O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 36 Compartilhado 9 Comentários

Tetris 30 anos: 5 ótimas versões do jogo para Android

Há algumas semanas, um dos jogos mais famosos e populares de todos os tempos virou um trintão. Em junho de 1984 surgia, com efeito, a primeira versão do Tetris, criada por Alexei Paschitnow, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov em Moscou. Após o fim do comunismo e a queda da Cortina de Ferro, o joguinho conquistou o mundo em suas inúmeras versões e clones, tendo sido o primeiro a ser jogado no espaço, em 1993, na Estação MIR. A plataforma Android não ficou para trás, e oferece uma infinidade de opções em forma de apps. Selecionei hoje cinco deles para o aniversário.

tetris oppo n1 teaser
© AndroidPIT

Um pouco de história

Depois de criado, o Tetris era distribuído de maneira informal pela União Soviética, que não reconhecia propriedade intelectual. O jogo chegou à Hungria e chamou a atenção de Robert Stein, que passou a comercializá-lo nos EUA por meio da sua empresa, a Andromeda. Essa mesma empresa negociou os direitos do jogo que não criou para a Mirrorsoft e a Spectrum Holobyte, de Robert Maxwell. Ele lançou a primeira versão para computador do jogo, negociando sublicenças para o Atari e Sega.

Todo esse sucesso chamou a atenção da URSS, que negociou os direitos de Tetris com Robert Stein. Um dos seus criadores, Paschitnow, ganhou apenas um novo computador.

Para o lançamento do Game Boy, a Nintendo decidiu comprar os direitos russos do jogo. Uma briga pelos direitos se inicia, e todas as partes envolvidas querem exclusividade. A Nintendo leva a melhor, mas até hoje o Tetris é distribuído livremente na Rússia.

Claro, a Nintendo continuou negociando sublicenças do jogo, e por isso temos um leque de escolha tão grande na Play Store. Os 5 melhores, na minha opinião, são os seguintes:

TETRIS®

O jogo original foi disponibilizado para plataformas móveis pela EA Mobile, e pode ser baixado de graça na Google Play Store. Ele oferece diversos modos de jogo e, claro, diferentes níveis de dificuldade, mas o princípio no aplicativo é idêntico ao do original. Até mesmo a musiquinha é a mesma. As diferenças, aliás, são um tanto negativas: compras internas no app e permissões um tanto invasivas.

Tetris1
O Tetris clássico na versão para Android. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Sim
Versão do Android 3.0 ou superior
TETRIS® Install on Google Play

TETRIS® Blitz

Dos mesmos desenvolvedores do aplicativo orginal para o jogo, o Tetris Blitz é uma versão bem mais dinâmica do puzzle. Tudo fica mais rápido, e você pode atingir o chamado modo frenesi, em que a interface de jogo muda e cada encaixe certo vale mais pontos.

tetris2
Um Tetris mais rápido e dinâmico. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Não
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Sim
Versão do Android 2.2 ou superior
TETRIS ® Blitz Install on Google Play

Puzzle Vector

Este aplicativo, que antes se chamava Tetris Vector, não reproduz o princípio original do Tetris, e sim desenvolve uma nova ideia com base no original. O campo de jogo constitui-se de 8 x 9 quadrados, e as peças de diferentes formas podem ser livremente dispostas, como num quebra-cabeça. Sua tarefa é dispor as peças de maneira que não haja espaços livres. Se for bem sucedido, a barreira de blocos pretos desaparece e o espaço sideral se abre para você.

Tetris3
Os blocos coloridos podem ser dispostos livremente na tela. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 1.5 ou superior

Neo Tetris

Aqui o princípio original do jogo é mantido, mas os gráficos simulam o 3D, o que torna os cubos e peças do Tetris mais realistas. Os controles são simples e a conexão com as redes sociais é ampla. Infelizmente, o jogo só está disponível em inglês e espanhol, mas isso não atrapalha muito. A publicidade é discreta e, o melhor, o app não requer permissões.

Tetris4
A perspectiva dá um novo visual ao jogo. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 2.3 ou superior

Monster Blocks

Este é outro aplicativo que se inspira no Tetris original e desenvolve a ideia. Nele, temos sempre blocos de três monstros, e o objetivo é alinhar monstros iguais em qualquer direção para que eles desapareçam. Claro, se a tela se encher você perde do mesmo jeito. Entre as vantagens do app estão a sua simplicidade (os monstros podem ser movidos apenas verticalmente) e a ausência de permissões especiais para instalar o app.

monterblocks
Os monstrinhos oferecem uma boa variante ao jogo clássico. / © AndroidPIT
Aplicativo pago ou gratuito? Gratuito
Publicidade Sim
Conexão com a internet Não
Compras dentro do app Não
Versão do Android 2.3 ou superior

Esses foram os meus 5 apps de Tetris preferidos. Quais são os seus?

36 Compartilhado

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi