O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
346 Compartilhados 17 Comentários

Faça backup das conversas do WhatsApp e ganhe mais espaço no celular

O backup do WhatsApp pode ser o que faltava para liberar aquele espaço no smartphone. Neste artigo, mostro uma maneira bem simples de fazer um backup de suas conversas pelo Google Drive. Além disso, adicionei novas dicas para você descobrir como salvar mensagens em outras plataformas e também recuperá-las pelo PC e em outros aparelhos. Confira todas a seguir.

Pegue um atalho

Como fazer o backup do WhatsApp usando o Google Drive

Antes de tudo, certifique-se que sua conta do Google Drive está ativa no smartphone. Para isso vá em: ConfiguraçõesContasGoogle e clique em cima da sua conta e verifique se o Drive está sincronizado.

Também não se esqueça de verificar se há espaço suficiente na nuvem. Isso pode ser visto direto no aplicativo do Drive em seu menu principal. Em seguida, no WhatsApp, vá em: ConfiguraçõesConversasBackup de Conversas. Lembre-se de estar marcado para usar apenas o Wi-Fi, além de ter bateria suficiente no aparelho, já que pode demorar um pouco.

backup whatsapp googledrive new
Fazendo backup do WhatsApp pelo Google Drive / © AndroidPIT

Você também pode marcar para que os vídeos baixados pelo WhatsApp façam parte do backup. Clique em "Fazer Backup". Agora é só esperar o upload dos arquivos para a nuvem.

Pronto, agora você pode apagar as conversas e os arquivos de mídia para liberar espaço na memória do aparelho. Lembrando que o backup fica disponível no Drive, mas não é possível visualizar as conversas por lá.

Como fazer o backup do WhatsApp usando o iCloud

Assim como acontece na versão para Android, o WhatsApp do iOS permite que os dados do usuário sejam salvos num serviço de armazenamento em nuvem, que no caso é o iCloud. Infelizmente, o backup feito por essa plataforma não pode ser transferido para outra, ou seja, seus dados armazenados no serviço da Apple não podem ser migrados para o app do Android. Contudo, você pode fazer essa transferência manualmente, como mostramos a seguir.

Como fazer o backup do WhatsApp offline

O histórico de mensagens do WhatsApp também pode ser transferido manualmente pelo usuário, de maneira offline. O primeiro passo é semelhante ao processo feito com o Google Drive, contudo, você irá precisar de um computador e um cabo USB para prosseguir com a transferência. Veja como:

  • Abra o WhatsApp> Configurações> Bate-papo> Chat Backup e selecione "Fazer backup";
  • Conecte o smartphone num computador via USB, selecionando a opção de transferência de dados.
  • Vá até o armazenamento interno, selecione WhatsApp> Databases e copie o arquivo msgstore.db.crypt12 para o seu PC.

Claro, você pode copiar a pasta inteira, incluíndo fotos e vídeos. Você pode colar esses arquivos num outro smartphone Android seguindo os mesmos passos e utilizando o mesmo diretório.

Exportando uma única conversa do WhatsApp

Se ao invés de fazer o backup de todas as conversas do WhatsApp você preferir armazenar apenas algumas, saiba que é possível enviar o histórico por e-mail. Abra o chat desejado e clique na opção "Mais", selecione "Enviar por e-mail" e espere pelo envio do arquivo. O arquivo enviado pelo e-mail não pode ser exportado para outras versões do mensageiro.

backup whatsapp googledrive new dois
Envie conversas do WhatsApp por e-mail / © AndroidPIT

Como recuperar mensagens do WhatsApp

Neste artigo, você irá aprender a fazer o backup de suas conversas do WhatsApp.Agora, se você precisar resgatá-las, também temos um guia especial onde ensinaremos você a recuperá-las. A recuperação pode ser feita através do próprio Google Drive ou por meio de aplicativos de terceiros. Saiba como recuperar suas mensagens apagadas no artigo abaixo:

Quantas vezes ao mês você faz o backup das conversas do WhatsApp? 

17 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi