O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 43 Compartilhado 47 Comentários

#TBT: Assim eu comprei meu primeiro smartphone, um BlackBerry

O BlackBerry era um celular muito utilizado nos anos 2000, principalmente por usuários corporativos. No final da última década, a Research in Motion, criadora do aparelho, tentou manter as vendas dos BBs em alta, mas foram poucos os modelos que realmente se salvaram nessa tentativa. O BlackBerry Curve 8520 foi uma dessas exceções.

O ano era 2009, e fazia pouco tempo que o iPhone tinha estreado nos Estados Unidos, mas todos nós já sabíamos que o produto da Apple era algo proibitivo para alguns padrões, principalmente para os estudantes. Estava claro que a era dos celulares básicos iria acabar em breve, já que tela grande e o touchscreen eram soluções mais atraentes para tudo, desde de enviar mensagens SMS até navegar pela internet.

AndroidPIT blackberry curve 8520 throwback thursday 9689
O BlackBerry Curve 8520 tinha uma tela de 2,5 polegadas / © AndroidPIT

Naquela época eu procurava por um novo celular, visto que o meu Nokia não estava conseguindo executar minhas tarefas, compromissos e e-mails. Um amigo meu estava muito feliz com o seu BlackBerry, porque o cliente de e-mail do BB dava conta de tudo magicamente e com "o pé nas costas".

Migrar para uma nova plataforma ou sistema operacional foi uma decisão muito difícil, mas, optei em investir no Curve 8520 porque seu preço era acessível para mim naquele momento (e também porque ele me foi bem recomendado, claro). O mais interessante foi quando vi a tela do aparelho, que tinha 320x240 pixels, uma boa resolução para aquela época.

O trackpad óptico foi outra boa surpresa, permitindo que a navegação pelo sistema fosse mais intuitiva. O teclado no padrão QWERTZ então... superior em todos os sentidos em comparação com o meu antigo Nokia.

AndroidPIT blackberry curve 8520 throwback thursday 9691
O teclado era um ponto forte do BlackBerry / © AndroidPIT

O BB 8520 vinha equipado com todos os recursos essenciais de um smartphone. O destaque ficava por conta do cliente de e-mail, que era muito superior aos existentes naquela época (e também aos atuais). Além disso, o BlackBerry Messenger era outro recurso que cativava os donos desses aparelhos, desde que eles tivessem outros contatos usando BBs para trocar mensagens.

Os apps existentes eram poucos, tanto que uma atualização do sistema durava menos de dois minutos entre o download e a instalação.

Navegar na tela do Curve 8520 também era uma experiência muito boa. O único problema eram os pacotes de dados, que precisavam ser adquiridos especificamente para serem usados em aparelhos BlackBerry. Eles custavam cerca de 5 euros por mês - algo em torno de 16 reais - um valor que podia fazer falta para quem era estudante (um eufemismo para "duro).

Quando o barato saiu caro...

Algumas características do Curve, no entanto, me deram dor de cabeça. Os botões abaixo da tela eram difíceis de serem usados, além dos outros físicos que controlavam o áudio do sistema. O processamento também se mostrava lento conforme eu usava o celular com maior frequência. Em pouco menos de quatro meses, eu já pensava em substituir o aparelho por uma opção mais avançada..

Mas você pode pensar então que o Curve 8520 deve ter sido uma experiência frustrante para mim. Mas não foi exatamente isso que aconteceu. Do meu ponto de vista, o sistema do BB tinha chances de competir com o iPhone em pé de igualdade em alguns recursos, principalmente nos quesitos e-mail e comunicação.

O problema foi a Research in Motion (que hoje se chama Blackberry) não ter percebido a tempo que fatores como como as telas multitouch e os aplicativos mudariam o mercado. E ela preferiu manter o layout dos seus dispositivos, mesmo quando a preferência do público já apontava em outra direção. Quando a empresa mudou de ideia, já era tarde.

De qualquer forma, o Curve 8520 foi um smartphone único para mim.

Você já usou um BlackBerry? O que acha dos celulares da empresa?


Throwback Thursday (#TBT), em português, seria algo como Quinta-feira de Retrocesso. Trata-se de um hashtag que se utiliza para, a cada quinta-feira, as pessoas postarem fotos, vídeos ou qualquer assuntos que tenha acontecido há algum tempo. Toda quinta-feira, você irá acompanhar aqui no AndroidPIT experiências passadas de nossos editores com smartphones, gadgets e tablets. Fique ligado!

43 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Waldiney S. 24/jun/2016

    O tempo passa, o tempo voa...lembrei dessa musica :-D... Lembro em 1998 quando meu irmão comprou um celular Gradiente Strike (igual ao Nokia 5120), achava lindo, aquela telinha com jogo Snake, um tempo em que nos admirávamos com pouco. Hoje as coisas mudaram muito, se não for o smartphone mais rápido que qualquer PC multimídia, não presta.

  • Denis 24/jun/2016

    "Você já usou um BlackBerry?" - Não. "O que acha dos celulares da empresa?" - Não sou capaz de opinar sobre isso.

47 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu sonho é um passport.

  • muito bom esse cel me ajudou muito e além disso era cumpria com maestria as funções nele existentes

  • Tenho até hoje aqui um Bold 9700 muito bom ele kk pra escutar música, que pra hoje em dia não tem mais o que fazer nele :/

  • Meu primeiro você foi no nextel 8350i... Acho que era esse.... Rádio nextel.. Telefone.. E tudo o que o bb tinha de bom.. Além do bbm.. Era demais.. Sai da nextel.. Entrei na vivo.. Comprei outro bb mas tinham acabado de lançar o s2..meu amigo comprou o s2... Coisa de outro mundo.. Vendi meu bb no dia seguinte no mercado livre.. Comprei o s2.. Depois note 2 e agora note 4....

  • meu era o fodinha da nokia 701 com o symbian q nao vinha atualizaçao nem por reza brava, ate eu modificar ele.

  • Blackberry é muito bom mas o meu era symbian Nokia n8

  • Putz... Até as informações sobre android estão em crise? ... Lascou tudo então. ... A chegar nessa situação um site de Android, passar informações sobre outros SOs... É porque a crise está séria mesmo no Brasil... Estamos ferrados mesmo!
    Só falta começar o racionamento de ar pra respirar!

    Pelo amor de Deus, só não comecem a tranformar o site em IOSpit. Menos mau falarem em finados SOs, não apelem para a oposição, se não tiverem idéias sobre o robozinho, não façam artigos. Por favor...

    • Throwback Thursday (#TBT), em português, seria algo como Quinta-feira de Retrocesso. Trata-se de um hashtag que se utiliza para, a cada quinta-feira, as pessoas postarem fotos, vídeos ou qualquer assuntos que tenha acontecido há algum tempo.

      Bjs, para de drama

  • Saudades da BlackBerry..

  • Já usei aparelhos BlackBerry, somente quem já usou sabe da qualidade. Usei o Porsch Design cujo numerologia não sei, depois um Z10 e por ultimo um Z30, teria ele ate hoje se eu não tivesse outros planos (eufemismo para "fiquei duro"). Excelente SO, basicamente por gestos, era lindo, e quando deu para usar apps de android foi um boom, pq ai eu tinha uma infinidade de jogos, e o Z30 daria conta ate hoje já que usa a Adreno 320 para uma tela HD e sistema leve. Se tem um aparelho que posso dizer que nunca bugou ou travou comigo, esse seria o Z30. Hoje em dia ainda dá pra usar, basta baixar apk de apps que não tem mais suporte, como o WhatsApp, e já eras, se acha o Z10 por 350-400 na OLX, o meu foi esse preço e foi a melhor experiência de aparelho "barato" que já tive, pq de barato ele só teve o preço, tela excelente, construção otima, câmeras muito boas, bateria boa, SO incrível, tinha entrada SD e saída miniHDMI, era completo.

  • Eu vivi a "Era Palm" com o famoso Palm Treo. Certamente era o iPhone da época. Mas a falta de elegância e praticidade eram notórias e acabei me rendendo ao iPhone já em 2007, até 2014, quando "descobri" que no mundo Android eu poderia usar dois chips, ter mais memória e pagar menos por isso

  • Já tive 2 ótimos aparelhos, e pretendo o mais breve pegar o Blackberry passport, é um aparelho p quem gosta e conhece, muito top, mais tbm quero continuar com meu Android, pode dar saudades rsrs.

  • Depois do AndroidPit sofrer crises de identidade, às vezes virando iOSPit, às vezes WinMoPit, agora surge o cúmulo da crise: BlackPit. É muita falta de assunto.

    • Não acho se tratar de crise de identidade, amigo, mas não é porque o site é especializado em notícias sobre Google e Android que ele deveria ser fechado pro mundo da tecnologia. E também, quem tem mais de 30 anos, aprendeu a usar um celular com outros SO, e só então evoluiram pro Android.

    • Só que tem um porém... Nas megas e conceituadas reuniões, do alto escalão da Google, na cúpula responsável pelo Android, você pode ter certeza, que 40% dessas reuniões, o assunto é relacionado à concorrência, APPLE, MICROSOFT, BLACKBERRY, entre outros.
      Eu sempre achei interessante e necessário assuntos envolvendo sistemas da concorrência, nos deixam atualizados.

  • meu Primeiro aparelho, foi um nokia N70!

  • Meu primeiro "smartphone" foi um Nokia 5530, rodando Symbian. As redes 3G era novidades, não havia Android como há hoje e o iOS era a sensação. Saudade daquele aparelho que nem Wi-Fi tinha :/

    • Eu tinha o 5800, ele era muito top para a época... Tinha wifi, gps, e as fotos eram espetaculares, com um flash bem potente para a época. Na verdade eu tenho ele até hoje guardado em algum fundo de gaveta em casa kkkkk.

  • Meu primeiro smart foi um Nokia N73 em 2008, Depois o Motorola Moto Q11 (Windows Mobile) e só dps comecei a usar android já em 2011.....

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi