O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
126 Compartilhado 32 Comentários

Review preliminar do Sony Xperia Z4 Tablet: o tablet dos sonhos

A Sony apresentou no MWC 2015 de Barcelona o Xperia Z4 Tablet, o sucessor do bem-sucedido Xperia Z2 Tablet. Pude testar brevemente o dispositivo, e no meu hands-on contarei o que você pode esperar do Xperia Z4 Tablet.

Data de lançamento e preço

O preço sugerido do Xperia Z4 Tablet é de 649 Euros para a versão 4G com 32 GB de memória interna. O dispositivo estará disponível a partir de junho, mas a Sony ainda não informou a data exata ou o preço do tablet no Brasil.

Desenho & Qualidade de Construção

Quando observamos o Xperia Z4 Tablet, chama logo a atenção a sua finura. Segurando-o, ficamos impressionados com a sua leveza. Com efeito, ele pesa 393 gramas e dessa forma é 46 gramas mais leve do que o seu predecessor Xperia Z2 Tablet, que já era um peso-leve.

sony xperia z4 tablet volume
O Xperia Z4 Tablet é incrivelmente fino. / © ANDROIDPIT

Quanto ao design, a Sony emprega a conhecida linha visual OmniBalance, que confere uniformidade a todos os Xperia. Quem ainda não se cansou do design da Sony vai gostar da aparência do tablet. Pessoalmente, gostaria de ver uma mudança nesse quesito. Questão de gosto à parte, em linhas gerais o aparelho tem um aspecto premium e acabamento sem máculas.

Tela

No Xperia Z4 Tablet temos uma tela 2K (2.560 x 1.600 pixels) com uma diagonal de 10,1 polegadas e excelente representação de cores. Graças ao motor “X-Reality for mobile” da Sony, cores e contraste são extremamente fiéis. A tela não apenas é mais nítida do que a do Xperia Z2 Tablet, é também bem mais brilhante. A visibilidade em ângulos inclinados é muito boa. A experiência de trabalhar com o tablet, de reproduzir conteúdos de multimídia ou de navegar pela internet é muito prazerosa.

sony xperia z4 tablet setting
A tela 2K é excepcional (essa foto não faz jus). / © ANDROIDPIT

Características Especiais

O Xperia Z4 Tablet pode praticamente ser transformado num notebook com a compra de um teclado Bluetooth. O preço sugerido na Europa para o teclado (que ao mesmo tempo faz o papel de capa protetora) é de 179 Euros. Esse teclado é bastante suave e agradável de se usar.

sony xperia z4 tablet keyboard
O teclado opcional transforma o Z4 Tablet num Notebook. / © ANDROIDPIT

Software

O Xperia Z4 Tablet roda com Android 5.0.2 Lollipop em conjunto com a interface Xperia UI da Sony. A fabricante japonesa adaptou bem a sua skin ao Material Design do Lollipop: os ícones são mais planos, as cores se tornaram mais fortes e muitos elementos-padrão como as Configurações Rápidas foram importadas diretamente do stock Android, mas em parte ampliados com funções extras. Em alguns pontos, contudo, a interface de usuário não foi uniformizada: o aplicativo do Walkman, por exemplo, ainda usa o antigo ícone com os pontos quadrados em vez de redondos. A Sony ainda deve consertar isso. Como os apps da Sony são atualizados independentemente daqueles do sistema, isso deve acontecer logo.

Performance

O Sony Xperia Z4 Tablet é embalado pelo Snapdragon 810, um processador quad-core de última geração. Apesar da alta resolução da tela, ele roda de maneira fluida e sem atrasos, como se esperaria de um tablet high-end. Nosso teste completo irá mostrar como o tablet se sai em tarefas mais exigentes como jogos pesados e multitarefas avançadas.

sony xperia z4 tablet speaker
Um dos alto-falantes frontais do Xperia Z4 Tablet. / © ANDROIDPIT

Câmera

Vamos tratar primeiro da câmera frontal. Ela conta com 5 megapixels de resolução e tem uma lente grande-angular, uma boa notícia para os fãs de selfie e de vídeo-chats. Além disso, a Sony conferiu novos efeitos ao seu aplicativo da câmera, mas de utilidade duvidosa, como aquele de transformar o rosto humano no de um gato.

sony xperia z4 tablet camera
Não sei por que um tablet de 10 polegadas precisa ter uma câmera traseira. / © ANDROIDPIT

A câmera traseira tem 8,1 megapixels e não dispõe de flash de LED. Ao perguntarmos a razão, a Sony disse que de toda forma são poucas as pessoas que tiram fotos com um tablet. Se é assim, a fabricante poderia ter aberto mão da função como um todo.

Bateria

O Xperia Z4 Tablet conta com a mesma bateria do Tablet Z2, ou seja, uma bateria com uma capacidade de 6.000 mAh. Por um lado, uma bateria maior certamente não teria sido ruim, mas por outro lado, o Z2 Tablet já dava conta do recado. E graças ao Android 5.0 Lollipop com a sua otimização energética, o Z4 Tablet deve ter uma autonomia ainda maior. Para obter um veredito final, aguarde o nosso review completo do dispositivo.

Especificações Técnicas

Sistema Android 5.0.2 Lollipop + Xperia UI
Tela 10 polegadas, LCD, 2.560 x 1.600 pixels
Processador Qualcomm Snapdragon 810, Octa-Core, 4 x 2,0 GHz + 4 x 1,5 GHz
RAM 3 GB
Memória interna até 32 GB + microSD
Bateria 6.000 mAh
Câmera 8,1 MP (traseira), 5,1 (frontal)
Conectividade USB 2.0, Wi-Fi, LTE, Bluetooth 4.1, NFC, HDMI MHL 3.0
Dimensões 167 x 254 x 6,1 mm
Peso 393 gramas
sony xperia z4 tablet side usb
O Z4 Tablet é resistente à água, e felizmente a entrada para USB não vem com tampa. / © ANDROIDPIT 

Veredito Final

Não são muitas as fabricantes que conseguem lançar um tablet fino e leve com hardware high-end no mercado, que ainda por cima é à prova d'água. A Sony mais uma vez conseguiu essa proeza. Com o Xperia Z4 Tablet, a Sony incluiu um dispositivo ao seu portfólio que não deixa quase nada a desejar, ao menos é o meu veredito provisório após este breve hands-on. Só o projeto visual poderia ter sido revisto, porque como muitos fãs da Sony, já estou um tanto cansado da OmniBalance.

Os comentários favoritos dos leitores

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi