O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 144 Compartilhado 72 Comentários

WhatsApp Web em teste: este é o fim do Skype?

O WhatsApp chegou ao desktop como um cliente para o Google Chrome, o WhatsApp Web. Por enquanto, o cliente ainda é básico e não tem todas as funções do aplicativo, então vou apresentar aqui um review preliminar do serviço.

WhatsApp alternativas androidpit
Agora em todas as plataformas, preocupa a concorrência? / © ANDROIDPIT

WhatsApp Web

Diferentemente do Skype, o WhatsApp Web não é um aplicativo, é apenas um cliente para Chrome. Por isso, não é necessário instalar nenhum programa no PC (desde que o Chrome já esteja instalado); não é preciso logar ou deslogar, é só fechar a aba e a sessão é encerrada; o uso de memória RAM e espaço é limitado ao do Chrome. 

O login no WhatsApp Web é extremamente rápido, após a leitura do QR Code, o site abre sem demora, mostrando suas últimas conversas. Entretanto, é necessário manter o celular conectado à internet e o WhatsApp aberto ou em segundo plano, já que o Chorme realiza uma espécie de espelhamento do app.

whatsapp web conversa
Interface adaptada a uma tela maior. / © ANDROIDPIT

A interface do WhatsApp Web é praticamente a mesma do aplicativo para Android, simples e limpa, mas adaptada a uma tela maior e em paisagem. Ela fica dividida em duas partes, a da esquerda é menor, como um menu lateral, e mostra a sua foto, um ícone para Nova Conversa, um menu para editar o Perfil e Status, configurar as notificações, Ajuda e Sair. Abaixo disso, encontramos um campo para procurar contatos e os últimos contatos utilizados. Será que o WhatsApp ficará assim quando for atualizado para Material Design?

whatsapp web esquerda
Finalmente um menu lateral no WhatsApp! / © ANDROIDPIT

A parte da direita está reservada à conversa atual, e funciona quase que exatamente como no aplicativo para smartphones. O nome e foto do contato ficam na barra superior, nela também encontra-se o ícone de clipe de papel, que possibilita enviar imagens ou vídeos do seu PC e utilizar a webcam para tirar fotos.

whatsapp web direita
Quase idêntico ao aplicativo. / © ANDROIDPIT

No canto superior direito da tela de conversas há outro menu, nesse é possível ver as informações do contato (foto, Status, Telefone e grupos a que ambos fazem parte).

whatsapp web informacoes
Informações do Contato. / © ANDROIDPIT

A conversa em si segue os mesmo padrões: balões brancos para mensagens recebidas, verdes para enviadas, e os riscos cinzas e azuis para status da mensagem. O campo de texto serve à mesma função, à esquerda dele temos os emojis e à direita, o microfone para clipes de áudio. 

whatsapp web emoji
Os emojis estão presentes. / © ANDROIDPIT

Algumas funções do aplicativo ainda não estão presentes no cliente Chrome, por exemplo, não é possível enviar localização, contatos ou músicas, só se pode mandar imagens e vídeos compatíveis. Outro detalhe importante, o WhatsApp Web possibilita Receber Notificações de novas mensagens diretamente na área de trabalho, à la Pushbullet.

whatsapp web arquivos
Só imagens e vídeos. / © ANDROIDPIT
WhatsApp Messenger Install on Google Play

Skype

O WhatsApp Web ainda tem que provar se conseguirá o mesmo sucesso da sua versão mobile, mas se fizer essa transição bem, poderá dominar o mercado de troca de mensagens. Temos outros apps que também funcionam em plataformas diferentes, como o Telegram e o Hangouts, mas poucos têm usuários suficientes para serem relevantes.

O maior deles é, provavelmente, o Skype, e o WhatsApp Web é uma péssima notícia para o aplicativo da Microsoft. Se a morte do Skype não chegar agora, quando o WhatsApp finalmente lançar ligações VoIP, será difícil para qualquer um concorrer de frente com ele. 

Para comparação, colocamos lado a lado alguns dados dos dois mensageiros (os dados foram coletados de diversos sites de estatísticas), e como se pode comprovar, o WhatsApp realmente não tem concorrentes quando a questão é número de usuários.

  WhatsApp Skype
Ano de lançamento

2009 (comprado pelo Facebook em 2014)

2003 (comprado pela Microsoft em 2011)
Número de usuários 700 milhões 300 milhões
Número de usuários que usam o app diariamente 490 milhões 4,9 milhões
Instalações na Play Store entre 500 milhões e 1 bilhão entre 100 milhões e 500 milhões

Apesar dos números, o Skype ainda é mais completo que o WhatsApp, seja na versão mobile, seja na versão desktop. O aplicativo para Android permite realizar diversas funções que ainda se encontram ausentes no seu concorrente: é possível enviar diversos arquivos, criar Favoritos e realizar chamadas VoIP e de vídeo, por exemplo. Na versão desktop, o Skype funciona sozinho, sem a necessidade de conexão com o aplicativo do celular. Além disso, todas as funções são compartilhadas por ambos.

Skype Install on Google Play

Será esse o fim do Skype, ou um outro surgirá para derrotar a todos?

Os comentários favoritos dos leitores

72 Comentários

Escreva um comentário:
  • E pra tablet Samsung, tem como usar o whats App?

    • Tem sim. É só ir no site oficial do Whatsapp, pelo pc e baixar, depois passar para o tablet por um cabo USB e após isso é só instalar.

  • No PC, como enviar um video ou imagem recebido de um contato para outro contato?

  • "Separamos cinco dicas secretas das opções de desenvolvedor que podem tornar seu smartphone muito melhor" , e onde é que encontro a materia sobre essas cinco dicas ??? só vejo menções a WhatsApp aqui ...

  • Achei uma porcaria. Skype esta a anos-luz.

  • Tenho o Skype e o Zap, nao sei o zap e mais popular e pratico o Plus ainda e mais Show o skype e legal mas a Net tem que ser OTIMA nas duas partes para se conversar legal senao esquece ja o zap isso atrapalha mas nao tanto bom eu sinto ne.

  • Bom mesmo é o IM+. Te conecta com qualquer serviço de mensagens...

  • Pra mim são opiniões. Cada um tem direito de ter a sua. Cada um dos aplicativos oferece um serviço diferente e cada pessoa vê uma necessidade em específico em cada um deles. Creio que um dia qualquer um deles pode ficar obsoleto e perder espaço para outro. Mas isso depende de seu criador e daquilo que os usuários buscam. Mas também creio que com tudoo que eles ganham de melhorias dia após dia, acho difícil serem extintos. O WhatsApp cresceu muito. Mas o Skype se torna muito popular e vem melhorando muito. Vale lembrar o Orkut. Que com a chegado do Facebook muitos disseram que ele jamais acabaria e no entanto está extinto. Mad isso por que não evoluiu e foi abandonado. Só o tempo irá fizer o que cada um será no futuro. Por enquanto usando WhatsApp e Skype...

  • Quero ver quando começar a cobrar pra usar o Whatsapp dois anos free foi uma boa forma de divulgação, porém como brasileiro não gosta de pagar por quase nada, ele vai morrer aos poucos quando tiverem que pagar.

  • Depois de tempos que ouvi falar do Telegram finalmente o baixei. É digo que sim,ele é muito bom melhor que o Whatsaap. O APP é muito bonito e além de ter a versão web e aplicativo para PC. a pena é não ter tantos contatos o usando porém estou fazendo propaganda gratuita dele.

  • Continuo no Hangsout de boa..

  • Faz a mesma poha que o airdroid (em aparelhos com root) faz. Mérito nenhum pra ele app defasado e popular.

  • Na minha opinião, acho que deveriam unificar esses apps promovendo assim uma parceria entre eles, dando assim novas opções, novas experiências de um app mensageiro mesclado, com diferentes modos de conversação...

  • Line e ICQ são muito melhores, perto deles o whatsapp é um lixo.

  • Microsoft deu um tiro no pé quando descontinuou o MSN...
    O MSN fazia exatamente a mesma coisa que o WhatsApp faz hoje, simples mensageiro que pode enviar fotos, notas rápidas de voz, convidar varias pessoas no chat...

    Se a Micro$oft tivesse sido inteligente teria criado um APP para o MSN tão simples quanto era nas versões (7.5, 8, etc...) para windows, todos que já possuíam uma conta da microsoft (milhões de usuários) não iriam perder seu tempo instalando outros mensageiros e criando outras contas... Mas a microsoft foi burra, comprou o skype, desenvolveu um aplicativo não muito bom, pesado não roda em aparelhos com hardware mais antigo, uma interface confusa entre outros aspectos e descontinuou o MSN que até então tinha uma vasta credibilidade e usabilidade em todo mundo...

    Simplesmente ela deu espaço para que surgissem outros mensageiros com a proposta de simplicidade, fluidez, o que fez com que a maioria dos usuários partissem para outras soluções mais simples e funcionais (mais parecidas com o bom e velho MSN) e deixaram o skype de lado...

    • Discordo apenas com "uma interface confusa". Achei boa. O problema é só a nova versão. As antigas eram bem melhores.

  • Uso ICQ no pc e no celular, sem vinculo com operadora, fora operadoras...

Mostrar todos os comentários
144 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi