O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 45 Compartilhado 17 Comentários

O que fazer quando o Wi-Fi do seu Android não funciona? Saiba neste artigo

De que vale um smartphone topo de linha se você não consegue conectar à internet? Os problemas com o Wi-Fi nos dispositivos Android tendem a acontecer até nas melhores famílias. Confira neste artigo algumas dicas e soluções para evitar estes bugs.

Vá direto ao que te interessa

Cheque o básico

A primeira coisa que devemos fazer é: não entre em pânico. Os problemas com a conexão Wi-Fi são bem comuns e, às vezes, ocorrem por pura falta de atenção nossa mesmo. Portanto, cheque o básico: veja se a conexão está mesmo ativada ou se seu roteador está funcionando normalmente.

Se tudo está aparentemente funcionando, uma solução rápida seria fazer o reboot do sistema, ou seja, desligar e ligar o dispositivo novamente, ou colocar o aparelho em modo de avião por alguns segundos e voltar ao modo normal.

wifi1
Ligue e desligue o modo de voo / © ANDROIDPIT

A conexão Wi-Fi está instável

Às vezes, alguns fantasminhas andam soltos por aí e a internet insiste em desligar “sozinha”. A razão mais óbvia é que você pode não ter ativado a função “Wi-Fi ativo  tela desligada”.

Para ativar esta função basta ir em Configurações > Wi-Fi > Mais > Wi-Fi ativo  tela desligada > e selecionar a opção Sempre.

wifi2
Mantenha a opção de Wi-Fi ativo na tela desligada sempre ativa / © ANDROIDPIT

Não consegue acessar uma rede em especial

Há duas razões que restringem o acesso automático à uma rede: a primeira é que ela pode ser do tipo ad hoc; a segunda opção é que a rede está escondida por motivos de segurança.

Quanto à primeira possibilidade, os aparelhos Android não estão configurados para funcionar neste tipo de rede. Contudo, a comunidade do XDA Developers conseguiu ultrapassar essa barreira imposta pelo sistema. Com o patch wpa_supplicant file você poderá acessar este tipo de rede.

Atenção: os procedimentos indicados no site XDA Developers devem ser seguidos por profissionais ou usuários avançados do Android.

Atenção: O AndroidPIT não se responsabiliza em caso de falhas no dispositivo.

Se o problema for uma rede escondida, você pode tentar adicioná-la manualmente. Vá à Configurações > Wi-Fi > Adicionar rede. Preencha os campos necessários e volte ao mundo moderno!

wifi3
Tente adicionar manualmente uma rede / © ANDROIDPIT

Problemas com o seu endereço IP?

Você está preso em um loop infinito de autentificação? Não tema! Algumas vezes, a rede Wi-Fi não funciona simplesmente por não conseguir realizar este processo. Se este problema está acontecendo com o seu dispositivo, primeiramente tente dar um reset no seu router. Se os sintomas persistirem, faça uma restauração de fábrica no seu aparelho.

Se você acha a solução acima um pouco drástica, temos outra opção: baixe o Wifi fixer.

Wifi Fixer Install on Google Play

Este aplicativo (completamente em inglês), restaura os arquivos do sistema Wi-Fi e alguns serviços essenciais para o funcionamento da rede. O aplicativo é muito fácil de usar, com um tutorial inicial de uso muito simples.

WifiFixer1
Instale o WiFi fixer no seu Android para restaurar a sua conexão / © ANDROIDPIT

Infelizmente, o app não é compatível com dispositivos rodando o Android 6.0 Marshmallow. Se você optar por fazer a restauração de fábrica, não se esqueça de fazer um backup do seu dispositivo.

A conexão Wi-Fi está muito lenta

Finalmente você conseguiu se conectar, mas um caracol poderia ultrapassar a velocidade da sua internet? Obviamente, caso esteja conectado com uma rede pública, o problema pode ser simplesmente o congestionamento da mesma, ou seja, muita gente usando a mesma rede ao mesmo tempo.

Agora, se você está em casa - ou em uma rede privada - e tem certeza de que o o seu roteador e tudo o mais está funcionando perfeitamente, é possível baixar um comprovador de velocidade de conexão para verificar a sua rede e identificar o problema.

speedtester
Comprove a velocidade da sua conexão com um aplicativo / © ANDROIDPIT
Speedtest.net Install on Google Play

Se você tem permissões de root no seu dispositivo, presumimos que está familiarizado com o Android. Você pode acelerar a sua conexão editando um arquivo de sistema especifico, que contém configuração TCP/IP.

E aí, conseguiu conectar seu Android à sua rede Wi-Fi? Se você conhece mais alguma solução, compartilhe com a gente!

45 Compartilhado

17 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi