O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 69 Compartilhado 27 Comentários

Como ser banido do WhatsApp sem precisar de um juiz de primeira instância

É bom deixar claro: ser banido permanentemente do WhatsApp requer muito esforço e pode ser considerado uma proeza de proporções olímpicas. Mas, algumas más práticas com o comunicador podem fazer com que o usuário fique temporariamente sem utilizá-lo e ele não poderá culpar um juiz de primeira instância por isso. Veja quais são elas.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1428 participantes

Violar os termos de serviço do app

Se você não teve paciência para ler os termos de serviço do WhatsApp antes de instalá-lo no seu smartphone, não se preocupe: quase ninguém fez isso também. Mas isso não significa que que não há punição caso as regras presentes no documento sejam quebradas. 

Aquele "inocente" vídeo politicamente incorreto pode causar sua expulsão do comunicador

O problema é que o texto, além de ser gigantesco, também está em inglês. De qualquer forma, se você quiser dar uma olhada, clique neste link

Mas, para facilitar a sua vida, destacamos abaixo principais pontos dos termos de uso em que você pode ser punido:

Spams ou qualquer forma de promoção comercial

Assim como acontecia com as suas contas de e-mail, envio de spams ou qualquer outra forma de propaganda sempre incomoda quem os recebe. E, no caso do WhatsApp, isso é ainda pior, por se tratar de um comunicador em tempo real e que envia alertas sempre que você recebe as mensagens. Resultado: banimento temporário para quem lança mão dessa prática. 

whatsappspam
Spams não serão perdoados/ © ANDRODIPIT

Logo, se planeja qualquer ação comercial com o messenger, entre em contato com o departamento de marketing do Facebook (controlador do WhatsApp) e veja como você pode atingir o maior número possível de pessoas sem que sejam incomodadas. 

Manter a comunicação com desconhecidos

Poucas coisas incomodam tanto um usuário do WhatsApp quanto receber mensagens de pessoas que elas não fazem a menor ideia de quem seja (além de ser meio assustador, também). Logo, é possível denunciar o bisbilhoteiro aos administradores do messenger, que vão checar se o remetente faz uso dessa prática com frequência. Em caso positivo: cartão vermelho.  

Logo, se você quer manter o diálogo com alguém que não esteja na sua lista de contatos, envie uma mensagem antes, para lembrar a pessoa de quem você é e peça para ser adicionado. Simples e prático.  

Excesso de grupos

Administrar conversas em grupos de conhecidos no WhatsApp já não é tarefa fácil. Agora imagine se você se vê no meio de grupos com pessoas que não faz a menor ideia de quem sejam. 

Pois é, existem pessoas que criam dezenas de grupos, cheio de pessoas desconhecidas, normalmente com objetivos comerciais ou para falar de temas que você simplesmente não se interessa. Ou até se interessa, mas você não conhece o cidadão, oras bolas! 

whatsapp update grupos contatos infos
Grupos no WhatsApp: somente os necessários / © ANDROIDPIT

Logo, se você está em um (ou vários) desses grupos, é possível denunciar o administrador ao WhatsApp, que pode banir o indivíduo do messenger temporariamente. Mas se você é um praticante dessa ação, certifique-se de que o adicionado esteja na sua lista de contatos e, mais importante, que ele tenha autorizado a inclusão no grupo. 

Ser bloqueado muitas vezes em um curto espaço de tempo 

Bloquear ou ser bloqueado por alguém no WhatsApp é algo normal, principalmente se você tem algum tipo de discordância mais grave com o seu interlocutor. Até aí, tudo bem. O problema é se o usuário é bloqueado muitas vezes em um curto espaço de tempo. 

O WhatsApp não comunicará o usuário antes de desativar a conta permanentemente

Se isso acontecer, o sistema do WhatsApp passa a monitorar o chat...ops...usuário e se ele notar que os bloqueios vêm acontecendo com frequência, ele simplesmente vai banir o número do serviço. 

Mensagens impróprias

Vamos combinar: muitas vezes, nosso WhatsApp não é exatamente um exemplo de virtude e conteúdos politicamente corretos. Na verdade, passa longe disso, com piadas, frases, imagens e vídeos impróprios rodando tranquilamente. Mas você sabia que isso pode causar seu banimento do messenger?

whatsapp midle finger
Sem agressividade, jovem! / © ANDROIDPIT

Os termos de uso do WhatsApp preveem que mensagens que não estejam de acordo com as regras podem ser removidas e, em último caso, causar a suspensão do usuário. Tudo bem que isso só acontecerá se o conteúdo for realmente ofensivo, a ponto de ser ilegal e gerar denúncias, mas já fique sabendo que você está sujeito. 

Mensagens, mensagens e mais mensagens

Sabemos que você é uma pessoa comunicativa, expansiva e quer espalhar sua palavra ao mundo. E os messengers ajudam bastante nessa tarefa, não (junto com textões do Facebook)? Mas até em programas como o WhatsApp há limites. 

whatsapp busca conversas
Se comunique com parcimônia, por gentileza / © ANDROIDPIT

Isso porque o aplicativo detecta e bloqueia o usuário que envia um número excessivo de mensagens para uma grande quantidade de pessoas. Para não ter de passar por isso, use Listas de Transmissão para enviar a mesma mensagem a todos os seus contatos.

E como fazer para que o seu número seja banido PARA SEMPRE do WhatsApp?

As razões para ser banido permanentemente do WhatsApp são bem parecidas com aquelas que suspendem o usuário temporariamente. De acordo com a página oficial do aplicativo são elas:

  • Envio de propaganda ou qualquer forma de promoção comercial.
  • Envio de spam ou mensagens indesejadas.
  • Envio de conteúdo (em forma de status, fotos de perfil ou mensagens) que violem o Termo de Serviço, assim como material ilegal, obsceno, ameaçador, assediante, odioso, de ofensa racial ou étnica, ou outro tipo de material inapropriado. 
  • Ser irritante com outros usuários.
  • Ser um infrator repetitivo.
  • Utilizar um sistema automático ou um cliente não autorizado/não oficial para enviar mensagens através do WhatsApp. Sim WhatsApp Plus, estamos olhando para você. 

Segundo o WhatsApp, o aplicativo não comunicará o usuário antes de desativar a conta. Ainda de acordo com os administradores do app, quando isso acontecer, amigos e familiares do número banido não poderão vê-lo em suas listas de Favoritos ou Contatos em Android após 72 horas da desativação.

Se o usuário banido quer “recorrer” da decisão de expulsão, ele deve enviar um email para os administradores do app, que analisarão o caso. Vale lembrar que o suporte da empresa está baseado nos EUA, então é recomendável que o e-mail seja em inglês. 

Você já teve algum problema de suspensão do WhatsApp?

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
69 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi