O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
297 Compartilhado 77 Comentários

Só um especialista em Android conhece estes 3 truques

Gostamos de compartilhar todo tipo de truques para o Android, desde conselhos para principiantes sobre como fazer capturas de tela até dicas mais avançadas, como a automatização de tarefas, como fazer root e qual é a melhor ROM customizada. Se você já conhecer estes três truques abaixo, por exemplo, já pode se considerar um usuário avançado do Android.

1. Gerenciar a memória RAM sem precisar do Android 6.0 Marshmallow

Como deve saber, um gerenciador de RAM está previsto para ser introduzido no Android 6.0 Marshmallow. O administrador de RAM é como a seção de estatísticas de bateria, mas para a memória. Ele proporciona estatísticas sobre a duração de um processo em funcionamento, a quantidade de RAM usada e seu rendimento geral.

Mas na realidade não é preciso esperar que o Android 6.0 Marshmallow chegue ao seu smartphone para ter acesso a essa informação.

estatisticasdeprocesso
As estatísticas de processo servem como gerenciador de RAM. / © ANDROIDPIT

Se for um especialista em Android, conhecerá uma seção raramente utilizada nas Opções de Desenvolvedor chamada Estatísticas de Processos. Essa seção já lhe dá acesso ao Gerenciador de memória RAM do Android 6.0 Marshmallow (e mais).

As Estatísticas de Processos verificam as demandas de memória do sistema, seus aplicativos mais sedentos de RAM e os serviços que executa cada aplicativo. É basicamente o olho que vigia tudo que faz o seu dispositivo e aplicativos. É muito bom saber o que é normal para identificar apps problemáticos ou processos fora de controle.

memoriaandroidestatisticas
As Estatísticas de Processos são ideais para identificar os problemas de memória e saber as causas. / © ANDROIDPIT

Se não estiver familiarizado com as Estatísticas de Processos, eis como são acessadas: primeiro você deve permitir que as Opções de Desenvolvedor sejam visualizadas. Vá até Configurações > Sobre o telefone e clique no Número de Compilação sete vezes até ver a mensagem popup das Opções de Desenvolvedor. Clique em voltar e você verá as Opções de Desenvolvedor na parte inferior do menu de Configurações. Clique nessa seção e busque Estatísticas de Processos e comece a se familiarizar com o funcionamento interno do seu smartphone.

2. Conhecer os códigos secretos e os menus do seu smartphone

Já escrevemos sobre os códigos secretos para Android e menus ocultos para diversos dispositivos. Esses códigos e menus permitem que você realize muitas ações avançadas com o seu aparelho: testes de GPS, acessar um menu de diagnóstico, etc, simplesmente digitando uma sequência de caracteres no discador do seu dispositivo.

Alguns códigos funcionam para todos os smartphones, ao passo que outros são específicos de um dispositivo ou CPU em particular, como o menu de configurações da Qualcomm do Moto X. Se for um verdadeiro especialista em Android, então saberá quais códigos existem para o seu dispositivo.

dialer secreto
Existe todo tipo de códigos e configurações secretas muito úteis no Android./ © ANDROIDPIT

Também existe uma quantidade impressionante de configurações de acessibilidade que poucas pessoas conhecem. Os fãs do Android não apenas conhecem esses menus, funções e códigos como fazem uso regular delas, não importam se constituam partes visíveis pouco utilizadas ou “alçapões” escondidos para os técnicos e testadores. Não custa salientar que existem coisas nesses “alçapões” que não devem ser tocadas.

3. Verificar o rendimento em tempo real

Se for um verdadeiro especialista em Android, então vai querer saber o que acontece com o seu smartphone a todo momento. Como nas Estatísticas de Processos de antes, que abarcam principalmente o gerenciamento da memória RAM, existem aplicativos que permitem supervisionar o rendimento do seu Android em tempo real.

Quer saber a quantidade de dados que seu smartphone está subindo ou baixando a todo momento? É possível. Está interessado nas mudanças de temperatura da sua CPU quando ela está trabalhando? Sem problema. Gostaria de saber o que está ocupando mais espaço em seu armazenamento interno? Fácil. Existem muitos aplicativos e widgets disponíveis para mantê-lo informado sobre a mínima mudança do seu dispositivo.

teaser data
Sabendo onde procurar, você tem acesso a quase todas as informações sobre o seu dispositivo. / © ANDROIDPIT

Além dessas três áreas-chave (gestão de memória RAM, códigos e menus secretos e monitoramento em tempo real) existem muitas coisas que você pode fazer para se transformar num usuário avançado do Android. Confira nossas outras dicas no artigo abaixo e não se esqueça de conferir novos truques aqui no AndroidPIT!

Você já conhecia essas três dicas?

297 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

77 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi