O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 36 Compartilhado 9 Comentários

Tetris 30 anos: 5 ótimas versões do jogo para Android

Há algumas semanas, um dos jogos mais famosos e populares de todos os tempos virou um trintão. Em junho de 1984 surgia, com efeito, a primeira versão do Tetris, criada por Alexei Paschitnow, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov em Moscou. Após o fim do comunismo e a queda da Cortina de Ferro, o joguinho conquistou o mundo em suas inúmeras versões e clones, tendo sido o primeiro a ser jogado no espaço, em 1993, na Estação MIR. A plataforma Android não ficou para trás, e oferece uma infinidade de opções em forma de apps. Selecionei hoje cinco deles para o aniversário.

tetris oppo n1 teaser
© AndroidPIT

Um pouco de história

Depois de criado, o Tetris era distribuído de maneira informal pela União Soviética, que não reconhecia propriedade intelectual. O jogo chegou à Hungria e chamou a atenção de Robert Stein, que passou a comercializá-lo nos EUA por meio da sua empresa, a Andromeda. Essa mesma empresa negociou os direitos do jogo que não criou para a Mirrorsoft e a Spectrum Holobyte, de Robert Maxwell. Ele lançou a primeira versão para computador do jogo, negociando sublicenças para o Atari e Sega.

Todo esse sucesso chamou a atenção da URSS, que negociou os direitos de Tetris com Robert Stein. Um dos seus criadores, Paschitnow, ganhou apenas um novo computador.

Para o lançamento do Game Boy, a Nintendo decidiu comprar os direitos russos do jogo. Uma briga pelos direitos se inicia, e todas as partes envolvidas querem exclusividade. A Nintendo leva a melhor, mas até hoje o Tetris é distribuído livremente na Rússia.

Claro, a Nintendo continuou negociando sublicenças do jogo, e por isso temos um leque de escolha tão grande na Play Store. Os 5 melhores, na minha opinião, são os seguintes:

TETRIS®

O jogo original foi disponibilizado para plataformas móveis pela EA Mobile, e pode ser baixado de graça na Google Play Store. Ele oferece diversos modos de jogo e, claro, diferentes níveis de dificuldade, mas o princípio no aplicativo é idêntico ao do original. Até mesmo a musiquinha é a mesma. As diferenças, aliás, são um tanto negativas: compras internas no app e permissões um tanto invasivas.

Tetris1
O Tetris clássico na versão para Android. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Sim
Versão do Android 3.0 ou superior
TETRIS Install on Google Play

TETRIS® Blitz

Dos mesmos desenvolvedores do aplicativo orginal para o jogo, o Tetris Blitz é uma versão bem mais dinâmica do puzzle. Tudo fica mais rápido, e você pode atingir o chamado modo frenesi, em que a interface de jogo muda e cada encaixe certo vale mais pontos.

tetris2
Um Tetris mais rápido e dinâmico. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Não
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Sim
Versão do Android 2.2 ou superior
TETRIS Blitz Install on Google Play

Puzzle Vector

Este aplicativo, que antes se chamava Tetris Vector, não reproduz o princípio original do Tetris, e sim desenvolve uma nova ideia com base no original. O campo de jogo constitui-se de 8 x 9 quadrados, e as peças de diferentes formas podem ser livremente dispostas, como num quebra-cabeça. Sua tarefa é dispor as peças de maneira que não haja espaços livres. Se for bem sucedido, a barreira de blocos pretos desaparece e o espaço sideral se abre para você.

Tetris3
Os blocos coloridos podem ser dispostos livremente na tela. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 1.5 ou superior

Neo Tetris

Aqui o princípio original do jogo é mantido, mas os gráficos simulam o 3D, o que torna os cubos e peças do Tetris mais realistas. Os controles são simples e a conexão com as redes sociais é ampla. Infelizmente, o jogo só está disponível em inglês e espanhol, mas isso não atrapalha muito. A publicidade é discreta e, o melhor, o app não requer permissões.

Tetris4
A perspectiva dá um novo visual ao jogo. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 2.3 ou superior

Monster Blocks

Este é outro aplicativo que se inspira no Tetris original e desenvolve a ideia. Nele, temos sempre blocos de três monstros, e o objetivo é alinhar monstros iguais em qualquer direção para que eles desapareçam. Claro, se a tela se encher você perde do mesmo jeito. Entre as vantagens do app estão a sua simplicidade (os monstros podem ser movidos apenas verticalmente) e a ausência de permissões especiais para instalar o app.

monterblocks
Os monstrinhos oferecem uma boa variante ao jogo clássico. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 2.3 ou superior

Esses foram os meus 5 apps de Tetris preferidos. Quais são os seus?

36 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi