O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
203 Compartilhado 130 Comentários

Review do Xiaomi Mi 6: quando importar vale a pena

O Xiaomi Mi 6 é uma compra altamente recomendada, visto que temos aqui hardware e um preço altamente competitivos. Estamos falando de um dos primeiros dispositivos com Snapdragon 835, que é um dos processadores mais poderosos da atualidade. Neste teste irei te mostrar todos os erros e acertos da Xiaomi com este aparelho.

Avaliação

Prós

  • Desempenho
  • Câmera traseira
  • Preço
  • Dual-SIM

Contras

  • LTE limitado (sem a banda 20)
  • Câmera frontal
  • Software modificado
  • Sem microSD e mini-jack

Xiaomi Mi 6 – Data de lançamento e preço

Os preços do Mi 6 mudam bastante de acordo com sua configuração. No Brasil o modelo não é vendido oficialmente pela Xiaomi, logo, os interessados devem recorrer à importação. Na Europa, contudo, o modelo com 128GB de armazenamento custa 654 euros, aproximadamente R$ 2.450,00 sem impostos ou taxas. Mesmo com o imposto sobre importação e o valor do frete aplicados, o Mi 6 pode ser uma compra tão interessante quanto o Galaxy S8+ de 64GB, que está custando R$ 3.999,00 no varejo.

Xiaomi Mi 6 – Desenho & Qualidade de Construção

O Mi 6, assim como muitos tops de linha do mercado, é revestido em vidro na parte frontal e traseira. Devo dizer aqui que essa proteção não é a Gorilla Glass, mas é um revestimento bastante robusto. O dispositivo também é resistente à água, que é uma característica presente em muitos high-ends também.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0140
O Mi 6 desliza facilmente de superfícies mais inclinadas / © AndroidPIT

A Xiaomi envia uma capa protetora feita em silicone na caixa. Essa case confere certa aderência ao aparelho, coberto em vidro, tornando o uso diário mais confortável. Sem essa proteção extra, o MI 6 desliza facilmente de qualquer superfície lisa minimamente inclinada, o que representa um risco ao aparelho.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0168
É melhor usá-lo com uma capa protetora / © AndroidPIT

Sem usar a case, contudo, é possível notar uma lacuna entre a placa de vidro e as bordas em alumínio. Aparentemente, esse espaço acumulará bastante sujeira com o tempo.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0165
Laterais que acumulam um pouco de sujeira / © AndroidPIT

Nas extremidades de cada um dos lados existe uma pequena ranhura de plástico que ajuda na recepção do sinal das antenas. Na parte inferior está o conector de USB Type-C, que também funciona como um plug-in para o áudio digital. Isso significa que não temos a entrada para fones de ouvido P2 aqui, ou mini-jack, mas a Mi envia o adaptador na caixa do Mi 6.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0229
As demarcações para as antenas do Mi 6 em plástico / © AndroidPIT

Xiaomi Mi 6 – Tela

O Mi 6 tem tela compacta de 5,15 polegadas com bordas laterais finas, enquanto que na parte superior e inferior temos espaços maiores em comparação com o G6 ou com Galaxy S8, por exemplo. A resolução Full HD é bastante confortável para ser usada em até um metro e meio de distância, mas não para uso de VR (realidade virtual).

AndroidPIT xiaomi mi 6 0185
À esquerda, a tela do Mi 6 com brilho mínimo, e ao lado direito, a tela do iPhone 6 / © AndroidPIT

Controle de brilho está acima da média

Muitas telas de smartphones quando usadas ao ar livre tem uma gestão de brilho ruim. Este não é o caso do Mi 6. Se você passar do sol para uma nuvem, o brilho é reduzido automaticamente para um nível de legibilidade excelente. Ao sair de casa, por exemplo, o brilho é aumentado automaticamente para que seja possível enxergar a tela sob luz solar.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0254
A tela do Mi 6 é espetacular  / © AndroidPIT

O brilho máximo de 600 cd/m², segundo o fabricante, é bom o suficiente para tornar a tela legível em pleno sol do meio-dia, horário em que testamos o aparelho. O modo noturno diminui a claridade azul do painel, o que também ajuda bastante. O painel IPS conta com contraste de 1:1500 e usa a escala de cor NTSC.

Xiaomi Mi 6 – Características Especiais

O Mi 6 vem com sensor infravermelho, que quase desapareceu nos últimos high-ends que foram lançados. É possível utilizá-lo com o My Remote, um controle remoto para TV, e que também serve para usar em sistemas de Smart TVs.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0133
Controle sua TV com o Mi 6 / © AndroidPIT

Além disso, o aparelho conta com um slot que suporta dois chips de operadoras, ou seja, você pode usar duas linhas de telefone no Mi 6. O porém aqui é que apenas uma delas suporta o LTE.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0223
Slot para dois cartões SIM / © AndroidPIT

Xiaomi Mi 6 – Software

O dispositivo enviado para testes veio com o firmware chinês, que ao menos pode ser alterado para o idioma inglês. É necessário fazer um backup do sistema para instalação da Play Store e do Play Services. No entanto, o resultado não é muito completo, visto que é impossível fazer o Gmail e o Calendário sincronizar com os serviços do google. Além disso, sentimos falta de mais idiomas, como o espanhol.

xiaomi mi 6 cn rom errors languages
Problemas com os serviços do Google e os poucos idiomas da MIUI / © AndroidPIT

A melhor saída aqui para adaptar o sistema a outros mercados é substituindo o firmware completamente. Esse é um processo complicado e requer instrução de alguém de já domina isso. Desbloquear o SO e implementar o novo firmware é um processo cheio de etapas e armadilhas que sempre me deixam sem paciência.

Dual Apps

Assim como acontece com a interface da Huawei, a EMIU, a MIUI conta com um sistema de aplicativos clones. Você pode usar duas contas do Facebook ou do WhatsApp em paralelo, por exemplo, ou adicionar uma segunda interface para uma conta específica. Os dados desses aplicativos são armazenados em um diretório separado para que o usuário consiga usar duas identidades diferentes no mesmo telefone. Este recurso é compatível com todos os apps instalados no sistema, ao menos na teoria.

xiaomi mi 6 dual app error
Os apps duplicados não funcionam bem  / © AndroidPIT

Entretanto, o recurso de Dual Apps se mostrou bastante falho. No app DrimSIM-App apareceu um erro de rede, assim como no Facebook, e alguns casos era exibido "assinatura incorreta". Como alternativa, a MIUI oferece um segundo ambiente para o usuário, então você tem uma outra opção para usar os apps duplicados. Mesmo assim, essa segunda função se mostrou falha em nossos testes.

xiaomi mi 6 second space play services error
O recurso multiusuário também é bastante falho / © AndroidPIT

App Lock

O App Lock pode bloquear ou esconder um aplicativo selecionado pelo usuário através da tela de bloqueio ou de uma biometria. Eu não vejo muita utilidade nessa característica, visto que o Android já conta com a função de "fixar tela"nas configurações de segurança, que é uma forma mais eficiente de compartilhamento do smartphone com outro usuário. Infelizmente, esse recurso não está presente na MIUI, o que faz do App Lock um recurso necessário. Uma escolha duvidosa do fabricante.

Modo criança

No modo criança também é possível bloquear alguns apps. No entanto, esse bloqueio é um pouco diferente do App Lock, uma vez que temos aqui uma seleção de aplicativos que ficam visíveis para crianças. O usuário pode fixar aplicativos na tela e bloqueá-los com sua digital.

Mi Account

O Mi Account, ou Mi Conta, permite que o usuário faça backup de aplicativos, dados, SMS e também pode ser usada para desbloqueio do bootloader. Esse último recurso mencionado é necessário para mudança do firmware chinês para o europeu, por exemplo.

Xiaomi Mi 6 – Performance

O Mi 6 é muito veloz. Ele vem com o processador mais moderno do mercado, bastante memória RAM, ou melhor, 50% a mais do que a maioria de seus concorrentes, além de armazenamento grande e rápido. Em nossos testes, o Mi 6 teve uma performance semelhante a do Xperia XZ Premium que é bastante comparável, ficando para trás em poucos requisitos. Após alguns testes que aumentam a temperatura do dispositivo, tivemos uma ligeira queda de performance. Aqui estão os números do Mi 6:

Benchmarks do Mi 6 e seus concorrentes:

  3D Mark Sling Shot Extreme (Open GL ES 3.1) Geekbench 4.1.0 Multi Core PCMark Work 2.0 PCMark Storage
Xiaomi Mi 6 3247 5846 6769 4633
Sony Xperia XZ Premium 3246 6294 6338 4989
Samsung Galaxy S8 3174 6402 6135 4644

Temos que ter em mente que benchmarks não são um mecanismo ideal para medir a performance de um aparelho, uma vez que o software é otimizado com o tempo, fazendo com que esses números mudem bastante. Além disso, estes aplicativos medem apenas a CPU e a GPU, e não levam em consideração os sensores, as antenas ou os mecanismos de aprendizagem do software.

O Mi 6 oferece suporte ao VoLTE nativamente, mas as ligações via Wi-Fi não funcionam muito bem. Isso está mais relacionado as operadoras do que a Xiaomi, visto que elas não seguem um acordo para um padrão de sinal por todo o mundo.

Xiaomi Mi 6 – Áudio

O Mi 6 não conta com uma entrada convencional para fones de ouvido, mas o fabricante envia um adaptador que pode ser conectado ao USB Type-C. A qualidade do do som é bastante aceitável. O alto-falante interno é alto e com som limpo. O som é estéreo, mas quando o dispositivo está em modo horizontal é possível notar algumas mudanças na sonoridade. Isso porque um dos alto-falantes que está na parte superior está virado para frente, ao lado da câmera frontal, enquanto o segundo fica na parte inferior do dispositivo e emite o som para as laterais do aparelho.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0179
O adaptador para os fones de ouvido / © AndroidPIT

O áudio é bom, mas a sensação não é tão interessante quanto dois speakers colocados na parte frontal, como tínhamos em aparelhos mais antigos da Sony, por exemplo.

Xiaomi Mi 6 – Câmera

A câmera principal conta com duas lentes e não faz um trabalho ruim, filma com cores realistas e captura fotos boas. Fotos tiradas em condições de boa luminosidade ficam melhores, enquanto em luz baixa saem com mais ruídos. Quando nos debruçamos para analisar os detalhes nos deparamos com um pós processamento que transforma as fotos em uma espécie de obra de arte no estilo Van Gogh.

É possível gravar vídeos em 4K, câmera lenta ou movimento rápido. Graças à estabilização óptica de imagem (OIS), videos feitos em timelapse também saem com bom resultado quando feitos à mão. Apenas o modo HDR se mostrou falho durante nossos testes, mas é possível que isso seja resolvido com atualizações no software.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0214
Vídeos em 4K, câmera lenta e HDR, tudo é possível com o Mi 6 / © AndroidPIT

Para selfies, contudo, o sensor é bastante fraco, principalmente para capturar imagens ao pôr do sol ou com luz de fundo. Nestes casos, o recomendado aqui é usar a câmera traseira.

Xiaomi Mi 6 – Bateria

A bateria do Mi 6 dura tempo suficiente e carrega rapidamente. O dispositivo aguenta até 5 horas em uso avançado, ou seja, sendo necessário carregá-lo diariamente. Em pouco mais de uma hora é possível carregar sua bateria 100%. O carregador enviado vem com padrão europeu, mas você pode usar qualquer outro cabo USB Type-C no lugar.

xiaomi mi 6 display on time
Após 4 horas de uso, bateria do Mi 6 pede recarga / © AndroidPIT
xiaomi mi 6 fast charging
Carregamento total acontece em até uma hora  / © AndroidPIT

Xiaomi Mi 6 – Especificações Técnicas

Dimensões: 145,17 x 70,49 x 7,45 mm
Peso: 168 g
Tamanho da bateria: 3350 mAh
Tamanho da tela: 5,15 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (428 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: Dual-LED
Interface: MIUI
RAM: 6 GB
Memória interna: 64 GB
128 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 835
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,45 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 5.0

Veredito Final

O Mi 6 é o smartphone mais rápido que já teste até agora. Após a adaptação no firmware, um pouco complicada, diga-se de passagem, pude usar os serviços do Google. Eu recomendo a importação deste dispositivo, mesmo com o acréscimo das taxas e impostos. Você pode, inclusive, comprar o produto com a ROM global, que oferece suporte aos serviços do Google.

O dispositivo não vem com a banda 20 da frequência LTE, mas, de modo geral, temos um topo de linha completo e que custa um pouco menos que seus concorrentes. É certamente um dos melhores aparelhos do ano.

O que você achou do Mi 6?

203 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo Neri há 1 mês

    Isso com ROM de 128 GB Sérgio. Com 64 GB saí menos de 1500,00 com os impostos e é um excelente custo benefício para 6 GB de RAM!
    Detalhe importante nessas matérias é que eles sempre colocam o preço da importação lá em cima, não dá pra levar em consideração.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 1 mês

    Software modificado como ponto negativo? Acho que o correto seria Software mal-otimizado. Já estamos em uma época que o software modificado não significa ser ruim, ainda mais quanto vemos isso no que tange ao Android. Mas porque software mal-otimizado? Simples, a MIUI CN (Shop ROM) é uma bost@. E isso não chega a ser novidade. O correto mesmo, ao meu ver, teria sido esperar a MIUI Global e daí fazer a avaliação. Mas enfim, agora que está feito...
    Quanto ao aparelho, sem mais. Um hardware fantástico, uma tela um tanto pequena pra muitos, mas no geral é um belo gadget.

    [EDIT]
    Percebi que acabei não prestando atenção em um trecho. E só de ler o trecho dá pra entender o que foi que deu. O Eric tentou ir pelo caminho mais difícil e que entregou o pior resultado do software.

  • Edimilson lopes há 1 mês

    R$1350,00 na Guerbest.
    Você provavelmente não achará um smartphome melhor que o Mi6 nessa faixa de preço.

  • Deivis Schuman há 1 mês

    Não há como negar que é um dos melhores custo beneficio da atualidade, porém tem muitos pontos determinantes que acaba sendo decido na escolha. Eu por exemplo prefiro pegar um Galaxy S7 que além de um espetacular Smartphone tem um preço parecido e certificação IP68 e entrada P2 que pra mim que faço trilha e corrida é algo crucial.

  • Deivis Schuman há 1 mês

    Sim sim brother Neri, com certeza ele é superior ao S7 em hardware! Isso sem duvidas!
    Mas o S7 me entregaria um desempenho muito bom e tem tudo o que preciso: IP68, entrada P2, Ótima câmera!

130 Comentários

Escreva um comentário:
  •   4

    Na Ge@rbest agora parcela em 6x sem juros: Pagina exclusiva pro Brasil, Acesse aqui:: longhi.ml/2ucC6bN

  • Comprei o meu com frete rápido... recebia ligação do DHl solicitado informações do produto e valor da nota fiscal... comprei por 1660.00 + frete rápido... veio por são Paulo .. conprei na gearbest. quanto sera que vou pagar de juros?

  • Triste em ver que o review foi feito sem ao menos retirar a shop rom, lamentável viu.

  • Gostaria de ter um, mas meu Mi5s chegou há poucos meses.
    Com certeza o Mi6 é um dos melhores aparelhos do mercado com um preço excelente.
    A ausência da saída Jack não é problema para mim, comprei um fone de ouvido bluetooth da Xiaomi excelente.
    Eu acho um pecado falar que a câmera dele é ruim. Ok, não é a melhor câmera frontal do mercado, mas você vai tirar fotos excelentes e não vai reclamar. Gente, é um aparelho de 1300 reais!
    Reclamar que não tem saída para cartão de memória também é tenso, compre a versão de 128gb, não vai faltar espaço.
    A MIUI é excelente, isso não é uma desvantagem, se você achar feio, é só trocar de launcher ou de tema em alguns cliques.
    Banda 20 de 4G não influencia o uso no Brasil.
    Enfim, as desvantagens são perfeitamente contornáveis, recomendo celulares da Xiaomi a todos!

  • Banda 20 nem tem no Brasil podem ficar tranquilos.

  • Pessoal o meu chegou ontem, demorou 28 dias no total 17 apenas só na parte do envio fui taxado em 199+12 dos correios. Sobre o celular dispensa comentários! Muito rápido carrega muito rápido a câmera traseira é ótima e a frontal é razoável, primeiro ciclo de bateria fiz quase 8 horas de tela no wifi não usei 4g. Pra quem acha que não vale a pena paguei 1325 celular +seguro +taxa saiu por 1536. Pra quem não quiser o moto g5 e os galaxys da vida estão aí na mesma faixa de preço.

  • Sem duvida o melhor custo beneficio do ano. Principalmente quando o brasileiro está acostumado a ver os topo de linha custando mais caro que alguns veículos em circulação no pais!!! kkkkkkkk

  • X I N G L I N G

  •   4

    Acredito que o Mi6 vale muito a pena importar sim, excelente aparelho e ta custando pouco. A versão de 64GB sai por $399.99 (+ou- R$1300) na gbest se usar cupom de desconto: gsMi4G

    Link dele pra quem quiser conferir: longhi.ml/2rvfhhB

  • Aparelho fantástico, em breve planejo vender meu Mi5 e comprar um. Existe uma ferramenta criada por um desenvolvedor que faz todo o processo da troca de ROM, desde o desbloqueio do bootloader até a instalação final. Qualquer coisa é só olhar lá na Xiaomi Brasil 2.0 no Facebook....

  • Ótimo. A minha preocupação é com a compra.

  • No caso o sistema modificado da Xiaomi é um dos melhores. Aplicativos duplicados ao menos comigo funciona bem. Uso um Redmi Pro e até hj não tive problemas. Única coisa que eu não gostei nesse Mi6 foi o design, mas isso é algo pessoal.

  • Este Xiaomi mi 6 é um ótimo aparelho, mas prefiro o Honor 9 se fosse comprar um aparelho com uma tela de 5 polegadas. Acho mais bonito e mais completo. Realizando uma comparação de câmeras o honor 9 vence com certeza.

  • Tenho um Xiaomi que adquirir há alguns meses. Um aparelho mediano, simples, Redmi 4A. O que posso dizer da minha experiência é que tem sido um dos melhores aparelhos que já tive. Não esquenta como alguns que já tive, que chegava a reiniciar. A bateria, usando o GPS, Wi-fi ou 4G dura o dia todo. Gostei do sistema modificado, tem se mostrado bem interessante. O clone app estou usando o Facebook lite com duas contas e não deu erro, tudo ok. Não testei WhatsApp porque não tenho dois chips no aparelho, somente um. O Aparelho também é bem leve, achei fino, com uma aparência que lembra um pouco os da apple. Não tenho do que reclamar até o momento. Com certeza pegaria outro mais parrudo sim da Xiaomi. Ah, e a política de atualização da Mi não deixa a desejar, já estão trabalhando com a Miui 9 para liberar para os aparelhos, previsto para depois de Agosto.

  • Respeito muito o que a Xiaomi conseguiu com o MI6 - smartphone lindo, rápido e cheio de qualidades.
    Mas sem o jack de 3.5 mm não dá, francamente.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi