estiver na faixa de preço do Moto G e Zenfone 5, com certeza ele será um sucesso de vendas.

    • Ele não é propriamente colocado como um intermediário. Por isso a ausência da tela HD.

      •   29

        Sim, concordo Leonardo, mas as configurações dele o coloca em pé de guerra com os aparelhos citados. A unica coisa que ele perde para os aparelhos citados é na câmera e tela, pois desempenho ele supera o Moto G 2014 de longe, e deve empatar ou até mesmo superar o Zenfone 5.
        Lembro lhe que a tela não é pré-requisito para posicionar um aparelho como intermediário, mas sim o conjunto todo em si que o coloca. Podemos citar o Xperia M2 que não possui tela HD e é considerado pelo mercado um smartphone concorrente intermediário.
        Dúvidas e sugestões estamos ai kkkkkkkkkk.
        ;D

  • Deletaram a matéria sobre a interface do Lollipop num possível Z4?

  • Ainda iria de Moto E 2015. Eles são equivalentes em tudo, menos tela segundo o review, porem o E vem com o Lollipop e ainda tem chances de receber outras mais. Esse, certamente não.

  • Achei melhor que o Moto E....

  • Ótimo celular de entrada, quad core de 1.5, última versão do kitkat, acesso ao micro sd.
    como mid, ele está bom para quem não quer passar dor de cabeça com travamentos e excesso de lentidão, e a Ui da Sony, foi sempre a mais fluída, próxima ao android puro, isso é fato.

    Agora o processador, essa questão é passado. muita gente aqui talvez, nunca usou um Mediatek e saem espalhando o famoso clichê do "=" que faz o celular travar... Já pararam para pensar a época que isto ocorreu?

    É a mesma coisa com os processadores intel, "arquitetura fechada" "aff, intel? prefiro snapdragon."

    Outra é dizer "ai, este celular tem o design feio" "não gostei do design."

    Por favor, né.

  • Não existe celular "porcaria" pelo que creio, mas sim os básicos, intermediários e avançados. Tudo depende de quanto você tenha pra gastar e do teu gosto!

  • talvez vai ser melhor que a porcaria do Moto E

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi