O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
24 Compartilhado 5 Comentários

Xperia Z1 Compact em teste: não é mini nem no nome

As versões mini de smartphones populares tinham até agora uma coisa em comum: elas eram menos potentes do que os seus originais. A Sony quis mudar isso com o Xperia Z1 Compact e montou um poderoso hardware numa carcaça menor. Veja em meu teste se essa fórmula inovadora deu certo.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Hardware
  • Obturador físico da câmera
  • À prova d'água e de poeira

Contras

  • Câmera medíocre
  • Bateria fixa

Sony Xperia Z1 Compact – Desenho & Qualidade de Construção

A Sony empregou no Z1 Compact a mesma linha de design elegante e simples dos seus últimos modelos, uma tendência iniciada pelo Xperia Z. Com exceção do tamanho e da espessura, o Compact quase não tem diferenças com relação ao Xperia Z1. A parte frontal e traseira do dispositivo são feitas de vidro, a carcaça aposta no alumínio liso na parte central e escovado nas extremidades curvas, o que dá ao aparelho uma excelente pegada. O acabamento do aparelho é livre de falhas, até porque os melhores materiais foram escolhidos para a sua confecção.

sony z1 compact corner
O alto-falante e o obturador da câmera. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 Compact – Tela

A resolução da tela do Xperia Z1 Compact é de 1.280 x 720, e para uma diagonal de 4,3 polegadas ela é mais do que suficiente: textos são mostrados de forma nítida e as cores são intensas, mas não supersaturadas. Em ângulos muito fechados, sua visibilidade é inclusive melhor do que a do Z1. Apenas em comparação direta o display Full HD do Z1 ganha em representação de detalhes, mas isso não deve ser visto como ponto negativo para a tela do Compact.

z1 compact 2
Cores intensas e detalhes nítidos. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 Compact – Características Especiais

O Xperia Z1 Compact é à prova d’água (IP 55/58) e de poeira (IP 55). Isso significa que o smartphone sai ileso de uma profundidade de 1,5 metros por até 30 minutos em água doce. Usá-lo na chuva, por exemplo, não danifica o dispositivo. Com exceção da entrada para fones de ouvido, todas as portas são protegidas por uma tampa.

sony z1 compact side 1
Dock magnético e as tampas das entradas para proteção contra água e poeira.. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 Compact – Software

O Xperia Z1 Compact vem com o Android 4.3 e a interface de usuário Xperia UI. A Sony alterou a base do Android muito pouco, concentrando-se quase que exclusivamente em mudanças cosméticas, além de funções extras úteis ou nem tanto. O onipresente Walkman tem as vantagens que todos conhecem, o uso intuitivo e prático.

Na barra de notificações vemos algumas mudanças nas configurações rápidos, que podem ser personalizados a partir da configuração geral.

son
A interface Xperia UI e o aplicativo do Walkman. / © AndroidPIT

Para editar os aplicativos, vá até a galeria respectiva e delize o dedo da esquerda para a direita, ativando assim as configurações para os apps. Outras novidades encontramos no menu de Conectividade, onde agora estão integradas conexões a dispositivos compatíveis, entre outras coisas.

son1
As configurações dos apps à esquerda e as notificações à direita. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 Compact – Performance

É na performance que o Compact se diferencia de maneira mais acentuada dos minis, pois ele vem com o mesmo processador de quatro núcleos do Z1, um Snapdragon 800 a 2,2 Gigahertz. Em combinação com a memória RAM de 2 GB, o dispositivo é rápido e fluido, mesmo quando jogamos Dead Trigger 2 ou Real Racing.

Sony Xperia Z1 Compact – Câmera

A câmera traseira tem a resolução de 20,7 Megapixels e um sensor Exmor RS. Como se trata da mesma câmera do Xperia Z1, a qualidade das imagens é idêntica. E vale aqui o problema atual de todas as câmera para smartphones: fotos boas ou aceitáveis com boa luminosidade e grande perda de qualidade e ruído em ambientes mais escuros.

sony xperia z1 compact no flash
Exemplo de imagem com luz artificial. / © AndroidPIT
sony xperia z1 compact dehors manuel
Exemplo de foto com luz natural. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z1 Compact – Bateria

Com 2.300 mAh, a bateria do Z1 Compact é mediana. Neste primeiro teste não podemos emitir uma avaliação categórica. De todo modo, o aparelho suportou um uso moderado por um dia inteiro sem precisar ser recarregado.

sony z1 compact back
A parte traseira do Xperia Z1 Compact. / © AndroidPIT 

Sony Xperia Z1 Compact – Especificações Técnicas

Dimensões: 127 x 64,9 x 9,5 mm
Peso: 137 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 4,3 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1280 x 720 pixels (342 ppi)
Câmera frontal 2 megapixels
Câmera traseira 20,7 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.3 - Jelly Bean
Interface: Xperia UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

A Sony acertou em cheio com o Xperia Z1 Compact, e fez bem em não chamá-lo de mini, pois o hardware pode ser tudo, menos “mini”. Quem  procura um celular pequeno para os padrões atuais, mas que não faz concessões quanto às especificações técnicas, achará neste dispositivo uma bela opção.

A Sony ainda não sabe se o aparelho será comercializado no Brasil. Na Europa, ele chegou pelo equivalente a R$ 1.500,00. Não fosse pelo preço salgado, marca registrada da Sony, eu compraria esse dispositivo sem hesitar, pois ele me lembra a ideia original de praticidade de um celular, portátil por natureza, que acabou se perdendo com o tempo.

24 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi